O controlo de qualidade das águas balneares das praias e zonas balneares dos Açores é promovido pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar, de acordo com os critérios e normas de qualidade definidos.
Nesta sequência, um laboratório acreditado foi contratado pelo Governo [Regional] para efetuar os serviços de monitorização da qualidade das águas balneares dos Açores, tendo em vista a realização de amostragens de análises nos anos de 2011 e de 2012.
Os trabalhos estão a desenrolar-se desde Maio e decorrerão até Setembro do corrente ano, abrangendo todas as ilhas do arquipélago. No total serão alvo de amostragem e análise 126 praias e zonas balneares, 58 das quais foram consideradas como ‘Águas Balneares Identificadas em 2011’.
As ‘águas balneares identificadas’ correspondem a locais que no contexto da União Europeia estão aptos para a prática balnear em resultado da respetiva água apresentar valores de qualidade que respeitam as normas em vigor. Esta lista é revista anualmente.
De acordo com a legislação mencionada, deve ser dada a oportunidade de consulta dos resultados dessas análises a todos os interessados. Neste momento, já é possível consultar o resultado da primeira volta de monitorização [na ilha das Flores]. Verifica-se também que todas as águas balneares monitorizadas na Região Autónoma dos Açores foram consideradas com qualidade compatível com a prática balnear.
Notícia: rádio Atlântida e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!