sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Bird Race Açores neste fim-de-semana

Promover a observação de aves nos Açores e aumentar os registos de aves observadas na Região é o que pretende a terceira edição da Bird Race Açores.

Organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e o "sítio" Aves dos Açores, a iniciativa tem ainda como finalidade sensibilizar a população.

“Pretende-se promover a atividade de observação de aves nos Açores, bem como que as pessoas fiquem mais sensibilizadas para a importância das aves, como também da conservação dos seus habitats e pretende-se ainda aumentar o número de registos de observações aqui no arquipélago. É uma atividade que pode ser feita em família e é um desafio para as pessoas que têm interesse na natureza e gostam de fazer atividades outdoor”, afirmou Ana Mendonça, coordenadora do Centro Ambiental do Priolo.

A observação de aves é uma atividade que está a ganhar cada vez mais adeptos nos Açores, quer entre a população local, quer junto de muitos visitantes. Nos Açores existem cerca de 40 espécies de aves, sendo observadas regularmente mais 20 a 30 espécies migradoras de passagem/invernantes.

A competição, que vai decorrer em todas as ilhas, consiste na formação de várias equipas, com um a três elementos cada, que devem percorrer a sua ilha de inscrição e registar todas as aves observadas durante dois dias. As inscrições para o Bird Race Açores 2016 podem ser feitas em http://centropriolo.spea.pt/pt/atividades até às 23 horas desta sexta-feira.


Notícia: rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Entre os 100 destinos mais sustentáveis

A organização Green Destinations, pela segunda vez consecutiva, voltou a eleger os Açores como um dos cem destinos turísticos mais sustentáveis do mundo.

O galardão 100 Destinos Mais Sustentáveis foi criado para distinguir os esforços efetuados pelos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, tendo em vista incentivar as boas práticas relacionadas com a sustentabilidade económica e ambiental e o turismo responsável.

Desta forma, à semelhança do que já tinha acontecido em 2014, ano da primeira edição, os Açores foram galardoados com um prémio de sustentabilidade pela qualidade do destino, sendo considerados “um exemplo pelas suas práticas ambientais e pela forma como harmoniza a relação entre o Homem e a natureza”.

A distinção da Região vem valorizar e premiar o trabalho realizado no domínio do turismo de natureza, incluindo o geoturismo, produto turístico de excelência nos Açores.

Tendo 2017 sido declarado como Ano Internacional de Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, este prestigiado galardão internacional vem reforçar a garantia da qualidade dos Açores enquanto destino de férias, reforçando o posicionamento dos Açores como destino de natureza, com práticas de turismo responsável e sustentável.


Notícia: rádio Atlântida, jornal «Correio dos Açores» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ajustamento de escalas para garantir acesso a advogado nas ilhas ocidentais

A Comarca dos Açores defende que a solução para o problema do acesso ao Direito e aos tribunais nas Flores e Corvo passará pelo "ajustamento das escalas" dos advogados que estão disponíveis para trabalhar naquelas ilhas.

“O modo e termos em que atualmente funciona o sistema de apoio judiciário não assegura aquele direito fundamental, em razão de uma significativa parte dos advogados nomeados como patronos ou defensores recusarem a deslocação à ilha das Flores e não atenderem convenientemente e consequentemente os cidadãos requerentes”, refere a Comarca dos Açores.

Ocorreu ontem na ilha das Flores uma reunião alargada do conselho de gestão da Comarca dos Açores para abordar a inexistência de advogado e solicitador domiciliados nas ilhas do grupo ocidental, facto que após inúmeras situações inventariadas esta entidade considera que compromete “seriamente o direito fundamental de acesso dos cidadãos” das ilhas das Flores e do Corvo ao Direito e aos Tribunais.

A Comarca dos Açores sustenta que “a solução deste problema passará pelo ajustamento das escalas dos advogados relativas a requerentes destas ilhas” para que nelas constem “apenas aqueles que efetivamente estão disponíveis para se deslocar a estas ilhas, devendo ser nomeado um único advogado por lotes de diligências agendadas”.

O objetivo é que em determinados dias do mês a população saiba com antecipação que se encontra na ilha um advogado de escala para diligências ordinárias agendadas e também para assegurar a consulta jurídica aos cidadãos.

Para rentabilizar o serviço dos advogados a nomear em cada mês com custos razoáveis, os serviços do Tribunal e do Ministério Público propõem-se realizar as suas diligências ordinárias numa única semana de cinco dias úteis em cada mês, de modo a rentabilizar a deslocação de advogado à ilha das Flores, onde se encontra instalada a Instância Local.

A Comarca dos Açores garantiu ainda que “o tribunal disponibilizará aos advogados que se desloquem em serviço a estas ilhas uma sala apetrechada com as condições necessárias na Instância Local de Santa Cruz das Flores. Os municípios da ilha das Flores também estão disponíveis para colaborar, adiantando as despesas com a deslocação e alojamento dos advogados, tornando-se credores do Ministério da Justiça (no âmbito do regime do apoio judiciário) pelos valores correspondentes”, acrescenta.

De acordo com o comunicado da Comarca dos Açores, “desde há mais de uma dezena de anos que não há advogado sediado na ilha das Flores ou que se desloque com regularidade de modo a assegurar à comunidade os serviços próprios da profissão”.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Balanço possível dos deputados regionais "florentinos" nesta X legislatura açoriana

Provavelmente constitui a mais miserável representação política que a ilha das Flores alguma vez teve na Assembleia Legislativa Regional... só eventualmente equiparável à III legislatura açoriana (1984-1988).

Com base nos dados publicamente disponibilizados pela Assembleia Legislativa Regional abaixo se mostra um balanço quantitativo do trabalho político dos deputados regionais "florentinos" nesta X legislatura açoriana.
Saudações florentinas!!

domingo, 25 de setembro de 2016

Ilhas onde nunca seremos turistas

Nos Açores a revelação serão as pessoas e o facto de sermos recebidos como ilhéus temporários ao invés de turistas.

Oceano Atlântico, 36° a 43° de latitude Norte e 25° a 31º de longitude Oeste. São estas as coordenadas que permitem descobrir os Açores, as ilhas que Vitorino Nemésio descreveu como o "lugar do efémero e do contingente onde só o mar é eterno e necessário". Está assim desenhada a comparação perfeita entre estas ilhas, geografias do isolamento e a geografia da vida, também ela um lugar inevitavelmente transitório e incerto perante a magnitude incompreensível da existência.

Saramago no «Conto da Ilha Desconhecida» refere que "todo o homem é uma ilha" e que caso não saia de si próprio não chega a saber quem é. Eu acrescentaria que todo o homem que não conhece uma ilha não chega a descobrir o que é a humanidade.

Nos Açores a terra treme e eventualmente nasce das profundezas do Oceano, tempestades inesperadas irrompem do mar e do céu fustigando as casas, as colheitas, os barcos e os aviões. É nesta luta entre a dureza violenta (quase humorística) das condicionantes naturais e a persistência dos ilhéus que se estabelece a razão mais forte para visitar os Açores: a redescoberta da aventura que é a permanência humana sobre a terra perante a força e a beleza indomável da Natureza.

Esta aventura tecida pelos açorianos com proximidade e afecto, mas também por vezes com alguma dose de loucura e surrealidade, são o verdadeiro convite postal dos Açores. Não o é a Lagoa das Sete Cidades muitas vezes enevoada, a inacreditável Fajã de Santo Cristo que implica uma descida de seis quilómetros pela encosta escarpada ou a possibilidade (remota) de observar as baleias no seu habitat natural... Nos Açores a revelação serão as pessoas e o facto de sermos recebidos como ilhéus temporários ao invés de turistas.

O segredo é fluir ao sabor das idiossincrasias metrológicas das ilhas, da sua intensidade vulcânica, das histórias e do movimento dos seus habitantes. Só assim será possível vencer a frustração de uma visita adiada a uma fajã devido a uma tempestade anunciada, confortando-nos antes ao vê-la chegar lentamente num pequeno porto, acompanhados por cervejas, tremoços e pelas conversas de um grupo de pescadores. Só assim nos espantaremos com os anfitriões do alojamento local que nos recebem como se estivéssemos em casa, confessando que o que lhes custa mais é cobrar a estadia, pois apreciam a possibilidade do encontro e da companhia. Só assim não estranharemos que numa festa tradicional se ofereçam Sopas do Espírito Santo e vinho a todos os que quiserem festejar na ilha.

Só assim aceitaremos a necessidade dos açorianos em desafiar o perigo e a vida soltando os touros pelas ruas. Só assim é que perante as sinuosas e por vezes íngremes estradas facilmente arranjaremos boleia de um agricultor numa carrinha de caixa aberta descobrindo que muitos ilhéus emigram mas acabam sempre por voltar. Só assim é que em certas praias sentiremos que regressámos a uma infância perdida ao invés de ficarmos incomodados com o facto de não haver espaço para estender uma toalha. Só assim perdoaremos o facto de um jantar romântico poder ser interrompido por um açoriano alcoolizado falando em americano e cantando de forma desafinada todos os "hits" da Rádio Nostalgia, ao mesmo tempo que nos explica que teve uma banda de rock nos Estados Unidos e que se sente perdido ao regressar à ilha que o viu nascer. Só assim nos iremos rir com o humor irónico e cortante de um pai e um filho, donos do único café no limite de um trilho de caminhadas perante a chegada de turistas estafados, esfomeados e desidratados.

Poderia começar esta crónica anunciando que a «National Geographic Traveller» considerou o arquipélago como o lugar mais bonito do mundo ou chamando atenção para as promoções da RyanAir. Os Açores são donos de uma beleza que fere e nos deixa frequentemente numa overdose emocional, mas não é essa a razão pela qual os devemos visitar: devemos visitá-los para conhecer estes homens e mulheres que, como diz Sophia de Mello Breyner, "têm aprumo de proa", iluminando a nossa passagem pelo arquipélago com amizade e humor. Nunca seremos turistas nestas ilhas a não ser de nós próprios e isso por si só constitui uma viagem única.

De regresso a Lisboa e na procura cada vez mais difícil e incessante por alugar casa nesta cidade senti saudades dos Açores, dos seus lugares que foram momentaneamente meus. Talvez um dia regresse como aspirante a ilhéu definitivo.


Crónica de Sebastião Ferreira de Almeida, publicada no «P3».
Saudações florentinas!!

sábado, 24 de setembro de 2016

Serviço Diocesano vem acertar estratégia de intervenção das Ouvidorias ocidentais

Diretor diocesano reunirá com casais da pastoral familiar da Igreja nas ilhas do grupo Ocidental.

A pastoral familiar desenvolvida nas ilhas das Flores e do Corvo vai dar um novo passo na próxima semana com a designação dos casais de ligação nas paróquias e nas duas Ouvidorias, de forma a articular ações de intervenção concreta com o Serviço Diocesano.

O diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Familiar desloca-se às ilhas do grupo Ocidental para concluir o processo de afirmação territorial desta pastoral, definindo em cada uma das ilhas os nomes dos responsáveis por cada sector: “Esta deslocação insere-se no acompanhamento que o Serviço Diocesano tem estado a fazer para reforçar a organização territorial da Pastoral Familiar, tendo sempre presente que cada realidade é uma realidade própria mas somos uma só Igreja diocesana e por isso temos de estar todos ligados e caminhar juntos”, disse o cónego José de Medeiros Constância.

O sacerdote, que já tinha visitado as restantes ilhas açorianas, desloca-se agora às Flores e ao Corvo entre os dias 28 de Setembro e 3 de Outubro, para em conjunto com a equipa sacerdotal das Flores e do Corvo acertar alguns pontos que “precisam ser afinados como acontece em todas as ilhas. São reuniões muito concretas e que visam comprometer as famílias na resolução dos seus problemas. Para isso precisamos de ter interlocutores”, esclarece o diretor do Serviço Diocesano a Pastoral Familiar.

Além da designação dos casais de ligação, o sacerdote José de Medeiros Constância fará ainda uma exposição sobre a exortação pós sinodal A Alegria do Amor, do papa Francisco.


Notícia: portal «Igreja Açores».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

XIV Dia do Agricultor da ilha das Flores

A convite da Associação Agrícola da ilha das Flores, a Câmara Municipal de Lajes das Flores em parceria com o Serviço de Ambiente da ilha das Flores e o apoio do Serviço Florestal das Flores e do Corvo, estará presente amanhã no XIV Dia do Agricultor colaborando na vertente da sensibilização ambiental.

Compareça no Parque de Retém da Associação Agrícola e esclareça dúvidas junto da equipa do Município lajense. Participe nesta comemoração e venha em família até ao lugar da Várzea, na freguesia das Lajes. Haverá também atividades para os mais pequenos.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Concelhos com planos de emergência

Os dezanove concelhos açorianos têm Planos de Emergência aprovados, indicou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

José Dias afirmou que “todos os concelhos dos Açores têm planos de emergência aprovados. Há uma obrigação de lei para que seja realizada a sua atualização. Neste momento, nos chamados Planos municipais de Emergência de terceira geração, estão a decorrer os processos de aprovação da Ribeira Grande, Santa Cruz da Graciosa e Calheta (na ilha de São Jorge)”.

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores assinalou contudo que existem “outros processos de atualização a decorrer que, a breve trecho, também serão aprovados”. O responsável disse ainda acreditar que o próximo ano “será fulcral” nesta matéria e que toda a Região terá Planos de Emergência atualizados e aprovados.

“Ter um Plano municipal de Emergência faz toda a diferença em caso de catástrofe”, afirmou José Dias, referindo que os Açores são uma região muito ativa do ponto de vista sísmico e vulcânico e vulnerável a fenómenos climatéricos adversos.

Destacando a “extrema importância” destes documentos, o presidente da Proteção Civil dos Açores apontou “a definição de competências nas áreas de atuação, a forma de articulação entre as diferentes entidades presentes em operações de Proteção Civil” que são “fundamentais numa real organização para uma resposta pronta e eficaz”.

“Em particular para a Região Autónoma dos Açores, com as suas características, as suas singularidades, os Planos municipais de Emergência de Proteção Civil são uma mais-valia na sua preparação, organização e realização de uma operação eficaz de resposta a acidentes graves ou catástrofes”, declarou José Dias.

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores realça que “um Plano municipal de Emergência tem de ser de fácil leitura, de fácil compreensão e de fácil operacionalização”.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

As pessoas a saírem das suas ilhas

Considerado por muitos um paraíso no Atlântico, para outros os Açores constituem um destino do adeus. Analisando as estimativas da população residente em cada uma das ilhas é possível verificar que muitos açorianos saíram das suas ilhas entre 2012 e 2015.

Desde logo, a estimativa do Serviço Regional de Estatística dos Açores indica que o número total da população residente no arquipélago diminuiu, passando de 247.549 para 245.766 pessoas, ou seja, são menos 1.783 pessoas. Ao observar tal registo levantam-se algumas questões, até porque coincide com o período de governação do atual Governo Regional. Como terá sido a evolução por ilha desde o início da presente legislatura (2012) até aos últimos dados existentes (2015)? Esta é uma das primeiras questões a colocar.

O panorama é deveras preocupante. Num período de três anos estima-se que São Jorge tenha perdido 370 pessoas, o Pico 260 pessoas e o Faial 189 pessoas. Na Graciosa igualmente verificou-se um decréscimo da população residente, desde 2012 até 2015 verifica-se uma diminuição de 71 pessoas. Os resultados são, pois, desoladores para as ilhas do Grupo Central sobretudo para o dito Triângulo.

Na ilha das Flores sucedeu o mesmo estimando-se, assim, menos 87 residentes.

Os resultados também não são nada animadores para as maiores ilhas do arquipélago. Curiosamente assistimos à diminuição da população residente em São Miguel, tendo perdido 338 pessoas e a Terceira 499 pessoas. Ora até nas ilhas onde supostamente existe maior desenvolvimento económico e social se verifica um decréscimo.

O cenário não é nada animador para o Governo Regional. As políticas do atual Governo Regional não estimularam o crescimento da população açoriana, sendo que o decréscimo na maioria das ilhas tem um efeito ainda mais pernicioso. Portanto, em sete ilhas verificou-se uma diminuição da população residente num período de três anos. É certo que não contempla o último ano de legislatura por não haver dados existentes. Mas leva-nos a crer que nem tudo está a ser feito para incentivar os açorianos a ficarem nas suas terras.

Como podemos ver nem tudo é um mar rosas. Este é um cenário que nos leva a questionar que políticas têm vindo a ser adotadas.

Os testemunhos de que nem tudo está bem nas várias ilhas ganham cada vez mais força. São inúmeros os açorianos que procuram alternativas fora das suas ilhas porque não existe trabalho nas suas terras. São inúmeras as pessoas que são quase que forçadas a sair das suas ilhas, sobretudo das mais pequenas, porque procuram um melhor Serviço Regional de Saúde quando confrontados com a ausência de especialidades médicas nas suas ilhas. São também tantos que procuram uma melhor educação fora, porque o sucesso escolar esfuma-se ano após ano na nossa Região.

Questiono-me onde está efetivamente a força da nossa Autonomia? Creio que está na mudança e nuns Açores para todos. Os açorianos merecem mais e melhor.


Opinião de Carmen Gaudêncio, publicada no «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Lajes irá receber workshop de Dança Nia

Nos próximos dias 1 e 2 de Outubro vai realizar-se na Casa do Povo das Lajes o workshop de Dança Nia, uma iniciativa de Beatriz Teves Oliveira que pretende percorrer todas as ilhas dos Açores e que conta, na ilha das Flores, com o apoio do Município das Lajes.

O principal objetivo deste workshop é a divulgação da dança nia que combina dança e artes marciais e terapêuticas. Destina-se a jovens e adultos, pretendendo proporcionar um ambiente harmonioso e dinâmico que transforme a experiência do corpo e do movimento artístico.

As inscrições devem ser feitas de preferência até 28 de Setembro através do correio eletrónico acoresemdanca@gmail.com ou do contacto telefónico 926 141 759, indicando nome e idade.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Manuel Pereira inverterá desertificação

O cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral das Flores afirmou que quer "inverter ou atenuar" a desertificação da ilha e fixar a população florentina.

“A desertificação é transversal a todos os meios mais pequenos e este é um fenómeno que também nos afeta. Queremos inverter ou atenuar este problema, continuar a criar condições para que as pessoas se sintam bem, possam aqui radicar-se e sentir-se realizadas”, afirmou Manuel Pereira, que repete a candidatura.

O reformado de 60 anos acredita que o PS é a força política mais bem colocada para servir a população das Flores, indicou a necessidade de criar “mais emprego e melhores condições de vida” para a fixação de pessoas na ilha do grupo ocidental.

Natural de Vila Nova de Cerveira e vivendo na ilha das Flores há 27 anos, Manuel Pereira defende que é necessário continuar a dotar a ilha de uma “boa saúde e educação” e possibilitar (aproveitando os sistemas de incentivos existentes na Região) que “a população seja empreendedora, criando os seus próprios postos de trabalho em áreas como o turismo, agricultura e pescas, que são os pilares da economia” açoriana.

O militante socialista que foi presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores durante três mandatos, adiantou que os transportes aéreos satisfazem e declarou-se convicto de que o turismo é um setor de atividade que ainda pode criar “bastantes empregos, ajudando o desenvolvimento. É importante promover a ilha das Flores em termos turísticos como um destino seguro que é Reserva da Biosfera e cultiva um turismo de natureza”.

O candidato do PS referiu que a construção dos novos barcos da AtlânticoLine “pode constituir uma revolução, como aconteceu com o transporte aéreo”, permitindo que produtos da ilha das Flores possam chegar às outras ilhas num prazo de 24 horas.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

domingo, 18 de setembro de 2016

Trilhos da Grande Rota da ilha das Flores

A Grande Rota das Flores percorre grande parte do litoral costeiro da ilha, efetuando a ligação entre Santa Cruz e a freguesia do Lajedo, situada na costa sudoeste da ilha das Flores, através de um percurso linear com nível de dificuldade elevado, que envolve alguns troços não aconselháveis a pessoas com vertigens, em especial a descida da Rocha do Risco.

Este percurso apresenta uma grande riqueza de paisagens vulcânicas, complementadas pela existência de pequenos povoados isolados e por uma vegetação rica em espécies endémicas, nomeadamente na costa nordeste e nas falésias da costa oeste. Sempre que possível poderá aproveitar as diversas zonas balneares que o percurso oferece, bem como aproveitar a passagem pelos centros urbanos e rurais para reabastecer de utensílios necessários à sua caminhada e retemperar forças.

Este trilho está dividido em duas etapas, de aproximadamente 21 km e 26 km respetivamente. A primeira etapa liga Santa Cruz a Ponta Delgada caracterizando-se por sucessivos extensos e profundos vales onde correm diversas ribeiras, que levou à implantação de uma Central hidroelétrica, localizada no troço inicial. Além disso, a etapa percorre a costa nordeste, caracterizada por um relevo abrupto e amplo recorte com inúmeros ilhéus, penedos, pontas e enseadas, que constituem uma zona importante de nidificação de várias espécies de aves marinhas. Quanto à segunda etapa, que liga Ponta Delgada ao Lajedo, a baixa e linearizada falésia costeira entre Ponta Delgada e a ponta do Albarnaz dá lugar a uma das mais belas paisagens litorais dos Açores, onde as fajãs lávicas e detríticas como a Fajã Grande e a Fajãzinha encontram-se separadas do Planalto Central da ilha por uma longa arriba fóssil com cerca de 300 metros de altura, onde escorrem inúmeras linhas de água, formando impressionantes quedas de água na encosta, com destaque para o Poço da Alagoinha, que apresenta uma lagoa na base da arriba. Os pequenos povoados como os Mosteiros, a freguesia do país com menor população residente, confere um encanto especial à paisagem envolvente.

Uma vez que este grande trilho envolve grandes desníveis de altimetria, deverá planear o percurso, de acordo com a sua condição física, interesse e disponibilidade. Além disso, atravessa várias linhas de água, pelo que deverá ter em atenção o aumento do caudal em dias subsequentes a elevada precipitação.


Informação: Trilhos dos Açores - "sítio" oficial do Turismo.
Saudações florentinas!!

sábado, 17 de setembro de 2016

Requerer a eletrificação de explorações agrícolas ficou agora bastante mais fácil

Os proprietários de explorações pecuárias nos Açores podem agora requerer à EDA a sua eletrificação tal como o proprietário de uma habitação nova, sendo que o tempo de demora da sua efectivação vai depender da distância a que a exploração estiver da rede de alta tensão. Se estes lavradores estiverem bem informados sobre os apoios comunitários e regionais para a concretização da eletrificação e se esta eletricidade chegar à zona em rede apanhando outras explorações pecuárias, o preço que cada qual pagará será mais reduzido.

Esta nova realidade é agora possível em resultado de uma parceria entre o IROA e a Eletricidade dos Açores.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Candidato do CDS afirma que “PS e PSD nada acrescentaram à melhoria das condições de vida dos florentinos”

Paulo Rosa apelou aos florentinos para que voltem a dar uma oportunidade ao CDS na ilha mais ocidental da Região, alegando que “está à vista que PS e PSD nada acrescentaram à melhoria das condições de vida” dos habitantes da ilha das Flores.

Paulo Rosa frisou que se candidata novamente a deputado por não se rever nos projetos políticos que actualmente representam a ilha, com os deputados eleitos pelo PS e PSD que “nada acrescentaram à melhoria das condições de vida” dos habitantes das Flores, ilha que tem assistido a “retrocessos graves, nomeadamente no acesso à saúde”.

O cabeça de lista do CDS/PP diz que se apresenta às eleições “com a mesma determinação de sempre, com o objetivo de voltar a pôr a ilha das Flores no mapa”, porque “não me revejo nos gémeos-do-Centrão que não contribuíram em nada para resolver os problemas com que os florentinos continuam a confrontar-se” (referindo-se aos atuais deputados do PS e PSD).

Paulo Rosa aproveitou para “lembrar aos florentinos que terão novamente uma alternativa a concorrer”, afirmando querer “devolver a política às suas origens. Não chega falar de política feita para as pessoas. É preciso que as pessoas sintam que a política está efetivamente centrada nelas. A candidatura do CDS/PP pela ilha das Flores tem o objetivo de usar o partido como instrumento para servir as pessoas e não as pessoas como instrumentos para servir partidos e interesses partidários”, declarou o dirigente do CDS/PP Açores.


Notícia: "sítio" do CDS/PP Açores.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Partido de Marinho Pinto tem candidatura

O Partido Democrático Republicano (PDR) apresenta uma das suas fundadoras como cabeça de lista pelo círculo eleitoral da ilha das Flores.

“Nunca digo não aos desafios que o meu partido me lança”, afirmou Ana Cristina Carnaça, acrescentando que “é uma honra” poder participar pela primeira vez num ato eleitoral no arquipélago dos Açores.

Advogada residente em Lisboa, a candidata do partido liderado pelo eurodeputado Marinho Pinto afirma que o objetivo principal passa por “acabar com o medo que existe nas ilhas”, sem especificar.

Adiantando que já visitou os Açores, em particular a ilha das Flores, Ana Cristina Carnaça admitiu que tenciona fazer campanha eleitoral na ilha do grupo ocidental do arquipélago.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

CIMA/RIC: descidas a pique para radicais

A ilha das Flores está prestes a receber o terceiro Encontro Internacional de Canyoning dos Açores.

Após o sucesso dos dois primeiros Encontros Internacionais de Canyoning nos Açores (CIMA, na sigla em inglês), a ilha das Flores vai receber, de 18 a 24 de Setembro, a terceira edição deste evento organizado pela associação de desportos de aventura Desnível e pelo Turismo dos Açores.

O número de participantes tem subido em todas as edições do CIMA, o que mostra o incremento que tem tido esta atividade e o posicionamento que a Região tem vindo a assumir junto dos praticantes desta atividade em todo o Mundo. Este ano, 220 praticantes autónomos e experientes, oriundos dos mais diversos países, vão aproveitar as características singulares da ilha das Flores que concentra a maioria dos percursos de canyoning dos Açores (40 em 100) e a maior diversidade de percursos, desde grandes verticais (cascatas) a percursos simples. Este ano o encontro açoriano vem acompanhado pelo RIC (Rendez-vous International of Canyoning), promovido pela International Association of Amateur Canyoning.

Se ficou com vontade de percorrer as cascatas da ilha das Flores através desta atividade, já não vai a tempo de participar neste encontro mas pode sempre agendar com a WestCanyon Turismo e Aventura e colocar a sua coragem à prova.

Situada em pleno Oceano Atlântico, entre a Europa e a América, a ilha das Flores é a mais ocidental do arquipélago dos Açores. Tem cerca de 4 mil habitantes que vivem numa pequena porção de terra com 143 km² de área.

Chega a ser difícil compreender onde cabe tanta beleza. Sete lagoas, dezenas de cascatas, um verde de mil tons que só é quebrado pelo azul do mar que partilha a mesma cor com as hortênsias. O silêncio dos vales e montes é quebrado muitas vezes pelo mugir das vacas. Já numa viagem de barco vai entrar em grutas com cascatas e ver dezenas de ilhéus.

Na ilha das Flores costumam dizer que "o mar dá fome" por isso o melhor é atracar numa mesa onde possa experimentar as iguarias: inhames com linguiça, morcela com batata-doce ou tortas de erva do calhau (espécie de algas marinhas).


Notícia: jornal «Correio da Manhã».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O estado da Justiça nas ilhas ocidentais

O conselho de gestão da Comarca dos Açores convocou uma reunião para abordar a inexistência de advogado e solicitador domiciliados nas ilhas das Flores e do Corvo, considerando ser "um constrangimento" para o acesso dos cidadãos ao Direito e aos Tribunais.

O encontro está agendado para o dia 27 de Setembro e na sua ordem de trabalhos constam as “implicações para as comunidades e para os serviços de Justiça advenientes da inexistência de advogado e de solicitador sediados” nas duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago dos Açores.

Os participantes vão também debater a Justiça naquelas duas ilhas (onde apenas as Flores dispõe de tribunal) no âmbito da nova organização judiciária e “o contributo para a garantia do direito fundamental de acesso ao Direito e aos Tribunais”, como a consulta jurídica, o patrocínio judiciário e a solicitadoria.

O tribunal da Comarca dos Açores esclarece que os seus objetivos estratégicos integram “a promoção do acesso ao Direito e aos Tribunais”, o que inclui facilitar o acesso das populações aos tribunais, promover a igualdade dos cidadãos perante a lei e promover a acessibilidade e qualidade no atendimento ao público.

Esta reunião de entidades da comunidade visa “discutir abertamente” esta matéria e “procurar alinhavar soluções que garantam a efetivação daquele objetivo estratégico, que constitui também um direito de cidadania constitucionalmente reconhecido”.

O encontro irá decorrer no Palácio da Justiça de Santa Cruz das Flores, tendo sido convidados o Governo Regional, os presidentes dos dois municípios florentinos e também da Câmara de Vila do Corvo e o presidente do Conselho Regional dos Açores da Ordem dos Advogados. Para a reunião foi também solicitada a presença do representante regional da Ordem dos solicitadores e agentes de execução, o presidente do conselho executivo da Escola Básica e Secundária das Flores e os oficiais de Justiça da ilha das Flores.

“Com exceção da Ordem dos Advogados, que alega ter falta de meios para deslocar um seu representante à ilha das Flores, todas as entidades convidadas se interessaram pelo tema e em participar nessa reunião de trabalho, na qual também participarão, como anfitriões, o presidente do Tribunal da Comarca dos Açores, o magistrado coordenador do Ministério Publico dos Açores e o administrador judiciário”, acrescenta nota informativa do Tribunal Judicial da Comarca dos Açores.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Investimento de 1,5M€ no reforço do abastecimento de água em Santa Cruz

A Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores vai investir 1,5 milhões de euros na remodelação da sua rede de abastecimento de água à população.

Com custo de meio milhão de euros, a primeira obra deverá arrancar em Setembro e contempla a remodelação da rede de abastecimento de água ao lugar da Ponta Ruiva, na freguesia dos Cedros, beneficiando cerca de 40 moradores. “Vamos substituir toda a rede de abastecimento de água e construir novos reservatórios, porque a rede que existe é antiga e em fibrocimento”, referiu José Carlos Mendes, esclarecendo que a candidatura foi aprovada e conta com uma comparticipação de 85% do programa operacional Açores 2020.

O autarca de Santa Cruz adiantou que se seguem mais duas empreitadas, com custo de um milhão de euros no total, de reforço e abastecimento de água às freguesias dos Cedros e Caveira, acreditando que até ao final do presente ano estes trabalhos, que vão beneficiar 210 pessoas, possam começar.

“Alguns lugares e freguesias estão com poupa população, mas esta é também uma forma de criarmos condições de atração e fixação de pessoas”, referiu o presidente do maior município florentino, salientando que se trata de investimentos “muito importantes para estas populações”. Segundo o autarca de Santa Cruz, além do reforço do abastecimento domiciliário de água, os trabalhos contemplam a criação de “reservas para eventuais períodos de seca” e o abastecimento à agropecuária.

José Carlos Mendes salientou que no Município de Santa Cruz das Flores a população paga um euro mensal independentemente da quantidade de água consumida, situação justificada pelo facto do concelho ter “água em quantidade e qualidade suficientes”, além de que “é uma forma de apoiar os empresários e as famílias”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

domingo, 11 de setembro de 2016

Inverter a desertificação é prioridade

Bruno Belo disse ser prioritário inverter o ciclo de desertificação da ilha das Flores, defendendo políticas de criação de emprego e fixação da população.

“Nos últimos quatro anos, a economia da ilha das Flores passou a ser mais frágil, porque o maior empregador da ilha faliu”, afirmou o cabeça de lista do PSD pelo círculo das Flores.

“O maior problema não são os que não nascem, mas sim as pessoas que não se fixam”, considerando Bruno Belo que a “única política” em matéria de emprego por parte do Governo Regional são os programas ocupacionais.

Além do emprego, também “houve uma regressão clara nos serviços de saúde prestados nas ilhas sem hospital ao nível da deslocação dos doentes às ilhas com hospital (Faial, Terceira e São Miguel) e a deslocação de especialistas à ilha das Flores”, apontou o candidato laranja, frisando que “a troco de um alegado discurso de contenção e rigor, as contas da Saúde não estão melhores e as pessoas estão piores”.

Ao nível da educação, Bruno Belo referiu que a ilha das Flores tem uma escola frequentada por cerca de 500 alunos que “há muitos anos não sofre qualquer reabilitação, apresentando um estado de conservação muito degradante. Vai agora haver uma reabilitação de 100 mil euros, mas é apenas um paliativo”, disse o candidato do PSD, para quem a economia da ilha das Flores deve assentar no turismo, agricultura e pescas.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

sábado, 10 de setembro de 2016

Números da pobreza “estão falseados”

Frei Pedro Cabral é franciscano e já trabalhou no Egipto, Itália e Espanha. Saiu há 23 anos dos Açores. Há três anos voltou para uma missão na ilha Terceira.

Nas suas homilias levanta a voz para defender os que passam fome e vivem na miséria. Rejeita, por isso, o mito de que não há pobreza nos Açores. A pobreza existe, os números “estão falseados” pelo poder político. “Os números da pobreza nos Açores são muitas vezes falseados porque convém à política. Passados estes anos todos ainda encontro pior a miséria nos Açores. Há pobreza, há pobres, há fome na nossa terra. E estes mitos sociais que se criam são uma autêntica ilusão”, afirmou frei Pedro Cabral à RDP Antena 1 Açores, num trabalho da jornalista Carmen Ventura.

Está de partida depois de três anos nos Açores, a sua terra berço e é com tristeza que diz haver retrocessos: “Saio desiludido porque em termos de sociedade regredimos em muito”. Às várias instituições de solidariedade social, Governo e Igreja, frei Pedro Cabral pede coordenação e defende menos trabalho de gabinete e mais acção no terreno: “Trabalham de costas viradas uns para os outros”.

O frade franciscano interroga-se amiúde como é que as pessoas podem viver com 180 euros: “Como é que hoje em dia uma pensionista de 180 euros pode sobreviver? O que é que esta mulher come?”

Sofre pelas crianças e pelos jovens, os mais vulneráveis da sociedade. Sofre pelos estudantes que não conseguem trabalho e vivem de mão estendida aos pais. Denuncia a escravidão em que muitos trabalham: “As pessoas são privadas até da sua dignidade que é outra espécie de pobreza que está a nascer devido à grande escravidão laboral que existe hoje em dia”.

Fazer caridade é humanizar a sociedade. Solidariedade não é a caridade da pataca.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Bombeiros receberam viatura todo-o-terreno para salvamento de acesso difícil

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores recebeu uma moto 4 equipada com atrelado de salvamento.

Tendo em conta as caraterísticas geográficas da ilha das Flores e a cada vez maior procura turística, esta viatura especial de socorro possibilitará a projeção de uma equipa de socorro diferenciada em locais de difícil acesso, garantido uma rápida e eficaz abordagem primária à vítima, bem como capacita a equipa de socorro para uma extração e transporte em condições de segurança, mantendo em simultâneo o socorro à vítima.

O secretário regional da Saúde destacou a importância deste veículo de socorro, salientando que se trata de "um meio técnico com caraterísticas especiais, que vai permitir o acesso a locais considerados não praticáveis pelos veículos convencionais de socorro. Estamos, assim, a preparar os corpos de bombeiros dos Açores para uma resposta mais adequada, mais facilitada e, acima de tudo, mais rápida às diversas situações de emergência que possam surgir", referiu Luís Cabral.


Notícia: jornal «Diário Insular» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Ilhas ocidentais recebem assembleia do Conselho Mundial das Casas dos Açores

A XIX assembleia geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores vai decorrer nas ilhas das Flores e do Corvo.

Entre 8 e 10 de Setembro, as treze Casas dos Açores que integram o Conselho Mundial, provenientes do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Uruguai e Portugal continental, e a Casa dos Açores das Bermudas que participa como observadora, reúnem-se em diversas sessões de trabalho para fazer um balanço das suas atividades e analisar os principais desafios que são colocados às comunidades açorianas da diáspora.

Entre as diversas actividades assume especial relevância amanhã (sexta-feira) a realização no Museu das Lajes de uma conferência sobre a realidade e desafios da ilha das Flores, com os presidentes das Câmaras Municipais florentinas, Luis Maciel e José Carlos Mendes, e sobre os 40 anos de Autonomia dos Açores, proferida por Francisco Coelho, deputado regional e antigo presidente da Assembleia Legislativa.

No sábado também se destaca a realização na Fajãzinha da cerimónia de atribuição de medalhas de mérito, na qual as Casas dos Açores vão homenagear diversas personalidades e instituições, além de distinguirem o Produto Açoriano de Qualidade de 2016: o miolo de hortênsia.


Notícia: rádio Atlântida, «Diário Insular», Antena 1 Açores e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Falta descer os preços aos consumidores

Para melhorar a concorrência a ANaCom impôs à MEO uma descida de 72,8% no preço do circuito dos cabos submarinos que ligam o Continente aos Açores e à Madeira e que fazem a ligação inter-ilhas.

A redução de preços terá de ser concretizada no prazo de 30 dias. A Autoridade Nacional de Comunicações (ANaCom) detalha que a redução imposta aplica-se no preço dos circuitos alugados Ethernet entre Continente e os arquipélagos dos Açores e da Madeira (circuitos CAM) e entre as várias ilhas de cada Região (circuitos inter-ilhas).

Estes circuitos são suportados em cabos submarinos que são propriedade da MEO e os preços grossistas têm sido alvo de queixas dos outros operadores, como a Vodafone e a NOS.

A redução em causa segue-se a uma outra, na ordem dos 50% e decidida pela ANaCom em Julho de 2015, o que significa que no total a descida de preços nesta matéria atingiu 86% no espaço de um ano.

O objetivo, refere o regulador, é melhorar as condições de concorrência no mercado. Por um lado, beneficiam os operadores que necessitam de alugar essa infraestrutura para desenvolver a sua atividade e, por outro, os consumidores em geral, que poderão passar a usufruir de maior diversidade de oferta.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Debates televisivos das Regionais 2016

Começam hoje à noite os debates televisivos entre os cabeças de lista das candidaturas à Assembleia Legislativa Regional por cada um dos nove círculos eleitorais de ilha. Estes debates das Eleições Regionais 2016 são transmitidos pela RTP Açores às 20h40 após o TeleJornal.

  • Flores: amanhã (quarta-feira, dia 7)
  • Faial: quinta-feira (dia 8) e Pico: sexta-feira (dia 9)
  • São Jorge: dia 12; Graciosa: dia 13; Santa Maria: dia 14
  • Terceira: dia 15 e São Miguel: dia 16
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Reabertura do Museu das Flores colocou a nossa ilha na vanguarda da museologia

Na passada terça-feira (dia 30) na inauguração da nova museografia do Museu das Flores, instalado no Convento de São Boaventura, o secretário regional da Educação e Cultura afirmou que o investimento realizado permitirá atrair “mais público”, tanto do interior como do exterior do arquipélago.

“Ao cabo de longo tempo e de muitas canseiras é com satisfação que procedemos à reabertura do Museu das Flores que, conjuntamente com a Fábrica da baleia do Boqueirão recentemente musealizada e com as demais coleções e peças de interesse museológico de propriedade municipal, eclesiástica ou particular, constitui um pólo de enriquecimento cultural para esta comunidade e para cada um dos seus cidadãos”, frisou Avelino Meneses.

“Antes da era Autonómica, durante décadas a concentração da investigação científica e também museológica aconteceu em redor da Terceira e de São Miguel, sempre dotadas de uma maior projeção”, frisou o governante, acrescentando que “na era Autonómica, a aposta na descentralização obriga igualmente ao estudo e à valorização das ilhas periféricas, porque todas elas evidenciam desempenhos históricos de uma extrema relevância”.

A intervenção no Museu das Flores contemplou projeto de arquitetura, eletricidade, conservação e restauro do teto da capela-mor e dos retábulos laterais, bem como a museografia, que se desenvolve pelos dois pisos do Convento de São Boaventura e pela capela–mor e nave da igreja.


Notícia: «Correio dos Açores», «Diário Insular» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

domingo, 4 de setembro de 2016

Dar mais força à CDU na ilha das Flores

O médico veterinário João Paulo Corvelo é o cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral da ilha das Flores.

João Paulo Corvelo considera ser a “única voz alternativa para que os florentinos sejam ouvidos” na Assembleia Regional, referindo que a ilha das Flores “em nada tem beneficiado com a eleição de dois deputados pelo PS. Chegou o momento das pessoas das Flores darem um voto de confiança a quem quer trabalhar com seriedade, honestidade e competência na defesa dos interesses da ilha a nível regional”, disse o candidato da CDU.

O militante comunista adiantou que não vai defender “nenhuma força política na Assembleia Legislativa Regional”, mas irá defender os “interesses da ilha das Flores” e da sua população.

O candidato da CDU reconheceu que “há obra feita pelo PS e bem feita”, mas existem “muitas situações de projetos mal feitos”, exemplificando com a lixeira das Lajes, “em que os plásticos estão a emergir, bem como as piscinas de fisioterapia em Santa Cruz”.

João Paulo Corvelo apontou ainda o exemplo da Escola em Santa Cruz das Flores que se encontra com fendas, bem como os “graves problemas” que existem nos transportes e na saúde. O candidato da CDU pretende “ouvir todos os florentinos para fazer chegar à Assembleia Regional os seus problemas”.

A CDU quer aumentar a sua influência e renovar a confiança com os florentinos. Compõem o resto da lista de candidatos florentinos da CDU para as eleições legislativas regionais 2016: Ernesto Mendonça, Gabriela Ângelo, Vitor Gomes, Horácio Cravinho, Luisa Corvelo, José Vieira de Freitas, Armindo Nunes, Maria Celeste Freitas, Gil Ângelo e José Luís Cabral.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

sábado, 3 de setembro de 2016

Balanço possível dos deputados regionais "florentinos" nesta X legislatura açoriana

Provavelmente constitui a mais miserável representação política que a ilha das Flores alguma vez teve na Assembleia Legislativa Regional... só eventualmente equiparável à III legislatura açoriana (1984-1988).

Com base nos dados publicamente disponibilizados pela Assembleia Legislativa Regional abaixo se mostra um balanço quantitativo do trabalho político dos deputados regionais "florentinos" nesta X legislatura açoriana.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Primeira edição da Semana da Fotografia

Com diversas actividades espalhadas pelas ilhas das Flores e do Corvo, de 5 a 11 de Setembro vai decorrer a Semana da Fotografia das Lajes das Flores.

Iniciativa resultante da realização do curso de iniciação à fotografia tutorado pelo fotógrafo freelancer José Franco, esta primeira edição da Semana da Fotografia das Lajes das Flores irá decorrer durante a próxima semana.

Esta Semana da Fotografia contempla um conjunto diverso de eventos e atividades, nomeadamente exposições, palestras, trilhos pedestres, projeções de filmes, passeios fotográficos na ilha das Flores e na ilha do Corvo, apresentações de portefólios fotográficos, momentos musicais, entre outros.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Fazendense apresenta novos treinadores

O Grupo Desportivo Fazendense apresentou os seus novos treinadores para o futsal e para o ténis de mesa.

Foi com total satisfação que o GDF anunciou Jorge Cruz como seu novo treinador e coordenador da modalidade de futsal, que irá ter a seu cargo os escalões de formação e a equipa sénior que milita na Segunda Divisão nacional - série Açores. Os objectivos estão traçados: formar jovens com qualidade e manter a equipa sénior na Segunda Divisão.

Foi com todo o prazer que o GDF anunciou Hugo Gonçalves Sousa como seu novo treinador e coordenador do ténis de mesa, que irá ter a seu cargo os escalões de formação e as equipas séniores masculina e feminina ambas presentes na Segunda Divisão nacional. Os objectivos estão traçados: formar jovens com qualidade e manter ambas as equipas séniores na Segunda Divisão.

Saudações florentinas!!