terça-feira, 31 de julho de 2012

Voluntariado ambiental 2012 nas Flores

No dia 3 de Agosto [próxima sexta-feira] irá ter continuidade na ilha das Flores a 3ª edição do Voluntariado Ambiental promovido pela associação de defesa do ambiente Gê-Questa.

De encontro ao programa e às actividades realizadas durante o mês de Julho pelo Voluntariado Ambiental na ilha Terceira, a Gê-Questa tem novamente na ilha das Flores como pontos altos do seu programa a agricultura biológica, a conservação da natureza e a sensibilização ambiental.

Este Voluntariado Ambiental 2012 da Gê-Questa termina a 18 de Agosto na ilha das Flores.


Notícia: blogue da Gê-Questa - associação de defesa do ambiente.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Chamarrita dos Açores é rock n' roll

A chamarrita, baile tradicional dos Açores, é a protagonista do documentário "Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu", no qual o realizador Tiago Pereira se debruça sobre o "rock n´ roll absoluto da música tradicional".

"Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu" é um retrato sobre um baile tradicional das ilhas do Pico e Faial, que o realizador Tiago Pereira documentou em filme durante os meses de Fevereiro e Março.

"Não se consegue ficar indiferente à chamarrita. Parece simples mas é complexo, tem um poder descomunal e uma energia que a torna o rock n' roll absoluto da música tradicional", disse Tiago Pereira.

A chamarrita inclui um mandador, bailadores, tocadores e cantadores, e é vista como um baile acústico e não um rancho folclórico. "Aquilo mexe com as pessoas, que passam a semana a trabalhar e, no fim-de-semana, canalizam as energias para ali. Faz parte deles e é uma coisa que é praticamente desconhecida no Continente", referiu.

Tiago Pereira viu várias chamarritas e percebeu a expontaneidade de quem quer dançar só porque sim, seja novo seja velho, acompanhado por uma viola da terra "a rasgar como se fosse do rock. Isso fez-me lembrar obviamente a infância e o meu pai [Júlio Pereira], um músico do rock que tocava cavaquinho também a rasgar", disse o realizador.

Estas recolhas visuais de Tiago Pereira ficarão com a Direcção Regional da Cultura dos Açores, que apoiou financeiramente a produção do documentário, por ter manifestado um interesse arquivista. "É bom saber que querem documentar uma coisa que é importante e que está viva! A chamarrita representa a vitória do homem sobre a natureza, sobre a ilha e sobre o mar. É uma celebração do estar vivo", sublinhou o realizador.

O título dado ao filme - "Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu" - foi retirado de um livro do etnólogo Ernesto Veiga de Oliveira sobre instrumentos musicais.

Tiago Pereira é possivelmente um dos mais activos guardadores de memórias da música tradicional portuguesa, autor do projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e de filmes como "Sinfonia Imaterial", "Quem canta seus males espanta", "Folk-Lore" e "11 burros caem no estômago vazio".

Tudo isto faz parte de um processo que apelida de "alfabetização da memória" em relação ao que é tradicional. Quando, em 2009, cumpriu dez anos de trabalho nesta área disse à Agência Lusa: "As pessoas são analfabetas em relação a recolher e a terem memória. É preciso ensinar a fazer recolhas, a criar o bicho de recolher as suas coisas em vez de terem vergonha dos sítios onde nasceram e de onde são".

Feito o documentário sobre as chamarritas - que deverá ter várias exibições no Continente e uma estreia nos Açores - Tiago Pereira partirá para a Galiza, em Espanha, para fazer A Música Galaico-Portuguesa a Gostar Dela Própria.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

domingo, 29 de julho de 2012

Cana-roca pode tratar Alzheimer

A cana-roca é uma planta invasora muito comum nos Açores que dadas as suas características tem potencial no tratamento da doença de Alzheimer.

O óleo extraído da cana-roca tem potencial para poder ser usado no tratamento da doença de Alzheimer. Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pelos investigadores Maria do Carmo Barreto e Miguel Arruda, do Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento da Universidade dos Açores, que foi publicado na revista científica «Molecules».

De acordo com os dados obtidos, o óleo de cana-roca inibe a acetilcolinesterase, uma enzima envolvida no funcionamento do sistema nervoso, permitindo melhorar os sintomas dos doentes com Alzheimer. Outra característica destes óleos é o seu elevado poder antioxidante, igual ou superior ao de muitos antioxidantes utilizados como aditivos alimentares. Refira-se que os antioxidantes ajudam a combater diversos cancros e muitas doenças degenerativas associadas à idade, entre as quais a doença de Alzheimer. Assim, refere Maria do Carmo Barreto "talvez daqui a uns anos o óleo essencial da cana-roca dos Açores possa ser usado para tratar a doença de Alzheimer, ou pelo menos como auxiliar terapêutico, contribuindo assim para o bem-estar de uma população cada vez mais envelhecida".

Uma outra aplicação dos óleos da cana-roca pode ser como insecticida biológico. Esta aplicação, caso tenha viabilidade, pode ter grande retorno económico dado o facto de a legislação a partir de 2013 impedir o uso de outro tipo de insecticidas.

A cana-roca é uma planta invasora nos Açores que ameaça seriamente a flora nativa. Ao descobrirem-se mais-valias dos seus óleos essenciais, refere a investigadora Maria do Carmo Barreto, poder-se-á encontrar uma forma de reduzir o seu impacto na flora nativa, ao dar-lhe uma aplicação que torne economicamente viável recolhê-la em larga escala e restringi-la a áreas de cultivo em locais bem controlados.

A observação da planta permitiu verificar que raramente apresenta sinais de predação por insetos ou caracóis. Este facto levou a investigadora da Universidade dos Açores a pensar que a planta possuía compostos de defesa, o que a levou a estudar as suas características químicas e as propriedades. O facto da cana-roca ser uma planta da família do gengibre, que é uma das plantas medicinais mais antigas e populares do mundo, foi outro dos motivos que levou ao estudo desta planta.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

sábado, 28 de julho de 2012

Cartaz do Cais das Poças 2012

Pode consultar o programa deste Cais das Poças 2012.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Recuperada a levada junto ao Poço

O Parque Natural da ilha das Flores realizou mais uma acção de voluntariado ambiental inserida no programa “Um Florentino, uma Planta Endémica”. Esta actividade, realizada no passado dia 30 de Junho, junto ao Poço, também conhecido como Lagoa das Patas, contou com a colaboração de funcionários da SATA, bem como de voluntários locais e estrangeiros. No decorrer da acção, os participantes tiveram oportunidade de observar, pela primeira vez em muitas décadas e na sequência da recentemente reabilitação, a levada existente no local em pleno funcionamento.

Após uma primeira intervenção feita naquele local, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar tem investido esforços no sentido de melhorar toda a zona, pois estamos perante uma das paisagens mais emblemáticas da ilha das Flores e dos Açores e, claramente, um dos locais mais visitados naquela ilha. Anteriormente a visitação era feita de uma forma desordenada e sem quaisquer condições, com evidentes impactes negativos no ambiente por pisoteio de vastas áreas, abundante abandono de resíduos, entre outros. Recorde-se que outrora toda a subida era limitada por terrenos cultivados, os quais, por abandono, propiciaram a propagação massiva de plantas invasoras.

Este tipo de acção pretende, justamente, sensibilizar para a pertinência da remoção de espécies da flora invasora, para o relevo destas operações na recuperação de habitats, bem como para a importância do voluntariado na prossecução destes objectivos que deverão ser transversais a toda a população. Com esta actividade deu-se continuidade a um processo que, naturalmente, levará décadas até à sua conclusão.

Refira-se ainda que o Parque Natural da ilha das Flores tem igualmente desenvolvido acções no âmbito do Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasoras em Áreas Sensíveis (PRECEFIAS), estando já previstos trabalhos numa área de 32 hectares na Reserva Natural do Morro Alto e Pico da Sé, onde serão efectuadas a remoções de hedychium gardneranum (cana-roca), hydrangea macropylla (hortênsia) e pittosporum undulatum (incenso).


Notícia: "sítio" do Parque Natural da ilha das Flores e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Eleições regionais são a 14 de Outubro

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, marcou [ontem] para 14 de Outubro as eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

Em nota publicada, a Presidência da República informa que o chefe de Estado decidiu aquela data "ouvidos os partidos políticos com representação na Assembleia Legislativa da Região".

Nas audiências realizadas a 16 de Julho, não houve consenso quanto ao dia para a realização das eleições, tendo o PSD defendido que a ida às urnas ocorresse “o mais cedo possível”, a 30 de Setembro, embora não excluindo o dia 7 de Outubro, data também preferida pelo CDS e PPM.

O PS, numa opção comum ao PCP e ao BE, propôs que as eleições fossem no dia 21, terceiro domingo deste mês como tem acontecido nas últimas legislativas regionais, depois da entrega do Orçamento de Estado (marcada para 15 de Outubro) que fixa as transferências da República para a Região. Pelo meio ficou o dia 14, escolhido por Cavaco Silva e que entrou nas hipóteses colocadas pelos bloquistas e pelos populares.

Com o escrutínio para 14 de Outubro, a campanha eleitoral decorrerá entre 30 de Setembro e 12 de Outubro. A apresentação das candidaturas perante os juízes da respectiva comarca deverá ser feita até 3 de Setembro, sendo no dia imediato sorteada a ordem dos partidos no boletim de voto.

Há quatro anos o escrutínio realizou-se a 19 de Outubro. Com uma abstenção de 53,3%, os açorianos elegeram 57 deputados, sendo 52 distribuídos pelas nove ilhas constituídas em círculos eleitorais e cinco pelo círculo regional de compensação, corrector das distorções de proporcionalidade e representatividade. O PS elegeu 30 deputados, o PSD 18, o CDS cinco, o BE dois deputados e PCP e PPM um deputado cada.


Notícia: jornal «Público», «Açoriano Oriental», RTP/Antena 1 Açores, semanário «Sol» e TSF - Rádio Notícias.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Revista classifica os Açores de paraíso

A revista canadiana «Travel Courier» dedica a capa da sua última edição ao arquipélago dos Açores, enumerando as características que fazem do nosso arquipélago um paraíso.

A localização, o clima ameno durante todo o ano, a gastronomia, onde se evidenciam os mariscos, o chá e o ananás, a flora e a hospitalidade com que os açorianos sabem receber visitantes, são alguns dos aspectos que merecem destaque.

A publicação semanal especializada em turismo classifica também de inesquecíveis as paisagens dos Açores e destacar algumas actividades: golfe, observação de cetáceos, geoturismo, iatismo, surf, windsurf ou a observação de aves.

Como locais a visitar, a revista «Travel Courier» deixa algumas sugestões: o Algar do Carvão, na Terceira; o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, no Faial; e a ilha do Pico. Em suma, a «Travel Courier» assegura que “são várias as razões para visitar um paraíso como os Açores”.


Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e jornal «Açores 9».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Outros episódios do «Alta Pressão»

Os prismas verticais da Rocha dos Bordões são a imagem mais emblemática da ilha das Flores. O que muito pouca gente sabe, é que algures no interior da ilha dezenas destas formas geológicas encantam o olhar dos mais aventureiros.

Este episódio florentino do programa «AltaPressão», intitulado "Salteadores dos Bordões", foi transmitido [em reposição] no passado sábado na RTP Açores e será repetido nesta sexta-feira às 14 horas.
Anteriormente já havíamos feito referência a alguns outros episódios realizados na ilha das Flores: "Programa radical da RTP/Açores «Alta Pressão» escalou a Rocha dos Bordões" e "Desforra do «Alta Pressão»: conseguem surfar a onda mais ocidental da Europa?". De mencionar ainda outros dois episódios passados: "Trilhos do Oeste" e "A Grande Travessia" [das Flores ao Corvo em windsurf].

Saudações florentinas!!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Organização internacional de pesca submarina visitou a ilha das Flores

A organização internacional Diving For a Cause dedica-se a promover os valores da pesca submarina solidária e eco-responsável. Este Verão uma equipa da Diving For a Cause deslocou-se à ilha das Flores, a convite da Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia .

No âmbito dessa visita, no passado dia 8 de Julho, em conjunto com a Absolute Blue foi realizado um projecto de consciencialização ambiental focada em proteger as nossas águas marítimas. Com um programa de sensibilização ambiental com crianças, os debates centraram-se na sustentabilidade dos nossos mares através da captura selectiva de peixes e também na importância da responsabilidade ambiental através do controle da poluição dos nossos mares.

A Diving For a Cause conseguiu juntar praticantes de caça submarina, representantes de empresas náuticas florentinas, bombeiros, representantes de entidades locais e famílias num dia de formação educacional, participação e discussão sobre planos de acção num projecto de limpeza da costa marítima florentina.

No próximo mês de Agosto essas diferentes entidades florentinas vão juntar as mãos no primeiro de muitos projectos de limpeza marítima na ilha das Flores. Um primeiro passo bastante importante para organizações que tradicionalmente agem isoladamente, mas agora foi reconhecida a importância da colaboração mútua para criar mudança. Um conceito que todos entendemos, mas muitas vezes é difícil iniciar devido a pequenas diferenças.

O programa desta visita incluiu dois dias de capturas de peixe em caça submarina, que foram entregues ao Lar de Idosos das Lajes.

A Diving For a Cause regressará à ilha das Flores no próximo ano, orgulhando-se de ter sido convidada para esta acção de sensibilização ambiental e agradecendo a participação das pessoas neste projecto.


Notícia: "sítio" do Parque Natural da ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

domingo, 22 de julho de 2012

Paulo Portas diz que a mudança nos Açores tem de passar pelo CDS/PP

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, disse hoje que a mudança nos Açores só é possível com o seu partido e apelou ao voto nas próximas eleições legislativas na Região, previstas para Outubro.

"A mudança nos Açores ou passa pelo CDS ou não existe", frisou Paulo Portas discursando nas comemorações do 38º aniversário do partido, na zona de lazer de Santa Bárbara, na ilha Terceira, onde centenas de militantes se reuniram num almoço, seguido de uma garraiada.

O líder centrista justificou a escolha dos Açores para assinalar a data com o facto de ter sido na Região que "em 2008 o CDS começou a romper um sistema baseado em dois partidos, que não era suficientemente diferenciador nem completo para albergar as aspirações dos cidadãos", ao ter passado de dois para cinco deputados na Assembleia Legislativa Regional.

Paulo Portas disse ter confiança no líder regional do partido, Artur Lima, que caracterizou como "a figura mais carismática e inovadora da política açoriana", e referiu que o acordo existente entre CDS e PSD a nível nacional [no Governo da República] "não se aplica às Regiões Autónomas". "O PS é a continuidade, o PSD é uma sucessão, o CDS é a mudança", sublinhou Paulo Portas, deixando um apelo à austeridade na campanha eleitoral, sem gastos com "cartazes inúteis".

Por sua vez, o líder regional do CDS, Artur Lima mostrou-se convicto de que nas próximas eleições o partido conseguirá eleger mais do que cinco deputados, prometendo apresentar propostas "sensatas e quantificadas. Não nos pomos a prometer comprar dois navios, fazer cais de cruzeiros, fazer museus de arte moderna. Temos respeito pelo dinheiro dos contribuintes, seremos ponderados e sensatos nas nossas propostas", frisou Artur Lima.


Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «Público».
Saudações florentinas!!

sábado, 21 de julho de 2012

Produtora americana fez documentário televisivo sobre baleeiros dos Açores

Realizado por Nick Francis, estreia este Verão o documentário «The Last Azorean Whalemen», dedicado aos baleeiros dos Açores e de New Bedford.

De acordo com o produtor Luís Filipe Dias trata-se de "um projecto não comercial, cujo objectivo é pedagógico". O documentário será doado ao Museu da Baleia de New Bedford, ao Museu da Baleia da ilha do Pico e a escolas que queiram contar a epopeia dos baleeiros açorianos na América e nos Açores.

O historiador Don Warrin, que escreveu o livro «So Ends this Day: the Portuguese in American Whaling», conta que eram sobretudo das ilhas das Flores, Corvo, Pico e São Jorge os baleeiros que, em finais do século XIX, operavam nas embarcações americanas no Pacífico e no Atlântico Sul.

A baleação americana terminou em 1927 e muitos baleeiros originários dos Açores transformaram-se então em exploradores do oeste americano, convivendo com índios e pistoleiros, como também conta Don Warrin na sua obra «Portugueses no Farwest».

Nos Açores a baleação terminou em 1984, pelo que ainda hoje é possível recolher testemunhos de velhos caçadores de baleias. O documentário da produtora Franchise Studios inclui entrevistas e imagens colhidas na ilha do Pico e em New Bedford. Da equipa envolvida na produção deste projecto, apenas o realizador Nick Francis tem raízes açorianas.


Notícia: RTP Açores Multimédia.
Recomenda-se ainda a audição do programa radiofónico “As baleias e a identidade dos Açores”, integrado na série da TSF designada «Encontros com o Património», do jornalista Manuel Vilas Boas.
Recorde-se que o programa de reabilitação do património baleeiro nos Açores permitiu recuperar na última década 40 botes e 10 lanchas, num investimento totalizando cerca de 2 milhões de euros.

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Assim foi a XXVII Festa do Emigrante


Entre os dias 13 e 16 de Julho decorreu no concelho das Lajes, na ilha das Flores, a XXVII Festa do Emigrante. Com um programa vasto e para todos os gostos, sem dúvida que o ponto alto são sempre as marchas, que este ano contou com quatro participações, a saber: Marcha da Vila Nova (ilha Terceira), Marcha da Juventude (ilha das Flores), Marcha da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (ilha Terceira) e a Marcha oficial da Festa do Emigrante 2012.

Não faltou arraial de rua, várias exposições, comes e bebes, bom tempo e boa disposição.

Faltam imagens de alguns pontos do programa desta XXVII Festa do Emigrante, mas por motivos pessoais e devido a uma avaria técnica na câmara de filmar, não foi possível. Por tal, as minhas desculpas. Obrigado a todos os que, de um modo ou de outro, tornaram possível este trabalho. Um obrigado especial às pessoas que se disponibilizaram para deixar o seu testemunho/palavras.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Adicionalmente indicam-se também as reportagens desta Festa do Emigrante 2012, disponibilizadas no "sítio" da Câmara Municipal das Lajes: com muitas fotografias dos pontos altos do dia 13, 14, 15, 16 e das actividades náuticas. E ainda podem ver o «Programa das Festas» da RTP Açores, emitido durante esta Festa do Emigrante 2012.

Saudações florentinas!!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Passeio pelos geo-sítios florentinos

Neste Verão a Associação Geoparque Açores realiza diversas actividades de educação ambiental e científica, no âmbito do programa Ciência Viva - Geologia no Verão, da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

No próximo sábado, dia 21 de Julho, haverá um passeio explicativo com paragem nos geo-sítios da ilha das Flores. O ponto de encontro para a saída do autocarro será às 9 horas no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão.

Este passeio irá contar com a presença de uma geóloga pertencente à Associação Geoparque Açores, havendo a necessidade de efectuar inscrições prévias e limitadas à lotação do autocarro.

Nestas férias a ciência sai à rua... aprenda e divirta-se com a Ciência Viva no Verão!

Saudações florentinas!!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Gê-Questa acusa Governo Regional de esconder informação sobre transgénicos

A Gê Questa - Associação de Defesa do Ambiente solicitou informação oficial sobre o número de explorações agrícolas e a quantidade de terra cultivada com milho transgénico na Região, mas não obteve dados. A associação acusa a Secretaria Regional de Agricultura e Florestas de défice democrático.

A Gê-Guesta refere que o milho transgénico foi semeado antes da entrada em vigor da nova legislação. Vítor Medina, dirigente da associação, defende o efeito retroativo da lei e o corte dos milheirais.

Nos Açores está proibida a plantação de qualquer espécie de semente transgénica. Pretende-se mesmo que os Açores sejam classificados como região livre de organismos geneticamente modificados.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
O Governo Regional reagiu afirmando que os dados de 2012 não se encontram ainda disponíveis. Carlos Santos, director dos Serviços de Agricultura e Pecuária, adianta que as explorações agrícolas cultivadas com milho transgénico aumentaram de 2 para 19.

Saudações florentinas!!

terça-feira, 17 de julho de 2012

HotelCafé: Dana & Nina, concerto folk

Amanhã pelas 22h30 no Hotel Café Restaurante-bar ocorrerá um concerto folk pelo dueto de guitarra e voz de Dana & Nina. Uma noite diferente com músicas do mundo no Hotel Café.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Colocação de sinalética nos trilhos

O Parque Natural da ilha das Flores está a proceder à colocação de marcos em vários pontos dos trilhos classificados que cruzam o Parque Natural da ilha.

Estes marcos referem-se a pontos de interesse específico, nomeadamente onde podem ser observados aspectos relevantes da paisagem, da flora ou fauna endémicas, bem como de importantes estruturas geológicas, e correspondem a pontos marcados no «Guia do Parque Natural das Flores», recentemente lançado.

A colocação destes marcos de sinalização constitui assim mais um contributo para quem faz a visitação dos trilhos, na interpretação dos valores biológicos e geológicos presentes, bem como mais um contributo para o conhecimento do património ambiental do Parque Natural das Flores.

O Parque Natural da ilha das Flores está igualmente a efectuar a manutenção e reabilitação dos trilhos sob a sua responsabilidade, nomeadamente o trilho PR3 FLO – Miradouro das Lagoas/Poço do Bacalhau e o trilho PR4 FLO – Fajã de Lopo Vaz, sendo a manutenção deste último efectuada com a colaboração da Junta de Freguesia das Lajes.


Notícia: "sítio" do Parque Natural da ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

domingo, 15 de julho de 2012

Música tradicional na Aldeia da Cuada


Mais uma actuação [no início de Julho], desta feita na Aldeia da Cuada, no recém inaugurado bar daquele empreendimento turístico, galardoado como um dos melhores destinos turísticos de Portugal. Foi muito intimista, visto ter sido uma actuação para um número restrito de pessoas.

Guitarra portuguesa: José Freitas Serpa
Violira, Viola da Terra e voz: José Agostinho Serpa
Viola Clássica (cá conhecido como violão): Jaime Machado

Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

sábado, 14 de julho de 2012

Pescadores querem limitar o palangre

As associações de pescadores das ilhas mais pequenas dos Açores estão preocupadas com a sustentabilidade do sector. José Resendes, da Associação de Pescadores de Santa Maria, defende a proibição da pesca com palangre até às 6 milhas como forma de preservar algumas espécies que estão a ser sobre-exploradas. As associações de pescadores de São Miguel e Terceira estão contra a medida apresentada.

Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Relembre-se que os recursos pelágicos do mar do nosso arquipélago estão a ser delapidados pela frota comunitária (em particular pela espanhola) e que o Governo Regional fez à Comissão Europeia uma proposta em que pretende substituir a actual zona de proteção de 100 milhas por uma área marinha maior que abarca todos os bancos de pesca e montes submarinos. Entretanto a organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) alerta para a actual sobre-exploração de 30% dos stocks mundiais de peixe.

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Clima e natureza é que atraem turistas

O embaixador da Alemanha em Portugal, Helmut ElfenKampe, afirmou que o clima e as oportunidades de contacto com a natureza são factores especialmente atrativos para a visita de turistas do seu país aos Açores.

"Os Açores são, para muitos alemães, uma região interessante porque têm uma mistura de bom clima durante todo o ano, oferecem a possibilidade de se fazer desporto e de estar perto da natureza", frisou o diplomata alemão no final de uma audiência com o presidente do Governo Regional, Carlos César.

Para o embaixador alemão, o bom clima e a possibilidade de contacto com a natureza constituem "elementos que cativam os alemães que vão para férias".


Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «Destak».
Relembrar que são os visitantes alemães quem em 2012 estão a salvar que haja ainda maior quebra do turismo nos Açores (mais acentuada nas ilhas das Flores e Graciosa). Note-se ainda que os transportes públicos e marítimos, a animação nocturna e a hospitalidade são alguns dos pontos que os turistas nórdicos consideram negativos nos Açores; por outro lado, os pontos positivos apontados à Região são o clima, a natureza, a paisagem, a qualidade ambiental assim como o preço. Há quem já fale na necessidade de um "plano de emergência" para o nosso turismo.

Saudações florentinas!!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Carlos César defende que membros das Juntas de Freguesia deixem de receber

O presidente do Governo Regional defendeu a ideia de que “as freguesias constituem verdadeiras infra-estruturas de democracia”, manifestando-se contra a intenção de extinguir muitas delas. Carlos César precisou que “já temos a nossa democracia participativa tão debilitada que destruir estes níveis de participação – onde milhares de cidadãos prestam o seu contributo para o desenvolvimento local, onde deixam ideias, aspirações, críticas e protestos e onde se mobilizam vontades locais ­ –, destruir esse ambiente de participação democrática não é bom para a nossa vivência cívica”.

Sublinhando que, portanto, “não há, em tese, freguesias a mais” – quando muito pode haver, como admitiu Carlos César, “remunerações a mais nos gestores das freguesias” – advogou que a questão “deveria ser pensada mais nessa óptica do que na destruição das freguesias e do edifício participativo que elas representam”. O presidente do Governo Regional explicou que, sendo o objectivo o de poupar, “há remunerações do presidente da Junta, do secretário e senhas de presença que podem ser dispensáveis”, até porque, como acrescentou, não acredita que “as pessoas estejam nos órgãos decisores das freguesias para receberem a remuneração correspondente, a qual poupada em todas as freguesias já representa alguma coisa que pode ser reinvestida nas localidades e nas freguesias”.


Notícia: «Diário dos Açores», «Açoriano Oriental», «Diário de Notícias» e "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ampliação do Porto das Poças avança

O Governo Regional dos Açores decidiu avançar com projecto de execução das obras de protecção da orla costeira e de ampliação do Porto das Poças, em Santa Cruz das Flores.

A decisão foi anunciada [a 3 de Maio] pelo secretário regional da Presidência, ao apresentar o comunicado da reunião do Conselho do Governo Regional, no âmbito da sua visita estatutária àquela ilha do Grupo Ocidental do arquipélago. Esta deliberação do Executivo surge na sequência dos ensaios em modelo reduzido, realizados no passado mês de Março, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.

Foi também decidido iniciar, em colaboração com as Câmaras Municipais florentinas, a limpeza e estabilização das lixeiras existentes na ilha, no âmbito do projecto de selagem já aprovado, e criar um aterro destinado a resíduos de construção e demolição (entulhos), a ser operado em conjunto com as empresas de construção civil e as autarquias.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Paulo Portas e jobs para boys do CDS

Paulo Portas (presidente do CDS/PP, a 2 de Junho de 2011) disse: "País não ganha em substituir boys do PS pelos do PSD".

Ministério de Paulo Portas contrata funcionário do CDS/PP

João Paulo da Silva Carvalho, funcionário do CDS-PP há 12 anos, foi contratado para o gabinete da subsecretária de Estado adjunta do Ministério dos Negócios Estrangeiros, liderado por Paulo Portas.

João Carvalho é um dos funcionários do partido que são arguidos no processo Portucale por causa dos recibos de justificação de depósitos bancários [em favor do CDS/PP] no valor de um milhão de euros e que eram passados em nome de "Jacinto Leite Capelo Rego".


Notícia: «Jornal de Negócios» e «Público».

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Alerta para privatizações da ANA e TAP

O grupo de trabalho da Assembleia da República sobre os transportes aéreos para a Madeira e Açores alertou para a necessidade de prevenir o potencial impacto das privatizações da TAP e da ANA nas Regiões Autónomas.

Nas conclusões do relatório os deputados consideram que as privatizações da ANA e da TAP “são dados a ter em conta num futuro próximo”, acrescentando no caso dos Açores que “a privatização da ANA não pode implicar uma pura e simples passagem da gestão dos aeroportos para a esfera do Governo Regional”, sendo esta uma responsabilidade do Estado.

No relatório é salientado que nos Açores o actual modelo de concessão e gestão dos aeroportos deverá sofrer uma “flexibilização” diferente do modelo madeirense devido ao número de ilhas “com realidades muito diferentes”.

O grupo de trabalho da Assembleia da República foi criado a 15 de Dezembro do ano passado com o objectivo de “estudar e apresentar soluções para os custos e constrangimentos à mobilidade dos portugueses das Regiões Autónomas entre estas e o Continente, designadamente introduzindo algumas regras na liberalização do transporte aéreo para que os madeirenses e açorianos tenham viagens a preços mais acessíveis”.


Notícia: jornal «Público» e «Açoriano Oriental».
Adicionalmente refira-se que o deputado regional do PCP, Aníbal Pires havia alertado que as taxas aeroportuárias praticadas pela ANA vão certamente aumentar na Região caso a ANA seja privatizada.

Saudações florentinas!!

domingo, 8 de julho de 2012

Cartaz da Festa do Emigrante 2012

Pode consultar o programa da Festa do Emigrante, que este ano se realiza de 13 a 16 de Julho na vila das Lajes.

Notícia: "sítio" da Câmara Municipal das Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

sábado, 7 de julho de 2012

PS divulga cabeças-de-lista: nas Flores candidato vai ser Manuel Pereira, actual presidente da Câmara de Santa Cruz

O PS Açores anunciou esta noite os candidatos que vão liderar as listas nas nove ilhas do arquipélago nas eleições regionais previstas para Outubro, entre os quais não se encontra Carlos César, líder do partido na Região.

Vasco Cordeiro, candidato socialista à presidência do Governo Regional, vai liderar a lista pela ilha de São Miguel. Na Terceira, o primeiro candidato será Sérgio Ávila, actual vice-presidente do Governo Regional, enquanto no Faial a lista do PS será liderada por Ana Luís, actual presidente da Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infra-Estruturas (SPRHI). Miguel Costa, actual director regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, será o cabeça de lista pelo Pico e Duarte Moreira, presidente da Associação Agrícola de Santa Maria, vai encabeçar a candidatura socialista nesta ilha.

No Corvo, a candidatura socialista será liderada por Iasalde Fraga Nunes, empresário da restauração, e na ilha das Flores a lista do PS Açores vai ser encabeçada por Manuel Pereira, actual presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.

O actual deputado José Gregório Ávila vai liderar a lista pela Graciosa, enquanto o arquitecto André Rodrigues será o cabeça de lista do PS em São Jorge.

Os nomes dos cabeças de lista foram aprovados esta noite na reunião da Comissão Regional do PS Açores que decorreu na Horta.

Os socialistas açorianos apresentam uma renovação de 80 por cento nos primeiros nomes das listas, já que sete dos nove círculos eleitorais terão um novo cabeça de lista relativamente às anteriores eleições regionais. Os únicos que repetem essa posição são Sérgio Ávila, na Terceira, e Duarte Moreira, em Santa Maria.

As listas completas dos candidatos socialistas às eleições regionais previstas para Outubro serão divulgadas no final deste mês, altura em que se saberá se Carlos César será ou não candidato.


Notícia: jornal «Público» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Festa de São Pedro, na Costa do Lajedo


Dos santos populares São Pedro é um deles, padroeiro dos pescadores e, segundo algumas crenças, o patrono da igreja. Por estas paragens todos os anos é celebrada essa efeméride. Na aldeia da Costa existe uma imagem de São Pedro e mais recentemente, por oferta de um crente, uma imagem de Fátima. Nesta altura do ano saem as duas imagens e percorrem parte da aldeia, com todos os devotos, forasteiros e curiosos.

Na véspera do dia da festa é feita uma procissão de velas (ao princípio da noite) só com a imagem de Fátima. A salientar no programa da festa: durante a semana, alvoradas; sexta-feira bênção da carne, partir e dividir. No sábado, distribuição da carne pelas casas e à noite procissão de velas. Domingo, a missa seguida da procissão e arrematações. A presidir às cerimónias eucarísticas/religiosas esteve o senhor padre Trigueiro.

Não faltaram os comes e bebes e música. Aqui ficam as imagens em que não faltou a bênção de São Pedro no tempo, que esteve magnífico. Obrigado a todos os que tornaram possíveis estas imagens e aos mordomos/responsáveis que em mais um ano levaram a cabo esta festividade.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Exigir tarifas de internet mais baratas até à conclusão do cabo de fibra óptica

O PCP Açores apresentou [nesta terça-feira] um projecto de resolução para que o Governo da República crie um regime tarifário especial e transitório nos serviços de acesso à internet nas ilhas das Flores e do Corvo.

Para o deputado regional Aníbal Pires é inaceitável que os operadores continuem a cobrar por velocidade e débitos no acesso à internet que nestas ilhas ocidentais não são efectivamente atingidos devido ao atraso na ligação ao cabo de fibra óptica.

É pública e conhecida a má qualidade das ligações à internet no Grupo Ocidental, uma situação que coloca corvinos e florentinos na posição de terem de pagar por um serviço de que não podem usufruir, lesando-os enquanto consumidores, bem como o seu direito cidadão de acederem às redes de comunicações globais. Assim, e independentemente da ligação ao cabo de fibra óptica – cuja obra se espera que seja rapidamente concluída – fica por resolver no imediato este problema.

A proposta pretende que o Governo da República, através da Autoridade Nacional para as Comunicações (ANaCom), crie um regime tarifário especial e transitório nos serviços de acesso à internet para as ilhas das Flores e do Corvo, garantindo uma redução do preço pago pelos consumidores florentinos e corvinos em função da velocidade efectivamente praticada, que deve manter-se em vigor até à plena entrada em funcionamento da futura ligação ao cabo de fibra óptica e verificado o aumento da velocidade e estabilidade da ligação disponibilizada.


Notícia: «Jornal Diário» e "sítio" da CDU Açores.
Refira-se que já foi aprovada a candidatura da empresa ViaTel ao programa ProConvergência para o financiamento de fundos europeus para a obra de extensão do cabo de fibra óptica, sendo que a Assembleia Regional aprovou por unanimidade [nesta terça-feira] uma recomendação ao Governo da República para que assegure a concretização, "sem mais atrasos", da extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo.

Saudações florentinas!!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ilhas dos Açores têm grande potencial para aposta nas energias renováveis

A produção de energias renováveis nos Açores não tem sido muito favorável, mas espera-se que até ao final do ano se recuperem os níveis habituais.

A convição é de José Rosa Nunes, professor da Universidade dos Açores, tendo sido manifestada à RTP Açores à margem do segundo workshop internacional sobre energias renováveis.

Aquele professor universitário defende que se deve continuar a apostar nas energias renováveis, diz que há mesmo ilhas como as Flores com grande potencial e aponta o parque eólico da ilha Terceira como um dos melhores da Europa.


Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Recorde-se que o secretário regional José Contente defendeu [neste workshop internacional] um modelo assente no “regionalismo energético”, entendido como a capacidade dos Açores “assegurarem que o investimento e a liderança da produção de energias renováveis [na Região] seja completamente nossa”.

Saudações florentinas!!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Livro sobre nossas Reservas Florestais

Foi apresentado o novo livro sobre as Reservas Florestais de Recreio açorianas, inserido no programa das VI Jornadas Florestais Insulares, que decorreram no passado mês de Maio, no Faial, Pico e São Jorge.

Nos Açores existem 31 Reservas Florestais de Recreio, das quais 27 já se encontram recuperadas, através de um grande investimento realizado e que têm servido para sensibilizar e informar as populações dos benefícios da floresta.

Para continuar a promover estes espaços, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas apoiou a edição de um livro, com textos de Isabel Albergaria e imagens de José António Rodrigues, intitulado “Reservas Florestais de Recreio dos Açores”.

Para o secretário regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, “esta forma de plasmar em livro aquilo que temos vindo a fazer nos Açores, em conjunto com todo um grupo de técnicos, guardas florestais e dos vários agentes, é uma forma de prestarmos homenagem a todos aqueles que trabalham e investem no sector florestal e a todos os que fazem dos Açores uma terra muito bonita para se viver”.


Notícia: «Jornal Diário», «Diário dos Açores» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ilha das Flores poderá ser auto-suficiente em alimentação e energia

A auto-suficiência alimentar e energética são considerados, por um especialista espanhol, os dois maiores desafios para o futuro sustentável da ilha das Flores. É uma das conclusões do doutoramento de José Benedicto Royuela.

O Parque Natural da Ilha das Flores celebrou [a 5 de Junho] o Dia Mundial do Ambiente com a organização de um workshop. A sessão contou com a presença de José Benedicto Royuela, da Brunel University, que apresentou os resultados do seu trabalho de doutoramento sobre o futuro da sustentabilidade da ilha.

O investigador optou por realizar o seu doutoramento sobre a ilha das Flores por ter sido nomeada Reserva da Biosfera e por ser mais desafiante em termos de desenvolvimento. Outro dos motivos que levou Royuela a escolher as Flores prende-se com uma grande sensibilização da população.


Notícia: RTP Açores.
Saudações florentinas!!

domingo, 1 de julho de 2012

Governo da República tenciona encerrar 13 repartições de Finanças nos Açores

O PCP denunciou a alegada intenção do Governo da República de encerrar mais de uma dezena de repartições de Finanças nos Açores, o que poderá deixar sem estes serviços cinco das nove ilhas do arquipélago.

Aníbal Pires, deputado do PCP/Açores, numa intervenção no plenário [do passado mês de Junho] na Assembleia Regional, revelou ter conhecimento de que está previsto o encerramento dos serviços de Finanças na Calheta e nas Velas (em São Jorge), Santa Cruz (na Graciosa), Lajes, Madalena e São Roque (no Pico), Lajes e Santa Cruz (nas Flores), Lagoa, Povoação, Nordeste e Vila Franca do Campo (em São Miguel) e Vila do Porto (em Santa Maria).

A concretizar-se a situação denunciada pelo deputado regional do PCP, ficariam sem serviços de Finanças as ilhas de Santa Maria, São Jorge, Graciosa, Pico e Flores.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!