
Esta exposição de pintura poderá ser visitada todos os dias das 13h30 às 23 horas, até ao próximo dia 15 de Junho.
Saudações florentinas!!
... por aqui se juntam @s florentin@s e outr@s demais amantes da ilha mais ocidental da Europa... para debater, discutir e trocar ideias, argumentos e opiniões sobre a "sua" ilha das Flores, com maior ou menor controvérsia mas sempre com o intuito de aumentar a consciência cívica e cidadã de tod@s e pelo melhor futuro da "nossa" ilha das Flores (nos Açores)!!!
1 comentário:
Adenda informativa através de uma vídeo-reportagem de José Agostinho Serpa sobre esta exposição «Percursos» de Florimundo Soares.
Percursos da nossa vida. Deambulações, vivências e experiências passadas que nos fazem recordar os nossos bons dias. Sítios por onde passamos e que nos marcaram com os seus contrastes e formas. Nomes de ruas, de lugares, de pessoas e de expressões locais, que nos transmitem sensações de algo já vivido e de uma constante procura do nosso interior. O nosso Eu escondido. Esse espaço vazio, meio tosco, esvanecido com o passar dos tempos, ora cheio de gente, ou por vezes paisagem desolada, inabitada.
É um conjunto de pinturas e de desenhos realizadas na minha passagem pela cidade de Lisboa, aquando do estudo em Artes Visuais e que diariamente foram fazendo parte de mim, da minha vivência nestas paragens. Do meu percurso diário para a faculdade, desde a rua da Escola Politécnica ao miradouro de São Pedro Alcântara, como de outros espaços que posteriormente fui registando com formas e cores que se fundam na dialéctica da aproximação e/ou afastamento das pinturas em relação ao Eu, criando um todo coerente e de certa forma também de ilusão.
Esta é uma exposição itinerante que tem vindo a percorrer os mesmos espaços/lugares nos quais estive inserido por um período de tempo, que me suscitaram interesse, nomeadamente na ilha Terceira, Faial e agora presentemente na ilha das Flores, onde me encontro a lecionar.
Florimundo Soares nasceu na Ribeira das Tainhas, em 1976, na ilha de São Miguel, Açores. Em 2002 concluiu a licenciatura em Artes Plásticas: Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Tem colaborado desde 2009 na realização de cenários, vídeos e fotografias das peças de teatro levada a cabo pela JANGADA - Grupo de Teatro.
Aficionado pelo mundo da fotografia, participou em 2012 no concurso de Fotografia do Parque Natural das Flores: Conhecer para Proteger, sendo distinguido com vários prémios.
Desde 2003 tem vindo a leccionar nas escolas da Região Autónoma dos Açores, na área das Artes Visuais. Actualmente lecciona Educação Visual e Educação Tecnológica, na Escola Secundária das Flores.
Não são permitidos novos comentários.