Os bilhetes das passagens de avião entre as ilhas dos Açores podem mais do que triplicar na sequência da privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, diz a Assembleia Legislativa regional do arquipélago na edição de hoje do Diário da República.
Os aeroportos em questão (São Miguel, Santa Maria, Faial e Flores) são "deficitários financeiramente, o que num quadro de privatização pode pôr em causa um serviço público de qualidade e com custos acrescidos para a população da Região Autónoma dos Açores". E, lembra a resolução da Assembleia Regional açoriana [por iniciativa do Bloco de Esquerda/Açores], "o estudo feito pela Universidade Católica e o Boston Consulting Group, realizado para a ANA - Aeroportos de Portugal, em que é analisada a situação dos aeroportos nos Açores [...] conclui que os quatro aeroportos deficitários do arquipélago poderiam registar aumentos de 260% nas taxas das tarifas aéreas a cobrar a cada passageiro, caso passassem a ter uma gestão privada".
Na resolução publicada, os parlamentares [regionais] açorianos exigem que "a Assembleia da República e o Governo da República efectuem as diligências necessárias no processo negocial de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, para que os custos com os aeroportos dos Açores não sejam, directa ou indirectamente, suportados pela Região Autónoma dos Açores ou pelos açorianos — através do aumento dos valores das taxas aeroportuárias actualmente cobradas nesses aeroportos". Em vez disso, continua o diploma, os custos devem ser "suportados pela empresa ou consórcio que assumir a futura gestão da ANA, e claramente expressos no respectivo caderno de encargos".
O risco é grande e o eventual custo decorrente de uma privatização já foi estimado: "os açorianos não devem ser ainda mais prejudicados no seu direito à mobilidade entre ilhas, resto do país e do mundo, tendo em conta o actual custo das tarifas aéreas — facto que, num quadro de privatização dos aeroportos açorianos da responsabilidade da ANA - Aeroportos de Portugal, pode vir a acontecer".
Notícia: «Dinheiro Vivo» e rádio Renascença.
Saudações florentinas!!
4 comentários:
Se a ANA fôr privatizada acho que os Açores devem tomar conta de todos os nossos Aeroportos e Bases assim como do Contrôle Aéreo ceânico de Santa Maria.
A ANA bem pode começar a aviar as malas!
Lisboa que vá para o raio que a parta!
Depois disto, algum leitor ficou com apetite para investir na ANA?
mesmo eram baratas as viagens...seus malandros.
acho muito bem, é preciso continuar a explorar este povo, espero que com esta aprendem a lição. Deveriam triplicar o preço, ehehehehehe
Enviar um comentário
Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!