Perto de 69% dos processos instaurados por corrupção no sector público envolvem Câmaras Municipais e 10% dos arguidos são políticos.
É no poder local que se concentra o maior número de casos de corrupção, segundo um estudo do Departamento Central de Investigação e Acção Penal e do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE sobre a corrupção participada entre 2004 e 2008. Na administração central é o Ministério da Administração Interna - que tutela as forças de segurança e a ex-Direcção Geral de Viação - que regista mais casos (10,1%) de corrupção.
Apesar da caracterização sociográfica dos arguidos não permitir, segundo os investigadores, traçar o perfil do corrupto, a maioria dos arguidos é constituída por homens, casados, com cerca de 45 anos, sem antecedentes criminais e com vínculo contratual definitivo. Quanto à sua categoria profissional, 10 por cento são políticos no caso de processos de corrupção, subindo a percentagem para 27 por cento quando se trata de casos participação económica em negócio e peculato.
Notícia: «Jornal de Notícias».
Anteriormente já havíamos informado no «Fórum ilha das Flores» que "Nem metade das autarquias açorianas efectuaram a entrega do plano para a prevenção dos riscos de corrupção".
Saudações florentinas!!
15 comentários:
Qual é a novidade?
Acham que muitos dos que concorrem às autarquias como loucos e possessos, vão para lá tratar da vida dos outros?
Aquilo foi sempre um bom «investimento» com «retorno de capital» assegurado.
Até muitos vão na procissão do S.Santo Cristo agradecer a dádiva «divina»...
E há também gente séria!
Ou não há?
E há também gente invejosa e maldizenta!
Ou não há?
sr.doutor pardal não seja maldoso isso não é bem assim temos la pessoas boas que ajudam o proximo e vao continuar a ajudar se Deus quizer ainda falta muito para acabar o tempo e nas proximas havera mais alguem que tambem ajudara concerteza
Tem razão Dr. Pardal, primeiro nós e depois vós!
na proxima ponham os filhos juntamente com o mais novo vereador eleito nas últimas.assim fica tudo em familia,e é sinal de bom trabalho continuado.é disto que o povo gosta e serão eleitos de certeza.boa sorte....para as carteiras
Ficar tudo em familia é algo velho na nossa ilha!
As câmaras são generosas os seus pagamentos são assim: pataca a mim pataca a ti e a mim pataca.
Uma para ti e duas para mim.
Assina
O Tesoureiro
Ele para tirar carta de barco fez como o socrats para ser inginheiro, pagou e e esta gente que nos governa
toma juiso nesta cabeça e deicha de lavar roupa suja.
nem quero dar a minha opinião sobre este assunto mas só vos digo: só nesta terra é que elegem um palerma qualquer oriundo de Portugal continental, só nesta terrinha! Até parece que não existem Florentinos capazes de governar o seu concelho, tenho vergonha de ter nascido nesta terra de gente feia, má, mesquinha, mentirosa, mal cheirosa, burros...
A mãe camara sempre foi generosa.Havia quem recebia ordenados de 3 trabalhos e apenas faziam um.
bem dito o do 18:39
os capões e as galinhas chocas que votam por continentais para governar a ilha das flores, precisavanm dos testiculos aparados e arrumados nas entranhas das galinhas chocas.
alto e para o barco!!! governar as flores deves estar doido=???cá na capital lajes o presidente é da própria vila e estamos satisfeitos com ele. voces por ai é que não tem competencia por isso tem que haver um de fora da ilha para vos mandar.
clarissime, quem vota para um de fora gvernar e porque não tem competentes em casa , que vergonha
a minha fregusia fazenda das lajes jà dei um bom presidente
Fazendeiro
pois...pois... os grandes cargos em santa cruz são mandados por pessoal do concelho das lajes.
Enviar um comentário
Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!