quarta-feira, 11 de julho de 2007

Expedição Científica Flores&Corvo 2007

Entre 16 e 25 de Julho, o Departamento de Biologia da Universidade dos Açores [DBUAç] organiza a XIII Expedição Científica: FLORES & CORVO 2007, destinada àquelas ilhas que já em 1989 foram objecto da IV Expedição Científica [do DBUAç].

Esta Expedição conta com vários apoios institucionais e na [parte] logística [conta] com recursos das autarquias das ilhas das Flores e Corvo. Nela participam 110 expedicionários, entre os quais três dezenas de cientistas de renome internacional, das mais diversas especialidades dentro da área das Ciências Naturais, mais propriamente da Biologia, pertencentes a Universidades e Institutos de Investigação nacionais e internacionais.

Pela primeira vez em Portugal, numa Expedição Científica internacional e desta envergadura, vão participar alunos de duas escolas do Continente, a Escola Básica Integrada das Colmeias [concelho de Leiria] e a Escola B2,3/S de Melgaço [distrito de Viana do Castelo], bem como alguns dos seus professores e encarregados de educação, onde, por meio deste projecto, poderão acompanhar directamente diversas etapas do trabalho científico, orientados por cientistas conceituados.

Atendendo às diferentes nacionalidades e formas de comunicação dos investigadores envolvidos, os alunos terão também oportunidade de exercitar alguns dos seus conhecimentos em língua estrangeira (inglês e francês), o que torna o projecto ainda mais interessante, porque muitos dos participantes são bilingues ou filhos de imigrantes nascidos em países anglo-saxónicos ou francófonos.

Está também prevista a visita a escolas das Flores e do Corvo, porque o convívio entre colegas da mesma idade do Continente e das ilhas será igualmente enriquecedor para todos. Finalmente, e a convite do Departamento de Biologia da Universidades dos Açores, os alunos ainda irão conhecer a ilha de São Miguel e o seu Campus Universitário em Ponta Delgada.

Este projecto multidisciplinar pretende ser um exemplo de como o ensino básico e secundário regular pode ser lúdico e motivante, mesmo sendo rigoroso e sério, e de como o que os alunos aprendem hoje, pode ser aplicado amanhã para o progresso da Humanidade, e em particular da Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sociedade.

A organização desta Expedição Científica garante o alojamento (em tendas da Protecção Civil), as refeições (pequeno-almoço e jantar) e as deslocações das equipas de trabalho nas três ilhas.

Notícia: «Azores Digital».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Unknown disse...

Espero que esta iniciativa ajude a elevar a ilha das Flores a patrimonio natural da Humanidade,sendo esta uma ideia já antiga.
Não faltando certamente dados biolagicos para tal.

Anónimo disse...

Deus te ouça,amigo levínio

Enviar um comentário

Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!