terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

A florescente(?) blogosfera florentina...

No «Rocha dos Bordões» já havíamos feito referência a outros blogues de florentin@s, entretanto alguns desses blogues encontram-se moribundos ou encerraram; mas novos blogues foram surgindo no espectro blogosférico florentino [ainda no «Rocha dos Bordões» demos alarde do colectivo «Kanadas & Kaminhos» e do «"Ali há terra..." - Farol do Albarnaz», da nossa conterrânea Sara Nóia].
Desta vez, divulgamos três novos (ou nem por isso) blogues florentinos: «Luana», de Gabriela Silva; «Flores in the Azores» de Neil King e Carol Duncan, dois advogados escoceses "retirados" na ilha das Flores; e, ainda, «Coisas de Santa Cruz e das Flores», do anónimo "Observador".
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

A ilha das Flores no "You Tube"... (I)

No «Rocha dos Bordões» já havíamos divulgado alguns [1, 2, 3] vídeos relativos à ilha das Flores que encontráramos no You Tube.

Numa simples e breve pesquisa que fizemos, encontramos no «You Tube» mais este vídeo [acima], desta vez um pequeno "filme" que é um compacto de sequenciação de fotografias da nossa ilha, intitulado «Memories 2003 (to Lisa) - Flores 2003, fotografias tiradas pela Lisa» e da autoria de "madbcc" [que desconhecemos quem seja].
Saudações florentinas!!

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Quase no seu término: as obras no Quartel dos Bombeiros do Aeroporto

Quartel dos Bombeiros do Aeroporto das Flores Eis o aspecto actual [quase final] das obras de melhoramentos no Quartel dos Bombeiros do Aeroporto da ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

A carreira do CDEF na 2ª Divisão Nacional de Voleibol (zona Açores)...

photo O Clube Desportivo Escolar Flores (CDEF) começou de forma bastante razoável a sua prestação estreante na 2ª Divisão Nacional de Voleibol (zona Açores) [conforme balanço inicial realizado no «Rocha dos Bordões», em Dezembro].
Jogando (em regra) quinzenalmente aos fins-de-semana e sempre em jornadas duplas [numa competição total a 4 voltas], cumpridas que estão já 14 das 20 jornadas da 2ª Divisão Nacional de Voleibol (zona Açores), o Clube Desportivo Escolar Flores encontra-se em 5º (e penúltimo) lugar na tabela classificativa, averbando 17 pontos provindos de 3 vitórias e 11 derrotas; com 15 "sets" ganhos e 34 "sets" perdidos [com uma "ratio" de 0,441] e 1.001 "pontos de jogo" ganhos e 1.127 perdidos [com uma "ratio" de 0,888]. Uma prestação global que acaba por frustrar um pouco as expectativas criadas pelos bons resultados atingidos [jogos ganhos] pelo CDEF no arranque desta competição.
Neste fim-de-semana, o Clube Desportivo Escolar Flores desloca-se a São Miguel para defrontar [em jornada dupla] o último classificado desta zona Açores da 2ª Divisão Nacional de Vólei, o Internacional Volei Açores (IVA), esperando-se resultados positivos para os florentinos!!
Podem consultar-se os resultados dos jogos do CDEF (bem como a classificação geral e o calendário ainda em falta) no "sítio" da Associação de Desportos da ilha das Flores (ainda que com resultados em falta) mas mais informação [e bastante mais detalhada] pode ser encontrada no "sítio" da Federação Portuguesa de Voleibol [seleccionando-se sempre (para qualquer das pesquisas) a opção «1ª Açores»].
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

«Preto no Branco» #2

(O)Posições da treta!

A propósito da enorme bagunça em que está envolvida a Câmara Municipal de Lisboa, temos visto, no meio de muitas cambalhotas, o PSD/Nacional reafirmar a sua posição de princípio quanto a autarcas eleitos nas suas listas que sejam constituídos arguidos, no âmbito do desempenho das suas funções.

“Autarca constituído arguido deve suspender o mandato”, diz o PSD. Por maioria de razão também gestores públicos, chefes de gabinete, adjuntos, assessores, etc., dizemos nós.

Será que:

- A regra se aplica no PSD/Açores?

- Costa Neves (esqueçamos o caso ”Portucale”) sufraga o princípio [da suspensão de mandato]?

- Nunca ocorreu às oposições ao PSD na ilha das Flores perguntar nos órgãos próprios se há autarcas constituídos arguidos, no âmbito das funções que desempenham?

- Na ilha das Flores as oposições dirão candidamente: “... nunca perguntamos porque nunca nos perguntaram...”?

- Afinal, preto no branco, por que será?

Ricardo Alves Gomes

«Preto no Branco» #1

Comentários, onde estão eles?

No famoso «Rocha dos Bordões», que agora deu lugar a este seu aperfeiçoado sucedâneo, textos houve que ultrapassaram um milhar de comentários e muitos outros atingiram algumas centenas.

Agora, abre-se um renovado espaço na blogosfera florentina, inclusive com alguns assuntos recorrentes (na ordem do dia), relativamente aos quais se chegou a reclamar por falta de oportunidade para comentar, e... será que era só fumaça?

- Não sendo para a bandalheira gratuita, será que certas damas e cavalheiros perderam subitamente o interesse em (des)alinhavar qualquer coisita?

- Ou será que outros, mais sérios, afinal, são mais dados “às ganas” de ocasião, passageiras, e não têm assim tanta “fibra”?

- Para quando virão daí esses comentários, preto no branco?

Ricardo Alves Gomes

«Preto no Branco» #0

Há dias atrás, o agora renovado Fórum ilha das Flores, cuja reestruturação saúdo, fez-me um simpático convite para colaborar com alguns escritos meus.

Diz-me o código de conduta que quando se assumem determinadas posições temos de ser coerentes e consequentes. É uma questão de princípio. É também uma questão, diria, “umbilical”.

Não podia, nem quero, furtar-me ao desafio lançado. Faço-o, pois, com gosto! Embora bem saiba, de antemão, que o resultado não será sempre consentâneo com o empenho nele depositado.

Ficou então assente que eu teria uma “coluna” de opinião no Fórum ilha das Flores, intitulada «Preto no Branco».

Procurará ser um olhar crítico e responsável. Independente e justo. Que não visa o sujeito, antes agarra o seu predicado e visa sugerir adequado complemento directo. Preto no branco!

Ricardo Alves Gomes

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

"Matiné" de Carnaval na Sociedade Filarmónica Dr. Armas da Silveira

Foi no salão de festas da Sociedade Filarmónica Dr. Armas da Silveira, no passado dia 20 de Fevereiro [terça-feira de Carnaval] pelas 15 horas, que se realizou a “Matiné” de Carnaval a que se referem as fotografias abaixo publicadas.
Gostava apenas de deixar duas notas (antes de passar às imagens da festa):
- Em primeiro lugar, relembrar que anos após praticamente se terem deixado de realizar os famosos Bailes e Matinés de Carnaval (com a ressalva feita para a Associação de Bombeiros Voluntários que manteve a organização de Matinés nos últimos anos), assistiu-se este ano, e com “muito bons olhos” penso eu, à retoma destas iniciativas em força. Para além da Sociedade que agora conta com novos corpos gerentes.
Também a nova Direcção do Grupo Desportivo “Os Minhocas” muito trabalhou nos últimos tempos, especialmente nesta quadra festiva dando novamente vida aos tradicionais Bailes de Carnaval, dos quais infelizmente não tenho imagens para publicar, mas para eles os merecidos votos de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.
- A segunda nota prende-se com o "animador de serviço" que toda a gente conhece e que é mais do que hora de trazer aqui publicamente um agradecimento pela forma como sempre tem participado nesta e noutras iniciativas.
Chama-se José António Castro e é um dos “nossos” músicos profissionais "cá da terra" (embora não estivesse nessa qualidade na Matiné).
O “Castro” é um animador por natureza (é assim que todos nós o conhecemos, não importa se já foi ou ainda é “Ecos do Ocidente”, para mim (e acho que para todos nós) é e será sempre simplesmente o “Castro”). O “Castro” é aquela figura que “puxa” pelo “pessoal”, que anima, que faz rir a “criançada”, que é capaz de fazer a festa numa festa. É uma pessoa que soube lidar com o cansaço desta arte de animar, sobretudo tendo já uns poucos anos neste meio e (talvez até consequência disso mesmo) soube sempre manter-se no activo contra todas as adversidades, mesmo até quando deixaram que os bailes fossem quase uma coisa do passado.
Um bem-haja e que continues a animar essa “malta” por muitos e longos anos.





Todos têm direito de discordar deste artigo. E eu... Eu tenho direito a uma opinião!!!

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Os (novos) comentários no «Fórum ilha das Flores» [pequeno "regulamento"]

Terá (certamente) sido um dos seus maiores e mais populares chamarizes mas também (possivelmente) foi a maior fragilidade do «Rocha dos Bordões»: o seu sistema de comentários em acesso totalmente aberto e absolutamente irrestrito, assim possibilitando que tod@s @s leitor@s/visitantes tivessem voz e opinião mas (de forma simultânea) isso também possibilitou que quem de forma anónima e cobarde quisesse injuriar, insultar ou desrespeitar outrém, o pudesse fazer. Não foi este mal a causa única do fim do «Rocha dos Bordões» mas (de certeza!) foi das razões principais para que o colectivo que (com muito gosto e gozo) o "fez" durante mais de 3 anos e meio, lhe desse o seu digno final.

O «Fórum ilha das Flores» aqui continua, imensamente orgulhoso do seu passado no «Rocha dos Bordões» mas querendo fazer mais, melhor e diferente.

Diferente, pelo endereço que tod@s @s leitor@s e visitantes já se deram conta que mudou. Diferente, por várias alterações efectuadas ao nível gráfico e estético do blogue, e outras mais que irão surgindo com o tempo [dependendo da nossa disponibilidade]. Diferente, por utilizar um outro sistema de comentários bastante mais ágil e funcional que o anterior.
Este nosso novo sistema de comentários que passamos a utilizar merece que façamos algumas breves e devidas explicações a tod@s @s noss@s leitor@s/visitantes:

- os comentários aos textos publicados no «Fórum ilha das Flores» passam a ter extensão ilimitada (ou seja, sem qualquer limite de caracteres), podendo conter ligações e negritos ou itálicos;

- ao publicar um texto no blogue, qualquer membro do Fórum ilha das Flores pode [a qualquer altura] escolher se permite (ou não) que esse seu texto específico seja comentado pel@s leitor@s do «Fórum ilha das Flores» [ou seja, fica ao arbítrio d@ autor@ do texto];

- todos os níveis de moderação de comentários do «Fórum ilha das Flores» incluem a possibilidade/capacidade d@s administrador@s do blogue [a qualquer altura] apagarem comentários cujo conteúdo considerem fora dos critérios deste espaço.

Quanto aos níveis de moderação de comentários do «Fórum ilha das Flores», estes são os seguintes:

Nível 1: pode escrever comentários quem quiser, ou seja, absolutamente toda a gente [quer usando a identificação da sua "conta" do Google/Gmail/Blogger, quer através de nome/pseudónimo ou mesmo como anónimo];

Nível 2: apenas pode escrever comentários quem tenha "conta" no Google/Gmail/Blogger [quem quiser pode criar a sua aqui];

Nível 3: apenas @s membros/colaborador@s do blogue podem fazer comentários;

Nível 4: no «Fórum ilha das Flores» não são permitidos comentários a absolutamente ninguém.

Começamos a nossa actividade (desde o passado dia 9) no Nível 1 de moderação dos comentários do blogue (ao género do que já acontecia no «Rocha dos Bordões»: absoluta e irrestritamente aberto à opinião de tod@s) mas reservamo-nos o direito de alterar o nível de moderação se os conteúdos dos comentários no «Fórum ilha das Flores» assim o exigirem. Apelamos a que impere o civismo, o respeito e o espírito de cidadania que se expressa no nosso cabeçalho, para, assim, este espaço servir os seus singelos propósitos fundacionais: "debater, discutir e trocar ideias, argumentos e opiniões sobre a ilha das Flores, com maior ou menor controvérsia (...) pelo melhor futuro da ilha das Flores!!!"

Mais e melhor «Fórum ilha das Flores»... queremos mais gente a participar com textos seus no blogue [ou com fotografias ou indicando-nos notícias relevantes para a nossa ilha ou... (qualquer outra coisa!!)]; contactem-nos por email!
Saudações florentinas!!

Ocorreram dois pequenos sismos na noite da passada terça-feira (dia 13)... alguém os sentiu???

Inicialmente, e graças a "São Google", tivemos conhecimento desta notícia:

EQ 4.5 Santa Cruz das Flores, Azores, Portugal - PRELIMINARY REPORT
An earthquake with magnitude 4.5 occurred near Santa Cruz das Flores, Azores, Portugal at 21:15:48.80 UTC on Feb 13, 2007. (This event has been reviewed by a seismologist.)


Notícia: bvl.pt Portugal Blog Aggregator.

Fizemos algumas pesquisas mais aturadas e, tendo por base informações detalhadas duma entidade governamental norte-americana (a U.S. Geological Survey e o seu programa de controlo de perigo de terramotos), ficamos a saber que (na noite da passada terça-feira) afinal houve não um mas dois pequenos sismos relativamente próximos da ilha das Flores.
A saber: às 20h15 da passada terça-feira (dia 13) foi registado um terremoto de 4.5 de magnitude, com epicentro a 702 (ou apenas 435??) kilómetros a Sudoeste [SW] de Santa Cruz; um pouco mais tarde, à 1h41 da passada quarta-feira (dia 14) foi registado um terremoto de 4.7 de magnitude, com epicentro a 733 (ou apenas 455??) kilómetros a Sudoeste [SW] de Santa Cruz. Isto é, o segundo terremoto foi ligeiramente mais forte mas também teve o seu epicentro [quadradinho amarelo na imagem acima] ligeiramente mais longe da ilha das Flores.
[Nota: baseamo-nos na WikiPedia e em theTimeNOW para o cálculo do fuso horário dos Açores (no "horário de Inverno") ser UTC-1].
Saudações florentinas!!

domingo, 18 de fevereiro de 2007

"Um por Todos e Todos por Um!!"...

Hoje apetece-me falar de Banda Desenhada, sei que nada tem a ver com a ilha das Flores, ou até talvez tenha, porque me faz recordar o tempo em que ficávamos em frente à televisão durante aquela mísera hora.
Sabia a tão pouco, porque a emissão [a que tínhamos acesso] era só da "RêTêPê"-Açores, em horário curto das 18h00 às 24h00 e [o canal] só podia dispensar uma hora no início da emissão para a “bonecada”. (acho eu...)
Mas isso era nos "dias de bom tempo", porque nos outros [dias], essa coisa da "propagação" das ondas não era boa e nós no ecrã [da televisão] só víamos a célebre "chuva", e lá ficávamos ali a olhar e a tentar imaginar os "bocados" que não se conseguia ver.
Sim... eu sei... ainda sou desse tempo, já 'tou ficando velho!
E tudo isto porque fui emperrar numa página destas ao acaso em que, veja-se lá, se falava desse herói com “H” grande, de seu nome: D'Artacão.
(Não tivesse também o «Rouxinol Faduncho» recriado recentemente o tema do genérico...)
Trouxe-me logo aquele cheirinho a saudade... Bons velhos tempos (década de oitenta), foi a Época da «Heidi e do Pedro», do Vasco Granja e o seu “Cinema de Animação” e eu "gramava" mesmo ver era o «D'Artacão e os três Moscãoteiros», lembro-me como naquela altura ainda se fazia banda desenhada de qualidade. Lembro que depois de cada Aventura, pertinho do final [do episódio], havia sempre uma mensagem de amizade, lealdade, etc., e quer queiramos ou não acabamos por crescer com esses valores em mente.
Nada dessas modernices dos «Dragon Ball» com a violência, socos e pontapés ao desbarato e explosões por tudo e por nada, enfim… “bonecada” desprovida de qualquer sumo ou mensagem.
Não somos melhores ou piores que as outras gerações (acho...), mas por vezes pergunto-me: que criançada é esta que evolui colada na tv a ver coisas destas? O que lhes restará quando crescerem?
Uma coisa digo-vos: - Da minha infância ficará para sempre a imagem daquele "orelhudo" bonacheirão de espada em punho a lutar sempre de forma cortês contra os Richelieu's da vida!
(E olhem que vamos crescendo e vendo cada vez mais "maus da fita", mas isso fica para outra oportunidade porque, ...)
Hoje e Sempre "Um por todos e todos por um!!"...
- Dá-lhes, Gánda D'ARTACÃO!!!

Pois é... vão lá agora a correr para sacar a música e um episódiozito para "matar" saudades... Eu fui!!!

Eram uma vez os três
Os famosos moscãoteiros
Do pequeno Dartacão
Tão bons companheiros
Os melhores amigos são
Os três moscãoteiros
Quando em aventuras vão
São sempre os primeiros
Quando eles vão combater
Já não há rival algum
O seu lema é um por todos
E todos por um
Dartacão, Dartacão
Correndo grandes perigos
Dartacão, Dartacão
Perseguem os bandidos...

















Todos têm direito de discordar deste artigo. E eu... Eu tenho direito a uma opinião!!!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Assim vão indo as obras no troço Ribeira da Cruz - Santa Cruz...




Experiência... Som...?!?!

1..2..3..
Experiência... Já estamos no "ar"?!?!?
Acho que agora sim... Aaaaahhhh... Sim?... Ok!


Olá a todos.
Antes de mais parabéns à administração cá do sítio por fazer da experiência acumulada, uma mais valia na criação deste “renovado” Fórum ilha das Flores.
Porque me convidaram [a participar no Fórum ilha das Flores], cá estou eu para ajudar a mandar umas “bocas”. Seja como for, espero que todos os inscritos [nele] participem e não deixem que este espaço se torne um monólogozito (coisa chatinha, que acaba por até cansar quem rema sozinho contra a corrente).
Já agora, aproveitava para usar umas palavritas publicadas n’outras paragens, escritas pelo nosso amigo Nelson Fraga (que penso não se importará que as use e repita) e que sinceramente acho que se adequam:

Se ser do contra é...
não andar a reboque das (ditas) vozes maioritárias, sabendo e sentindo que o silêncio é ensurdecedor [...];
[...] não ser cúmplice da mentira, da pulhice e da corrupção e da falcatrua nas questões públicas.
então, se ser do contra é tudo isto... [entre outras coisas e definitivamente] eu sou do contra!


E eu pergunto/sugiro: - Vamos ser todos um pouquinho do contra??!?!?!

Todos têm direito de discordar deste artigo. E eu... Eu tenho direito a uma opinião!!!

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

CDU/Flores queixa-se ao Tribunal do presidente da Câmara de Santa Cruz

A CDU/Flores entregou [no passado dia 30] uma queixa em Tribunal contra o presidente da Câmara de Santa Cruz, alegando que o autarca [Manuel Pereira] rejeitou os nomes propostos para as mesas de voto no referendo à despenalização do aborto.

O militante da CDU João Paulo Corvelo adiantou à Agência Lusa que o presidente da autarquia "não acatou um único nome proposto pelos delegados da CDU" para compor as mesas de voto das freguesias do concelho de Santa Cruz das Flores no referendo de 11 de Fevereiro.

"Esperamos que o Tribunal faça cumprir a lei" orgânica do regime do referendo, afirmou João Paulo Corvelo, ao acrescentar que, também, foi apresentada queixa desta "situação aberrante" à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O militante comunista assegurou que a lista dos cinco delegados da CDU/Flores para o concelho da Santa Cruz foi apresentada a 19 de Janeiro, mas o presidente da autarquia "[Manuel Pereira] resolveu pôr e tirar pessoas das mesas de voto sem critérios, desrespeitando os delegados (da CDU)".

"A CDU/Flores apresentou delegados a todas as freguesias de Santa Cruz e não temos culpa que outros partidos não o tenham feito", afirmou João Paulo Corvelo, que classificou a posição do autarca Manuel Pereira como um acto de "falta de democracia".

A Agência Lusa tentou contactar o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, mas sem sucesso.

Notícia: Agência Lusa / «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Afinal, o que se está a referendar (neste domingo)???!!


Senão, atente-se [de forma absolutamente imparcial e isenta] na pergunta [de possibilidade de resposta apenas «SiM» ou «NãO»] que constará nos boletins de voto do próximo domingo: «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?».
Por isso, pela mínima honestidade intelectual, encarecidamente se pede que [neste referendo] ninguém julgue que está em causa ser a favor (ou contra) o aborto, ser a favor (ou contra) a vida, se se acha (ou não) que é um ser/vida human@ o que existe às dez semanas de gravidez... Neste referendo não estão em causa quaisquer questões éticas, morais ou filosóficas, nem sequer crenças religiosas... Apenas é perguntado à população portuguesa se esta considera que as mulheres que fazem uma interrupção voluntária da gravidez até às dez semanas devem ser humilhadas com uma ida a tribunal e incorrerem em "pena de prisão até 3 anos" [vide, acima, o artigo 140º do Código Penal].
Leia-se, ainda, um artigo de opinião do sociólogo Rui Tavares a desmistificar toda a penumbra lançada sobre a pergunta que está a ser referendada.
Para que o aborto em Portugal seja algo de raro e (principalmente!!!) seguro... ("por amor de Deus" e pelas mulheres) vote SiM!!!!!

Republicação da «Pequena nota de um pai associado da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária das Flores»

Convocados os 99 associados da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária das Flores [APEEEBSF] para reunirem em Assembleia Geral daquele órgão às 20 horas do dia 11 de Dezembro de 2006 no Auditório da Escola, os associados que [à hora marcada] compareceram depararam-se com a porta do Auditório fechada.
Os membros dos órgãos sociais presentes esclareceram de imediato que haviam solicitado ao Conselho Executivo da Escola o referido Auditório com a antecedência exigida, ao que obtiveram resposta positiva, conforme se poderia constatar pelos respectivos ofícios.
O que é certo é que a porta do dito Auditório só se abriu às 20h43, facto que parece ter ficado a dever-se ao contacto que a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, pressionada pela indignação dos associados presentes, estabeleceu por telefone com Sua Excelência o senhor Secretário Regional da Educação e Ciência.
É de facto lamentável que no dia em que corria pelas ruas de Santa Cruz das Flores um abaixo-assinado apelando à manutenção do actual Conselho Executivo da Escola, o exemplo de boa gestão escolar voltava a ser dado com a total falta de consideração e respeito, pelos pais e encarregados de educação daqueles que por si só justificam a existência de uma escola – OS NOSSOS FILHOS.

Um pai associado da APEEEBSF.


[O presente texto foi originalmente publicado no «Rocha dos Bordões» a 12 de Dezembro, republicamo-lo para possibilitar uma eventual continuidade de troca de opiniões sobre a problemática constante no texto...]
Saudações florentinas!!

(Re)Abertura

[Ainda estamos (em obras e) à espera deste texto, (desculpem-nos mas) a seu tempo (certamente) ele virá...]
O «Rocha dos Bordões» foi uma muito boa experiência que aqui continua (em moldes algo diferentes) num renovado «Fórum ilha das Flores»... espera-se que tod@s dele desfrutem!
Saudações florentinas!!