terça-feira, 31 de março de 2009

Ilha das Flores celebra durante 2 dias o Ano Internacional da Astronomia 2009

No ponto mais ocidental da Europa também se celebra o Ano Internacional da Astronomia. A ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, recebe quarta e quinta-feira [da presente semana] um conjunto de palestras e de observações astronómicas abertas à população.

Os diferentes eventos organizados na ilha das Flores são o culminar de uma série de palestras que têm percorrido, desde 26 de Março, os Grupos Central e Ocidental do arquipélago. Nos dias 1 e 2 de Abril, coincidindo com o projecto internacional «100 horas de Astronomia», palestras e observações astronómicas convidam crianças e adultos a reflectir sobre o cosmos e descobrir a beleza do Universo.

"Tive ocasião de verificar, nos últimos anos, que nos Açores, e em particular na ilha das Flores, que as pessoas gostam, interessam-se e sentem necessidade de contactar com os investigadores. Era mais do que uma obrigação pôr as Flores no mapa do Ano Internacional de Astronomia" - reconhece Ana Maria Mourão, investigadora que integra a delegação de cinco pessoas que veio falar e fazer astronomia nos Açores.

"Os Açores estão integrados na rede global que o Ano Internacional de Astronomia criou, e pretendemos ajudar a ilha das Flores com estas celebrações, quebrando com a insularidade e a distância geográfica e cortando o isolamento".

Na próxima quarta-feira, dia 1 de Abril, Jorge Dias de Deus inaugura, pelas 20h30, o ciclo na ilha das Flores com uma palestra subordinada ao tema «A Máquina do Universo», seguindo-se, pelas 21h30, observações astronómicas no Porto Velho, orientadas por colaboradores do Instituto Superior Técnico.

As comemorações do Ano Internacional da Astronomia vão continuar no arquipélago com o Congresso «O Universo nos Açores» que terá lugar em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores, «Ciência Hoje» e Ideias Concertadas.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Doença de Machado-Joseph em análise no V Workshop Internacional da doença

É nos Açores que se encontra a maior prevalência a nível mundial da doença de Machado Joseph, uma doença neurodegenerativa hereditária com início na idade adulta.

Os maiores valores reportados mundialmente [da doença de Machado-Joseph] são de um caso em [cada] 103 pessoas na ilha das Flores e de um [caso] em 2.309 [pessoas] nos Açores, constituindo por essa razão “um verdadeiro problema de saúde pública na Região”, afirma Manuela Lima, docente no Departamento de Biologia da Universidade dos Açores.

Apesar de considerada mundialmente como uma doença rara, a doença descrita inicialmente em famílias de origem açoriana residentes nos Estados Unidos [da América], é dentro do seu grupo de patologias a mais frequente. Manifesta-se pela incoordenação motora (primeira na marcha, depois na fala, e por fim nos movimentos finos das mãos), podendo ainda ocorrer alterações oculares.

Para fazer o ponto de situação no conhecimento da doença, a comunidade científica mundial que trabalha na sua investigação reúne-se de 1 a 3 de Abril, no Hotel Terra Nostra, nas Furnas, para o V Workshop Internacional sobre a doença de Machado-Joseph.

A reunião internacional, organizada em conjunto por investigadores da Universidade dos Açores, da Universidade do Minho, do Hospital do Divino Espírito Santo e do Hospital de Dona Estefânia, pretende ser um marco fundamental para os progressos no conhecimento da doença.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Informação complementar sobre este V Workshop Internacional, noutras notícias: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental» e «A União».

Saudações florentinas!!

domingo, 29 de março de 2009

«Click's Florentinos» #6

Inauguração do Talho da Associação Agrícola

sábado, 28 de março de 2009

Horário de Verão: relógios avançam 60 minutos esta madrugada, acerte o seu!

Os relógios vão ser adiantados 60 minutos durante a madrugada de sábado [hoje] para domingo [amanhã] em todo o território português, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa. Em Portugal Continental e na Madeira, a alteração deve ser feita à 1 hora de domingo, ao passo que nos Açores deve ser feita às 0 [zero] horas.

Durante o tempo em que vigorar a hora de Verão, ou seja até 25 de Outubro, Portugal passará a ter mais uma hora que o tempo universal coordenado [UTC], o que sucederá até ao último domingo de Outubro, altura em que Portugal passará novamente para a hora de Inverno.

A mudança de hora prende-se com a necessidade de não haver desfasamento solar, aproveitando-se o melhor possível a luz nas diversas actividades.

Notícia: rádio «TsF», semanário «Sol», «Portugal Diário» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

Vota no Planeta Terra, desliga as luzes!

Você pode(rá) votar a favor do Planeta Terra, basta que desligue (por uma hora) as luzes de sua casa, hoje a partir das 19h30 dos Açores!!
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 27 de março de 2009

«100 horas de Astronomia» na Escola

Na próxima semana ocorrerão as actividades das «100 horas de Astronomia» na Escola Básica e Secundária das Flores, integradas nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia 2009.

No dia 1 de Abril, no anfiteatro da Escola, decorrerá uma palestra às 20h30, seguida de observação nocturna com telescópios no Porto Velho, sendo estas actividades abertas à população em geral. No dia 2 [quinta-feira] decorrerão actividades somente para os alunos e restante comunidade escolar.

Estas actividades são organizadas pela Escola Básica e Secundária das Flores, CENTRA - IST, Astro - NFIST e Comissão para o Ano Internacional da Astronomia.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Inauguração do Talho da Associação Agrícola, no próximo domingo (dia 29)

Clicar na imagem para ver o panfleto com maior tamanho e definição.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Lixeiras e vazadouros colocam em risco qualidade da água nas ilhas dos Açores

A valorização de resíduos associada à selagem de vazadouros e lixeiras é uma das áreas em que se verificam as piores situações ambientais relacionadas com a água nos Açores, referiu o secretário regional do Ambiente e do Mar na análise que [no passado sábado] fez ao actual panorama regional relativamente à gestão e qualidade dos recursos hídricos no dia [21 de Março], precisamente, em que se comemora o dia mundial da Água.

Esta é uma das nove situações em que, segundo o Relatório de Acompanhamento do Plano Regional da Água divulgado em Dezembro de 2007, não foram cumpridos os objectivos estabelecidos no que diz respeito ao melhoramento da gestão e tratamento da água nos Açores. Álamo Meneses admite que este problema carece de uma solução urgente, já que nenhuma das nove ilhas da Região tem "um sistema de resíduos a funcionar perfeitamente". Isto significa que a qualidade da água pode estar a ser afectada e que pode haver água que não está a ser utilizada por estar contaminada, pela proximidade de lixeiras.

A solução para este problema, segundo Diogo Caetano, da Associação Amigos dos Açores, passa, não só pela criação de aterros sanitários, mas também pelo impedimento da criação de lixeiras não controladas, situação que continua a acontecer. "Não se pode deixar que isto aconteça em pleno século XXI", lamenta Diogo Caetano. O Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores materializa o compromisso do Governo [Regional] em fazer um grande investimento na resolução destes problemas, particularmente nas ilhas mais pequenas, onde as autarquias – que têm competência nesta matéria – não dispõem dos recursos [financeiros] necessários. Nas ilhas maiores, esta questão está a ser resolvida pelos municípios.

O presidente da associação ecológica Amigos dos Açores aponta como principais desafios para o futuro, no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos da Região, a melhoria da qualidade da água em municípios em que os resultados são recorrentemente negativos, assim como a continuação do combate ao problema da eutrofização das lagoas, principalmente em São Miguel. Diogo Caetano diz que "é necessário continuar o trabalho que sido feito nas lagoas das Furnas e Sete Cidades, tendo também especial atenção a outras grandes massas de água que estão a sofrer do mesmo problema, como é o caso da lagoa do Congro". Relativamente a esta última questão, Álamo Meneses lembra o investimento e o esforço que têm sido feitos nos últimos anos, e refere que está a decorrer o processo de aquisição dos terrenos junto às lagoas – um investimento de cerca de 10 milhões de euros, só em São Miguel -, cuja utilização provoca a eutrofização das mesmas.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Leia-se também uma outra notícia do «AO»: "Líder do PPM/Açores pede a demissão do secretário regional do Ambiente".

Saudações florentinas!!

terça-feira, 24 de março de 2009

PDM's mais acessíveis aos cidadãos

Os planos directores municipais [PDM's] dos Açores estão mais acessíveis a todos os cidadãos, podendo ser visualizados através da internet.

Numa iniciativa da Direcção Regional de Organização e de Administração Pública, aqueles documentos estão disponíveis [por exemplo: Santa Cruz e Lajes das Flores], em formato PDF, no Portal do Governo [Regional] dos Açores, no endereço www.azores.gov.pt/portal/pt/entidades/vp-droap/. A medida pretende facilitar o acesso generalizado aos conteúdos informativos apresentados na internet no que aos planos directores municipais diz respeito.
Nesse formato, torna-se possível uma consulta mais abrangente dos instrumentos de gestão territorial, nomeadamente através de uma visualização gráfica, com descrição pormenorizada das plantas de ordenamento e condicionantes, que permite a ampliação, redução e impressão dos documentos por parte do cidadão.

Para o vice-presidente do Governo [Regional], Sérgio Ávila, esta medida vem “facilitar as condições de participação e intervenção dos munícipes nos procedimentos de execução, avaliação e revisão dos planos directores municipais dos Açores, dando continuidade a um trabalho de modernização administrativa que aproxima de forma transparente e fácil a administração aos cidadãos”.

Notícia: «Jornal Diário», RTP/Antena 1 Açores e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 23 de março de 2009

«Click's Florentinos» #5

domingo, 22 de março de 2009

Licenciamento Ambiental avança nos Açores e com possibilidade de consulta

O Portal do Governo [Regional] garante, desde o passado domingo [dia 15], acesso às Licenças Ambientais emitidas pela Região [Autónoma dos] Açores, que podem ser consultadas directamente no endereço www.la-azores.org.

A medida assegura o cumprimento do preconizado na legislação relativa à Prevenção e Controlo Integrados da Poluição, também conhecido por Diploma PCIP.

Todas as grandes unidades industriais dos Açores foram obrigadas a obter a licença ambiental, o que exigiu a realização de um complexo procedimento que incluiu discussão pública obrigatória, e que culminou com a certificação da sua salubridade ambiental.

Ao colocar acessível toda esta informação, o Governo [Regional] dos Açores dá mais um passo na abertura ao cidadão das informações administrativas relacionadas com o ambiente. Passou a estar disponível, também, a informação relativa aos processos que se encontram em consulta pública, sendo possível apresentar por escrito observações e sugestões.

Os pedidos de licença ambiental encontram-se disponíveis para consulta nos Serviços de Ambiente de Ilha da área de localização da instalação a licenciar, e as sugestões por escrito poderão ser apresentadas à Direcção Regional do Ambiente directamente a partir do Portal do Governo Regional (ou do endereço www.aia-azores.org), por carta endereçada à Direcção Regional do Ambiente ou para o endereço electrónico: qualidade.ambiente@azores.gov.pt. Estas informações terão, obrigatoriamente, de ser tidas em conta na tomada de decisão sobre o pedido de licença ambiental.

Até agora, já foram emitidas 12 licenças ambientais, há duas em consulta pública (SAISSEM e Aviário da Ribeira Grande) e estão em fase final de procedimento técnico mais duas unidades, o que significa que todas as unidades industriais dos Açores identificadas até 2008 como carecendo de licenciamento terão o respectivo procedimento concluído ainda este ano. Em resultado do crescimento da sua actividade, também o Matadouro de Ponta Delgada terá de obter a respectiva licença ambiental, mas dada a complexidade do procedimento, é apenas expectável tê-lo concluído no próximo ano.


Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

sábado, 21 de março de 2009

Açores distinguidos (por revista alemã) como sendo destino turístico inovador

Esta distinção surgiu por parte da revista alemã [de temática turística] «Geo Saison».

A revista alemã «Geo Saison» acaba de distinguir o circuito turístico “Descobrir os Açores”, comercializado pela TUI/Alemanha, com o primeiro prémio “Golden Palm”.

O galardão, atribuído por aquela que é uma das revistas de turismo com maior prestígio na Alemanha, destaca o Arquipélago açoriano enquanto circuito turístico mais inovador, belo e original do ano.

Conhecer os vulcões em São Miguel, os lagos e as plantações de chá, observar os marinheiros nos preparativos para a travessia do canal entre a Horta e a Madalena, visitar o Museu da Baleia na ilha do Pico e conhecer o vinho da ilha Terceira são as sugestões do circuito turístico “Descobrir os Açores”.

Desta forma, os Açores vêem mais uma vez reconhecida, internacionalmente, a sua qualidade e excelência como destino turístico.

Notícia: «Jornal Diário» e TurisVer.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 20 de março de 2009

CDS/PP propõe que a Ponta da Fajã Grande não mais seja considerada zona de alto risco, passando-se então a poder construir e habitar na Ponta da Fajã

Na ilha das Flores, o CDS/PP quer revogar legislação [que considera] caduca e com mais de 20 anos.

O Grupo Parlamentar do CDS/Açores submeteu [nesta terça-feira, dia 17] à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um projecto de Decreto Legislativo Regional que visa revogar uma decisão política com mais de 20 anos e que, alegadamente, tem causado transtorno aos habitantes da zona da Ponta da Fajã Grande, nas Lajes das Flores.

O caso remonta a 18 de Dezembro de 1987, quando um desabamento de terras e rochas afectou a zona residencial da Ponta da Fajã Grande, provocando elevados prejuízos. O receio então existente de que pudessem surgir novas derrocadas, levou a que, o Governo e o Parlamento [Regionais] tomassem uma medida de natureza excepcional, declarando a zona de alto risco e ficando expressamente proibido edificar naquela área qualquer tipo de construção, bem como habitar nos imóveis já existentes.

Passados mais de 20 anos, o CDS/PP entende que importa revogar essa decisão para permitir melhorar a qualidade de vida aos habitantes da Fajã Grande, considerando que a zona já não é de especial risco.

Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 19 de março de 2009

«Click's Florentinos» #4

Elenco e encenador de "Alguém terá de Morrer", nova peça levada a cena pelo Grupo de Teatro «A Jangada»... Da esquerda para a direita, em baixo: Emília, Elizabete, Sofia e Fernando; em cima: Bruno, encenador Joaquim, Dora e Joana.
Toda a equipa de produção desta nova peça d' «A Jangada» - Grupo de Teatro: "Alguém terá de Morrer".

AtlânticoLine trava a construção do segundo navio nos Estaleiros de Viana

A AtlânticoLine travou a construção do segundo navio encomendado pela empresa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

De acordo com informação avançada pela RTP/Açores, e confirmada pelo «Açoriano Oriental», a construção do navio em causa não terá respeitado o caderno de encargos relativamente à estabilidade e velocidade. Um dos pontos em incumprimento será o do comprimento da embarcação: enquanto o caderno de encargos apontava para 60 metros, o navio já estará nos 75.

O «Açoriano Oriental» sabe que a AtlânticoLine aconselhou os estaleiros de Viana a não prosseguir com a construção do segundo navio, enquanto o Instituto Portuário dos Transportes Marítimos não aprovar os respectivos desenhos. Recorde-se que o Governo Regional encomendou dois ferryboats aos ENVC para o transporte marítimo de passageiros e viaturas, estando a entrega do primeiro [navio] atrasada um ano.

Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Crise...

Três ilhas dos Açores com três centenas de quilómetros em percursos pedestres

Cerca de 300 quilómetros em percursos pedestres estão disponíveis desde o passado domingo [dia 15] e até Novembro nas ilhas Terceira, Pico e São Jorge, disse um responsável da entidade que organiza os passeios.

Paulo Barcelos, presidente da Sociedade de Exploração Espeleológica "Os Montanheiros", que organiza os percursos em colaboração com a Empresa Municipal "CulturAngra", adiantou que "as caminhadas têm um grau de dificuldade e extensão variáveis, sempre com uma componente de aventura, mas que são acessíveis a todos".

Estão previstos 30 percursos com extensões que variam dos cinco aos dez quilómetros, cuja dificuldade apenas exige "um tipo de calçado impermeável e confortável, um farnel e um espírito de aventura e convívio", explica Paulo Barcelos.

No ano passado, mais de mil pessoas participaram nos percursos. Os participantes são população local mas também turistas. De acordo com Paulo Barcelos a motivação para as caminhadas é, primeiramente, "pelo exercício físico e depois pela observação das paisagens e alguma pelas explicações que são dadas sobre a flora endémica das ilhas".

Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «Público».
Anteriormente havíamos publicado os textos "Arquipélago conta com 57 percursos pedestres recomendados para turismo", "Trilhos pedestres do arquipélago passam a estar disponíveis na internet" e a entrevista a Pierluigi Bragaglia: "É essencial a preservação dos [antigos] trilhos pedestres da ilha das Flores".

Saudações florentinas!!

terça-feira, 17 de março de 2009

«Click's Florentinos» #3

Crismas em Santa Cruz pelo Bispo D. António (Março 2009)

Obstrução de estrada não terá isolado freguesias do norte da ilha das Flores

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos negou [ontem] que as freguesias de Ponta Ruiva e Ponta Delgada, na ilha das Flores, tivessem estado isoladas devido à obstrução da estrada regional local.

O trânsito esteve apenas condicionado, durante cerca de uma hora, enquanto a Tecnovia procedia à limpeza do troço de estrada [de ligação] entre as duas freguesias, mas nunca chegou a ser interdito efectivamente, adianta aquele departamento do Executivo [Regional], negando informações nesse sentido divulgadas [no passado] domingo [dia 15] pela rádio pública dos Açores.

De acordo com a Delegação de Ilha das Flores da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, o mau tempo dos últimos dias varreu as bagacinas das valetas para a estrada. O troço afectado está a ser intervencionado no âmbito da empreitada de 21,4 quilómetros para a reabilitação da estrada regional e as obras obrigaram à substituição das valetas, onde foram depositadas as bagacinas, material usado para a construção da base e posterior colocação das valetas.

As fortes chuvas que assolaram o Grupo Ocidental no final da semana passada deslocaram, então, as bagacinas para o asfalto, o que complicou o trânsito momentaneamente. No entanto, e mesmo apesar de este troço de estrada nunca ter sido interdito ao trânsito, os moradores e visitantes tinham o Caminho dos Ferros Velhos como alternativa, recentemente requalificado pelo Governo Regional, no âmbito da empreitada de requalificação da rede viária regional.

Notícia: inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Dizem que é uma espécie de navio...

O Governo [Regional] dos Açores prepara-se para receber um navio novo para o transporte marítimo entre as ilhas que tem mais defeitos do que um navio velho.

Trata-se do ferry "Atlântida", um barco para [transporte de] carros e passageiros encomendado em Abril de 2006 pela empresa AtlânticoLine aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

A AtlânticoLine é uma sociedade de capitais públicos, criada pelo Governo Regional para gerir os transportes [marítimos] entre ilhas. O "Atlântida" devia ter sido entregue em Maio de 2008, mas os problemas de projecto e de execução foram tantos que o prazo de entrega já derrapou para Maio próximo. O maior deles era o [problema] da estabilidade em avaria, que se estendeu depois à própria estabilidade intacta (em condições normais). No relatório de Fevereiro do Instituto Portuário e de Transportes Marítimos (IPTM), que supervisiona a segurança dos navios e os certifica, ainda lhe eram apontadas mais de 100 reservas e observações.

O navio foi contratado por 40 milhões de euros, mas as alterações introduzidas já fizeram subir o custo [só do "Atlântida"] para quase 50 [milhões de euros]. Era este o valor total do programa que o Governo [Regional] dos Açores anunciara em 2006 para dotar o arquipélago de quatro navios novos. Em construção está apenas mais um [navio], também ferry mas mais pequeno, orçado em 10 milhões de euros.

Se, às vezes, a vida das pessoas dá um livro, a [história] deste barco dá uma novela. Foi projectado por um gabinete russo, mas assumido pelos ENVC. Os seus erros de cálculo revelaram-se fatais: nos primeiros testes, em Agosto de 2007, verifica-se que não tinha estabilidade em avaria ([em caso de] acidente). Para a corrigir, lastraram-no e reduziram a capacidade de carga do navio de 800 para 600 toneladas ([podendo transportar] menos viaturas). Foi invocada uma excepção à Convenção de Solas ([sobre] segurança marítima) para ter menos baleeiras, mas com isso o navio não pode[rá] afastar-se a mais de 200 milhas de um porto. E colocaram-lhe a toda a [sua] volta um apêndice, uma espécie de "aba" (defensas) que segundo o IPTM pode desequilibrar a descida dos salva-vidas e, consequentemente, lançar os seus ocupantes ao mar. O navio ficou mais pesado e a capacidade de desenvolver velocidade menor.

Nos testes seguintes, um ano depois, o peso do navio tinha aumentado em 300 toneladas (10% do seu peso) e o centro de gravidade subira, afectando a tal estabilidade intacta. Foi tirado peso nos [pisos] superiores e colocado mais lastro. O navio afundou meio metro - e criou-se um novo problema com a altura das rampas de acesso nos portos [açorianos]. As questões [problemáticas] foram tantas que fonte chegada ao processo disse que até faltavam os dispositivos de fixação das cadeiras no convés - e isto tendo em conta o mar agreste dos Açores! Face à reclamação de que o peso da âncora não era suficiente, foi aumentada a corrente, sem ponderar que em baías do arquipélago não há espaço para tal. No meio do caminho, foi decidido abdicar do combustível IFO, mais barato, porque não havia os necessários propulsores no mercado. Só a [carburar] gasóleo, os custos [fixos de funcionamento do "Atlântida"] vão disparar.

Na [passada] segunda-feira [dia 9], em mais uma prova de mar, o gerador falhou. Não foi por isso testada a velocidade. Uma nova prova estava marcada para [a passada] sexta-feira [dia 13]. Não é, pois, por acaso que o anterior presidente dos ENVC, Navarro Machado, interrogado sobre o assunto na Comissão [Parlamentar] de Defesa em Outubro passado, afirmou que a história do navio era "muito triste" e que incluía "uma série de disparates".

Quem acompanhou de perto a conturbada construção [do navio "Atlântida"], diz que ele é "sucata" e sem valor transaccionável. Não é essa a opinião do presidente da AtlânticoLine, António Raposo. Disse ao «Expresso» que está à espera de um navio tecnologicamente muito avançado e está disposto a cobrar as penalidades previstas até ao último cêntimo. Mantém para 13 de Maio a sua primeira viagem [no "Atlântida"]. Tal como está a situação [da construção do navio], só mesmo um milagre de Fátima.


Notícia: edição (em papel) do semanário «Expresso» [que já havíamos referenciado].
Adicionalmente, leiam-se também (ainda sobre este mesmo tema) duas outras notícias da edição on-line do «Expresso»: "AtlânticoLine espera novo navio até 13 de Maio mas só depois de certificado" [também no jornal «Público»] e "Estaleiros Navais garantem navio na data aprazada e "em perfeitas condições"" [também no «Jornal de Notícias»].

Saudações florentinas!!

sábado, 14 de março de 2009

Grupo de florentinos “Jovens em Missão” organiza jantar de beneficência

“Hollywood’s night” é o tema escolhido pelos “Jovens em Missão” da ilha das Flores para realizar um jantar de beneficência, [no próximo sábado] dia 21 de Março (às 20 horas), na Escola Básica e Secundária das Flores.

No início deste ano lectivo as turmas do 10º ano de Educação Moral e Religiosa Católica, orientadas pelo padre Vítor Medeiros, abraçaram o projecto “Jovens em Missão”. Projecto este que tem como principal objectivo a angariação de fundos para a construção de uma escola na Etiópia, mas que pretende também incentivar a troca de experiências com jovens missionários combonianos.

Os alunos estão empenhados em ajudar a melhorar a educação neste país, onde a taxa de analfabetismo ronda os 65% e as escolas muitas vezes não têm sequer cadeiras. Para conseguirem levar este projecto em frente, estes jovens dizem ser necessário que os florentinos ajudem nesta “missão”.

Região Autónoma dos Açores paga €48 milhõ€$ por navio cheio de remendos


Sub-título da manchete do semanário «Expresso»: "Um barco para transporte [de passageiros e viaturas] inter-ilhas [dos Açores] construído nos Estaleiros [Navais] de Viana [do Castelo] custou mais do que o previsto, atrasou-se um ano e ainda não foi certificado. Há dias [atrás], ainda se detectavam cerca de 100 anomalias."

Anteriormente já havíamos reportado sobre esta temática em cinco textos: (#1) «Navio "Atlântida" da AtlânticoLine não passou na inspecção, volta ao Estaleiro e atrasa a sua chegada aos Açores», (#2) «Construção do [novo] navio Atlântida está [a modos que] "encalhada"...», (#3) «Segundo o Governo Regional, problema do "Atlântida" está resolvido: barco chegará até Maio (de 2009) e estaleiros deverão pagar 14 milhõ€$ por atrasos», (#4) «Instituto Portuário detecta (mais) falhas técnicas no navio "Atlântida"» e (#5) «Novo navio "Atlântida" terá apenas 600 lugares nas balsas salva-vidas para uma lotação máxima de... 750 passageiros».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 13 de março de 2009

«Click's Florentinos» #2

Obras de alargamento da(s) estrada(s) em redor da Pista

quarta-feira, 11 de março de 2009

Televisão Digital Terrestre vai chegar às ilhas [a todas??]... até ao final de 2010

A Portugal Telecom prepara-se para iniciar as emissões da Televisão Digital Terrestre (TDT) em algumas zonas do país, incluindo Açores e Madeira.

Assim, prevê-se que no final de 2010, todo o território vai ter sinal [televisivo] digital terrestre.

De acordo com o «Diário de Notícias», o Conselho de Ministros decidiu que a televisão analógica (por via hertziana e que é recebida pelas antenas dos prédios para ver os quatro canais generalistas, no território do continente português) acaba definitivamente no dia 26 de Abril de 2012. Mas todo o território nacional vai estar coberto pelo novo sistema de difusão, a televisão digital terrestre (TDT), que vai ser implementada pela Portugal Telecom.

Entretanto, o Governo [Central] deliberou que haverá um período de (pelo menos) 12 meses com difusão simultânea analógica e digital terrestre, conhecida como simulcast, para minimizar o impacto junto dos consumidores. Porém, a maior parte dos televisores não está preparada para receber o sinal digital. Assim sendo, os consumidores têm duas hipóteses: comprar um televisor com descodificador incluído ou comprar um descodificador externo para o ligar ao televisor antigo, sendo esta última opção a mais barata. O aparelho descodificador vai custar cerca de 50 euros. Quem for cliente de uma operadora de cabo ou IPTV não vai precisar de equipamento.

Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

«Click's Florentinos» #1

Peixaria da Associação dos Pescadores Florentinos

terça-feira, 10 de março de 2009

Sítio do PS/Açores é algo de prodigioso

Título da "notícia": Partido Socialista apresenta candidatos às 19 Câmaras [Municipais] açorianas.

O que se pode então ler nessa "notícia"?? O Querido Líder apresentou... o Querido Líder assegurou... o Querido Líder acrescentou... o Querido Líder defendeu... o Querido Líder frisou... o Querido Líder apontou.
Ainda são disponibilizados o ficheiro áudio das declarações do Querido Líder e o ficheiro de texto com a intervenção (na íntegra) do Querido Líder.

Mas então essa notícia não era sobre a apresentação das dezanove candidaturas do PS/Açores às Câmaras Municipais???!! Absolutamente nada é dito sobre quem são @s dezanove candidat@s "socialistas" às autarquias açorianas, apenas o Querido Líder, o Querido Líder, sempre (e apenas) o Querido Líder...

Julgo que nem na Coreia do Norte se faça tamanho culto do líder do partido único. Até em Cuba e na Venezuela a situação será bem menor/melhor do que esta no que toca ao culto de personalidade. Temos então por cá algo muito parecido com a Albânia até meados dos anos 80...

Valha-nos a comunicação social para ficarmos então a saber que Luís Maciel é a aposta (repetida) do PS/Açores para a Câmara Municipal das Lajes. Que da "corrida" de Manuel Pereira ao terceiro mandato autárquico "socialista" em Santa Cruz, já havíamos sabido há uns tempos atrás...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Sic Transit Gloria Azores: "A forma como se processou [a obra], em abrir primeiro o corredor e só depois executar o projecto [...] é uma forma real"..


O senhor engenheiro(?) Carlos Mota, da Norma Açores, [de forma bastante simples] caracterizou assim a obra do caminho de acesso à Fajã do Calhau [numa notícia do «Telejornal» da RTP/Açores, na passada sexta-feira]:

"Esta obra é uma obra que sai um pouco da vulgaridade das outras obras, porque repare [...aaa...], esta obra pelos grandes volumes que envolve [...aaaaaaa...], pela complexidade que exibe [...aaa...aaaaaa...], podemos encarar [...aa... aaa...] digamos a forma como se processou, [...aaa...] em abrir primeiro o corredor e só depois executar o projecto, uma forma [...aaaaaa...aaaa...] que posso dizer que se [...aaaa...] está dentro [...aaaaaaa...] daquilo que eu poderei chamar [...aaa...aaaaaa...] uma forma [...aaa... aaaa...], como é que eu hei-de dizer?, [...esboçando um sorriso matreiro ...aaa...aaaaa...] real!"

E rematou a conversa peremptoriamente o senhor engenheiro(?) Carlos Mota: "As boas decisões deixo para outras entidades".

Via JNAS/:Ilhas e Fiat Lux.

sábado, 7 de março de 2009

Páscoa da Ressurreição

Chegou a Páscoa, bradam os sinos,
Tudo é verdura e esplendor;
Juntam-se as mãos, canta-se hinos,
Rente ao altar de Nosso Senhor.

Brilham de noite, mais vivas nos Céu
Constelações de estrelas tão puras;
Esvai-se a tristeza; abre-se o véu,
Cantam-se Glórias a Deus nas alturas.

E as famílias, juntam-se aos pares,
Honrando o dia da Ressurreição;
Sentam-se à mesa, cortam folares,
Todos conversam em reunião.

Eu acredito, que além na floresta,
Os animais respeitam o dia;
Sentindo o mundo, todo em festa,
Eles compartilham a mesma alegria.


Denis Correia
Hamilton, Canadá

sexta-feira, 6 de março de 2009

SATA limita oferta de jornais a bordo apenas a quem viaje em Executiva

O Grupo SATA vai deixar de distribuir jornais e revistas na classe económica a bordo dos seus aviões e de proceder ao serviço de vendas a bordo. Para colmatar esta alteração, estuda a implementação de [conteúdos de lazer em] suportes digitais.

Trata-se de uma medida a ser aplicada já no presente mês, que se insere no âmbito do projecto Fuel Efficiency Gap Analysis (FEGA), promovido em 2008 pela IATA (International Air Transport Association). Um projecto realizado junto das transportadoras aéreas do Grupo Sata: a Sata Air Açores (que voa entre a Madeira e o Porto Santo e entre as ilhas dos Açores) e a Sata Internacional (que voa entre a Madeira e Lisboa e Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, entre a região e outros destinos, assim como entre os Açores e vários locais).

Foram auditadas todas as áreas operacionais do grupo com vista à implementação das melhores práticas mundiais do sector da aviação civil que minimizam o consumo de combustível pelos aviões e, consequentemente, as suas emissões de CO2. Foi a partir daí que foram identificadas diversas oportunidades de melhoria, entre as quais uma nova política de transporte de peso a bordo.

As novas medidas permitirão alcançar economias operacionais superiores a 500 mil euros. Para António Gomes de Menezes, presidente do Conselho de Administração do Grupo Sata é imperativo que o grupo não se atrase ainda mais na adopção das melhores práticas que minimizam a sua pegada ambiental, através da diminuição do consumo de combustível. Em seu lugar refere que o grupo tem que “apostar nos conteúdos de lazer em suporte digital, como o canal de bordo, se possível”.

Notícia: «Jornal da Madeira» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Hoje é «Dia F» na blogosfera azórica: dizemos "não!" aos atentados/crimes ambientais perpetrados em todas as Fajãs do Calhau do Mundo!!!

Na manhã de hoje, dia 5 de Março, os deputados da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho (da Assembleia Regional) visitam a Fajã do Calhau e a obra do caminho de acesso a partir de Água Retorta. Esses deputados terão oportunidade de ver o "projecto" que até agora tem sido sonegado a todos os que têm contestado aquele crime ambiental.

Hoje à tarde, os deputados regionais vão reunir com os autarcas (presidente da Câmara Municipal da Povoação e presidente da Junta de Freguesia de Água Retorta) e ainda com a Associação de Amigos da Fajã do Calhau.

Amanhã, dia 6 de Março, na Delegação da Assembleia Legislativa Regional, em Ponta Delgada [ilha de São Miguel], esses mesmos deputados vão ouvir o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar (por vídeo-conferência) e o Director do Laboratório Regional de Engenharia Civil.


Fonte: «Fiat Lux * Carpe Diem».

Nota editorial: demonstrando a nossa plena solidariedade e o nosso apoio integral à denúncia do atentado ambiental perpetrado nas obras do caminho de acesso à Fajã do Calhau, o «Fórum ilha das Flores» durante todo este «dia F» (e de forma absolutamente excepcional) terá unicamente este texto publicado na sua página de entrada [todos os outros textos até agora publicados est(ar)ão disponíveis somente nos nossos arquivos (aqui ao lado, na barra lateral direita)].
Amanhã retomaremos o nosso "visual" habitual.

Saudações florentinas!!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Convento de São Boaventura terá obras

450 mil euros é esta a verba que será investida pelo Governo Regional naquela infraestrutura da ilha das Flores.

Cerca de 450 mil euros é o montante a ser investido no Convento de São Boaventura, na ilha das Flores. O investimento será feito em obras de conservação, beneficiação e requalificação das coberturas do convento, que acolhe o Museu da ilha das Flores.

Com um prazo de execução de três meses, a intervenção foi adjudicada à empresa Castanheira & Soares, por despacho do chefe do Executivo [Regional].

Notícia: «Jornal Diário» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Jovens florentin@s estão desde 2005 sem ensino profissional na própria ilha

Os alunos [com residência na ilha das Flores] que pretendam obter esse grau de especialização profissional têm de prosseguir os seus estudos na ilha de São Jorge, uma situação que desagrada a algumas famílias [florentinas].

Sem alternativa, os jovens da ilha das Flores, no Grupo Ocidental do arquipélago açoriano, têm de prosseguir os seus estudos no ensino regular e como a Escola Profissional não lhes está acessível na própria ilha, [esses jovens florentinos] têm de sair [da sua ilha natal] para estudar [numa outra ilha] para o exercício de uma profissão, o que já foi considerado pelo deputado [regional] Paulo Rosa, como uma discriminação inadmissível.

A Escola Profissional da ilha das Flores foi um projecto acarinhado pela Câmara Municipal de Santa Cruz, mas depois da sua fundação, em 2003, as instalações demoraram a ser adaptadas ao ensino profissional, tendo, aliás, desde logo, sido comentadas as condições que então se proporcionavam aos alunos.

A Escola Profissional da ilha das Flores funcionou com base num protocolo mantido com a Escola Profissional de São Jorge, um protocolo que está por cumprir em pleno, uma vez que os alunos [florentinos] continuam sem acesso a esse tipo de ensino na ilha mais ocidental do arquipélago.

O ensino profissional conheceu na Região Autónoma uma grande procura, nos últimos anos, tendo conseguido uma elevada percentagem de alunos e uma significativa taxa de empregabilidade.

Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!