sábado, 14 de agosto de 2010

Alguns trilhos pedestres florentinos #2

PR4FLO: Fajã de Lopo Vaz

Este percurso começa e termina junto ao miradouro da Fajã de Lopo Vaz, com grau de dificuldade de nível médio tem a duração total de cerca de 2 horas numa extensão de 4 quilómetros.

Progride-se por uma descida em que o trilho alterna entre terra batida, calçada e degraus em pedra, até chegar à Fajã de Lopo Vaz. É necessário algum cuidado durante o percurso devido à possível queda de pedras da falésia. A exploração desta Fajã fica ao critério de cada pedestrianista. Nela existe uma fonte com água potável, uma praia, pequenos terrenos agrícolas e podem avistar-se cabras selvagens. Como a Fajã de Lopo Vaz não tem saída, o retorno tem de ser feito pelo mesmo caminho até chegar de novo a este local.


Todo o percurso atravessa uma Zona de Protecção Especial. É responsabilidade de todos contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat.

Informações do portal Trail-Azores e do Guia Turístico dos Açores.

Saudações florentinas!!

3 comentários:

César João disse...

Caros administradores do Fórum,
acabei de nomear o fórum Ilha das Flores, para os blogues Ouro-2010.
Sendo este blogue, o mais lido da nossa Ilha e, que mais informação tem dado sobre a mesma, há uns anos a esta parte, decidi fazê-lo.
Bom Domingo a todos.

Anónimo disse...

O caminho da fajã Lopes Vaz tem apenas cerca de um kilometro e não que dizem para aqui. Se não sabem ao menos tentem saber para não dizerem asneiras e apenas para o percorrer são 20 minutes a descer e 30 a subir.

MILHAFRE disse...

Os trilhos pedestres são um pequeno tesouro ao alcance dos visitantes da Ilha das Flores.

É através destes trilhos que o turista/visitante que observa e entra em contacto com a beleza selvagem da nossa ilha.

Ainda há dias acompanhei um casal amigo (estrangeiro) e este ficou maravilhado com tanta beleza escondida que não vem nos guias turísticos (e ainda bem, acrescento).

Percorri de carro o caminho da Lomba dos Frades onde se avista o «vale lajense» e os respectivos contrafortes completamente bordados com hortênsias.

Outro precurso que este casal apreciou foi o novíssimo troço que liga a velhinha «estrada do mato» até à zona dos «ferros velhos», à entrada da freguesia de Ponta Delgada.

É justo realçar que as vias rodoviárias na Ilha das Flores melhoraram muito nestes últimos anos.

«Mestre» Contente, não brinca em serviço...

Enviar um comentário

Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!