terça-feira, 26 de março de 2013

Agricultores que ganhem mais de 10 mil euros anuais pagam IVA após Abril

Todos os agricultores vão ser obrigados a registar-se nas Finanças até 1 de Abril, deixando de estar isentos de IVA aqueles que faturam mais de 10 mil euros anuais, uma situação que preocupa as associações representativas do sector.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) receia o "complicómetro" fiscal, por temer que venha a "atirar borda fora muitos pequenos agricultores que não têm condições de cumprir estas exigências burocráticas". O dirigente da CNA, João Dinis sublinhou que, apesar de estarem isentos de IVA os agricultores com rendimentos anuais inferiores a 10 mil euros, "as Finanças lançaram já a base para a tributação fiscal porque obrigam toda a gente a coletar-se".

João Dinis criticou a ministra da Agricultura, lembrando que «[Assunção Cristas] vem de um partido [o CDS/PP] cujo líder viveu à custa da propaganda de ser amigo da lavoura e dos feirantes» e sublinhou que «o resultado final destas imposições» é «fiscalizar, tributar, eliminar».

Além disso, passam a estar sujeitos à taxa mínima de IVA de 6% serviços como a poda de árvores, operações de sementeiras e colheitas, engorda de animais ou armazenagem de produtos, bem como actividades agrícolas em geral (incluindo a viticultura, horticultura e produção de cogumelos) e criação de animais (sejam aves, coelhos, abelhas, caracóis, cães ou bichos-da-seda), se o rendimento anual for superior a 10 mil euros.


Notícia: semanário «Expresso» e TVI 24.
Entretanto, ontem o Governo Regional apresentou o Plano Operacional de Combate à economia paralela e os eurodeputados açorianos acreditam no sucesso da agricultura nos Açores.

Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

está certo eles pagarem não é só aqueles que não são lavradores e terem que andar a pagar os subsidios que els recebem.

Anónimo disse...

Quem vive à conta de recibos verdes e passa os 10.000euros, também tem de cobrar e pagar o IVA, não sei porque os agricultores também não hao-de pagar! E o IVA não sai das algibeiras dos agricultores, é pago por quem lhes compra as coisas, só tem que depois devolver o IVA ao estado, qual é o problema? Quando todos pagarem, todos pagam menos. não querem pagar, mas querem gozar do estado social e dos subsidios!

Anónimo disse...

Coitadinhos dos agricultores com tanto mau tempo e as vacas e os boises a morrerem de fome porque o governo se esqueceu da mandar a ração
Os lavradores é que trabalham para os
outros comerem e também para ti que dizes que agente tem de pagar. Donde vem o leite, a carne as çabolas as batatas os inhames e o resto que a terra dá

Anónimo disse...

S.Miguel é o nosso mercado,sem ele teria-mos pouco,mesmo para quem sabe trabalhar, as nossas terras não produzem quase nada no Inverno,também não sei como é possível vir queijo de S.Miguel muito mais barato que o que é feito aqui nas Flores,também pagam transporte para ele chegar cá.

Anónimo disse...

O queijo de S. Miguel vem para cá porque o das Flores perdeu a boa qualidade a que as pessoas estavam habituadas.Há alguns anos atrás, e não são muitos, a qualidade do queijo das Flores era excelente. Agora deixa muito a desejar.Ainda por cima é mais caro que o das outras ilhas.Não percebo o que se passa com a sua qualidade.É pena.

Anónimo disse...

Estou farto de explicar mas a maior parte de vocês não percebe ou não quer perceber, os factores de produção nas Flores são muito mais caros do que em São Miguel , outro aspecto e concordando aqui com um anónimo anterior o terreno em São Miguel é muito mais produtivo do que nas Flores .

Anónimo disse...

Eu é que tenho que pagar impostos, acatar burucracias e estar de bico calado.
Os agricultores, que nao recebem apoios nenhuns, devem continuar isentos!

Com ideias curtas destas, pobre povo, este!

Enviar um comentário

Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!