terça-feira, 28 de julho de 2009

Navio "Viking" já est[ar]á operacional

O navio "Viking", ainda aportado em Falmouth, no sul de Inglaterra, aguarda agora por melhoria das condições de navegação, para que seja dada ordem de partida para o Arquipélago.

Após alguns avisos de chegada do [navio] "Viking" à Região, a AtlânticoLine anunciou [ontem] que o navio já se encontra operacional, tendo sido submetido a uma intervenção na proa, devido a um rombo verificado quando o navio se encontrava já a caminho de Ponta Delgada [ilha de São Miguel]. A avaria num dos compartimentos da proa terá sido provocada pelo mau tempo e pela forte ondulação que se fez sentir, no trajecto entre Liverpool e Ponta Delgada.

De acordo com a AtlânticoLine, o rombo na proa nunca colocou em causa a navegabilidade do navio ["Viking"], tendo sido reparada no passado sábado. Assim, de acordo com a empresa de transportes marítimos, o [navio] "Viking" encontra-se já devidamente autorizado pelas entidades competentes, a [britânica] Maritime and Coastguard Agency (MCA) e a [italiana] Registro Italiano Navale (RINA), a retomar a viagem.

A AtlânticoLine aguarda agora a melhoria das condições atmosféricas adversas que se fazem sentir no local, de forma a dar ordem de largada do navio rumo a Ponta Delgada. Segundo avançou em comunicado, o “incidente agora verificado não irá provocar qualquer alteração dos horários ou qualquer modificação ao planeamento previsto pela AtlânticoLine para a utilização do navio "Viking" na operação de transporte marítimo inter-ilhas de passageiros e viaturas”, nos Açores.

Refira-se que a chegada do [navio] "Viking" estava prevista para o passado domingo.


Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental», «Diário Digital», «A União» e jornal «Destak».
Em sentidos diferentes, podemos ler duas outras notícias: o «Diário Insular» [com leitura apenas possível para assinantes] noticia que a "data de chegada do navio “Viking” [está] envolta em silêncio", enquanto a RDP/Antena 1 Açores informa que "a AtlânticoLine garante que a primeira viagem [do navio "Viking"] realiza-se a 7 de Agosto entre a Praia da Vitória e as Velas (de São Jorge), tendo o navio sido obrigado a voltar para a Inglaterra quando já viajava para os Açores depois de ser descoberto que metia água junto a uma das hélices".
Saudações florentinas!!

CDS/PP quer saber [qual o ponto da situação] do processo de iluminação da pista do Aeroporto da ilha das Flores

O deputado do CDS/PP dos Açores, Paulo Rosa, quer saber para quando prevê o Governo Regional dos Açores certificar a iluminação da pista do Aeroporto da ilha das Flores, no Grupo Ocidental do arquipélago.

Os centristas pretendem saber ainda mais, ou seja, se o Aeroporto da ilha das Flores vai ou não possuir um equipamento ILS [Instrument Landing System, em inglês], que permita a redução do número de cancelamentos de voos para aquela ilha.

As perguntas são colocadas em requerimento entregue [no passado mês de Maio] ao Parlamento [regional] açoriano, em que o deputado [florentino] Paulo Rosa afirma que "o Aeroporto da ilha das Flores é um dos mais penalizados da Região, devido a constrangimentos atmosféricos, designadamente, ventos fortes e reduzida visibilidade".

O deputado centrista [Paulo Rosa] diz também que, depois do pôr-de-sol, os aviões civis não podem operar naquele Aeroporto, pelo facto do sistema de iluminação [ainda] não se encontrar certificado. O parlamentar florentino recorda que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou, a 8 de Junho de 2000, ou seja, há 9 anos, um Projecto de Resolução da autoria do CDS/PP, onde constavam, exactamente, recomendações ao Executivo regional sobre a iluminação do aeroporto da ilha e a instalação do sistema de ILS.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Novos aviões Dash Q200 da SATA começam hoje a voar com passageiros

O voo SP-578 com hora marcada de partida para as 11 horas [da manhã] desta segunda-feira [hoje], saindo do Aeroporto João Paulo II com destino à Horta e ao Corvo, marca o ‘take-off’ comercial dos Dash Q200 ao serviço da SATA Air Açores.

A partir de[sta] segunda-feira [hoje] e depois da certificação das duas aeronaves de fabrico canadiano, emitida na [passada] sexta-feira [dia 24] pelo INAC - Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P., os Dash [Q200] passam a voar com passageiros e carga a bordo. Preferencialmente de e para as ilhas dos grupos Central e Ocidental do arquipélago. Isso mesmo reafirmou o porta-voz do Grupo SATA, José Gamboa, ao [jornal] «Açoriano Oriental».

Questionado sobre o início dos voos comerciais dos [Dash] Q200 que chegaram à Região há cerca de dois meses, José Gamboa reafirmou a intenção da companhia de colocar estes dois modelos de avião a servir, principalmente, as rotas para as ilhas do Corvo, Flores, São Jorge e Graciosa. Apesar de transportarem menos passageiros (37) do que os ATP, [os Dash Q200] têm uma maior capacidade de carga. Isto porque mais facilmente se ‘transformam’ lugares [vagos de passageiros] em espaço para carga (em versão cargueiro).

No entanto, no caso do Dornier que efectua os voos para a ilha do Corvo e que a partir de agora passa a ficar em terra, [os Q200] também aumentam a oferta de transporte de passageiros. O Dornier mantem-se, porém, como parte integrante da frota da SATA Air Açores que - desde sexta-feira com a emissão do Certificado de Operador Aéreo (COA) pelo INAC - passa também a incluir os dois [Dash] Q200 da Bombardier. Refira-se que o COA valida e identifica a frota das companhias aéreas.

Apesar do atraso ocorrido nos processos de certificação e registo destas duas aeronaves [Q200] para que pudessem operar no espaço aéreo português, o início dos voos comerciais ocorre, segundo o porta-voz da SATA, num período de tempo que era o expectável. O atraso resultou do facto de nenhum destes modelos de aeronave fabricada no Canadá voar regularmente em espaço europeu. Ou seja, não tinham - por assim dizer - ‘ficha’ aberta.

Recorde-se que o contrato do Grupo SATA com a Bombardier prevê a entrega de quatro Q400 Next Generation (de 80 lugares), para além dos dois Q200 que foram entregues em Maio último. As duas aeronaves que agora iniciam os voos comerciais foram remodeladas pela Bombardier. Até então, voavam em Seattle, nos Estados Unidos da América, para a Horizon Air. Estes dois aviões e os [outros quatro] que vão ser entregues a partir do princípio do [próximo] ano ([e que ainda estão] em fabrico), vão gradualmente substituir a actual frota da transportadora aérea regional, constituída por cinco ATP (de 60 lugares) e o Dornier (de 18 lugares). A aquisição [destas seis aeronaves Dash] representa, no global, um investimento de cerca de 70 milhões de euros.

As tripulações que vão operar os Dash receberam formação no Canadá e nos últimos meses têm vindo a realizar [diversos] voos de teste inter-ilhas [açorianas].


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

domingo, 26 de julho de 2009

Distinção internacional atribuída à divulgação da Astronomia... nos Açores

A Comissão Internacional do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) decidiu premiar a dedicação dos milhares de astrónomos amadores e profissionais que deram corpo à iniciativa «100 horas de Astronomia», no passado mês de Abril, e Portugal recebeu duas d[ess]as distinções.

Ana Mourão levou a astronomia ao ponto mais ocidental da Europa, pelo seu empenho em "pôr a ilha das Flores no mapa do Ano Internacional da Astronomia 2009" e em "ultrapassar o isolamento". A especialista do CENTRA, unidade de investigação do Instituto Superior Técnico [IST], foi galardoada na categoria «Participação Individual Marcante».

Em apenas uma semana e após 21 voos e cinco viagens de barco, à mercê do mau tempo, Ana Mourão e a equipa do CENTRA promoveram observações astronómicas e nove palestras científicas em seis das ilhas dos grupos ocidental e central dos Açores, reunindo mais de mil estudantes.

"Este tipo de iniciativas é um modo de apoiar as escolas e de fazer notar que as barreiras geográficas, que por vezes justificam a insularidade, podem e devem ser ultrapassadas. No nosso caso, permitiu mostrar que estamos todos no mesmo planeta", esclarece Ana Mourão.

Graças ao apoio do grupo de Astronomia do Núcleo de Física do IST e dos docentes das diferentes ilhas, a investigadora conseguiu responder ao entusiasmo de estudantes que, pelo seu isolamento geográfico, raramente têm oportunidade de participar em eventos desta natureza.


Curiosidade latente

Na ilha das Flores, por exemplo, todos os alunos do 4º ao 12º ano assistiram às celebrações das «100 Horas de Astronomia» e no fim da palestra proferida na Escola Básica e Secundária das Flores – intitulada «Os Filhos das Estrelas», em que se falou do Big Bang, de quarks e leptões, das galáxias e do pó de estrelas – os alunos ouviram e intervieram.

No final, pediram: "Senhora, conte mais uma história!". E a sessão teve de continuar, desta vez procurando dar responder a "Por que é que a Lua não cai?", recordou Ana Mourão.

A investigadora do CENTRA reconheceu: "Isto dá-nos a confirmação de que estamos no caminho certo e que vale a pena trabalharmos com dedicação". Acrescentou ainda que "o Instituto Superior Técnico é conhecido pela sua grande dinâmica e cultura empreendedora".


Notícia: portal «Ciência Hoje», RTP/Antena 1 Açores e «Diário Insular» [com leitura apenas possível para assinantes].
Aquando da realização dos referidos eventos sobre astronomia, havíamos publicado dois textos para divulgação dos mesmos: "«100 horas de Astronomia» na Escola" e "Ilha das Flores celebra durante 2 dias o Ano Internacional da Astronomia 2009".

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

"Viking" chega este fim-de-semana...

Contudo, a AtlânticoLine não adianta [nenhum]a data para o início da operação [de transporte marítimo de passageiros e viaturas] inter-ilhas deste navio.

O [navio] "Viking" partiu [na tarde de ontem] do porto de Liverpool, no Reino Unido, com destino a Ponta Delgada, ilha de São Miguel, estando prevista a sua chegada aos Açores na madrugada de[ste] sábado [amanhã] para domingo, indica a AtlânticoLine em comunicado de imprensa. Contudo, e depois de contactada pela redacção do «Jornal Diário», a empresa responsável pelo transporte marítimo inter-ilhas ainda não consegue avançar com uma data para o início da operação do "Viking" nos Açores.

O navio que vai reforçar as ligações marítimas [inter-ilhas açorianas], a par com o "Express Santorini", passou nas [novas] inspecções realizadas pela [britânica] Maritime and Coastguard Agency (MCA), pelo Registro Italiano Navale (RINA) e pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM). O navio "Viking", com bandeira inglesa, foi construído em 1997 pelos estaleiros [italianos] Fincantieri, e encontrava-se actualmente sedeado em Liverpool. Tem cerca de 100 metros de comprimento e atinge uma velocidade de serviço de 35 nós. O "Viking" operará sob o Sistema de Gestão de Segurança da AtlânticoLine, recentemente certificado pela MCA.

Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental», RTP/Antena 1 Açores, edição on-line do semanário «Expresso», «Jornal de Notícias», notícias.RTP.pt, revista «Visão» e jornal «A União».
Ainda sobre o serviço a ser prestado este Verão pela AtlânticoLine, deve também ler-se uma outra notícia do «Açoriano Oriental»: "Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e AtlânticoLine assinam plano de cooperação [para garantir a segurança dos passageiros, no caso de um eventual acidente com algum dos navios da AtlânticoLine]".

Saudações florentinas!!

Governo Regional admite recrutar mais vigilantes da natureza (se necessário)

O Governo Regional dos Açores reafirmou a sua aposta nos vigilantes da natureza, admitindo que possam ser recrutados mais destes guardas das zonas de interesse ambiental, à medida que forem sendo criados os parques naturais de ilha.

possível que se aumente em algumas ilhas o número de vigilantes da natureza, como é o caso do Pico, onde há carência", afirmou o secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, em declarações à Agência Lusa.

Actualmente, o arquipélago conta com cerca de 30 vigilantes da natureza, uma carreira criada há nove anos para cuidar das zonas de interesse ambiental. Aos vigilantes da natureza compete sensibilizar as populações para a preservação do ambiente, mas também monitorizar os recursos naturais, nomeadamente nos domínios hídricos, do património natural e da conservação da natureza.

No passado mês de Maio, o PSD/Açores manifestou preocupação com as condições de trabalho destes profissionais, apresentando o exemplo da ilha do Faial, onde os vigilantes da natureza se encontram "impossibilitados de trabalhar no terreno e exercer cabalmente as suas funções por falta de viatura".

Contactado pela Agência Lusa, o deputado [regional] social-democrata Luís Garcia disse estar "muito preocupado" com a utilidade destes profissionais, atendendo à "falta de meios e de formação específica". O PSD/Açores criticou ainda o que entende ser a "sobreposição de funções" com a Inspecção Regional do Ambiente e as novas acções desenvolvidas pela GNR na área da protecção da natureza.

O secretário regional do Ambiente desvalorizou a questão, assegurando que as competências dos vigilantes da natureza "não foram esvaziadas" e que "não há incompatibilidade de funções", já que estes funcionários regionais têm "uma missão pedagógica e de orientação em áreas naturais sensíveis".

"A natureza policial e punitiva cabe à GNR e aos inspectores [regionais] do ambiente", frisou Álamo Meneses, para quem os vigilantes da natureza são "uma carreira com futuro, que tem apostado na qualificação crescente dos seus profissionais". Nesse sentido, salientou que à medida que forem sendo instalados os parques naturais de ilha, estruturas destinadas a gerir zonas de interesse natural, serão reforçados os meios humanos e materiais necessários ao bom desempenho desta função [de vigilante da natureza].

Actualmente, os Açores contam com seis parques naturais instalados, estando em vias de criação os parques [naturais] das ilhas Terceira, São Jorge e Flores.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Diário de Notícias» e «Correio do Minho».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ampliação do Matadouro das Flores

O Governo [Regional] dos Açores vai investir mais de 1,6 milhões de euros na ampliação do Matadouro da ilha das Flores, cuja empreitada terá um prazo de execução de 10 meses.

As obras de remodelação e ampliação da unidade de abate [de gado] na ilha das Flores, que está implantada na zona dos Vales, em Santa Cruz, visam dotar aquelas instalações de um sector de desmancha, incineração de subprodutos e despojos, aumentando igualmente a capacidade de frio existente.


Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A ilha das Flores no "You Tube" (XIII)


Voltamos a encontrar no «You Tube» [sítio de partilha de vídeos na internet] algumas imagens relativas à ilha das Flores, desta vez um pequeno "filme" da primeira aterragem nas Flores dos novos aviões da SATA, sendo o vídeo da autoria de "anbc76" [que se identifica como Bruno Costa], tendo a seguinte descrição para o seu "filme": «Primeira aterragem na ilha das Flores dos "novos" Dash Q200 da SATA, no dia 02/06/2009 cerca das 11h43. Vento fresco de NO com um pouco de variação.»
Saudações florentinas!!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Caveira irá ter nova sede da Junta

O executivo regional vai comparticipar com 252 mil euros na construção de cinco novas sedes de Juntas de freguesia em quatro ilhas dos Açores, que envolvem um investimento global de cerca de 532 mil euros.

Este apoio abrange a construção das novas sedes das Juntas de freguesia de Santa Bárbara (concelho da Ribeira Grande) e Ribeira Seca (concelho de Vila Franca do Campo), ambas na ilha de São Miguel; Porto Judeu (concelho de Angra do Heroísmo), na Terceira; Pedro Miguel (concelho da Horta), no Faial; e Caveira (concelho de Santa Cruz), na ilha das Flores.

Segundo Sérgio Ávila, vice-presidente do executivo [regional], estes apoios justificam-se porque "só com boas estruturas e condições dignas de funcionamento é possível servir com eficiência e eficácia" os cidadãos. Nesse sentido, considerou que o papel das Juntas de freguesia, "pela sua proximidade com os cidadãos, é fundamental para o desenvolvimento social e económico".


Notícia: «Açoriano Oriental», «Diário de Notícias» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Navio "Viking" navegará nos Açores mas [só] não se sabe [ainda] quando...

Neste momento, está a decorrer a reparação na fissura encontrada no tanque de combustível [para viagens] de longo curso [do navio "Viking"].

O segundo navio fretado pela AtlânticoLine, para a operação de transporte marítimo de passageiros e viaturas inter-ilhas [para este Verão], será mesmo o "Viking". Isto a avaliar pelo comunicado emitido pela empresa.

No documento, a AtlânticoLine informa que o navio "Viking" não iniciou a actividade na data prevista por ter sido encontrada uma fissura com cerca de 30 centímetros no tanque de combustível [para viagens] de longo curso, quando o navio se preparava para efectuar o trânsito para os Açores, conforme já tinha sido dado nota na passada sexta-feira [dia 10].

Posto isto, a AtlânticoLine confirma que “depois de várias inspecções, a solução preconizada pela entidade certificadora Registro Italiano Navale (RINA) consiste na aplicação de um reforço de cerca de 120 centímetros [na fissura do tanque de combustível]”. No referido documento [da AtlânticoLine] é mencionado que “após esta aplicação a RINA recomenda, igualmente, a realização de um teste pneumático ao tanque para garantir a eficácia da reparação”.

Desta forma, a reparação proposta para o [danificado] tanque de combustível já se iniciou e prevê-se que esteja concluída em breve, para em seguida ser realizado o teste pneumático ao tanque [do navio "Viking"] e, posteriormente, serem realizadas as habituais inspecções, quer pelas autoridades inglesas, quer pelas [autoridades] portuguesas.

A data de início de operação do navio "Viking" [nos Açores], afirma a AtlânticoLine, “será divulgada logo após a realização de todas as inspecções e a garantia que o navio se encontra em perfeita e total segurança para a operação deste ano na Região”.

Notícia: «Jornal Diário» e «Açoriano Oriental».
Ainda sobre a temática do serviço de transporte marítimo de passageiros e viaturas inter-ilhas açorianas, de salientar algumas outras notícias do «Açoriano Oriental»: (#1) "Governo [Regional] mantém confiança na administração da AtlânticoLine", (#2) "Governo [Regional] vai reavaliar [toda a] operação marítima [através dum estudo a ser encomendado pela AtlânticoLine a uma consultora internacional da especialidade]", (#3) "[Partidos da] Oposição critica[m] o 'timing' do estudo [que ainda será encomendado]" e, por fim, "[Navio] Atlântida pode [vir a] operar nas ilhas [açorianas, por proposta dum empresário privado]".

Saudações florentinas!!

domingo, 19 de julho de 2009

Audiência mensal do «Fórum ilha das Flores»: mais uma(s) subidinha(s)...

Já vos havíamos dado conta das cem (100) mil visitas únicas ao «Fórum ilha das Flores» [alcançadas em Dezembro último], posteriormente reportamos também o ultrapassar das cento e cinquenta (150) mil visitas a este blogue [atingidas no pretérito mês de Junho].

Quanto aos máximos de audiência mensal do «Fórum ilha das Flores» [nos seus dois itens: visitas únicas e páginas vistas], temos tido paulatinas e regulares subidas (recordes) nos últimos meses: em Março, em Abril, em Maio... e também em Junho (o mês passado): 10.611 visitas únicas (dando 354 em média por dia) e 17.230 páginas vistas (resultando em 574 diariamente).

Saudações florentinas!!

Observações astronómicas no Ocidente

Notícia: portal «Ciência Viva».
Nesta sexta-feira e sábado, também aconteceram observações astronómicas nas Lajes, incorporadas na Festa do Emigrante. Por sua vez, nesta terça-feira (dia 21) deverão fazer-se observações astronómicas no Corvo.
Saudações florentinas!!

Alunos florentinos vão visitar Bruxelas

A equipa da Escola Básica e Secundária das Flores, vencedora do concurso «Europa Quiz», promovido pelo Governo [Regional] dos Açores através do gabinete do subsecretário regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, no âmbito das comemorações do Dia da Europa [9 de Maio], desloca-se a Bruxelas, a partir da próxima segunda-feira [amanhã, dia 20], para uma visita de estudo [com a duração] de quatro dias.

A sessão final [do concurso «Europa Quiz»], que decorreu no [passado] dia 8 de Maio na Escola Secundária Tomás de Borba [na ilha Terceira], com a presença do secretário regional da Presidência, foi disputada entre nove equipas finalistas, uma de cada ilha do arquipélago, apuradas numa primeira fase do concurso, na qual foram apresentados trabalhos em suporte multimédia sobre o tema «Energia e Alterações Climáticas».

Os alunos Liliana Meireles, Claúdio Gomes e Tércio Machado, da equipa ‘Cubres’, que se fazem acompanhar pela professora Maria Isabel Duarte, vão visitar diversos locais da capital belga, bem como instituições e organismos da União Europeia, como o Parlamento Europeu e o Comité das Regiões.

Notícia: Açores.net e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

sábado, 18 de julho de 2009

Saudade e Poesia #4

Esperança desfeita

Desfez-se um sonho que antes tivera,
Qual sonho; ficcional ou quimera,
Num túnel obscuro, falsa esperança;

Derramou reflexos na escuridão,
Embebido nas trevas duma ilusão,
Procurando um fim que não alcança.


Subi ao cume; desse alto monte,
Procurei ver à distância o horizonte,
Fascinou tal 'panorama' deslumbrante;

Eu vi subir a luz tão lentamente,
Depois, foi descendo para o poente,
E cada vez me ficava mais distante.


Certo dia tentei ver a nova luz;
Pachorrento; à sua espera me pus,
Julgando ver os jorros nascer igual;

Enganei-me; esse brilho jamais voltou,
Pesadas nuvens pretas a vedou,
Ameaçando violento temporal.


Refiro-me ao alto monte o coração,
O horizonte, o amor e a paixão,
Que o temporal destruiu tal tesouro;

Desfez-se a esperança que antes viveu,
Que depois de dissipada me pareceu,
Que no mundo nem tudo o que luz é ouro.



Denis Correia Almeida
Hamilton, Ontário, Canadá

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Planos de ordenamento para as lagoas

O Governo [Regional] dos Açores mandou proceder à elaboração dos planos de ordenamento das bacias hidrográficas de onze lagoas: sete da ilha das Flores e quatro de São Miguel.

Serão elaborados planos de ordenamento das bacias hidrográficas de onze lagoas açorianas. A decisão consta de duas resoluções do Conselho do Governo [Regional] e abrange as lagoas Branca, Negra, Funda, Comprida, Rasa, da Lomba e dos Patos, na ilha das Flores, e [as lagoas] do Fogo, do Congro, de São Brás e da Serra Devassa, em São Miguel.

Com a elaboração destes instrumentos de gestão territorial de natureza especial o executivo [regional] açoriano visa potenciar “a adopção de um sistema integrado de gestão territorial e de recursos hídricos”. Na opinião do Governo [Regional], esta iniciativa traduz “a consciência da importância do planeamento territorial e do planeamento dos recursos hídricos integrados”.

Notícia: «Jornal Diário», edição on-line do semanário «Expresso», «Diário dos Açores», revista «Visão» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Já anteriormente havíamos publicado dois artigos sobre esta mesma temática: «Lagoas das Flores [estão] eutrofizadas, resposta do Governo [Regional] remete para 2015» e «Lagoas... já no ano 2000 o Governo Regional socialista andava a tratar de tudo e estávamos no bom caminho...».

Saudações florentinas!!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Associação apela ao recenseamento dos imigrantes nos Açores para acabar com "invisibilidade política" de estrangeiros

A Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) lançou [hoje] a campanha «Quem não vota, não conta», que pretende sensibilizar os cidadãos estrangeiros para a importância do recenseamento eleitoral, que lhes permite uma participação mais activa na vida política.

No arquipélago dos Açores vivem mais de cinco mil cidadãos estrangeiros em situação legal, num total de 44 nacionalidades, mas apenas estão inscritos 46 nos cadernos eleitorais.

Para a AIPA, esta situação resulta numa "invisibilidade política" da comunidade imigrante, que se traduz num "gigantesco défice de participação".

Com a realização desta campanha, a AIPA espera aumentar para cerca de 1.500 o número de cidadãos estrangeiros recenseados nos Açores, especialmente brasileiros e cabo-verdianos, que são as principais comunidades imigrantes no arquipélago.

Para facilitar o recenseamento eleitoral dos cidadãos estrangeiros, a AIPA também contactou todas as Juntas de freguesia dos Açores, no sentido de as sensibilizar para a importância desta campanha.


Notícia: «Açoriano Oriental», RTP/Antena 1 Açores, edição on-line do semanário «Expresso», revista «Visão» e «Jornal de Notícias».
Saudações florentinas!!

«Preto no Branco» #30 ::parte 4 de 4::

7. Existe quem, muitas vezes, a coberto do anonimato e de forma aleivosa, ofende o bom nome e a dignidade de pessoas e/ou entidades, propagandeando a mentira, a insídia, o insulto gratuito, a mais vil estupidez e a devassa da vida privada?

Pois, esse é o grande problema.

E se há alguém que se poderia queixar seria o próprio autor destas linhas.

Com efeito, já algumas medidas foram tomadas para filtrar determinado tipo de linguagem e comentários repugnantes a todos os níveis. Neste momento, já foi introduzida a “moderação” que, na altura, tantas resistências levantaram por parte de alguns. Sempre fui a favor da existência da moderação. Talvez possam ainda aperfeiçoar-se mecanismos para que se torne mais eficaz.

Agora, há que clarificar o seguinte:

Não se pode confundir as peças publicadas e assinadas com certos comentários que se lhes seguem. Essa confusão à partida desvirtua completamente qualquer discussão, que possa e deva ser feita com inteira propriedade. Por outro lado, não se pode tomar “a árvore pela floresta” – isso seria malbaratar o trabalho e a salutar acção cívica de muitos.

Por isso, das duas, uma:

Ou se fechavam os blogues todos – o que é manifestamente impossível – ou se faz um esforço colectivo no sentido de maximizar as suas virtudes e minorar os seus efeitos perversos.

Alguém acha que sem blogues ou antes destes não existiam anonimatos, aleivosias, ofensas ao bom nome e à dignidade de pessoas e/ou entidades, propagação de mentiras, insídias, insultos gratuitos, vis estupidezes e devassas da vida privada? Essa batalha é da comunidade inteira, passa pelos blogues, mais é muitíssimo mais vasta. Aplica-se a tudo e a todos, em qualquer lado e por todas as formas.


Relativamente à questão da “reputação”, reiteramos as nossas palavras do primeiro «Preto no Branco», de 22 de Fevereiro de 2007:

“... Procurará ser um olhar crítico e responsável. Independente e justo. Que não visa o sujeito, antes agarra o seu predicado e visa sugerir adequado complemento directo...”
.

Ora, se em vez disto, a “reputação” equivaler ao silêncio dos manhosos e à negação em assumirmos as nossas posições, contrariando-nos, então, melhor será dispensá-la, pois, desse modo, ela há-de valer bem pouco!

Passadas 30 publicações e após um hiato nos últimos tempos, o «Preto no Branco» prossegue “dentro de momentos”...


Ricardo Alves Gomes

«Preto no Branco» #30 ::parte 3 de 4::

4. O blogue, em geral, tem vindo a ganhar ou a perder qualidade e força de expressão?

Tem vindo a ganhar qualidade e força de expressão.

A qualidade é sempre discutível e, portanto, subjectiva. Sobretudo, se dissociarmos “qualidade” de índices de visitas.

Pessoalmente, acho que a diferença qualitativa para melhor do «Rocha dos Bordões» para o «Fórum ilha das Flores» é notória e que o próprio «Fórum» tem vindo a melhorar aos poucos.

Relativamente à “força de expressão”, a evolução dos números de visitas diárias e mensais falam por si. Não é sequer discutível. É pura estatística.

5. A linha editorial do blogue e as matérias seleccionadas para publicação vão de encontro às convicções e posições do autor do «Preto no Branco»?

Umas vezes, sim. Outras, nem tanto.

Todavia, a maioria das matérias seleccionadas para publicação têm pertinência. Veja-se a importância dada às questões ambientais, por exemplo.

Não nos esqueçamos que o blogue não é feito por profissionais – o que significa dizer que depende, em exclusivo, da boa vontade dos seus colaboradores e que estes, a troco de nada, perdem muito do seu tempo a recolher e a preparar matérias que, de outro modo, seriam completamente esquecidas.

Também é bom que se diga que independentemente da minha concordância com esta ou aquela posição publicada, o certo é que essas peças são assinadas e, quando o não são, ficam à responsabilidade da administração.

Agora, há uma coisa que é sagrada – nunca, mas nunca, senti qualquer tipo de reserva, entrave ou censura a qualquer das rubricas que subscrevi! E esse é um valor absoluto que este blogue observa – o pluralismo e a liberdade de expressão.

6. O autor destas linhas entende a sua participação como maléfica e perniciosa para a comunidade, reunida on-line através do blogue?

Claro que não.

Se assim fosse não participaria, como é óbvio.


Ricardo Alves Gomes

«Preto no Branco» #30 ::parte 2 de 4::

Mais tarde, reflectindo, ao ponderar, a cogitação assentou nas respostas às seguintes questões:

1. Por natureza, na sua essência, os blogues do tipo do «Fórum» são o quê?

São contra-poderes.

Tal como a imprensa, primeiro, a rádio e a televisão, depois, as novas tecnologias, através da internet, vieram proporcionar o aparecimento massivo e à escala global de blogues, que passaram a acoplar-se nessa coisa brutal chamada “media” e que, por natureza e na sua essência, sempre funcionaram como contra-poderes.

Para os mais críticos em relação à blogosfera, ou quem não perceber, bastará o exemplo máximo – dizer apenas que a vitória de Obama nas últimas eleições presidenciais dos E.U.A. foi decisivamente alavancada pelos ventos de mudança divulgados em blogues de todo o mundo.

2. O facto do blogue «Fórum ilha das Flores» existir, tal como tem vindo a assumir-se, é positivo ou negativo?

É positivo.

Apesar de todos os defeitos e críticas que se lhe possam apontar, o certo é que só pode ser positiva a existência do «Fórum ilha das Flores».

Desde logo, porque constitui um complemento diário aos dois jornais mensais que se publicam nas Flores. Depois, pelo seu número de visitas, muito superior aos leitores daqueles órgãos, sendo ainda de considerar que falamos de uma ilha no extremo do Arquipélago (com múltiplas comunidades de naturais da ilha, espalhadas por vários países, em número consideravelmente superior aos residentes nas Flores).

3. A blogosfera açoriana em geral, e a presença viva de novas formas de comunicação relativas às Flores em particular, ficariam a ganhar ou a perder, caso quem colabora no blogue “desertasse”, “secando-o ou tornando-o residual”?

Ambas ficariam a perder.

A blogosfera açoriana perderia o blogue de referência da ilha das Flores, que nada fica a dever aos seus congéneres insulares. Basta passar os olhos por aquilo que vai sendo feito na matéria por “essas ilhas abaixo”...

As Flores, em particular, e salvo o respeito devido aos outros blogues existentes, pura e simplesmente deixariam de marcar presença na blogosfera. Será que isso seria um bem para a comunidade? A pensar assim, em última análise, também não teria cabimento reclamar o cabo de fibra óptica...


Ricardo Alves Gomes

quarta-feira, 15 de julho de 2009

«Preto no Branco» #30 ::parte 1 de 4::

Reputação

Há dias, em conversa privada, com alguém que desempenha funções públicas de elevada responsabilidade na ilha, (que por elementar princípio deve ser mantida sob reserva no essencial, por ter sido, para além do mais, franca e amistosa), às tantas perguntava se podia dar um conselho ao autor destas linhas, a propósito do que subscreve neste blogue.

Pois, “... com certeza, faça favor, aceito de bom grado...”. Um conselho é sempre bem-vindo e prova, pelo menos, algum respeito e consideração.

Disse, então, mais ou menos isto - “... que achava estranho, que não entendia a falta de cautela na exposição, que outras pessoas também já lhe haviam comentado o mesmo... como é que uma pessoa, até com uma certa categoria, se presta a participar num blogue que é tão maledicente e por vezes chega a ser uma autêntica ventoinha de lama atirada contra tudo e todos, indiscriminadamente, sobretudo quando a coberto do anonimato, etc., ...”.

Resumindo – “... que no lugar deste não alinhava nisso, sobretudo para preservar a reputação...”.

Adiante:

Se fosse há uns tempos, logo teria retorquido com argumentação em sinal contrário.

Todavia, com o amadurecimento que só se vai adquirindo com a passagem por intensas experiências que a vida se encarrega de nos dar, achei sensato referir, em sintonia, que, “... por coincidência, durante este ano de 2009 e até à data, o «Preto no Branco» conta apenas com duas publicações e está, inclusive, em falta com o compromisso assumido da sua regularidade, por um lado... e que, por outro lado, iria aproveitar para reflectir sobre o conselho e ponderar na bem-intencionada sugestão, considerando ainda toda a envolvente do início de mais uma nova etapa profissional e pessoal...”.

Aproveitei ainda para referir que, “... já antes outrem me tinha expresso pessoalmente opinião idêntica, mas que também já recebera manifestações em sentido oposto...”.

E assim passámos a outro assunto, sem que este tenha deixado de ficar a “zumbir” no ouvido, coisa que acaba sempre por interpelar o pensamento.


Ricardo Alves Gomes

terça-feira, 14 de julho de 2009

«Fórum ilha das Flores» faz seis anos!!!

Saudações florentinas!!

Um caso suspeito de gripe A nas Flores

Surgiu, esta segunda-feira [ontem, dia 13], mais um caso suspeito de gripe A nos Açores, sendo que desta vez é na ilha das Flores.

Trata-se de uma menina de 2 anos, que regressou de Boston no passado dia 9 de Julho e que se encontra internada no Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores a aguardar os resultados das análises.

De resto, [presentemente] este é o único caso suspeito na Região. Ao todo estão confirmados, desde a passada semana, 11 casos de gripe A nos Açores.


Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e TV.net.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cartaz da Festa do Emigrante 2009

Mais informações sobre o programa da XXIV Festa do Emigrante, podem ser consultadas no sítio não-oficial (?) da Câmara Municipal das Lajes.
Saudações florentinas!!

domingo, 12 de julho de 2009

"Viking" poderá já nem vir aos Açores...

Foi confirmado pela AtlânticoLine. O navio "Viking" está a ser reparado [em Inglaterra], [e assim] não vai [conseguir] iniciar a operação nos Açores na segunda-feira [amanhã, dia 13].

Está uma vez mais adiada a chegada aos Açores do "Viking", o segundo navio de transporte marítimo de passageiros. O [navio] "Viking" devia chegar aos Açores este sábado, 11 de Julho, para começar a operar na próxima segunda-feira, 13 de Julho [amanhã]. Isso afinal não vai acontecer.

A AtlânticoLine acaba de confirmar que o navio "Viking" está com um problema no tanque de combustível, uma fissura de 30 centímetros. Como essa fissura surgiu no tanque de abastecimento de combustível de longo curso, habitualmente sem utilização, as duas inspecções ao navio "Viking" não a detectaram. Surgiu agora nos preparativos do navio para a sua viagem até aos Açores.

Segunda-feira [amanhã, dia 13] não há [navio] "Viking" [nos Açores], isso é certo, só depois de receber o relatório da avaria e saber quanto tempo demora a reparação [do navio], é que a empresa AtlânticoLine estará em condições de decidir os passos seguintes. Já [na passada sexta-feira, dia 10] nos estaleiros de Liverpool começou a ser reparado o tanque de combustível de longo curso. Fica dependente da nova inspecção que vai ser feita pelas mesmas duas entidades que [anteriormente] não detectaram o problema: a certificadora inglesa - a MCA e pela RINA - Registo Italiano Naval.

Para já, a AtlânticoLine não quer adiantar qualquer alternativa. E enquanto a AtlânticoLine não decide se o [navio] "Viking" vem para os Açores, quando é que vem, ou se a empresa vai recorrer a alternativas. A única certeza é que o [navio] "Express Santorini" vai continuar a garantir o transporte marítimo inter-ilhas, assegurou o presidente da empresa até porque o contrato com a Hellenic Seaways contemplava já essa disponibilidade.

António Raposo confirmou os contactos com a TransMAçor, mas adianta que até segunda-feira [amanhã, dia 13] o [navio] "Ilha Azul" não é alternativa porque não estaria pronto para navegar em 24 horas. Para já a empresa AtlânticoLine está a encaminhar os passageiros que têm marcações até 5 de Agosto, para os novos horários e percursos que estão a ser definidos.

Notícia: RDP/Antena 1 Açores.
Ainda sobre esta mesma temática, leia-se também uma outra notícia do «Jornal Diário»: "Oposição quer inquérito [parlamentar] ao processo de aquisição do[s navios] Atlântida e Anticiclone".

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Serviço de atendimento «Casa Pronta» já está disponível também nas Flores

Desde esta segunda-feira [dia 6], entra[ra]m em funcionamento 11 novos postos de atendimento «Casa Pronta» nas Conservatórias de Registo Predial do país, onde se destaca o concelho de Santa Cruz das Flores.

Com estes novos balcões o serviço «Casa Pronta» passa a estar disponível em 285 postos de atendimento, abrangendo 254 municípios, todos os 18 distritos e as respectivas capitais, bem como as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

O «Casa Pronta» é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de casa (prédios urbanos). Neste balcão é possível pagar impostos, celebrar o contrato de compra e venda, realizar imediatamente todos os registos, pedir a isenção de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou pedir a alteração da morada fiscal.

Notícia: rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

... e é retomado o Festival dos Moinhos

B@nda.com, Chico Ávila e Duo Onda Jovem serão as principais atracções do festival corvino, que se realizará entre os próximos dias 13 e 16 de Agosto.

O Festival dos Moinhos é organizado pela Associação da Juventude do Corvo, em parceria com a Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Milagres. Refira-se que aquele festival foi interrompido por dois anos, devido às “verbas gastas em edições anteriores terem sido muito avultadas”, disse fonte da organização. Desta forma, esta edição do Festival dos Moinhos irá apostar num cartaz menos dispendioso, contando com um orçamento de 30 mil euros.

Para além dos espectáculos musicais, o festival contará também com a participação do grupo de teatro «A Jangada», da ilha das Flores, que irá apresentar a peça “Alguém terá de Morrer”.

Segundo adiantou a organização do evento, as entradas para o Festival dos Moinhos serão gratuitas, assim como o acesso ao campismo no parque municipal. Em relação aos transportes, a organização encontra-se neste momento a tentar estabelecer um protocolo junto da AtlânticoLine, que garanta condições de viagem para aquela ilha de forma mais económica.

Notícia: «Jornal Diário», «A União» e «Azores Digital».
Para cumprir devidamente com a memória, recordemos então como foi o Festival dos Moinhos em 2004 e também como foi no ano seguinte (em 2005).
Saudações florentinas!!

Não haverá «Flores põe-te a mexer»...

É com grande tristeza que comunicamos que este ano não irá realizar-se a segunda edição do Festival «Flores põe-te a mexer»; não por falta de vontade dos elementos [da sua organização], mas porque alguns destes [elementos] não têm possibilidade de estar na ilha [das Flores] aquando da realização do mesmo por motivos profissionais e a falta de tempo para organizar o mesmo é [também] um grande entrave.

Esperamos que a iniciativa volte a repetir-se assim que forem reunidas todas as condições para superar o Festival [«Flores põe-te a mexer»] de 2008.

Declaração da organização no blogue do próprio Festival «Flores põe-te a mexer».

Saudações florentinas!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

É Só Inquietação, Inquietação, Inquietação...

Navio "Viking" (afinal) deverá começar a operar nos Açores... só a 13 de Julho

A operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas dos Açores sofreu mais um contratempo, tendo a AtlânticoLine anunciado que o segundo navio apenas começará a operar a partir de segunda-feira [próxima, dia 13], dois dias depois da data [anteriormente] prevista.

O navio "Viking" deveria ter começado a operar a 22 de Junho mas [ess]a data foi impossível de cumprir devido à necessidade de realizar adaptações [na embarcação], surgindo agora um novo adiamento devido a um acidente que envolveu o piloto que deveria trazer o navio desde Liverpool para Ponta Delgada.

“Um acidente ocorrido com o piloto obriga a que o navio [só] chegue aos Açores a 11 de Julho, iniciando a sua operação na próxima segunda-feira [dia 13]”, refere um comunicado da AtlânticoLine, empresa que gere o transporte marítimo de passageiros entre as ilhas açorianas.

Este adiamento de dois dias implica que os passageiros que tinham previsto viajar para a ilha Graciosa no fim-de-semana, tenham que fazer essa deslocação de avião.

Este é mais um contratempo na operação [de transporte marítimo de passageiros] deste ano, que inicialmente deveria arrancar a 13 de Maio com o navio "Atlântida", tendo a segunda fase [sido programada para ter] início em meados de Junho com o navio "Express Santorini".

Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e «A União».
Ainda sobre a temática do serviço de transporte marítimo de passageiros nos Açores, leiam-se outras duas notícias: "Berta Cabral [presidente do PSD/Açores] defende a abertura de um concurso [público] para a concessão a empresários privados do transporte marítimo entre as ilhas açorianas" e "Ex-administrador [e actual deputado do PS/Açores] acusa a Transmaçor de má gestão [nas ligações marítimas de passageiros no Grupo Central]".

Saudações florentinas!!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Certificação atrasada dos Dash Q200

O processo de certificação dos [aviões] Dash Q200 da SATA Air Açores está atrasado, pelo que o início da operação [comercial destes aviões nos Açores] sofreu atrasos em relação ao prazo inicialmente previsto que apontava para [o mês de] Junho.

Neste momento decorrem dois processos distintos, um com relação às matrículas e outro respeitante às alterações introduzidas nas aeronaves.

No que respeita ao processo de registo das matrículas portuguesas das duas aeronaves Q200, a SATA mantém a expectativa do assunto estar resolvido quarta-feira.

“Até amanhã (quarta-feira) é expectável que as aeronaves fiquem com a matrícula registada em Portugal”, refere a SATA, através do seu gabinete de imprensa.

Em paralelo decorre a certificação de uma série de melhoramentos e alterações a que foram submetidas as aeronaves quando viajavam nos Estados Unidos da América, algo que será mais moroso uma vez que estas alterações são aprovadas por entidades supervisoras norte-americana e europeia.

“O processo [de certificação] está a ser mais lento do que se esperava, devido ao facto da frota Q200 da Bombardier ser nova para voar no espaço aéreo europeu. De qualquer modo, esperamos iniciar a operação [com estes aviões] ainda este mês [de Julho], no máximo dentro de três semanas, com o aval final do INAC”, justifica a mesma fonte.

Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário». Por outro lado, noticia o «Diário Insular» [com leitura apenas possibilitada a assinantes] que o "processo de certificação dos dois aviões DASH Q200 adquiridos pela SATA Air Açores não deverá fica concluído pelo INAC antes de Setembro".
Tendo também relação com esta temática, refiram-se ainda algumas [5] outras notícias: (#1) "SATA vai investir 37 milhões de euros em obras nos aeroportos e aeródromos açorianos", (#2) "Concurso para o serviço público de transporte aéreo [de passageiros nas ligações inter-ilhas, ainda está] sem candidatos", (#3) "Tarifas aéreas mais baratas são possíveis sem [haver] liberalização [do espaço aéreo dos Açores]" e, por fim, (#4) "SATA afirma que não haverá despedimentos nas ilhas da coesão" em resposta à "CDU considerar o encerramento das lojas da SATA nas ilhas da coesão como inaceitável".

Saudações florentinas!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

"Santa Iria" está a ser pintado no Pico

[outras duas fotografias extra]
Encontra-se em pinturas no porto da Madalena do Pico, o navio “Santa Iria”, que normalmente assegura o transporte de mercadorias da ilha das Flores para o Corvo.
Saudações florentinas!!

domingo, 5 de julho de 2009

Novos pólos museológicos abriram a visitas do público no concelho das Lajes

Abriu ao público [no sábado, dia 27 de Junho] a “Casa do Lavrador” e o “Museu dos Lacticínios”, uma aposta das Lajes das Flores para estabelecimento de pontos turísticos e incentivo à economia local.

Uma casa típica das Lajes das Flores e uma antiga cooperativa de produção de manteiga e queijo [na freguesia da Fazenda], reabriram sábado [dia 27 de Junho] transformadas em pólos museológicos para preservar tradições e criar um roteiro turístico naquele concelho.

"A Casa do Lavrador e o Museu dos Lacticínios estavam em ruínas, mas os imóveis foram adquiridos pela autarquia e alvo de obras de recuperação", disse o presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, João Lourenço, em declarações à [Agência] Lusa.

Segundo o autarca [lajense], no caso do Museu dos Lacticínios o espaço resulta da recuperação da "primeira Cooperativa das Flores, que se dedicava à produção de manteiga e queijo [na freguesia da Fazenda]".

Já na vila das Lajes, foi recuperada uma casa típica do concelho das Lajes e adquirido um espólio com vários adereços, como é o caso de um tear, para que "os visitantes possam recordar vivências antigas", indicou [o edil João Lourenço].

"A intenção é ter um pólo museológico em cada uma das freguesias do concelho e assim criar um roteiro turístico", frisou o autarca [lajense], salientando a importância daquele tipo de infraestruturas para atrair visitantes e dinamizar a economia local.

Em Julho a autarquia inaugura ainda o pólo museológico da [freguesia da] Lomba e conta abrir até final do [presente] ano os núcleos da Fajã Grande e Fajanzinha.

Notícia: «Jornal Diário», «Correio dos Açores», «Açoriano Oriental» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

sábado, 4 de julho de 2009

Faleceu o padre José Gonçalves Soares

Na passada sexta-feira [dia 26 de Junho], faleceu aos 82 anos de idade, o padre José Gonçalves Soares, pároco emérito da Fajã Grande, na ilha das Flores.

Filho de José Pimentel Soares e de Emília José Gonçalves Soares. Natural da vila das Lajes das Flores, onde nasceu a 2 de Outubro de 1926, o padre José Soares, após a escola primária, frequentou e concluiu com distinção o Curso de Teologia no Seminário Episcopal de Angra, vindo a ordenar-se sacerdote a 28 de Maio de 1950 na Sé Catedral de Angra, sendo bispo D. Guilherme Augusto da Cunha Guimarães.

Durante os primeiros 15 anos de sacerdócio esteve na ilha do Pico, onde se distinguiu, entre outras coisas, como orador sagrado de qualidade inegável e amante da literatura portuguesa que dominava profundamente. Citava com frequência nas suas pregações a Sagrada Escritura, os padres da Igreja e os autores espirituais da Idade Média, com uma oratória sagrada que prendia a atenção de todos.

Em 1965 foi colocado como pároco da Fajã Grande, na ilha das Flores, tendo exercido o seu múnus sacerdotal enquanto as forças lho permitiram, naquela que é a mais ocidental freguesia de Portugal. Profundo conhecedor da História de Portugal e Universal, o padre Soares era um investigador nato, amante da literatura portuguesa e estrangeira.

Após o 25 de Abril participou e interveio com acalorados discursos e refinado sentido de humor, como era seu timbre, em muitas sessões de esclarecimento sobre a nova situação política do país, naquele que então se denominava Movimento Democrático Florense, tendo ganho, com essas intervenções, amigos e inimigos.

Paz à sua alma.


Notícia: jornal «A União» e secção da Diocese de Angra no portal da Agência Ecclesia.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Gestão (em 2006) do Centro de Saúde de Santa Cruz... está em julgamento

Encontra-se em julgamento no Tribunal de Contas a gestão do ano 2006 do Centro de Saúde de Santa Cruz, na ilha das Flores. A três dos [quatro] membros do Conselho de Administração da altura, é pedida responsabilidade financeira: mais de 2 milhões e 900 mil euros foram gastos sem cabimento orçamental.

2 milhões e 625 mil euros reportam-se a dívidas de anos anteriores e cerca de 300 mil euros são referentes à gestão de 2006, dinheiro aplicado em compras de produtos farmacêuticos, alimentares, meios de diagnóstico, apoio ao tratamento ambulatório e deslocação de doentes.

O Tribunal de Contas está a apurar qual a responsabilidade dos três elementos do Conselho de Administração [do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores]: Emiliana Dias, Fátima Avelar e Olga Mateus. O outro elemento do Conselho de Administração, Carlos Marques, optou por pagar voluntariamente uma multa e, desta forma, não se chega a apurar a sua eventual responsabilidade no caso.

Pelo que ficou dito hoje de manhã no Tribunal, a SaudAçor assumiu o pagamento dos 2 milhões e 625 mil euros, mas o problema é que essa assumpção não foi assumida nas contas de 2006 [do Centro de Saúde], nem relatada ao Tribunal durante o processo de relatório de verificação interna de contas que detectou as referidas irregularidades. As irregularidades dizem respeito a autorizações para pagamentos de despesas sem que o Centro de Saúde tivesse, efectivamente, esse dinheiro.

O Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores já tinha sido sujeito a outras verificações do Tribunal de Contas e em todas [essas verificações internas de contas] tinha sido detectado o mesmo problema, ou seja, pagamentos de despesas sem cobertura orçamental e também em todas as [anteriores] verificações a Administração do Centro de Saúde se tinha comprometido em encontrar soluções para o problema, junto da secretaria [regional] da Saúde.

Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!