terça-feira, 17 de junho de 2008

Alteração nos comentários do Fórum

Acreditamos que o «Fórum ilha das Flores», como espaço-virtual de livre participação de tod@s @s florentin@s, possa ser uma referência positiva para dar a conhecer [e debater] o quotidiano da ilha das Flores. Neste blogue sempre se pautou pela total liberdade nos textos, quer estes fossem no sentido do elogio ou da crítica. Nunca se pretendeu ofender ninguém, apenas e só quisemos (e queremos!) partilhar informação e gerar discussões positivas, de forma a que a nossa ilha ganh(ass)e mais cultura cívica e maior maturidade cidadã.

Contudo, isso nem sempre tem sido realizado pel@s noss@s comentador@s, na sua grande maioria anónim@s. O anonimato até se aceita; desde que, como acontece algumas (infelizmente poucas) vezes, essas opiniões anónimas sejam expressas de forma construtiva e com sentido de civilidade. No entanto, o que se verifica em alguns comentários neste «Fórum ilha das Flores» é que muitas pessoas utilizam esses mesmos comentários anónimos como arma de arremesso contra tudo e contra todos, nem sequer participando no debate com qualquer ideia ou opinião, apenas achincalhando @ "outr@".

Tentamos por inúmeras vezes e de diversas formas que houvesse civilidade nos comentários do «Fórum ilha das Flores»... debalde!! Quase sempre a bandalheira perdurou, não sendo esses os nossos "princípios fundacionais". Assim sendo, a partir de agora alteramos o modo de funcionamento dos comentários no «Fórum ilha das Flores»: todos os comentários serão moderados previamente à sua publicação no blogue.

Passamos a utilizar um instrumento [a moderação prévia dos comentários] que não nos entusiasma muito... mas esta é (para já) a solução que se nos afigura ser a mais indicada para "limpar" comentários que nada acrescentam ao debate cívico que se pretende que exista no «Fórum ilha das Flores». Com essa moderação dos comentários realizada pel@s administrador@s do blogue, da mesma forma serão publicados todos os comentários que sejam escritos com civilidade e que sejam construtivos para o debate cidadão, mesmo que sejam críticas ao «Fórum ilha das Flores» ou aos nossos mais directos colaboradores.
Apenas pretendemos que impere o civismo, o respeito e o espírito de cidadania que se expressa no nosso cabeçalho, para, assim, este espaço-virtual de livre participação de tod@s @s florentin@s sirva os seus singelos propósitos fundacionais: "debater, discutir e trocar ideias, argumentos e opiniões sobre a ilha das Flores, com maior ou menor controvérsia (...) pelo melhor futuro da ilha das Flores!!!"

Então... continue-se com os comentários no «Fórum ilha das Flores»!
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo convosco. Há aqui pessoas a comentar que não merecem sequer o ar que respiram.

Anónimo disse...

Plenamente de acordo.

Anónimo disse...

Tenho feito bastante comentários sempre sob o anonimato sem que isso me tire a clarividência e a educação, subscrevo na íntegra essa vossa tomada de posição.

Anónimo disse...

Sinceramente acho que isso já devia ter acontecido há muito tempo, tendo em conta o nível de algumas conversas e a (falta de) educação de alguns comentadores!

Anónimo disse...

É uma decisão compreensível, atendendo aos argumentos expostos, à experiência já adquirida e ao juízo ponderado que a administração do Fórum fez.

Creio que não ficará minimamente beliscada a inalienável liberdade de cada um para opiniar, criticar, ironizar, etc...

Acontece que a Liberdade, valor supremo, está geneticamente ligado à Dignidade. E, em verdade se diga, abundantes são os comentários cujo teor gratuitamente ofensivo, lamacento e terrorista, só tem contribuído para dar eco ao que de pior pode uma comunidade produzir.

Ora, o Fórum, espaço onde se promove a melhor "crítica" e "consciência cívica", só tem a ganhar se souber fazer um aperfeiçomento constante, que convoque nos comentários o poder de argumentação em vez da da calúnia, a responsabilidade em vez da cobardia, o pluralismo em vez das "brigadas mercenárias", e alguma elevação em vez da mediocridade mais corrosiva.

Quem aqui se reune jamais poderá permitir que a comunidade florentina faça das Flores, ainda que na blogosfera, uma "terra queimada"!

Bons comentários a todos, que os melhores debates ainda estão para vir!

Anónimo disse...

Felicito-vos pela decisão.
Com efeito, o que se estava a passar era desencorajante para a emissão de qualquer comentário.
Parafraseando e concordando com Ricardo Alves Gomes, a liberdade sem responsabilidade nega-se a si própria, sobretudo quando a coberto dum anonimato.

Anónimo disse...

Muito bem! Ora aí está uma atitude que já devia ter sido tomada. Até porque, a bem ver, alguns comentários roçavam a calúnia e a difamação, crimes previstos na lei. Com a possibilidade que existe de moderação dos comentários, eventualmente, alguma responsabilidade poderia vir a cair sobre os administradores do forúm. Assim, salvagurdando, também, a vossa integridade dou-vos os parabéns por esta sensata decisão.

Anónimo disse...

Mas não penses que se vai deixar de dizer a verdade sobre os nosso autarcas por causa disso...

Anónimo disse...

Sr.Administrador:
Eu quando quiser malhar no presidente do "Contenente" em que termos eu devo dirigir?

Anónimo disse...

Acabo de ouvir na SIC-NOTÍCIAS:

A Câmara das Lages das Flores faz parte das SEIS MENOS ENDIVIDADAS do país.

Parabéns João Lourenço.

Governa a favor do povo e não lhe deixa como herança pesadas dívidas que comprometem o futuro, como está acontecendo em diversos municipios açorianos.

Nelson Fraga disse...

car@ senhor@ "farto de mamões":

«quando [você] quiser malhar no presidente do "Contenente"» deve então dirigir-se em termos educados e num alto grau de civilidade... a sua opinião deve valer pelas suas próprias ideias e argumentos e não pode ser composta por berros e insultos... verá que assim até se poderá aproximar de um lugarinho no Reino dos Céus. :p
cumprimentos!!

Anónimo disse...

Bravo!
Excelente medida!

Anónimo disse...

Finalmente uma medida de jeito , embora tenha sido tarde mas chegou.

Espero que se mantenha o nivel.

E quem quiser difamar alguem, que lhe escreva uma carta ou um email...!

Cumpts,
V.S

Anónimo disse...

Excelentíssimo e Digníssimo Presidente:
Venho por este meio solicitar penhoradamente o obséquio de governar com todo o pundonor e imparcialidade que lhe é peculiar.
Aproveito a oportunidade - e em nome de todos os munícipes - de enaltecer todo o seu esforço em tornar este município o melhor da Europa, quer em termos de saneamento básico, quer em termos de ordenamento do território.
Gostei particularmente da escolha do local para o novo hotel, onde os hóspedes poderão interagir com os mestres bate-chapas e os srs armazenistas.
Estamos em presença dum hotel temático, único no mundo, em cima duma barroca e exposto às brisas suaves e temperadas o grande oceano Atlântico.
Este agradecimento é extensivo a todos os nossos governantes açoricos que desta vez - finalmente - tiveram uma visão de futuro.
A todos um muito bem haja!

Anónimo disse...

Grande Homem é o João Lourenço tem feito muitas obras e sabe contolar os orçamentos. Parabéns João Lourenço continua a trabalhar no desenvolvimento do nosso Concelho que estás no caminho certo.

Anónimo disse...

Está a ver "farto de mamões", até é possível criticar com educação, algum nível linguístico e acima de tudo com muita subtileza.
Parabéns!

Anónimo disse...

queria aqui deixar o meu desagrado perante a falta de pão na ilha das flores,uma senhora que assumiu perante as «autoridades responsáveis» que serviria toda a ilha,afinal foi tudo mentira,ainda tratava os clientes mal.Esta senhora não se lembra as dividas que tem,SUPERMERCADO NAS FLORES(16MIL e TAL €)FORNECEDOR DE LENHA(4MIL E TAL€)PRODUTOS PARA A PADARIA MAIS(8MIL E TAL)e não soube aproveitar a desgraça dos outros.Acho que é bom que todos os florentinos saibam disto.ESTA SENHORA NÃO SABE GERIR NEGÓCIOS.É só verem os que ela já teve na ilha.