O secretário regional da Educação destacou o carácter inovador da implementação nos Açores do ensino especializado em desporto.
Esta modalidade de ensino, que arrancará no próximo ano lectivo a título experimental em seis escolas da Região, integra-se nos objectivos do ProSucesso – Açores pela Educação, programa integrado de promoção do sucesso escolar.
Nesta fase de projeto-piloto apenas dirigido aos segundo e terceiro ciclos, o ensino especializado em desporto será ministrado no ano lectivo 2016/2017 em seis modalidades desportivas a cerca de 250 alunos das escolas Básicas e Integradas Roberto Ivens e de Ponta Garça e da Secundária das Laranjeiras (na ilha de São Miguel), da Escola Tomás de Borba (na ilha Terceira) e na Escola Básica e Secundária das Flores.
“Trata-se de uma experiência de inovação pedagógica única no contexto nacional”, frisou Avelino Meneses na apresentação do ensino especializado em desporto.
A iniciativa resulta da parceira entre as Direcções regionais da Educação e do Desporto, que “colocam em evidência a utilidade social da escola”, a qual deve “conferir aos estudantes de hoje e cidadãos de amanhã competências acrescidas nas dimensões académica, profissional, económica e social, obtidas pelo combate ao insucesso e abandono escolares”, defendeu Avelino Meneses.
A implementação nos Açores desta modalidade de ensino é também “o corolário de uma tradição persistente” nas escolas do arquipélago, quer no âmbito da disciplina de Educação Física, quer no desenvolvimento do programa Desporto Escolar.
Sendo sujeita a uma avaliação externa, esta modalidade de ensino será alargada nos próximos anos às outras unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional. A expetativa é que “o sucesso deste projecto se traduza no seu alargamento às demais 40 unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional”, frisou Avelino Meneses.
Notícia: «Correio dos Açores», «Diário Insular» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!
2 comentários:
quando chega o terapeuta da fala.os deputados nada fazem
Está uma terapeuta da fala a trabalhar na Unidade de Saúde da Ilha das Flores há mais de um ano... Quando se quer pôr abaixo...
Enviar um comentário
Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!