terça-feira, 30 de junho de 2015

Jangada completa 15 anos de revista

O grupo de teatro A Jangada festeja os seus 15 anos de revista à portuguesa com a apresentação da peça "Esta Paródia é uma Festa". Com estreia no próximo sábado (dia 4), esta revista à portuguesa terá ainda sessões nos dias 5, 10, 11 e 12 de Julho, sempre pelas 21h30, no auditório do Museu municipal de Santa Cruz das Flores. A encenação e direcção artística está a cargo de Joaquim Salvador.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Artesanato açoriano na FIA em Lisboa

Mais uma participação do Centro Regional de Apoio ao Artesanato na Feira Internacional de Artesanato.

O “stand” que representa os Açores conta com a presença de onze unidades produtivas artesanais das ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Flores, que exibirão as mais diversas áreas artesanais, designadamente os bordados, as miniaturas de madeira, os brinquedos, as rendas, a escama de peixe, a arte de trabalhar o couro, os presépios de lapinha, o patchwork, a bijuteria contemporânea e os instrumentos musicais de corda, mais propriamente a viola da terra, típica dos Açores.

Para além da exposição de produtos artesanais, o espaço destinado à representação açoriana foi palco, no passado fim-de-semana, de um espectáculo de viola da terra pelo artesão florentino José Agostinho Serpa, que utilizou um conjunto de instrumentos, designadamente o cavaquinho, o bandolim, a viola da terra e a viola clássica, construídos com madeira típica dos Açores, casos do plátano e a myrica-faia.

A presença do Centro Regional de Apoio ao Artesanato nesta Feira Internacional de Lisboa tem como objectivo não só promover o artesanato açoriano e os artesãos, numa perspectiva de se alcançarem novos públicos a nível nacional e internacional.


Notícia: «Jornal Diário», rádio Atlântida, jornal «Terra Nostra» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

domingo, 28 de junho de 2015

Na Cuada fez-se Festa de Espírito Santo

Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

sábado, 27 de junho de 2015

Índice de coesão mais baixo do país

O índice de coesão procura refletir o grau de acesso da população a equipamentos e serviços colectivos básicos de qualidade, bem como os perfis conducentes a uma maior inclusão social e a eficácia das políticas públicas traduzida no aumento da qualidade de vida e na redução das disparidades territoriais.

Os Açores ficaram na penúltima posição no índice de coesão entre as vinte e cinco regiões portuguesas NUTS 3.

O índice sintético de desenvolvimento regional é o resultado do desempenho conjunto nas componentes (índices parciais) da competitividade, coesão e qualidade ambiental. No índice sintético de desenvolvimento regional os Açores são a penúltima região portuguesa, só tendo atrás de si o Alto Tâmega.

O índice sintético de desenvolvimento regional (coesão) mostra mesmo um muito preocupante afastamento dos Açores nos últimos anos face à média nacional (índice 100), sendo que em 2011 a Região tinha 82,9%, em 2012 desceu para 80,1% e em 2013 voltou a descer para 78,4%.


Notícia: «Diário dos Açores» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Recuperação de antigos moinhos de água

A Câmara Municipal das Lajes concluiu a reparação de dois moinhos de água situados nas margens da Ribeira Funda, na Fazenda, e beneficiou o seu acesso pedonal. Apesar de não estarem completos com todos os seus engenhos de moenda, esta recuperação permite dar testemunho de mais dois moinhos que existiam no concelho das Lajes.

Os moinhos de água de rodízio ou em roda horizontal ligada do “inferno” à mó já existiriam no ano 85 antes de Cristo. Os moinhos de água surgiram na ilha das Flores praticamente por ocasião do seu povoamento, tendo sido assim uma das primeiras “indústrias” da ilha.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Documentário de tv alemã encontra “protagonistas locais” em cinco ilhas

Uma equipa de reportagem da televisão alemã SWR está nos Açores para recolher imagens e fazer um documentário diferente sobre algumas ilhas.

O jornalista Dirk Schraeder quis encontrar pessoas que “nunca viu na televisão” para dar uma outra perspectiva ao documentário. A equipa, que integra também o operador de camera Ulrich Nisslex e o operador de som Marcus Siegle, já esteve nas ilhas das Flores, Corvo, Faial, Terceira e agora em São Miguel onde já recolheu algumas “estórias” que são também a identidade dos Açores.

Depois de “ver cerca de 15 reportagens do arquivo da televisão alemã”, o jornalista alemão decidiu “não ter golfinhos nem falar sobre o Peter´s Café Sport. Quis algo que não seja expectável” e por isso para o documentário de 45 minutos sobre os Açores, foi à procura de gente diferente que vive nas ilhas.

Dirk Schraeder conta que no Corvo, dada a dimensão da ilha, apenas estiveram quatro horas. No entanto, na ilha das Flores houve alguma emoção quando “ao fim de estar 25 anos à frente do escritório editorial europeu [da SWR] pude estar no ponto mais ocidental da Europa”, explica o jornalista que esclarece que nesta ilha a história “era para ser um homem que conduz uma carrinha e faz distribuição de pão, mas infelizmente ele estava a pescar num barco e o tempo piorou e ele não conseguiu chegar a tempo da reportagem”. No entanto, encontraram alguém que os levou a ver as grutas e ao ilhéu do Monchique, “e foi comovente”.

“Aventuras de pessoas no campo” [tradução livre do nome do programa] está no ar há 14 anos e passa na televisão alemã aos domingos à tarde e “é basicamente visto por professores ou por pessoas que querem alargar horizontes”, explica o jornalista. Dirk Schraeder não garante que depois do programa ser emitido, possivelmente em Setembro, “venham mais pessoas aos Açores” além dos turistas alemães que anualmente visitam o arquipélago. Mas, “sabemos pelo feedback dos telespectadores, que muitos deles visitam os países que mostramos para verem com os seus olhos o que mostramos. Por isso a probabilidade de virem mais turistas é boa”, refere.

Dirk Schraeder e a equipa mostram-se surpreendidos com os Açores. Primeiro o jornalista diz que “é tudo muito bonito” e depois confirma que a primeira impressão foi de “surpresa”. E confessa que “nunca pensei que uma paisagem verde, campestre, em parte muito parecida com a Alemanha ou até com a Suíça, tivesse a parte vulcânica” e dá o exemplo de qualquer local onde se vá ao longo da linha da costa “podemos ver pedras vulcânicas”.

Por isso o jornalista, habituado a “viajar muito nos últimos 25 anos, já fiz cerca de 600 filmes para a televisão alemã no estrangeiro”, confessa que “pelo mundo todo nunca vi um sítio onde houvesse esta mistura tão interessante. É muito bonito”, conclui Dirk Schraeder.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Teatro de marionetas no Museu das Lajes

No âmbito da Temporada Artística 2015, o Museu municipal das Lajes apresenta na próxima sexta-feira (dia 26), pelas 21h30, a encenação de marionetas “Novas Estórias de Dom Roberto”, que estará a cargo do agrupamento Fio D’Azeite, sob a direção de Nuno Correia Pinto.

Nuno Correia Pinto, mestre em Teatro na especialidade de ator-marionetista pela Universidade de Évora, tem a sua atividade artística no Chão de Oliva – Centro de difusão cultural em Sintra, exercendo as funções de direção de produção, gestão e administração e direção artística do Fio d’Azeite. Habitualmente cria, interpreta e encena espetáculos de teatro de marionetas e de teatro, com textos próprios ou de outros.

O projeto Fio d’Azeite encontra-se exclusivamente vocacionado para o desenvolvimento da arte da marioneta e surgiu a partir de 1989 no contexto do Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural de Sintra.


Notícia: «Jornal Diário», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

terça-feira, 23 de junho de 2015

Homem de 70 anos está desaparecido

O septuagenário estava a pescar na costa leste da ilha das Flores, no calhau na zona da Fazenda das Lajes, encontrando-se desaparecido desde domingo, disse fonte da Capitania do Porto da ilha das Flores.

De acordo com o tenente Abrantes, adjunto da Capitania, as autoridades marítimas foram alertadas do desaparecimento às 18 horas de domingo pelos familiares do idoso, tendo de imediato a Polícia Marítima desenvolvido buscas, que continuaram durante o dia de ontem com recurso a uma embarcação e equipas em terra dos Bombeiros e da PSP.

As buscas foram entretanto interrompidas com o cair da noite e vão ser retomadas na madrugada de hoje [terça-feira], ainda de acordo com o tenente Abrantes, que afirma terem sido encontrados no local pertences do idoso, nomeadamente a sua roupa.


Notícia: SIC Notícias e jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Ter cautela na exploração de minérios

O cientista Phillip Dearden aconselha “muito cuidado” na concessão de exploração de minérios nas águas dos Açores pelos danos colaterais que poderá provocar nos ecossistemas existentes na Região.

“O velho modelo ainda reina. Eles vão querer conseguir os maiores retornos económicos possíveis sem se preocuparem com danos colaterais. Não estão preocupados com as pescas a não ser que os façamos preocuparem-se. É uma questão de regulamentação. Diria que os Açores têm de ter muito cuidado”, disse o professor da Universidade de Victória, no Canadá.

Nos últimos 25 anos, o cientista britânico Phillip Dearden desenvolveu programas de pesquisa na área da preservação ambiental em espaço marinho na Tailândia e trabalhou em outros países na mesma região, particularmente no Cambodja. Tem uma vasta experiência desenvolvida no Sri Lanka e atualmente trabalha na China.

Phillip Dearden considera que os Açores constituem um local com “muitos espaços abundantes” e onde “ainda existem escolhas” que em muitos outros locais do planeta já não podem ser feitas. Esta “situação de exceção” do arquipélago deve ser gerida a longo prazo, não devendo a Região “entusiasmar-se com esquemas e situações de curto prazo” visando extrair recursos, segundo o cientista.

O professor da Universidade de Victoria, que não é contra a exploração de minérios, alerta que quando se desenvolvem novas tecnologias, como no caso da exploração mineira subaquática, se avança “muito rapidamente, sem estudar os impactos. Os benefícios económicos parecem ser tão vastos que nos atiramos de cabeça. Depois descobrimos, no espaço de 10 anos, que foi um erro. A minha experiência não me diz para não o fazermos, mas temos de olhar as formas seguras de o fazer”, aconselha Phillip Dearden.

No que toca ao ordenamento do espaço marítimo, defende que a regulação não resulta com base em leis e decretos e que é imperioso desenvolver um sistema baseado em incentivos: “Uma abordagem mais efetiva passa por criar incentivos para que sejam as pessoas a proteger as suas áreas marinhas e os seus ‘stocks’ de peixe. Muitos desses pescadores sabem que as suas pescarias estão a entrar em declínio e que, a longo prazo, não são sustentáveis. Os que eles precisam é de ajuda para tornar as pescas mais sustentáveis no futuro”, defende o cientista.

O investigador britânico considera que a indústria do turismo relacionada com as atividades marinhas é uma boa aposta, uma vez que os Açores possuem várias características que não se encontram em outros locais do mundo. O cientista exemplifica que na Tailândia e no sudoeste asiático os alemães pagam milhares de dólares para observarem recifes tropicais mortos pela sua vulnerabilidade às alterações climáticas, quando nos Açores apenas se depende da quantidade de peixe existente, do número de baleias, dos tubarões, dos cenários subaquáticos.

Phillip Dearden está convicto de que o mergulho subaquático nos trópicos vai tornar-se ainda mais problemático devido à solidificação e aumento da temperatura e que, nesse contexto, mais mergulhadores europeus procurarão os Açores, logo que se mantenha a qualidade existente.


Notícia: jornal «Açores 9» e «Jornal Incentivo».
Saudações florentinas!!

domingo, 21 de junho de 2015

Melhores destinos turísticos em 2015

Definitivamente na moda, os Açores foram eleitos, mais uma vez, um dos melhores destinos turísticos europeus. Desta vez foi a maior editora de guias de viagem, a Lonely Planet, que colocou estas nove ilhas portuguesas na terceira posição dos dez destinos em alta para incluir nos seus planos de viagem em 2015.

"Ficam longe de tudo, o que ajuda a explicar porque são um dos segredos mais bem guardados das viagens na Europa, aqui a natureza reina, as paisagens esmeralda do arquipélago, a abundante vida marinha e o tipo de aventuras amigas do ambiente que já levaram os Açores a serem declarados o destino mais sustentável do mundo", descrevem os autores da editora, adiantando que, com o início dos voos low-cost para São Miguel, "o segredo foi por fim revelado".

Além do arquipélago dos Açores, também a cidade do Porto foi distinguida, surgindo em décimo lugar por ser "uma pechincha" que está "a viver um renascimento criativo".

O top 10 dos melhores destinos na Europa em 2015 é liderado por Akureyri (na Islândia), "uma região de verdes pastagens, vilas piscatórias, cascatas e baías cheias de baleias". Em segundo lugar destaque para Leipzig (na Alemanha), por ser considerada a "nova Berlim". No top 10 também estão Málaga (em Espanha), Belgrado (na Sérvia), Piemonte (em Itália), Baku (no Azerbaijão), Amesterdão (na Holanda) e Tromsø (na Noruega).


Notícia: jornal «Correio da Manhã» e «P3».
Saudações florentinas!!

sábado, 20 de junho de 2015

Preocupação com plásticos no mar

O movimento de cidadania "No More Plastics for the Azores" está preocupado com a quantidade de plásticos no mar dos Açores e as suas consequências ambientais, sobretudo no meio marinho.

“Este movimento cívico surgiu [na ilha do Faial] em torno da questão da utilização dos sacos plásticos e da necessidade de reduzir o seu número por causa do efeito destrutivo no ambiente e, especialmente, no meio marinho”, explicou Tiago Redondo.

Por os Açores serem ilhas, o movimento considera que os residentes “têm uma responsabilidade acrescida de evitar que os resíduos acabem no oceano, onde têm um efeito terrível”.

O objetivo é pressionar os poderes públicos em relação a esta questão, mas também envolver os cidadãos e levá-los a agir, reduzindo a expressão do plástico em cada ilha, recolhendo-o e diminuindo a poluição no mar dos Açores.

Tiago Redondo lamenta que não haja um estudo nos Açores sobre estes resíduos, o que seria “muito importante”, uma vez que permitiria apurar como se movimentam os plásticos no oceano e se depositam nas ilhas açorianas.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ilhas ocidentais sem património baleeiro que deva ser restaurado e conservado?

Governo Regional concedeu mais de 143 mil euros de subsídio destinado a apoiar a conservação e restauro de embarcações baleeiras, bem como projetos de investigação e salvaguarda da memória do património ligado à atividade da caça à baleia.

O despacho do secretário regional da Educação e Cultura, já publicado em Jornal Oficial, além do cumprimento da legislação e regulamentação regional sobre esta matéria, salienta a "relevância” que o património ligado à caça à baleia tem para a identidade cultural açoriana.

O subsídio agora atribuído destina-se a apoiar mais de seis dezenas de projetos apresentados por 26 entidades das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.

Apenas as ilhas das Flores e Corvo não apresentaram qualquer projeto nesta área.


Notícia: «Jornal Diário», «NO Revista» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Enorme perda de dormidas turísticas

De Abril de 2014 para o mesmo mês no presente ano, o turismo nos Açores cresceu 20,7%. Na ilha das Flores registou-se o contrário, com um brutal decréscimo de dormidas de 44,2%.

Abril de 2015 foi o primeiro mês após a entrada em vigor da liberalização do espaço aéreo da Região, com a chegada das companhias aéreas low cost. A ilha das Flores não acompanhou o crescimento do turismo nos Açores que, em Abril de 2015, alcançou uma subida de 20,7% relativamente ao mesmo mês no ano anterior. Pelo contrário, o número de dormidas na ilha das Flores decresceu brutalmente em 44,2%, com uma diminuição do número de dormidas de 986 em 2014 para apenas 550 dormidas em 2015. Em todas as ilhas, o número de turistas nacionais foi superior aos provenientes do estrangeiro.

Além da Terceira (-21%) apenas as três ilhas açorianas galardoadas como Reserva da Biosfera tiveram homologamente quebras no número de dormidas em Abril: Graciosa (-45%), Flores (-44%) e Corvo (-15%), contrariamente ao acréscimo ocorrido nas ilhas de Santa Maria (+74%), Faial (+31%), São Miguel (+30%), Pico (+16%) e São Jorge (+5%)

Os dados são do Serviço Regional de Estatística dos Açores, recentemente disponibilizados, e divulgam que no arquipélago "os estabelecimentos hoteleiros registaram 99,6 mil dormidas" em Abril, tendo os proveitos totais atingido "4 milhões de euros e os de aposento 2,8 milhões, correspondendo a variações homólogas respetivamente de 35,2% e 38%".


Notícia: «Diário Insular» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Aposta na oferta qualificada de trilhos

O secretário regional da Agricultura e Ambiente afirmou que a aposta na oferta qualificada de percursos pedestres valoriza o arquipélago como destino de natureza, sendo já mais de 80 os trilhos homologados nos Açores.

“Os trilhos são um dos produtos mais procurados pelos turistas que visitam a Região”, afirmou Luís Neto Viveiros, que assinalou a abertura do novo trilho pedestre entre Porto do Calhau e a Canada das Adegas, na freguesia da Candelária, concelho da Madalena (ilha do Pico), percorrendo parte dos cerca de 7,5 quilómetros de percurso.

Este trilho, recentemente homologado pela Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres, em que têm assento diversas entidades e departamentos do Governo Regional, nomeadamente do turismo e do ambiente, pretende dar a conhecer à população e aos visitantes da ilha as particularidades da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, classificada desde 2004 como Património Mundial da UNESCO.

O trilho, inserido na área da paisagem protegida e Parque Natural de Ilha do Pico, permite observar diversas espécies de flora e fauna endémicas, elementos caraterísticos da geodiversidade da paisagem vulcânica que molda todo o território.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Ainda recentemente, no âmbito da recolha de contributos para o Plano Estratégico do Turismo dos Açores, alguns empresários florentinos pediram maior divulgação dos trilhos pedestres, afirmando que além dos escassos 4 trilhos homologados para a ilha das Flores existem muitos outros percursos pedestres que devem ser potenciados, sendo cada vez mais procurados pelos turistas.

Saudações florentinas!!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Novo limite diário para apanha de lapas

O limite máximo de apanha de lapa brava e mansa nos Açores para fins comerciais passa a ser de "80 kg por apanhador" por dia, segundo portaria publicada ontem.

Nos Açores existem duas espécies de lapas, a ‘patella aspera’ e a ‘patella candei’, mais conhecidas por lapa-brava e lapa-mansa, que só existem nas ilhas da Macaronésia.

A portaria publicada no Jornal Oficial da Região justifica que "a criação de máximos de captura [de lapas] com a fixação de quotas de pesca por apanhador" constitui "uma ferramenta de gestão para a garantia da sustentabilidade” do ponto de vista ambiental, económico e social.

“É necessário criar bases para a rentabilização da comercialização da espécie por forma a permitir um rendimento elevado a longo prazo”, refere a portaria do Governo Regional.

Segundo o documento, estas medidas passam “não só pelo respeito pelo período de reprodução da espécie, com a criação de períodos de defeso, mas também por ajustar a apanha às dinâmicas do mercado, balizando o máximo de quantidades de apanha diárias, por forma a garantir um valor comercial equilibrado, garantindo o rendimento dos apanhadores”.

As lapas são um dos petiscos mais apreciados nos Açores, existindo várias receitas para a sua preparação.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Fazendense sagra-se campeão açoriano

Na próxima época, a equipa florentina estará presente na primeira edição do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de futsal - Série Açores.
Este fim-de-semana na ilha Terceira, o Grupo Desportivo Fazendense superou o Clube Desportivo Juventude da Candelária (5-3) e o Grupo Desportivo da Casa do Povo do Porto Judeu (5-2), arrebatando com inteiro mérito o almejado ceptro. A qualidade defensiva, a organização e a eficácia nas transições ofensivas fizeram a diferença.

O Campeonato regional inter-clubes de futsal, no escalão de séniores masculinos, foi disputado entre os campeões da temporada 2014/15 das três Associações de Futebol dos Açores (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta), vindo a apurar a equipa do Fazendense para a primeira edição do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de Futsal - Série Açores, que se irá realizar na campanha 2015/16.

Para a posteridade ficam os nomes dos novos campeões regionais de futsal: Afonso Rego, Marco Oliveira, Álvaro Silveira, Eliseu Câmara, Reinaldo Bento, Artur Cunha, Danny Sousa, José Gomes, Rui Filipe, José Sousa e Dércio Silveira; e os treinadores Paulo Barroso e Leandro Silva. Muitos parabéns!


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

domingo, 14 de junho de 2015

PSD exige a reposição da cancelada viagem da AtlânticoLine à ilha das Flores

A programação da AtlânticoLine no presente ano para a ilha das Flores apresenta uma redução significativa na ligação marítima de passageiros, efetuando-se apenas seis escalas em todo o período da operação.

“Esta situação por si só prejudica gravemente a ilha das Flores, quer em termos turísticos, quer na possibilidade de permitir que os florentinos se desloquem a outras ilhas dos Açores e vice-versa”, afirma em comunicado a Comissão Política da ilha das Flores do PSD.

Diz ainda a direcção laranja florentina que “sendo o turismo um pilar fundamental da sustentação da economia da ilha das Flores, essa incerteza constitui um enorme fator de instabilidade para todos os operadores turísticos da ilha, afetando diretamente as receitas provenientes deste setor económico”.

Por isso, e na sequência da notícia que dá conta da indisponibilidade do navio Express Santorini escalar a ilha das Flores no próximo dia 17 de Junho, o “PSD/Açores exige a reposição da referida viagem no decorrer do próximo mês de Julho”, conclui o comunicado.


Notícia: jornal «Açores 9».
Saudações florentinas!!

sábado, 13 de junho de 2015

Antiga Rádio Naval: turismo com história

A antiga Estação da Rádio Naval está vocacionada para o turismo rural, tendo para o efeito as condições ideais para famílias grandes ou grupo de amigos, crianças, animais, etc.

Este local de tranquilidade exemplar no seio da vila das Lajes, fica perto de tudo o necessário para que o tempo ali passado seja tranquilo e em contacto com o resto do mundo. Sem dúvida que este lugar é um local ideal para inspirar, escrever, compor, ler, meditar, usufruir das belezas paisagísticas e ar puro ímpares.

De resto, este trabalho vídeo foca a vida desde o nascer até a actualidade deste pequeno aldeamento que ao longo da sua história tem o caminho marcado e repleto de histórias, que muitas terão sido de amarguras, tristezas, desalentos, mas na sua maioria de grande glória, bravura e grandeza, para já não falar no seu desempenho, original, de servir a Marinha Portuguesa, em defesa do nosso Oceano bem como dos habitantes que, na sua área de jurisdição estavam inseridos.

Obrigado à Gabriela Silva por mais este contributo, na pesquisa, texto e locução. Obrigado à Luísa Silveira pela ajuda na produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Nova regulamentação da pesca lúdica

Até 30 de Junho encontra-se em consulta pública a redução do limite diário de capturas na pesca lúdica.

O Governo Regional promove um processo de consulta pública sobre as reduções dos limites diários de captura na pesca lúdica, propostas pela Federação das Pescas dos Açores em reunião do Conselho Regional das Pescas, incluindo também propostas de alteração à regulamentação relativa a tipos de licenças, comunicação das capturas efetuadas e normas de segurança na pesca submarina.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia reuniu ontem, na cidade da Horta, com pescadores lúdicos e dirigentes de clubes navais. Fausto Brito e Abreu afirmou que estas propostas “estão a ser alvo de uma discussão alargada” com o objetivo de “estabelecer prioridades e salvaguardar recursos marinhos que são importantes para atividades económicas geradoras de emprego”.

A proposta de alteração da regulamentação da pesca lúdica tem como principal objetivo diminuir o impacto da pesca de lazer e da pesca submarina nos ecossistemas marinhos, estando a ser "recebidos pareceres dos parceiros, alguns deles alertando para aspetos que, eventualmente, podem levar a que as alterações propostas não sejam a melhor forma de alcançar os objetivos que se pretendem”, frisou o secretário regional do Mar.

O documento em consulta pública está disponível no Portal do Governo Regional, até 30 de Junho. Os cidadãos ou organizações podem enviar contributos diretamente através do formulário disponível no Portal do Governo Regional ou enviar comentários para o endereço de correio eletrónico: consulta.srmct@azores.gov.pt.


Notícia: inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Única proposta para os voos inter-ilhas

A SATA Air Açores foi a única candidata à concessão das ligações aéreas inter-ilhas, que entram em vigor a 1 de Outubro.

A abertura das propostas decorreu esta manhã, tendo a SATA Air Açores apresentado uma proposta de 134 milhões 998 mil e 556 euros de indemnização compensatória pelos cinco anos da concessão, um valor apenas ligeiramente abaixo do preço base da concessão, que era de 135 milhões de euros.

Este concurso público internacional atribui à concessionária as 14 rotas inter-ilhas que sempre foram realizadas pela SATA.

As novas obrigações de serviço público do transporte aéreo inter-ilhas propõem a redução nas tarifas para os residentes, com o preço máximo de uma viagem fixado agora em 120 euros, ou seja, menos 40 euros do que a tarifa máxima ainda em vigor.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Diário Insular» e «Observador».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

CMSCF "devolve" IRS aos munícipes

A Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores irá "entregar" 11.790 euros de IRS aos seus munícipes.

Santa Cruz das Flores foi o único município açoriano a "entregar" aos seus munícipes 1% da receita do IRS no ano de 2015, sendo que a autarquia recebe do Orçamento do Estado 5% de IRS.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz este dinheiro, embora pouco, terá um impacto multiplicador da economia e será melhor aplicado pelos munícipes do que se fosse diretamente para os cofres da autarquia.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores.
De acordo com o último recenseamento populacional (Censos 2011), o concelho de Santa Cruz das Flores regista 2.493 habitantes. Se fosse realizada uma divisão igualitária desta "devolução" de IRS teríamos então um valor de 4 euros e 73 cêntimos para cada munícipe.

Saudações florentinas!!

terça-feira, 9 de junho de 2015

Sensores de catástrofe em todas as ilhas

Todo o arquipélago dos Açores estará coberto, no início de 2016, por uma “moderna e sofisticada” rede hidrometeorológica.

“Depois de uma primeira fase que abrangeu as ilhas de São Miguel, Santa Maria e, parcialmente, o Pico”, segue-se agora a execução, num investimento de mais de um milhão de euros, de “quarenta novas estações hidrometeorológicas automáticas nas ilhas do Pico, Faial, Terceira, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo”, disse o secretário regional da Agricultura e Ambiente na cerimónia de assinatura do auto de consignação do contrato misto para a execução da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico das ilhas dos Grupos Central e Ocidental.

A Região ficará dotada de 99 estações automáticas, com teletransmissão de dados em tempo real, sendo esta rede composta por 84 estações automáticas, das quais 28 hidrométricas, 34 udométricas e 22 meteorológicas, além de estações limnigráficas automáticas para acompanhamento do nível das lagoas.

Entre estas estações limnigráficas, segundo Luís Neto Viveiros, nove já se encontram em funcionamento e mais seis serão instaladas ainda este ano. Os dados gerados pela rede de medição da precipitação e dos caudais das lagoas e ribeiras constituem informação de base que, depois de tratada e modelada pelo CIVISA (Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores), é utilizada para alertas em caso de perigo de ocorrência de movimentos de vertentes associados a episódios de precipitação.

As estações meteorológicas permitem obter dados sobre a intensidade e direcção do vento, evaporação, humidade, precipitação, temperatura, nível e temperatura da água da tina; enquanto as estações udométricas registam o valor de precipitação, intensidade e direcção do vento; e as estações hidrométricas, instaladas em cursos de água de regime permanente e lagoas, permitem obter dados sobre a altura do nível de água, a partir dos quais se afere o caudal.


Notícia: «Correio dos Açores» e «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Piscinas naturais com “Qualidade Ouro”

À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, a associação de conservação da natureza Quercus galardoou as Piscinas Naturais do Altio (em Santa Cruz) como "Praia com Qualidade Ouro" pela excelente qualidade das suas águas balneares.

Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores.

Para receber a classificação de água balnear com qualidade ouro, uma zona balnear tem de ter qualidade “excelente” da água nas quatro últimas épocas balneares e também todas as análises do último ano devem passar nos critérios mais apertados da Directiva europeia sobre as águas balneares.

A classificação atribuída pela Quercus privilegia somente a qualidade da água, diferentemente da Bandeira Azul que tem cerca de três dezenas de critérios para a sua atribuição (por exemplo: informação e educação ambiental, equipamentos, segurança e serviços).


Notícia: jornal «Público».
Saudações florentinas!!

domingo, 7 de junho de 2015

Gémeas nascem em avião da Força Aérea

Duas meninas gémeas nasceram ontem a bordo de uma aeronave C-295M da Força Aérea Portuguesa, quando a mãe estava a ser transportada entre a ilha das Flores e a Terceira, anunciou o Comando da Zona Aérea dos Açores.

As gémeas "nasceram às 08:23" locais e "o parto foi assistido por uma equipa médica da Unidade de Evacuações Aéreas do Hospital de Angra do Heroísmo", sendo "o primeiro nascimento a bordo da aeronave C-295M". A "Mellissa e a Maisa foram as trigésima segunda e trigésima terceira crianças a nascer a bordo de aeronaves nos Açores", acrescenta a Força Aérea Portuguesa.

A mãe e as crianças, que nasceram com 1,690 e 1,790 quilogramas, respetivamente, "encontram-se bem de saúde, ficando assim marcado na história da Força Aérea como o primeiro nascimento a bordo da aeronave C-295M da esquadra 502-Elefantes, tendo o primeiro ocorrido há cerca de 20 anos, em 13 de Julho de 1993 na aeronave C-212 Aviocar", de acordo com o Comando da Zona Aérea dos Açores.

A tripulação visitará a mãe e as gémeas, "um procedimento habitual" sempre que ocorre um nascimento a bordo de uma aeronave, disse fonte da Força Aérea Portuguesa.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», SIC Notícias e TVI 24.
Saudações florentinas!!

sábado, 6 de junho de 2015

Dificuldades na Filarmónica da Fajãzinha

Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Festival Azores Fringe na ilha das Flores

Considerado o maior festival de artes dos Açores e organizado pela associação cultural MiratecArts, o Azores Fringe tem como primordial objetivo dar oportunidade aos artistas de mostrarem o seu trabalho e desenvolverem novos projetos em qualquer vertente artística. "Vamos ao Fringe, o mundo é aqui" é o lema do festival que nas duas primeiras edições contou com a participação de mais de 380 artistas de 30 países diferentes e este ano traz ao arquipélago artistas de 56 países.

O Azores Fringe Festival integra-se nas comemorações dos 500 anos do concelho das Lajes como forma de divulgação das áreas da cultura e das artes performativas. O concelho de Lajes das Flores integra a programação nos dias 6, 7 e 20 de Junho.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.

A Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores em parceria com associação MiratecArts convida os florentinos para as atividades do Azores Fringe no Museu e Auditório de Santa Cruz das Flores.

A programação da noite de hoje (dia 5) conta com exposições e exibição de curtas metragens.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Limpeza e manutenção das ribeiras

Governo Regional triplica este ano o investimento público na requalificação e proteção das linhas de água nos Açores, num investimento superior a 5 milhões de euros.

O secretário regional da Agricultura e Ambiente salientou que, além das ações constantes de limpeza e manutenção realizadas pelos serviços operativos, estão este ano a concurso, a ser executadas ou foram já concluídas obras no valor global de 4 milhões de euros nas ilhas Terceira, São Miguel, Pico, São Jorge e Flores.

Este significativo investimento, segundo Luís Neto Viveiros, traduz-se numa maior segurança para pessoas e bens.


Notícia: «Jornal Diário», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

EDA distribui lucros pelos acionistas

Grupo EDA obteve resultados positivos de 12 milhões e 100 mil euros no ano passado.

Deste resultado, 8 milhões e 400 mil euros vão para o bolso dos acionistas, que são o Governo Regional, o Grupo Bensaúde (cerca de 2,9 milhões de euros recebidos), a EDP, o Novo Banco e pequenos acionistas. O valor dos dividendos agora pago pela EDA é idêntico a 2013, apesar do decréscimo dos resultados do Grupo, já que no ano passado os lucros tinham sido de 16,2 milhões de euros.

Apesar da diminuição do lucro, a Empresa de Eletricidade dos Açores atingiu em 2014 melhor desempenho que no ano anterior. As perdas resultam do pagamento da sobretaxa imposta pelo Governo da República, pagamento da taxa de carbono e aumento da massa salarial, segundo confirmou à Antena 1 Açores o presidente do conselho de administração do Grupo EDA.

No ano passado os trabalhadores da EDA tinham criticado a administração por ter distribuído uma grande fatia dos lucros pelos acionistas, quando devia ter aplicado esse dinheiro em investimentos e amortização da dívida. Este ano, apesar dos lucros diminuírem, a distribuição de lucros pelos acionistas foi idêntica à do ano anterior.


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 2 de junho de 2015

“Qualidade Ouro” para a Fajã Grande

A associação de conservação da natureza Quercus voltou a atribuir classificação "Praia com Qualidade Ouro" à zona balnear da Fajã Grande (Porto Novo).

Esta classificação é atribuída anualmente pela Quercus às praias portuguesas com melhor qualidade da água.
 Este ano foram distinguidas 314 zonas balneares em 90 municípios, entre território continental e insular.

Esta classificação é uma mais-valia para uma zona já conhecida, quer pela sua beleza ímpar quer por ser uma zona balnear muito atrativa. Neste sentido a Câmara Municipal de Lajes das Flores tem tentado, aos poucos, ir dotando aquela área com melhores condições para a prática balnear e de lazer.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.

Para receber a classificação de praia com qualidade ouro, uma zona balnear tem de ter qualidade “excelente” da água nas quatro últimas épocas balneares e também todas as análises do último ano devem passar nos critérios mais apertados da Directiva europeia sobre as águas balneares.

A classificação atribuída pela Quercus privilegia somente a qualidade da água, diferentemente da Bandeira Azul que tem cerca de três dezenas de critérios para a sua atribuição (por exemplo: informação e educação ambiental, equipamentos, segurança e serviços).


Notícia: jornal «Público».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Fazendense é campeão da A.F. Horta

Neste fim-de-semana o Grupo Desportivo Fazendense sagrou-se campeão de futsal da Associação de Futebol da Horta em séniores. Após ter vencido o Clube Desportivo Escolar do Corvo, a equipa florentina deslocou-se ao Faial para defrontar o FC Flamengos (vencedor entre campeão das ilhas do Pico e do Faial). Através de concludentes vitórias por 5-2 e 9-3, o Fazendense tornou-se assim o representante da AFH na disputa pela subida à Segunda Divisão nacional.

Nos próximos dias 12 a 14 de Junho na ilha Terceira, o Fazendense irá defrontar os representantes das Associações de Futebol de Angra e de Ponta Delgada: a Casa do Povo de Porto Judeu e o Clube Desportivo Juventude da Candelária.

Saudações florentinas!!