Gonçalo Forjaz, técnico superior no Registo Oncológico do Centro de Oncologia dos Açores (COA), refere que o arquipélago é a região do país com maior incidência e número de mortes por cancro das vias respiratórias nos homens e que no cancro da mama apresenta valores elevados, comparáveis aos da região de Lisboa, pelo que considera que o cancro tem “uma incidência elevada nos Açores”.
Estes números explicam-se, na opinião deste especialista, pelos hábitos tabagistas da população, pois o tabaco é a principal causa de cancro nas vias respiratórias. Gonçalo Forjaz considera importante tentar perceber porque é que as pessoas, com toda a informação disponível, adoptam um estilo de vida de risco.
Em relação a factores [causadores de cancro] apontados como específicos da região, como o DDT, as estações espaciais [militares estrangeiras] que estiveram instaladas na ilha das Flores e em Santa Maria ou as furnas, o técnico do COA considera que deveriam ser feitos estudos para analisar estas condicionantes, mas acredita que “não são situações que nos devam preocupar. Aquilo que há é sobretudo especulação, devemos preocupar-nos com outros factores que são sobejamente conhecidos e apostar na prevenção, que deve ser contínua”.
Notícia: «A União».
Saudações florentinas!!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!