domingo, 25 de março de 2012

50% de energia renovável... até 2015

O presidente da Electricidade dos Açores (EDA), Duarte Ponte, afirmou [no passado dia 13] que o "futuro está nas energias renováveis", estimando que em 2015 a energia dos Açores será 50 por cento de fontes renováveis.

"Temos de encontrar novas formas de ter o mesmo nível de vida [mas] gastando energias de fontes renováveis e é isso que a EDA está a fazer neste momento. Cerca de 30 por cento da energia [actualmente produzida nos Açores] é renovável e, se tudo correr bem, lá para 2015 podemos estar num patamar perto dos 50 por cento", frisou Duarte Ponte.

O presidente da EDA salientou ainda que o futuro passa pela chegada de carros eléctricos aos Açores como forma de potenciar as energias renováveis: "estou convicto que os carros eléctricos virão, porque a curto prazo não vejo outra tecnologia pronta a entrar. Fazer 100 quilómetros a gasolina custa cerca de 10 euros, no carro eléctrico custaria apenas dois euros", afirmou Duarte Ponte, acrescentando que as famílias que vivem nas ilhas dos Açores "raramente fazem mais de 100 quilómetros por dia".

O presidente da eléctrica açoriana salientou, por outro lado, que a empresa é parceira de um projecto alemão na Graciosa, que coloca aquela ilha entre as cinco a nível mundial no que diz respeito à autosustentação energética: "é um projecto que temos acarinhado muito e a ideia é ter na Graciosa 75 por cento de energias renováveis, o que é feito à custa da energia eólica, da fotovoltaica e da armazenagem de energias através de baterias", afirmou Duarte Ponte, admitindo que este projecto poderá ser alargado a outras ilhas do arquipélago dos Açores.


Notícia: «Diário dos Açores», SiC Notícias e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Monteiro da Silva disse...

A Ilha das Flores é a que tem mehores condições para ser quase 100% renovável.Para isso importa construir a já muito estudada central hídrica da Ribeira Grande.
Monteiro da Silva

Anónimo disse...

Não basta caminhar-mos para a sustentabilidade energética e para uma ecologia limpa. Há que fazer saber isso aos outros, sobretudo a quem pode comprar o que produzimos.

A sustentabilidade ambiental deve ser posta como meta por duas razões: porque é nossa obrigação contribuir para um planeta mais limpo e porque queremos mais riqueza.

Anónimo disse...

A sustentabilidade ecologica começa no dia em que as pessoas deixarem de comprar carros a gasoleo e gasolina e passarem a comprar carros electricos que ja existem à venda no mercado portugues. Caso do carro de marca REVA. A seguir é construir casa ecologicas e depois, muito importante, agricultura na ilha so biologica e acabar com o uso de pesticidas e herbicidas. Ate la as Flores é uma ilha onde a poluiçao é diaria e nojenta. Ja para nao falar no lixo que se vê por todo o lado. Uma pessoa anda na rua e vê papelada espalhada e porcaria como garrafas de plástico espalhadas por tudo quanto é canto...

MILHAFRE disse...

Felizmente os Açores estão no bom caminho das energias renováveis, pois o futuro está aí e qualquer dia o petróleo passa à História...

Lembro que a nossa EDA, desde a liderança do Prof. Monteiro até à gestão actual, tem sido uma peça fundamental na adopção de fontes energéticas alternativas.