Os Açores possuem 71 classificações ambientais atribuídas por entidades internacionais, entre as quais duas áreas Património da Humanidade, três Reservas da Biosfera, 13 áreas Ramsar, 12 áreas OSPAR e um GeoParque único no mundo, que abrange todo o arquipélago, além de quase quatro dezenas de zonas integradas na rede Natura 2000.
A excelência da qualidade ambiental dos Açores é reconhecida também por mais de uma dezena de prémios e menções nacionais e internacionais, atribuídos pelas mais conceituadas revistas e organizações da especialidade.
A Secretaria regional dos Recursos Naturais tem por função promover e implementar a conservação da paisagem, da natureza e da biodiversidade, por forma a garantir e reforçar as diversas certificações atribuídas aos Açores. Esta função compete à Direcção regional do Ambiente, que além da Conservação da Natureza, actua nas áreas dos Recursos Hídricos, Ordenamento do Território, Resíduos e Educação Ambiental.Para a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, a singularidade e a diversidade da paisagem, a par dos valores culturais e sociais do seu povo, são factores essenciais de satisfação para quem visita as ilhas açorianas, sendo o património natural um dos seus principais elementos identificadores e diferenciadores. Promover a preservação deste património é também contribuir para a melhoria das condições de vida das populações locais.
Nesse sentido, a implementação das Convenções e Directivas Comunitárias na Região, a recuperação de habitats, a valorização das espécies endémicas como produto transacionável, o combate às espécies exóticas invasoras, a manutenção e a reabilitação da rede de trilhos pedestres são as principais acções e medidas a tomar nesta legislatura na área da Conservação da Natureza.
Notícia: jornal «O Baluarte» de Santa Maria e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
De salientar que o Parque Natural das Flores, em parceria com a JeroInvest, promove hoje uma actividade (dirigida a alunos) de sensibilização para o uso sustentável do mar e a RTP Açores exibe esta noite o documentário “A Natureza dos Açores”.
Saudações florentinas!!
3 comentários:
A sustentabilidade ambiental garante-se com intervenções que se enquadrem no meio.
A mania do ferro, do betão e do cimento, que afecta a mente de muitos dos nossos autarcas, não é correcta.
Reparem bem na Poça do Bacalhau.
Eu nem acredito que há pessoas que estão contra aquela bela obra que a Camara Municipal das Lajes fez no Poço do Baclhau.Passei por lá o mes passado onde não passava à treze anos e achei uma bela obra e em boas condições para qualquer idade, não sei como ainda falam mal do que está bom para estas pessoas se não fize-sem alguma coisa para bem do povo da Ilha seria bom. Tambem precisava uma boa intervenção na Alagoinha já que o caminho não oferece condições para todas as idades.
A intervenção na Alagoinha, como o inteligente comentador das 11:30 propõe, devia incluir uma autoestrada, daquelas de oito faixas. Uma para as camionetas do continente, outra para camiões, outra para tratores e trelas, outra para ligeiros, outra para motas, outra para lambretas, outra para carroças e uma, muito especial, para bestas e certos asnos, de inteligência tolhida.
Enviar um comentário
Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!