domingo, 31 de agosto de 2014

Ordem dos Enfermeiros lamenta falta de incentivos à fixação nos Açores

A Ordem dos Enfermeiros lamenta que o Governo Regional não aposte na contratação e nos incentivos à fixação de enfermeiros no Serviço Regional de Saúde, ao contrário do que acontece com outros profissionais.

Segundo o presidente da secção regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, o Governo Regional tem manifestado "vontade" de contratar mais enfermeiros, mas isso "não se traduz numa prática", sendo poucos os concursos que abrem, sobretudo no caso dos cuidados primários.

Assim, as perspetivas dos enfermeiros recém-licenciados na Região, que "o mercado não absorve", acabam por se limitar neste momento a contratação precária, através de programas como o Estagiar L, afirmou Tiago Lopes numa cerimónia de vinculação à profissão de 65 enfermeiros que concluíram a licenciatura este ano.

Tiago Lopes lamentou esta situação e referiu que estes "estagiários" acabam, por vezes, a trabalhar sozinhos em unidades como lares de idosos, sendo responsáveis pela gestão dos cuidados prestados, de outros profissionais ou de 'stocks'. Um recém-licenciado tem "capacidade" para assumir uma missão deste tipo, assegurou Tiago Lopes, dizendo que, no entanto, numa situação destas ganha menos do que qualquer enfermeiro acabado de contratar pelo Serviço Regional de Saúde.

Para Tiago Lopes, programas como o Estagiar L servem para "contornar dados estatísticos", nomeadamente a taxa de desemprego, e revelou que a seção regional da Ordem dos Enfermeiros pretende, até ao final do ano, concluir um levantamento de quantos profissionais estão a assegurar serviços nesta situação.

A ordem vai ainda, também até ao final do ano, e em parceira com o próprio Governo Regional, fazer o cálculo de quantos enfermeiros faltam no Serviço Regional de Saúde, sendo o objetivo assumir um "compromisso" com a tutela para que, ao longo dos próximos três anos, a Região contrate os profissionais de que efetivamente precisa.

Tiago Lopes reafirmou que a falta de enfermeiros nos cuidados primários pode agravar-se na sequência da recente decisão do Governo Regional de alargar a rede de cuidados integrados a alguns Centros de Saúde das ilhas que fazem internamentos.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

sábado, 30 de agosto de 2014

Função educacional das bandas filarmónicas garante a sua vitalidade

A coordenadora da área cultural da Fundação INATEL, Sofia Tomaz afirmou que as escolas de música das bandas filarmónicas "garantem a sua vitalidade", apesar de um envelhecimento das direções e de menos apoios.

As "escolas de música das bandas filarmónicas garantem a renovação e dinâmica" das mesmas, permitindo que crianças e jovens tenham "educação cultural e musical acessível financeira e socialmente", frisou Sofia Tomaz, da Fundação INATEL, entidade que assinala o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.

De momento, "há cerca de 700 bandas filarmónicas no país e metade são associadas da INATEL", não se registando uma diminuição do número de bandas, sublinhou Sofia Tomaz.

"As bandas filarmónicas têm um papel social muito forte nas suas localidades", criando dinâmica no espaço onde estão inseridas, sendo que o seu dia nacional [a 1 de Setembro], instituído em 2013, "reforça publicamente a importância das bandas", disse a coordenadora da área cultural da Fundação INATEL.

Apesar de manterem a sua atividade, nota-se "envelhecimento nas estruturas das suas direções" e tem-se também registado "uma diminuição de apoios do Estado e do poder local", apontou Sofia Tomaz.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Homenagem a Ângelo Freitas Henriques

A Câmara Municipal das Lajes e a Junta de Freguesia da Fajãzinha convidam toda a população para a cerimónia de descerramento de uma placa em homenagem a Ângelo de Freitas Henriques, na sequência de uma proposta da Junta de Freguesia da Fajãzinha para atribuição do nome de Ângelo de Freitas Henriques ao Parque de Merendas da Fajãzinha, que mereceu a aprovação unânime da Câmara Municipal das Lajes, na sua reunião de 19 de Junho de 2014.

A cerimónia terá lugar no próximo sábado (amanhã) pelas 14 horas, no Parque de Merendas da Fajãzinha.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Assim foi a Festa do Emigrante 2014

O Verão traz sempre consigo a vontade de festejar algo, variando de lugar para lugar, de pessoa para pessoa... Um pouco por todas as ilhas açorianas as festividades de carácter religioso e profano são uma constante nesta altura do ano, sendo que em algumas prolongam-se mais que noutras. Desta feita o concelho das Lajes das Flores realizou a XXIX Festa do Emigrante.

O seu início foi com pompa e circunstância, ocorrendo a sessão solene no salão nobre dos paços do concelho, onde teve lugar o discurso de boas vindas pelo presidente Luís Maciel, bem como outras intervenções inerentes à ocasião. A festa foi uma miscelânea de iniciativas, desde terrestres como marítimas, estando estas últimas a cargo do Clube Naval das Lajes.

Durante os dias das festividades foram milhares as pessoas que ocorreram ao recinto das festas para degustarem o melhor que aconteceu nesses dias. Este trabalho, com quase duas horas, é uma pequena amostra do que se passou efectivamente. Oportunamente serão públicos outros trabalhos focando os diferentes pontos constantes no programa da Festa do Emigrante 2014.

Agradecimento é devido à Câmara Municipal das Lajes pela autorização de captação de imagens, cedência de um espaço para instalar (provisoriamente) um mini-estúdio e as condições para captação de imagens na zona dos concertos.

Obrigado a todos os músicos/bandas, todos os intervenientes e a todos os que tornaram possíveis as imagens. Obrigado especial ao Clube Naval das Lajes pela incansável colaboração para que as actividades náuticas tivessem as imagens merecedoras de um evento desta envergadura. Obrigado especial à Luísa Silveira pelo enorme esforço e boa vontade na produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Aves migram cada vez mais cedo

As aves estão a migrar mais cedo a cada ano que passa e investigadores ingleses descobriram porquê: as alterações climáticas estão a impactar todas as suas acções e a introduzirem este novo padrão de migração.

O novo estudo revela que as aves individuais migram pontualmente, chegando ao mesmo tempo a cada ano. No entanto, as alterações climáticas levam a postura de ovos e chocagem a ocorrerem cada vez mais cedo, o que estará a adiantar a migração: “Sabemos que as aves estão a migrar cada vez mais cedo, particularmente aquelas que migram em distâncias mais curtas,” explicou Jenny Gill, da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de East Anglia. “A razão disto intrigou ornitólogos durante anos. É uma questão particularmente importante, porque as espécies que não estão a migrar mais cedo vão declinando em números.”

Para chegar a esta conclusão, os investigadores observaram durante 20 anos uma população de fuselos de cauda negra (Limosa limosa) da Islândia. Neste período, o bando avançou a sua chegada na Primavera em duas semanas.

Estes pássaros avermelhados de pernas longas, passam os Invernos em Portugal e Espanha, voltando para os seus territórios de reprodução na Islândia entre Março e Abril, frequentemente fazendo os seus ninhos um mês após a chegada.

Para descobrir porque isto ocorre, os cientistas partiram da antiga premissa de que o tempo mais ameno pode levar aves individuais a migrarem mais cedo a cada estação. Mas examinando 14 anos de registos de 54 aves individuais, descobriram uma coisa curiosa: cada pássaro voltava, ano após ano, no mesmo dia.

O que mudou foi a data dos ovos. As fêmeas colocavam-nos antes de cada chegada, em relação ao que os seus pais haviam feito – o que significava que os seus filhotes chocavam antes.


Notícia: portal Green Savers.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Valorizar 50% do lixo urbano em 2020

Apesar dos "contratempos" verificados no arranque das obras de alguns Centros de Processamento de resíduos nos Açores, o Governo Regional mantém a intenção de atingir uma taxa de valorização de 50% em 2020.

O objetivo foi reafirmado pelo diretor regional do Ambiente durante a apresentação dos dados relativos a 2013 do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR), ferramenta que gere a informação sobre os lixos urbanos produzidos nas ilhas.

"Apesar dos contratempos verificados com os Centros de Processamento de resíduos no Pico e em São Jorge, mantemos a intenção de atingir, em 2020, uma taxa de valorização de resíduos no arquipélago de 50%", garantiu Hernâni Jorge.

De acordo com o relatório do SRIR relativo a 2013, a taxa de valorização de resíduos nos Açores ficou nos 23%, devido aos atrasos na construção de novas estruturas de tratamento de lixos, cujos concursos foram alvo de processos de impugnação judicial por parte de concorrentes. De um total de 139 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos nos Açores em 2013, apenas 30 mil toneladas foram valorizadas (reutilizadas ou recicladas). A maioria (109 mil toneladas) foi eliminada.

Em quase todas as ilhas dos Açores, a quantidade de resíduos urbanos eliminados é muito superior à quantidade de resíduos valorizados, com excepção das Flores e da Graciosa, que após a entrada em funcionamento dos Centros de Processamento, reutilizam a maioria dos lixos que produzem.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

“Genealogias das Flores”: um projeto que todos podemos ajudar a melhorar

Trabalho, há já alguns anos, naquilo que um dia hão-de ser as “Genealogias das Flores”. Nesta fase, para aquilo que interessa, está concluída a pesquisa efetuada nos livros dos registos paroquiais da ilha, os quais, embora com algumas lacunas, cobrem o período que vai de 1675 a 1911.

Se fossem publicadas como estão neste momento, as “Genealogias das Flores” já formariam um livro com cerca de 650 páginas, no qual se podem identificar – e correlacionar – vários milhares de pessoas que nasceram e/ou viveram na ilha. São muitos nomes, é certo, mas, com o contributo pessoal de cada um de nós, ainda podem ser muitos mais.

Como existe uma reserva legal de consulta dos registos de nascimento, de casamento e de óbito dos últimos 100 anos, este projeto de livro, a ser publicado como está, deixaria de fora muitos florentinos, o que é uma pena.

Ou seja, a generalidade das pessoas nascidas nas Flores já podem “descobrir” neste livro, tal como ele está neste momento, o nome dos seus bisavós, dos seus trisavós, dos seus tetravós, etc., mas na ausência de dados que não é possível consultar por reserva legal, muitos não conseguirão encontrar o seu nome ou o nome dos seus irmãos, dos seus pais ou até, nalguns casos, dos seus avós, pois os últimos dados consultados reportam-se a 1910-1911. É uma lacuna que importa ultrapassar, com a necessária ajuda das pessoas, já que o seu autor naturalmente não conhece, nem de perto nem de longe, o nome de toda a gente. Se não for lembrado, muitos ficarão esquecidos!

Por esse motivo, convido as pessoas interessadas em terem o seu nome e/ou o dos seus familiares mais próximos incluídos nas futuras “Genealogias das Flores” a contatarem-me (através do correio eletrónico: genealogiasdasflores@sapo.pt), porque com a vossa colaboração podemos construir um projeto que, a este nível, poucas ilhas açorianas se podem orgulhar de ter.

Da parte do autor, não há preconceitos – todos têm aqui o seu lugar, independentemente da “importância” que cada pessoa tem ou que a sociedade lhe atribui.

Antecipadamente, expresso os meus agradecimentos a todos quantos venham a participar nesta iniciativa. Obrigado!

Francisco António Nunes Pimentel Gomes

domingo, 24 de agosto de 2014

“Museu do DOP” continuará a navegar

A investigação científica nos mares dos Açores vai continuar a ser feita com o navio Arquipélago, que "apesar de antigo e de ter algumas limitações" é uma "plataforma muito importante" para diversos projetos, afirmou o secretário regional do Mar.

Fausto Brito e Abreu visitou o navio de investigação gerido pelo Instituto do Mar (IMAR, do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores), que está atracado no porto da Horta (na ilha do Faial), e explicou que apesar das "limitações" a Região vai continuar a apostar neste meio operacional.

"É um navio antigo. Tem algumas limitações relativamente a algumas técnicas que hoje em dia estão disponíveis, como o uso de submarinos com controlo remoto. É um navio relativamente pequeno, que tem também algumas limitações operacionais", admitiu o governante.

Fausto Brito e Abreu lembrou que, no entanto, a embarcação continua a ter um papel fundamental no cumprimento de missões científicas, no que diz respeito à gestão das pescas e dos 'stocks' pesqueiros: "Também é uma plataforma de investigação científica muito importante para uma série de projetos que estão a decorrer com a Universidade dos Açores, através do DOP, e para projetos de investigadores estrangeiros que se deslocam aos Açores", recordou.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia garantiu, no entanto, que o Governo Regional estará "atento" às necessidades dos investigadores açorianos, e que estará "alerta" para a possibilidade de melhorias no futuro.

O navio Arquipélago tem 25 metros de comprimento e encontra-se ao serviço Departamento de Oceanografia e Pescas desde 1993, tendo sido usado "extensivamente" em programas de investigação no Atlântico Nordeste.

Cientistas açorianos relacionados com a investigação no mar garantiram que a situação do navio Arquipélago é “muito pior do que pinta o secretário regional do Mar”. O barco é velho e “há projetos que utilizam tecnologias de ponta que pura e simplesmente não podem avançar, porque a embarcação não sustenta esse tipo de trabalho”, disseram os investigadores. “A investigação [científica] só avança [nos Açores] com um barco novo, apontado para o futuro”, afirmou um cientista.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

sábado, 23 de agosto de 2014

Corveta João Roby de visita às Flores

A corveta NRP João Roby foi entregue à Armada Portuguesa em 18 de Março de 1975. É um escoltador oceânico ligeiro e encontra-se em missão na zona marítima dos Açores, tendo como principais missões assegurar a busca e salvamento, fiscalização e presença naval nas águas nacionais.

O comandante do navio, capitão tenente Anjinho Mourinha e sua guarnição convidam os florentinos a visitar o navio neste próximo domingo (amanhã) para conhecerem um pouco esta unidade da Marinha e as suas missões.

O horário das visitas será das 10 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, no Porto das Lajes.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Demora dos concursos públicos leva autarquias a optarem pelos convites

Dados do portal Base, citados pelo «Jornal de Negócios», indicam que desde o início do ano os contratos celebrados por 102 autarquias foram por ajuste direto, ou seja, através de convite a uma ou várias empresas conhecidas das autarquias.

Diz o Código de Contratação Pública que contrato celebrado por ajuste direto é o “procedimento em que a entidade adjudicante [neste caso as autarquias] convida diretamente uma ou várias entidades à sua escolha a apresentar proposta”. Além disso, acrescenta a lei, pode ser usado apenas para obras com valor inferior a 150 mil euros e aquisição de bens ou serviços até 75 mil euros.

Segundo dados do Base [portal dos contratos públicos], compilados pelo Portal de Transparência Municipal e citados pelo «Jornal de Negócios», deste o início deste ano, 102 Câmaras Municipais (ou seja, um terço de todas as autarquias portuguesas) celebraram contratos públicos recorrendo ao ajuste direto em detrimento do concurso público.

Desde 2012 que esta prática tem sido tendência recorrente e tem aumentado entre as Câmaras Municipais.


Notícia: jornal «Açores 9».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Gasóleo para carrinhas dos pescadores

Os pescadores dos Açores reclamam os mesmos benefícios que os lavradores no acesso ao gasóleo.

A Assembleia Regional aprovou recentemente legislação que permite o uso do gasóleo agrícola nas carrinhas, quando até agora esse gasóleo subsidiado era apenas destinado às máquinas agrícolas. A nova legislação nada diz sobre a extensão do gasóleo das pescas aos veículos de carga dos pescadores, o que desagradou à classe.

O Governo Regional entende que as reivindicações da Federação de Pescas não fazem qualquer sentido. O secretário regional do Mar explicou à Antena 1 Açores que a atividade dos pescadores está centrada nos portos de pesca e que a classe já beneficia de casas de aprestos, totalmente financiadas pela Região.


Notícia: RDP Antena 1 Açores e jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Cartaz do Festival de Verão do Mosteiro

A freguesia do Mosteiro recebe no próximo fim-de-semana a primeira edição do Festival de Verão do Mosteiro.

O festival conta com um programa bastante animado, apresentando entretenimento variado como artistas musicais, diversões infantis, passeios equestres, festa da espuma e animação pela noite dentro que ficará a cabo de diversos DJs.

Não faltarão os tradicionais petiscos: a linguiça, a morcela, o cabrito, o feijão com dobrada, o polvo e muito mais.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Protestos nas ilhas Reserva da Biosfera

Graciosa, Flores e Corvo - as ilhas açorianas que são Reserva da Biosfera - não se conformam com o facto do encontro mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO ir decorrer fora do seu espaço geográfico. O encontro, agendado para Setembro, terá lugar nas ilhas do triângulo, o que é considerado imcompreensível por Carlos Brum, presidente do Núcleo Empresarial da Graciosa.

O empresário diz que se a localização da reunião não for alterada, não participa, nem envia qualquer comunicação.

A Graciosa e o Corvo são Reservas da Biosfera desde 2007, enquanto que a ilha das Flores ganhou esse estatuto da UNESCO em 2009.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Impostos reduzidos para investimentos

Nos Açores serão reduzidos os impostos a empresas que invistam na produção de bens transacionáveis que potenciem as exportações, reduzam as importações ou contribuam para a reabilitação de centros urbanos.

"O regime de benefícios fiscais ao investimento empresarial prevê deduções à matéria coletável de IRC ou isenções e reduções da taxa de IMI ou de IMT aos investimentos de valor superior a 2 milhões de euros nas ilhas de São Miguel e Terceira ou de 400 mil euros nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo", frisou o vice-presidente do Governo Regional.

Este é um dos sete sistemas de incentivos inseridos no programa Competir+, que estará em funcionamento entre o segundo semestre de 2014 e o final de 2020. Para Sérgio Ávila, com estes incentivos os Açores ficam dotados de "condições singulares e extremamente atrativas para o crescimento do investimento privado", já que têm "a carga fiscal mais reduzida do país", acrescida de benefícios para quem investe.

A estes incentivos podem candidatar-se empresas, sociedades ou cooperativas que invistam na produção de bens e serviços transacionáveis, que potenciem o aumento de exportações ou a redução de importações ou que contribuam para a reabilitação dos centros urbanos de vilas ou cidades.

Segundo Sérgio Ávila, os benefícios "correspondem à dedução à coleta de IRC até ao limite de 90% da mesma, da importância de 30% das aplicações relevantes do projeto de investimento realizado, podendo esta última ser majorada em função da criação de postos de trabalho ou caso o projeto de investimento se realize em áreas geográficas específicas".

A isenção ou redução do Imposto sobre Imóveis (IMI) decorre por um período de 10 anos, relativamente aos prédios utilizados pelo promotor e a isenção ou redução do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) é no mínimo de 75% relativamente aos imóveis adquiridos destinados ao exercício da atividade do projeto de investimento.

As isenções de IMI e IMT estão condicionadas à emissão de parecer pelo município da área onde o investimento se realiza e à renúncia da compensação da despesa fiscal envolvida.

Este regime de benefícios fiscais resulta da adaptação, pela primeira vez, do Sistema Fiscal Nacional aos Açores, algo que a Região tinha possibilidade de fazer desde 2002.


Notícia: «Açoriano Oriental», RDP Antena 1 Açores, «Correio dos Açores» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

domingo, 17 de agosto de 2014

Prioridades no Plano Regional de Saúde

A obesidade, a diabetes, os AVC, enfartes e as doenças oncológicas são as prioridades do Plano Regional de Saúde dos Açores para o período 2014-2016.

“O Plano Regional de Saúde tem como objetivo, do ponto de vista de meta global, melhorar os indicadores de saúde dos açorianos. Quando falamos de indicadores estamos a falar de situações muito concretas, ou seja, reduzir a obesidade, reduzir a incidência da diabetes, reduzir a incidência de acidentes vasculares cerebrais ou propriamente dos enfartes, também controlar e no fundo promover estratégias no sentido das doenças oncológicas”, frisou o secretário regional da Saúde.

O documento centra-se em quatro áreas de intervenção: promoção de estilos de vida saudável e prevenção de comportamentos de risco, combate às doenças crónicas, combate às doenças cérebro e cardiovasculares e combate às doenças oncológicas. “Temos a consciência de que será impossível acabar com todas as doenças, mas temos também a consciência de que 80% das doenças têm uma base muito marcada naquilo que é o estilo de vida de cada um de nós, por isso, queremos ter intervenção otimizada em todas as áreas, mas principalmente nestas doenças, de forma a que as pessoas tenham estilos de vida mais saudáveis”, frisou Luís Cabral.

Ao contrário do que tinha sido feito em anos anteriores, o Plano Regional de Saúde para 2014-2016 não foi elaborado pelos médicos, mas pela Direção Regional da Saúde, continuando os profissionais a colaborar como consultores. “Faz todo o sentido que à semelhança de outras realidades nacionais, como o Plano Nacional de Saúde, por exemplo, fosse uma equipa da Direção Regional de Saúde que estivesse mais diretamente envolvida na elaboração, indo buscar o contributo de todos os profissionais que considerassem necessários e que já vinham colaborando nesta área”, frisou o secretário regional da Saúde.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

sábado, 16 de agosto de 2014

PCP quer "novas metodologias de relacionamento" com as Cooperativas

Aníbal Pires desafiou o Governo Regional a encontrar novas metodologias de relacionamento e responsabilização com o setor cooperativo para o ajudar a ultrapassar as dificuldades que atravessa.

“O Governo Regional, que foi utilizando ao longo dos anos o setor cooperativo com fins políticos eleitorais, que agora não se fique apenas por palavras de preocupação, mas que encontre novas metodologias e responsabilização de modo a que os problemas possam ser ultrapassados”, disse Aníbal Pires, no final de uma visita à ilha das Flores.

Para o deputado regional comunista, o setor cooperativo necessita da disponibilização de apoio técnico para a gestão comercial, económica e financeira e também apoio na tentativa de reestruturação das dívidas junto da banca, quer através da descida dos spreads, quer através do prolongamento dos prazos de pagamento: "É fundamental que se tomem algumas medidas, mas não injetando dinheiro ou derramando dinheiro sobre os problemas, porque não é assim que se resolvem", disse o parlamentar.

Após dois dias na ilha das Flores, onde contactou com diversas entidades oficiais e cidadãos, Aníbal Pires considerou necessário que, nesta e noutras ilhas, a produção de leite aumente para que a capacidade instalada possa ser totalmente aproveitada.

O dirigente comunista alertou também para a falta de aproveitamento integral do matadouro das Flores, uma ilha que produz carne certificada como sendo de origem protegida: “O problema tem a ver com equipas de desmancha, que têm de ser especializadas, e a necessidade de encontrar uma forma de durante algum tempo, instalar aqui ou fazer aqui formação para que a sala de desmancha possa ser devidamente utilizada, porque o investimento está feito”, acrescentou Aníbal Pires.

O deputado comunista voltou a criticar as políticas regionais, nacionais e europeias que não conseguem contrariar o isolamento e a distâncias das ilhas, por se regerem por “critérios de aplicação uniforme e que não levam em linha de conta as especificidades das ilhas. Políticas uniformes acabam por penalizar o que é diferente”, sustentou.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Só Assembleia Regional reparou na lei que impede trabalho grátis de reformados nos serviços públicos

Um erro das Finanças. Mais de três dezenas de pareceres, relatórios de quatro comissões parlamentares. Mas só a Assembleia Regional açoriana fez notar que a nova lei impedia os reformados de trabalhar, mesmo que de forma gratuita, para o Estado.

"A proibição do exercício de funções públicas deixa de se restringir apenas às remuneradas." O alerta consta de um documento enviado pela Assembleia Legislativa dos Açores à Assembleia da República, num parecer à Lei da Convergência, que veio impedir pensionistas e reformados de trabalhar para qualquer entidade pública, mesmo que a título gratuito. Uma omissão, segundo o Ministério das Finanças, que passou por todo o processo legislativo sem que tivesse sido corrigida. Mas como se constata no texto chegado dos Açores, alguém deu pela alteração - o problema foi que ninguém deu pelo aviso.

Em causa está apenas uma palavra: remuneradas. Até Março, data em que o diploma entrou em vigor, a lei estipulava que "os aposentados não podem exercer funções públicas remuneradas para quaisquer serviços da administração central, regional e autárquica" ou para quaisquer entidades públicas - excepções só com lei especial ou autorização dos membros do Governo responsáveis pelas pastas da Administração Pública ou das Finanças. A nova lei estendeu o impedimento a "reformados, reservistas fora de efectividade e equiparados" e deixou cair a expressão "remuneradas", pelo que a legislação passou a abranger também participações gratuitas. A alteração passou despercebida. Foi Bagão Félix quem, há poucas semanas, denunciou a mudança.

Seguindo o processo legislativo é clara a origem da omissão: o diploma, oriundo do Ministério das Finanças, foi aprovado em Conselho de Ministros já sem a expressão "remuneradas". E foi assim que entrou na Assembleia da República, onde o lapso não foi corrigido. A lei, como ficou redigida, não é isenta de consequências: quem infringir os impedimentos definidos no novo quadro legal pode ficar com a pensão suspensa.

O Governo da República veio entretanto afirmar, através de fonte oficial do Ministério das Finanças, que deverá voltar a alterar a lei no próximo Orçamento do Estado.


Notícia: jornal «i» e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

CMLF assina protocolo com a AAIF

A Câmara Municipal das Lajes (CMLF) assinou um protocolo de cooperação com a Associação Amigos da ilha das Flores (AAiF). Sendo que esta parceria entre o Município de Lajes das Flores e a AAiF tem já alguns anos, com a assinatura deste protocolo as Juntas de Freguesia do concelho lajense voltam a ter um papel importante na recepção das inscrições e encaminhamento para a Câmara Municipal.

A AAiF desempenha um papel importante na recepção e acolhimento de florentinos com dificuldades económicas que têm de se deslocar à ilha de São Miguel, sobretudo por motivos de saúde, e encontram nesta associação apoio, quer no alojamento, quer no apoio durante a sua estadia.

Com a assinatura deste protocolo a Câmara Municipal das Lajes compromete-se a transferir anualmente para a AAiF a quantia de 2.597,50 euros para ajudar a fazer face às despesas com o alojamento dos lajenses que lá se deslocarem.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Núcleos empresariais exigem que Encontro mundial de Reservas da Biosfera se realize nas ilhas açorianas com aquele galardão da UNESCO

O Núcleo Empresarial da Graciosa e o Núcleo Empresarial das Flores e do Corvo querem que as reuniões do Encontro Mundial da rede de Reservas da Biosfera sejam realizadas nas ilhas que são Reservas da Biosfera da UNESCO.

Segundo um comunicado conjunto de ambos aqueles Núcleos Empresariais (pertencentes à Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e à Câmara do Comércio e Indústria da Horta), foi apenas através da comunicação social que tiveram conhecimento que se iria realizar um Encontro Mundial da rede de Reservas da Biosfera da UNESCO nos Açores, entre 15 e 19 de Setembro, nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge. Ora, as únicas ilhas açorianas que estão classificadas pela UNESCO como Reserva da Biosfera são as ilhas da Graciosa, Flores e Corvo, pelo que os seus Núcleos Empresariais não compreendem o porquê do Encontro Mundial não se realizar naquelas ilhas.

Os Núcleos Empresariais lembram as palavras do diretor regional do Ambiente, ao referir que durante esse Encontro se pretende “fazer a ponderação e o balanço daquilo que existe e o que foram as experiências das três Reservas da Biosfera” e que “esta é uma marca que podia e devia ser melhor aproveitada pelo tecido económico, sobretudo dessas ilhas”, esperando “que a realização desta reunião nos Açores possa constituir um estímulo para o incremento da atividade e da marca Biosfera nesses territórios”.

Segundo os Núcleos Empresariais, estas palavras seriam integralmente subscritas caso o Encontro Mundial da rede de Reservas da Biosfera da UNESCO fosse realizado nas ilhas açorianas classificadas como Reserva da Biosfera. Nesse sentido, e como não é isso que está previsto, os Núcleos Empresariais admitem que “não podem ficar calados perante tal situação, exigindo que este processo seja alterado e que as reuniões do Encontro Mundial da rede de Reservas da Biosfera sejam realizadas nas ilhas açorianas que são contempladas por tão importante galardão da UNESCO”.


Notícia: Azores Digital.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Cartaz do Festival dos Moinhos 2014

Festa de Nossa Senhora dos Milagres, na vizinha ilha do Corvo.
Saudações ocidentais!!

domingo, 10 de agosto de 2014

Apenas 6% de independência energética

No ano de 2012 os Açores importaram quase 385 mil toneladas de combustíveis fósseis, o que representa um aumento de 1,33% em relação ao ano anterior, segundo os dados publicados no Balanço Energético, compilado pela Direcção Geral de Energia e pelo Serviço Regional de Estatística.

A produção de energia doméstica no arquipélago é de apenas 23.600 tep (“tonelada equivalente de petróleo”, que é a medida utilizada), o que significa que a independência energética dos Açores é de apenas 6,13%. Nesse domínio estamos muito abaixo da média de independência energética nacional, que é de 21,5%. A produção doméstica açoriana é a energia eléctrica, ao nível da geotermia, hídrica, eólica e biogás.

Segundo a Direcção Geral de Energia, o relatório para o ano de 2013 apenas deverá ser conhecido no mês de Dezembro de 2014, sendo que este relatório de 2012 é ainda considerado provisório.


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

sábado, 9 de agosto de 2014

Abundância de baratas nos Açores?

Apesar de ser uma praga de alto risco para o ser humano, na Região não há nenhum estudo sobre o tipo de expansão das baratas que por esta altura do ano se intensifica. Nesse sentido, Paulo Borges, investigador da Universidade dos Açores, afirma ao jornal «Diário dos Açores» que se poderia realizar, através das redes sociais, um inquérito para determinação da abundância das várias espécies de baratas nos Açores e alerta que muitos dos venenos disponíveis no mercado já não conseguem combater este insecto.

Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Utentes lajenses vão ter mais consultas

O secretário regional da Saúde reuniu com o conselho de administração da Unidade de Saúde de Ilha das Flores e autoridades locais das Lajes para definir os serviços a disponibilizar no Posto de Saúde deste concelho, bem como as alterações que o espaço necessita para receber esses serviços.

Luís Cabral salientou que já existem regularmente consultas médicas e de enfermagem, que funcionam em duas salas da Casa do Povo das Lajes das Flores, mas tendo em conta a geografia da ilha foi considerado útil alargar os serviços de modo a dar uma melhor resposta de proximidade aos cidadãos que residem naquele concelho.

Nesse sentido, o secretário regional da Saúde revelou que serão criadas condições para se efetuarem consultas de medicina dentária e fisioterapia, bem como alargar o período da colheita de sangue para análises.

Na reunião com o conselho de administração da Unidade de Saúde de Ilha, Luís Cabral confirmou que as dificuldades que surgiram com a ausência por doença de um médico, já estão regularizadas com a contratação em regime de prestação de serviços de mais dois médicos.

Neste encontro foi também feito um ponto da situação das obras necessárias no Centro de Saúde de Santa Cruz em termos de infraestruturas, tendo o secretário regional da Saúde informado que o assunto está já a ser avaliado e será incluído no plano de investimentos do próximo ano.


Notícia: rádio Atlântida, RDP Antena 1 Açores, «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Joaquim Quaresma, histórias de baleeiro

Esta "história" que Costa Ocidental vos apresenta é uma vida cheia de reais histórias de um senhor que na sua infância abraçou uma vida de adulto e riscos eminentes de morte, tudo em prol do sustento da família (matar a fome) e o desejo de ter uma vida de honestidade e honradez, permitindo que o seu futuro fosse pautado pela dignidade e hombridade.

Joaquim Quaresma nascido na Ribeira do Meio, na ilha do Pico em 1942, desde tenra idade teve que abraçar a labuta diária de um qualquer adulto da época. Como a vida na sua terra natal não lhe proporcionava os seus desejos e horizontes, fez-se à aventura e emigrou em 1972 para os Estados Unidos da América, onde prosperou e reside até hoje. Assim, nada melhor que escutar o que este grande senhor tem para nos contar, nomeadamente sobre a baleação do seu tempo.

Muito obrigado ao senhor Joaquim Quaresma, a Francisco Gomes Vieira, à Câmara Municipal de Lajes das Flores pela cedência do espaço onde foram captadas as imagens para este trabalho e a todos os que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que este trabalho fosse possível. Obrigado especial à Luísa Silveira pela imprescindível colaboração na produção e fotografia.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Novo modelo para os voos inter-ilhas

O Governo Regional vai celebrar novo contrato [por ajuste direto] com a SATA para a concessão do transporte aéreo inter-ilhas, que vigorará até Março de 2015, quando espera já ter definidas novas obrigações de serviço público para estas ligações.

Segundo resolução publicada ontem no Jornal Oficial, o Conselho do Governo Regional decidiu "autorizar a realização de um ajuste direto para a formação de um contrato de concessão do serviço público aéreo regular no interior da Região Autónoma dos Açores, no período de 1 de Outubro de 2014 a 31 de Março de 2015", pelo valor máximo de 10 milhões de euros.

O Governo Regional decidiu ainda, segundo a mesma resolução, "desencadear o processo de revisão das obrigações de serviço público aéreo regular no interior da Região". O texto lembra que termina a 30 de Setembro a vigência do atual contrato com a SATA (a transportadora aérea regional de que o Governo Regional é o único acionista) para as ligações entre as nove ilhas do arquipélago, que foi celebrado em 2009.

Até Março do próximo ano "importa garantir a continuidade do serviço de transporte aéreo regular inter-ilhas", de modo "a evitar grave prejuízo para o interesse público e simultaneamente salvaguardar os direitos dos cidadãos, em particular dos residentes nos Açores, sublinha o Governo Regional, para justificar o novo contrato [por ajuste direto] com a SATA.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Dinheiro Vivo» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Jogos tradicionais no mês de Agosto

A Câmara Municipal das Lajes promove durante o mês de Agosto, nos pólos museológicos do concelho, a dinamização de jogos tradicionais, os quais estão abertos à participação de toda a população. Esta iniciativa tem como objetivo levar os mais velhos a reviver a sua infância, bem como transmitir as nossas tradições e a cultura às gerações mais novas e todos os que nos visitam.

O horário destas actividades é de domingo a sexta-feira das 14 horas às 18 horas. Traga a sua família e participe!


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

domingo, 3 de agosto de 2014

Dificuldade na distribuição de produtos

O deputado regional do PCP alerta para os constrangimentos na distribuição de produtos "de elevada qualidade" da ilha das Flores, por causa da rede de transportes no arquipélago que impede a criação de um mercado regional.

Aníbal Pires inicia amanhã uma visita de dois dias à ilha das Flores, que termina a deslocação anual do deputado do PCP na Assembleia Regional às nove ilhas açorianas. Nas Flores, o dirigente comunista vai reunir-se com autarcas e "representantes do setor produtivo e transformador", ao nível da agropecuária.

"A ilha das Flores tem produtos de elevada qualidade, mas há alguns problemas com a distribuição. Estes problemas têm a ver com a organização, mas também com os transportes", sublinhou o dirigente comunista, insistindo na questão do "circuito da distribuição" por estar relacionada com "o tal mercado interno de que alguns se lembraram de falar agora", mas que para o PCP "tem sido o grande problema que já deveria estar resolvido há muito tempo".

"O aumento da produção regional, alguma diversificação agrícola, só é possível se o mercado interno estiver a funcionar, o que depende dos circuitos de distribuição, que estão fortemente dependentes do transporte", sublinhou Aníbal Pires, dando como exemplo o caso dos iogurtes da Cooperativa Ocidental, considerados de grande qualidade, “diferenciados”, mas há “alguma dificuldade” em os comprar fora da ilha das Flores.

A par destas questões, Aníbal Pires pretende analisar com a Associação de agricultores e a Cooperativa de lactícinios das Flores os problemas que "subsistem e outros que se adivinham" e que afetam a generalidade do setor em todo o arquipélago. É o caso dos problemas financeiros e de gestão que enfrentam muitas cooperativas e o fim das quotas leiteiras na União Europeia em 2015.

Aníbal Pires lembrou que o PCP não aceita o fim das quotas para os Açores: "Julgamos ser possível, ao abrigo do estatuto da ultraperiferia, encontrar soluções de exceção para a produção de leite nos Açores e garantir, assim, a produção de leite em função da capacidade instalada na Região. Continuaremos certamente a lutar para que o fim das quotas não seja uma inevitabilidade nos Açores", afirmou o deputado comunista.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», RTP.Notícias e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

sábado, 2 de agosto de 2014

«Brumas e Escarpas» #78

As árduas e desgastantes tarefas da mulher na década de 1950

Na Fajã Grande e muito provavelmente em muitas localidades açorianas, na década de 1950 e nas anteriores, os homens tinham um trabalho árduo, difícil, cansativo e, por vezes, nefasto: cavar e lavrar a terra, acarretar às costas os produtos agrícolas, os dejectos dos animais, ceifar, mondar, limpar palheiros, enfim uma infinidade de tarefas desgastantes. Mas se os homens tinham um trabalho quase a rondar a escravatura, as mulheres não lhes ficavam atrás. É que para além de acompanharem os homens em quase todos os trabalhos agrícolas, ainda tinham que realizar todas as tarefas domésticas e não eram poucas, executando-as, a maioria das vezes, depois de regressar dos campos, enquanto os homens se vinham escarrapachar à Praça em amena cavaqueira, a falquejar, a descansar e, por vezes, a roer na vida de uns e outros.

Uma dessas nefastas tarefas domésticas, talvez a mais cruel e cansativa, atribuída exclusivamente à mulher, era a de lavar a casa. Toda a mulher que se prezasse de ser “escoimada”, deveria lavar a sua casa de uma ponta à outra, pelo menos uma vez por semana, preferencialmente aos sábados, tarefa realizada por ela própria ou por uma filha, caso a tivesse.

Lavar a casa não era tarefa fácil. Primeiro porque tinha que ser feito de joelhos ou melhor de gatas e, em segundo lugar, obrigava a lavadora a um esforço múltiplo, gigantesco e extremamente cansativo: acarretar a água da fonte, esfregar o soalho com uma escova manual, arrastar a celha pesadíssima, espremer o pano, lavar e voltar a espremer e secar. Assim, e uma vez disponível a água, esta era lançada para a “celha de lavar o chão”, feita de madeira e que uma vez cheia de água se tornava ainda mais pesada, sendo muito difícil arrastá-la de um lado para outro. De gatas no chão, com um pano debaixo dos joelhos, lenço de calafate na cabeça, a mulher, depois de molhar o pano na água, encharcava o chão em toda a área onde os seus braços chegavam. De seguida massajava sabão azul nas barbas de piaçaba duma escova com que esfregava o chão, puxando-a para trás e para diante em movimentos convulsivos e rápidos, até a sujidade se despegar por completo. Muitas vezes tinha mesmo que ir com as unhas às manchas de maior e mais rija imundície. Depois limpava tudo com o pano enxaguado, de seguida espremia-o e voltava a passa-lo no chão, a espremê-lo novamente, passando-o no chão para que este secasse mais depressa. Só depois da área inicialmente delineada estar bem lavadinha, voltando a ajoelhar-se, repetia todas estas operações numa área nova e depois noutra e noutra até que cada uma e todas as divisões da casa ficassem bem lavadas. A cozinha, para além de ser a maior, era sempre a mais suja e, consequentemente, a que exigia mais esforços e provocava mais cansaço e fadiga. E se algum borra-botas entrasse em casa após a lavagem, era uma guerra pela certa. E o curioso é que, apesar de tão degradante e cansativa tarefa, a maioria das mulheres cantava durante a sua execução... Talvez lhe anestesiasse, parcialmente, o cansaço. Tarefa árdua, cansativa e degradante! E não é que, para cúmulo, de vez em quando, um ou outro atrevidote, caso uma porta estivesse aberta durante a lavagem, parava, estacava e pasmava a olhar maliciosamente, na tentativa de descobrir uma nesga duma ou outra perna que surgisse mais ousadamente à mostra, devido à posição da mulher que lavava a casa. Alguns tinham boa recompensa pois, se a lavadora se apercebesse de tal descaramento e fosse matreira, levavam com a água da celha, bem sujinha, pelo lombo abaixo.

Mas não ficavam por aqui as tarefas domésticas, extremamente cansativas e quase degradantes, a que a mulher estava submissa. Para além de cuidar dos filhos, impunha-se o amanho das refeições, tarefa naqueles tempos também extremamente cansativa. Primeiro havia que rachar e fender a lenha, acender o lume com garranchos verdes, afoguear, soprar pelo tradicional “canudo” de cana para espevitar o lume, refogar, mexer, fritar e, uma vez por semana, acender o forno, amassar, varrer, padejar... Era ainda à mulher que competia lavar e “coarar” a roupa e passá-la em ferro de brasas, arrumar e varrer toda a casa, tratar dos porcos e das galinhas, levar o leite à máquina, a moenda ao moinho, despejar as “canecas” das retretes, etc, etc.

Se a tudo isto juntarmos a ajuda que lhe era exigida em muitas tarefas agrícolas, como a de semear o milho, sachar, apanhar o trevo, o milho, as couves, o feijão, as batatas e carregar com tudo isto em cestos pesadíssimos, transportados à cabeça sobre uma rodilha, e de que ao serão ainda tinham que cardar, fiar, remendar, coser e até descascar o milho, podemos concluir que de facto a vida das nossas mães e avós, nas primeiras décadas do século passado, foram de autênticas escravas. Talvez por tudo isto, é que aos cinquenta anos de idade elas pareciam envelhecidas... como se tivessem oitenta.


Carlos Fagundes

Este artigo foi (originalmente) publicado no «Pico da Vigia».

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

À conversa sobre a prática do Reiki

Reiki é uma prática espiritual enquadrada no vitalismo, criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui, tendo por base a crença na existência da energia vital universal "Ki", manipulável através da imposição de mãos. Através desta técnica, os praticantes acreditam ser possível canalizar a energia universal a fim de restabelecer o equilíbrio natural, não só o espiritual, mas também emocional e físico.

Enquanto desenvolvia o sistema do Reiki, o monge Usui condensou alguns dos trabalhos do imperador Meiji num conjunto de princípios éticos (chamados de "conceitos Gainen"), que mais tarde se tornaram os Cinco Preceitos do Reiki (ensinamentos baseados na prática budista contra o assassinato, roubo, má conduta sexual, mentira e intemperança). Para muitos praticantes e professores do Reiki é habitual obedecerem a estes cinco preceitos ou princípios.

No entanto esta terapia é milenar, não se conhecendo a data da sua origem e que ao longo dos séculos tem sido praticada por mestres orientais. Mas para nos falar de tudo isto, aqui fica uma entrevista a Pedro Soares, mestre e terapeuta de Reiki, conversa conduzida por Gabriela Silva, que com enorme profissionalismo e empenho levou a bom porto muitas entrevistas/trabalhos ao longo da Festa do Emigrante 2014.

Muito obrigado ao mestre Pedro Soares, a Gabriela Silva, à Câmara Municipal das Lajes pela cedência do espaço para o mini-estúdio e a todos que de uma forma ou de outra tornaram possíveis este trabalho. Obrigado especial à Luísa Silveira pela incansável ajuda/colaboração.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!