Em Abril de 2009 José Benedicto Royuela teve a oportunidade de entrevistar 23 profissionais dos diversos sectores de actividade fulcrais na ilha das Flores: turismo, agricultura, cultura, ambiente, transportes, economia e empreendedorismo. Estas entrevistas, “scoping interviews”, foram utilizadas como base para desenvolver os dois cenários para a ilha das Flores em 2030: Desenvolvimento Standard e Desenvolvimento Equilibrado.
Foi pedido aos entrevistados que escrevessem uma palavra ou frase(s) que simbolizassem a sua visão para a ilha das Flores. Para completar a sua visão para o ano 2030, os entrevistados puderam também reflectir sobre a transição preenchendo um papel para o ano 2015 e outro para o 2020.

Transcrição do texto dessa ficha:
“2015: - fixar população, qualificação
- informação e evolução ambiental (preservação, investimento e rentabilização)
-> Infocracia: info-exclusão sem banda larga
2020: - manutenção da actual área natural
- transportes inter-ilhas
- apoio ao investimento: valores próprios
- tender a reduzir ‘subsídios disfuncionais’
- direccionar investimentos para valores próprios
-> Auto-governação, sustentabilidade
2030: - energias renováveis (água)
- turismo-natureza não massificado e activo
- destino remoto e espiritual
- agricultura ‘tendencialmente’ biológica e sustentabilidade
- apostar em veículos eléctricos e transportes públicos
-> Auto-suficiência”
Informação retirada do blogue «Flores 2030, visões de futuro e desenvolvimento sustentável da ilha das Flores», trabalho do doutoramento de José Benedicto Royuela.

A sessão é aberta à população e irá ocorrer no âmbito das actividades do «Açores Entre Mares», amanhã, terça-feira (dia 5), às 18 horas, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão.
Saudações florentinas!!
1 comentário:
Só hà uma solução para esta ilha, è repovoar pois esta gente não merece mais do que isso. Esta é a minha solução, cortar o mal pela raiz!
Enviar um comentário
Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!