sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Casa Pimentel Mesquita reabre em 2008 como Biblioteca pública Municipal

A informação foi avançada pelo director regional da Cultura, no termo de uma visita [na passada semana] à ilha das Flores, destinada a acompanhar o andamento dos trabalhos em curso de adaptação do imóvel.

A Casa Pimentel Mesquita, em Santa Cruz das Flores, vai reabrir como Biblioteca Pública [de gestão municipal] no início do segundo trimestre de 2008. Vasco Pereira da Costa [director regional da Cultura] tratou das questões relacionadas com a ocupação de um espaço que vai englobar diversificadas valências como a Biblioteca infantil e Ludoteca, áreas juvenil e de leitura descontraída, salas polivalente, de leitura em livre acesso com empréstimo domiciliário e de multimédia, adiantou [o governante] que as obras estão a decorrer dentro dos prazos previamente estabelecidos.

Na Biblioteca vai funcionar, também, um espaço dedicado aos autores florentinos, designadamente, frei Diogo das Chagas, padre José António Camões, Carlos de Mesquita, Roberto de Mesquita, Alfred Lewis e Pedro da Silveira, com recurso a equipamentos multimédia.
A visita do director regional da Cultura permitiu, igualmente, uma tipificação do mobiliário e dos equipamentos, ficando agendado, para o mês de Setembro, o início do trabalho técnico dos fundos bibliográficos.

Nesta deslocação, Vasco Pereira da Costa reuniu-se, ainda, com o director do Museu das Flores, num encontro que visou a aprovação do estudo prévio para a reformulação do discurso museológico do Convento de São Boaventura e o respectivo projecto.

Notícia: «Jornal Diário» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A ilha das Flores no "You Tube"... (V)

Novamente voltamos a encontrar no «You Tube» algumas imagens relativas à ilha das Flores, desta vez um pequeno "filme" duma viagem marítima entre as ilhas das Flores e do Corvo, sendo o vídeo da autoria de "bluecodecat" [desconhecemos quem seja], que intitulou o seu vídeo de «Trip from Flores to Corvo in a fine morning with a beautiful sunset»...
D@ mesm@ autor@ pode ainda ser visto um outro pequeno "filme" intitulado «Catching a fish in Flores island», com o autor do vídeo a descrever essa sua pescaria da seguinte forma: «As you can see the fish gave some struggle... normal if you look at the size of it. =)».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

180 mil euros para limpeza de ribeira

O Governo Regional estima investir 180 mil euros na realização, nos próximos quatro anos, de trabalhos de desassorea- mento dos açudes e limpeza do leito da Ribeira Grande, no concelho das Lajes, ilha das Flores.
Uma primeira intervenção naquela linha de água foi, agora, lançada a concurso público pela Direcção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos com uma base de licitação 45 mil euros.
Nos termos do respectivo anúncio, após a celebração de um contrato inicial, o dono da obra poderá, nos três anos seguintes, proceder ao ajuste directo de novos trabalhos, num valor global estimado em 180 mil euros [cerca de 36 mil contos, em moeda antiga].
Devido à intensa pluviosidade registada na ilha das Flores, a limpeza das ribeiras constitui um instrumento de prevenção de inundações e de protecção ambiental na ilha.

Notícia: «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 28 de agosto de 2007

«Preto no Branco» #7

A Silva o que é de Silva!

A notícia, publicada no jornal «O Monchique» (edição nº 114, de 31 de Julho do corrente, a páginas 11), dá conta que o vereador Carlos Silva, (na reunião de 23.07.2007), apresentou à Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores uma proposta para que se iniciem as diligências necessárias ao processo de classificação da ilha das Flores como Património Natural da Humanidade. A Câmara aprovou a proposta, por unanimidade.

Que grande passo! Que rasgo! Que iniciativa política!

Merece, pois, aclamação!

Diga-se o que se disser, o que é facto é que o empresário e vereador Carlos Silva fez o que há muito devia ter sido feito e ninguém, até hoje, logrou fazer. Ponto.

Estão, assim, de parabéns, Carlos Silva, todos os membros da Câmara [Municipal de Santa Cruz] e a ilha das Flores.

A partir de agora, esta proposta seguirá a devida tramitação institucional e o seu objecto passará a integrar sempre a agenda política da ilha e da Região.

A partir de agora, iniciar-se-á uma discussão fecunda sobre o assunto e far-se-á nova luz sobre o futuro dos Açores e da ilha das Flores, em particular.

Sabemos que o assunto, pelo seu arrojo e dimensão estrutural, requer a congregação de muitas vontades e haverá um caminho a percorrer que precisa de muitos contributos.

Faço votos para que o autor da proposta, Carlos Silva, possa ver a ideia tornar-se realidade. Seria justo que isso acontecesse, independentemente do que o futuro lhe reserva.

Os Homens, por vezes, são de memória curta e “esquecem-se”, conveniente ou deselegantemente, de expressar um gesto adequado àqueles que ousam antever, propor e lutar desde a primeira hora. O tempo e as conjunturas são vorazes e oportunistas quando se reescreve a História. Esta, quando reescrita, tende a usurpar, olvidando quem esteve e dourando quem está...

Bem sei que a dimensão ética e humana de Carlos Silva supera uma qualquer “nota de rodapé” nos Anais do Município. Que vale isso, quando comparado com o sentido de serviço público do vereador e a entrega da sua iniciativa, em benefício da Comunidade?

Confesso que cheguei a pensar, em obediência às mais elementares regras de cortesia e elevação no trato, ou de outro modo dito, por uma questão de “chá”, escrever um cartão, enviar um telegrama, fazer um telefonema ou reservar uma palavra de apreço a Carlos Silva, para a primeira vez que viesse a encontrá-lo pessoalmente.

Reflecti. Não o vou fazer. Isso seria destoar do carácter e da índole demonstrados pelo Senhor Vereador. Donde, irei tomar como boa a sua conduta; as ideias, os pensamentos e as obras não têm dono e são muitíssimo mais importantes que quaisquer autorias. Devem ter a grandeza de se apagar, em benefício dum bem maior que, afinal, a todos mobiliza e entusiasma.

Escusar-me-ei, portanto, a “reclamar créditos”, se é que mérito algum terei tido, quando:

- em Novembro de 2003, defendi a ideia de "Açores/Património Natural da Humanidade" em artigo de opinião publicado no jornal «Correio dos Açores» e em intervenção no Congresso Regional do PSD (partido a que Carlos Silva pertencera, deixara de pertencer e já pertence novamente);

- em Setembro de 2005, através de carta endereçada aos mandatários das listas concorrentes às eleições locais nas Flores, (eleições em que Carlos Silva viria a ser eleito Vereador [da Câmara Municipal de Santa Cruz] na lista dos “Unidos pelo Concelho”), escrevi um “Manifesto aos Manifestos”, reproduzido no blogue «Rocha dos Bordões», alinhavando novamente a questão;

- ou quando, em Abril de 2006, publiquei um artigo de opinião no jornal «Expresso», intitulado: “Um desígnio para os Açores, uma ideia para Portugal”, (semanário, julgo saber, de que Carlos Silva é leitor atento), lançando o assunto à escala nacional, entre outros...

Nada disto “belisca” a proposta do Senhor Vereador. Antes pelo contrário. Quero, tão só e apenas, enaltecê-la. Com alegria. E “chá”.

Preto no Branco, Muito Obrigado, Carlos Silva.

Ricardo Alves Gomes

domingo, 26 de agosto de 2007

Boa viagem!!

O navegador açoreano Genuíno Madruga, natural da ilha do Pico, iniciou mais uma aventura marítima. De novo uma Volta ao Mundo solitária a bordo do Hemingway, mas desta vez com uma passagem para o Oceano Pacífico contornando o sempre temível Cabo Horn, no extremo Sul do Continente Americano. A data de regresso está prevista para Maio de 2009.

Toda a viagem para acompanhar em genuinomadruga.com.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Construção do Pavilhão das Lajes

Assim se encontram presentemente as obras de construção do Pavilhão [Poli]Desportivo Municipal das Lajes, que ficará situado no antigo Campo de Futebol da Rádio Naval.
Saudações florentinas!!

sábado, 18 de agosto de 2007

Ministério Público manda arquivar três processos contra João Lourenço

O Ministério Público decidiu arquivar três processos por falta de provas contra o presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, suspeito da prática de alegadas irregularidades na gestão do município.

Em causa estavam suspeitas sobre alegados favorecimentos em obras feitas por administração directa, o eventual uso de maquinaria da Câmara Municipal para fins privados do [próprio] presidente [João Lourenço] e trabalhos facturados à autarquia, mas nunca executados.

João Lourenço era, ainda, suspeito de ter beneficiado a sua empresa de venda de materiais de construção civil, através da aquisição frequente de bens para a autarquia [lajense] e de trocar alvarás para a construção de obras [no concelho das Lajes] por compras [de materiais de construção] na sua empresa.

Situações que foram investigadas pela Polícia Judiciária, na sequência de várias denúncias anónimas, mas que o Ministério Público entendeu arquivar por considerar que «muito pouco se apurou de relevante quanto à matéria criminal».

Os despachos de arquivamento a que a Agência Lusa teve acesso consideram os indícios «frágeis» e «insuficientes» para justificar uma acusação e levantam também dúvidas sobre a credibilidade de algumas testemunhas envolvidas no caso.

O autarca das Lajes das Flores [João Lourenço], que chegou a estar indiciado pela prática de «crime de corrupção passiva» e de «peculato», viu estes processos serem arquivados por falta de provas.

O procurador adjunto do Ministério Público que apreciou os processos justifica a decisão de arquivamento com o facto de as investigações terem surgido na sequência de denúncias anónimas, baseadas em «rumores» e «convicções» e não propriamente em factos.

Num dos despachos, o procurador conclui que é uma «mais valia para a democracia» que os cidadãos estejam atentos à vida política e que denunciem eventuais irregularidades na actividade no exercício destas funções, mas ressalva que meras suspeições, ainda por cima levantadas sem grande sustentação, não são suficientes para condenar ninguém.

Notícia: «Açoriano Oriental» e «Diário Digital» / Agência Lusa.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Fazer "canyoning" na ilha das Flores...

A ilha das Flores é a que apresenta maior potencialidade para a prática de canyoning nos Açores, devido à abundância e diversidade de itinerários, a uma paisagem impar e a ambientes de grande imponência.

A Ribeira do Ferreiro foi o primeiro itinerário de canyoning explorado na ilha das Flores, em 2004 [foto abaixo], por Francisco Silva, Paulo Alves, Maria do Céu Almeida, Pedro Simão e Pedro Vieira, durante a 1ª Expedição de Canyoning nas Flores, organizada pela Associação Desnível.

Em finais de 2006, após três Expedições e um estágio organizados pela Desnível, na ilha das Flores existem cerca de duas dezenas de itinerários equipados [marcados a cor-de-rosa no mapa acima], sendo em suficiente abundância e diversidade para justificarem a deslocação à ilha das Flores para praticar esta modalidade desportiva.

Na sua generalidade, os itinerários abertos na ilha das Flores, são de grande beleza e apresentam níveis de dificuldade muito diversos. Por um lado, existem percursos caracterizados por grandes verticais, destinados a técnicos experientes e muito apelativos aos praticantes regulares desta modalidade. Existem ainda itinerários de dificuldade média, com algumas piscinas naturais e verticais relativamente elevadas e, finalmente, alguns itinerários bastante acessíveis e por isso com grande interesse para a animação turística.

A melhor época para praticar canyoning na ilha das Flores é entre Junho e Setembro, contudo algumas ribeiras apresentam uma bacia hidrográfica muito pequena, pelo que a variação do caudal é muito rápida. As ribeiras viradas a este apresentam menor variação do caudal, enquanto algumas a este, como a Ribeira Grande e em particular a Ribeira do Ferreiro podem apresentar escorrências diminutas em caso de um período longo sem chuva.

Em geral existe abundância de água, já que a ilha das Flores apresenta um clima muito chuvoso.

Texto da autoria de Francisco Silva (originalmente publicado no "sítio" da Associação de Desportos de Aventura DESNÍVEL, onde também se encontra informação [na secção da Agenda de Actividades para 2007] de que em Agosto haveria mais uma Expedição de Canyoning – Açores [provavelmente a IV Expedição a ser realizada na ilha das Flores]).
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Sic Transit Gloria Flores... (I)

«Ó papá, arranja-me um empregozito lá na 'Cambra'...»

sábado, 4 de agosto de 2007

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Cidadania...

Há dias, numa cidade deste rectângulo, na mais movimentada avenida, reparei num senhor a olhar para uma árvore meio tombada... Um cidadão comum, que parecia intrigado com o facto, e parecia que estava com vontade de resolver o problema... E sempre que víssemos "anomalias" nas nossas cidades, vilas, freguesias, ilhas, ruas, tentássemos "resolver o problema"? Nós que andamos sempre a olhar mais para o nosso umbigo... O 25 de Abril trouxe-nos muito, por um lado, mas por outro talvez se tenha perdido um certo sentido cívico, de comunidade... E com isto tudo, lembrei-me duma pessoa, um Homem, que na sua "aparente loucura" era mais cidadão do que muitos de nós... Sempre que eu e alguns amigos passeávamos à noite junto ao mar, em Santa Cruz, lá estava ele a regar as flores, nos seus canteiros bem arranjados, dava uns dedos de conversa e continuava na sua labuta noctívaga... E essa rua estava certamente muito mais bonita... Pelo menos no seu pedaço de rua, era um cidadão exemplar, como deveríamos ser no nosso pedaço de rua...