segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Baleias passam nos Açores para comer

A "explosão de produção" nos mares dos Açores de organismos de que as baleias se alimentam poderá explicar a passagem de um elevado número de cetáceos pelas ilhas açorianas na Primavera e no Verão.

A Universidade dos Açores tem em desenvolvimento um programa de telemetria por satélite de grandes baleias, para obter informação sobre o papel que o arquipélago desempenha na ecologia de três espécies que frequentam as suas águas: a baleia-azul, a baleia-comum e a baleia-sardinheira.

Num artigo publicado no portal «NaturLink», Rui Prieto, investigador responsável pelo programa, sublinha que as baleias são muitas vezes vistas a alimentar-se durante a sua passagem pelas ilhas, que ocorre principalmente na Primavera e no Verão. Um dos organismos que na Primavera regista uma "explosão de produção" nos mares do arquipélago é o krill do Atlântico Norte, "um crustáceo altamente calórico que poderá ser uma importante fonte de energia para as baleias durante a sua migração".

Segundo Rui Prieto, "outra possibilidade intrigante" pode estar relacionada com a hipótese de os montes submarinos do arquipélago "servirem [para a navegação das baleias] como marcos no meio do oceano". "A maneira como as baleias conseguem navegar de e para áreas de alimentação não foi desvendada, mas a presença de estruturas que possam servir de marcos poderá ser importante nessa navegação", alega o investigador da Universidade dos Açores.


Notícia: «Diário de Notícias», rádio Atlântida e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Ficamos a saber que existem mais mamíferos a passar por estes lados para comer.....

Anónimo disse...

A resposta ao azedume do paquiderme que teceu o primeiro comentário.

É aqui, nos mares dos Açores, que as baleias, para além de se alimentarem, namoram e são felizes.
Percebeu?

Anónimo disse...

deves ser muito novo para dizeres que ficamos a saber que passam para comer. sempre passou dezenas de baleiros por ano nos mares dos açores e em especial aqui na ilha das flores.

Anónimo disse...

Dezenas não centenas.
Passam por aqui contentes, felizes, para comerem, namorarem e procriarem.

Em terra, certos mamiferos e mamiferas, que se julgam racionais, deviam fazer o mesmo. Namorar e procriar, que é coisa boa e recomendada por Deus.

Anónimo disse...

é pá é um tal trabalhar na marina nas Lajes, deve ser já para receber iates este ano.

Anónimo disse...

As baleias por enquanto continuam a passar mas se não resolverem o assunto do saneamento basico em santa cruz no porto velho daqui a uns anos elas desviam de percurso, espero que a secretaria do ambiente tenha isso em consideração. Depois vocês não se esqueçam de agradecer ao incompetente do pereira presidente e à sua máfia!

Anónimo disse...

o pereira é um grande presidente voces deveriam era agradecer tude o que ele tem feito.

Coelho a Presidente! disse...

O Cavaco quando passa pelos Açores também é para comer!

Anónimo disse...

o pereira é tão bom presidente que até as baleias vêm comer o lixo ao porto velho, vai-lha-me deus nossa senhora que este povo é mesmo brurro! Safa!