Do programa destaca-se a eucaristia Te Deum e a bênção do Santíssimo Sacramento (hoje às 20 horas) e a eucaristia solene e procissão (respectivamente às 16h30 e às 18 horas de amanhã).
A devoção a Santo Amaro na freguesia de Ponta Delgada é mais antiga que a própria igreja paroquial de São Pedro, já que, de acordo com os historiadores, o primeiro templo desta freguesia seria uma ermida que teria como invocação Santo Amaro, no local hoje designado como Fonte de Santo Amaro. A veneração manteve-se com a passagem para a actual igreja, originando aquela que ainda é uma das maiores romarias da ilha das Flores.
Esta festa realiza-se em Setembro porque no dia de Santo Amaro, a 15 de Janeiro, não há quantidade razoável de oblatas para oferecer à igreja, concorrendo para a sua sustentação. Assim, como nesta época do ano já existe um maior armazenamento dos frutos da terra, a escolha da festa caiu sobre este domingo, havendo assim maior possibilidade de colaboração em géneros para as despesas da festa e também da manutenção do templo e do culto divino.
Notícia: Agência Ecclesia - notícias da Igreja Católica em Portugal.
Saudações florentinas!!
2 comentários:
Adenda informativa através de vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "A Paróquia de Ponta Delgada, na ilha das Flores, comemorou os 250 anos da reedificação da Igreja de São Pedro".
Adenda informativa com a vídeo-reportagem de José Agostinho Serpa sobre a Festa de Santo Amaro e os 250 anos de reedificação da Igreja de Ponta Delgada.
Enviar um comentário
Sendo este um espaço livre de troca de ideias e opiniões, a equipa de "administração" do «Fórum ilha das Flores» não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários aqui colocados, contudo apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo d@s comentador@s. NÃO SÃO PERMITIDOS COMENTÁRIOS ESCRITOS EM MAIÚSCULAS, o sistema informático apaga-os de forma automática!