sexta-feira, 13 de abril de 2012

Governo Regional desafia Passos Coelho a explicar atraso na extensão da fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo

O Governo Regional dos Açores desafiou o primeiro-ministro do Governo da República [PSD e CDS/PP], Pedro Passos Coelho, a explicar as razões do atraso na ligação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo, [empreitada] que já tem o visto do Tribunal de Contas.

“O primeiro-ministro [Passos Coelho], que estará nos Açores neste fim-de-semana [para o Congresso Regional do PSD/Açores], deveria explicar porque é que um projecto que tem o visto do Tribunal de Contas não arranca. É um desafio que deixamos ao primeiro-ministro”, afirmou o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

José Contente foi esta manhã explicar à Comissão Permanente de Política Geral da Assembleia Legislativa Regional o que se passa com as comunicações internet de florentinos e corvinos, dependentes da ligação de fibra óptica destas ilhas, processo que regista vários incumprimentos. O responsável governativo regional frisou que a situação “é totalmente da responsabilidade do mau Governo da República”. “O Governo Regional tem mantido a pressão que lhe cabe na defesa intransigente dos interesses dos Açores”, frisou, acrescentando que “o Governo da República tem e deve explicar-se rapidamente”.

Sobre esta situação, que se traduz num serviço limitado de acesso à internet nas duas ilhas do Grupo Ocidental, José Contente denunciou também a “situação de incumprimento” da PT, alegando que “vende um determinado serviço, com uma determinada velocidade, por um determinado preço e depois isso não acontece”. “A ANaCom [Autoridade Nacional de Comunicações] deveria actuar porque é a entidade com autoridade para o fazer”, afirmou.

No início deste ano, José Contente afirmou que os trabalhos para a extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo, as únicas do arquipélago dos Açores que ainda não estão ligadas, deveriam começar até Março [de 2012]. Na altura, o secretário regional recordou que “a obra tem financiamento garantido e já obteve o visto do Tribunal de Contas”, pelo que o executivo açoriano contava com o seu início em breve.

O contrato para a instalação do cabo submarino de fibra óptica foi assinado a 18 de Março de 2011, numa cerimónia realizada na ilha das Flores, a que assistiu o então ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.


Notícia: «Açoriano Oriental», RDP Antena 1 Açores, «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu ainda não vi na Televisão o Passos de Coelho a falar aos Açoreanos.

Anónimo disse...

Ele que vá para Massamá e nos deixe em paz!

Anónimo disse...

Chegou esta madrugada o primeiro iate deste ano ao Porto das Lajes das Flores.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com algumas informações do pingue pongue entre Governo Regional e PSD/Açores nesta temática.

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos voltou a manifestar a sua “incompreensão e estranheza” perante a falta de resposta do Governo da República no atraso do arranque da instalação do cabo de fibra óptica para as ilhas das Flores e do Corvo. José Contente questionou “como é que um processo visado [pelo Tribunal de Contas], portanto cabimentado e garantido o seu financiamento, ainda não avançou?”.

José Contente recordou aliás que “este assunto [ligação das 9 ilhas dos Açores em anel ao cabo submarino de fibra óptica] deveria, quanto a nós, ter ficado resolvido em 1995”, questionando “porque é que se alocam 21,6 milhões de euros de fundos comunitários dos Açores num projecto de 27 milhões de euros e não se obriga a PT a estender o cabo a 9 ilhas?”. Para o governante regional, “o pecado original, quer queiram, quer não, existe e escusam de esconder essa parte da história”.

Entretanto, o PSD/Açores acusou o Governo Regional de ter escondido “que 7 dos concelhos dos Açores não estavam cobertos pelo concurso de acesso à fibra óptica, nomeadamente na componente do acesso à banda larga e à internet de alta velocidade”. O deputado social-democrata Pedro Gomes explicou que “ficaram de fora desse acesso à banda larga os concelhos de Ponta Delgada, da Lagoa, de Vila Franca do Campo, da Ribeira Grande, de Angra do Heroísmo, da Praia da Vitória e da Horta”, considerando ser uma lamentável situação.

Referindo que o Governo Regional “gosta muito de invocar factos do passado, mormente da governação do PSD, mas esquece e faz por ignorar o seu próprio passado e as suas responsabilidades políticas em matérias delicadas, como é esta do cabo de fibra óptica”, o deputado regional Pedro Gomes frisou que o Executivo “tem-se limitado a queixas do actual Governo da República sobre a componente da construção do cabo de fibra óptica, que em tempos de campanha eleitoral teve da parte do PS tanta visibilidade, mas nunca se referiu a esta outra componente do concurso”.