quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Em defesa da cantaria do Convento!

A Petição pública «Em defesa da cantaria do Convento de São Boaventura» pode ser assinada online, mas também em papel (bastando para tal baixar um documento e imprimi-lo).
Saudações florentinas!!

26 comentários:

Anónimo disse...

Há cada burro por aí.
Não percebem que das duas uma: ou a cantaria é protegida, através de pintura regional como toda a vida foi, ou desgasta-se e desaparece.

No lugar de petições, o bque esta gente devia dizer era como é que se resolve o problema.

Anónimo disse...

está lindo para qu^ a pedra ´ vista fica melhor de cor os gostos n~o s~o iguais edu.vic

Ana disse...

Eu nao estou na ilha mas ja assinei a petiçao,eu nao precebo nada restauracao mas acho que uma simples lavagem a pedra ficava melhor .

Anónimo disse...

O deputado Rosa, no lugar de criticar as soluções dos outros, porque é que não apresenta alternativa?

Criticar é o mais fácil.
Resolver é que é o diabo.

Anónimo disse...

Há muitas formas de proteger a cantaria sem ser com esta cor aberrante,mas quem percebe de restauros,cantarias,é o pereira basta recordar que ele foi o autor de deitar abaixo oposto meteorológico o único que foi destruido nos Açores.

Sabão Perera lava mais Ocre! disse...

Eu vou dizer como o garoto do anúncio das sopas Knorr...

«Eu gosto!» desta cor!

Anónimo disse...

Força Paulo Rosa mostra que és Florentino defende o nosso património..

Anónimo disse...

eu cá não assino nada,não fiz nem desfaço e além disso não tenho nada a ver com isso quem sabe é que manda e mais nada e os outros que abaixem as orelhas como eu.

Anónimo disse...

Olá amigos
O assunto é sério,por isso merece uma discussão mais responsável do que aquela que consta da maioria dos comentários anteriores.E embora antes tarde do que nunca,talvez neste momento já seja fora de tempo, porque a obra está adiantada e já se gastou dinheiro.
Foi pena que tanta gente com opinião formada,não tivesse comparecido à reunião pública convocada para o efeito e aí,no lugar certo e no momento adequado,dado a sua opinião e defendido os seus pontos de vista.Talvez até se tivesse conseguido outra solução!O responsável governamental que cá veio,trazia a sua opinião formada e fundamentada,é certo,mas mesmo assim quiz ouvir outras opiniões e razões!
Todos sabemos que as cantarias de pedra lavrada,são uma arte de encher o olho.Nas construções tradicionais mais modestas,as barras e as cimalhas eram humildemente caiadas de cizento,imitando a cor da pedra das cantarias.
Mas também as vemos de outras cores,como rosa,azul,o próprio amarelo e até branco,quando a casa é pintada de cor.
Porém o que está aqui em causa,não é uma questão de gosto pela pintura,muito menos pela cor, é,de acordo com um determinado ponto de vista,porventura discutível, a necessidade de travar a erosão da pedra que está a desfazer-se acelaradamente.A cor podis ter sido outra!.Nas últimas obras de restauro e conservação,já foi aplicado muito cimento com pó de pedra!E se assim continuarmos,daqui por umas dezenas de anos,teremos uma "cantaria" de cimento. Desta forma,teremos a cantaria que agora temos,embora coberta com uma tinta fácilmente removível,que permitirá que se volte à situação anterior ou se aplique ou produto melhor, que porventura surja no mercado.
Não estou a defender esta solução, entenda-se,mas reconheço que ela tem vantagens.Não concordo com a teoria de alguns,segundo a qual,se a pedra aguentou assim vinte anos (+/- aquelas que recentemente esteve descoberta)também aguentará mais vinte.E depois? Há ainda os que defendem pior;que se ela se for,já não é para os nossos dias.
Penso que todos temos a responsabilidade de preservar o que recebemos dos nossos antepassados e legar isso,mais e melhor às gerações vindouras.
Por hoje fico por aqui.Creio que esta discussão vai continuar e é bom que assim seja,desde que pela positiva. Não creio muito é que algo se modifique.
Mas descansem, porque isto é como dizia o nosso grande poeta;"primeiro estranha-se depois entranha-se".

Anónimo disse...

Tanho pena do comentario do dia vinte e seis as vinte e tres e qarenta e quatro por essas pessoas assim e que a ilha nao anda para a frente.

Anónimo disse...

~p. r. só defende o concelho de santa cruz das lajes nunca vi o homem puxar nada para cá. quanto á cor amarela é linda e daqui a uns dias vão todos olhar para as cantarias e vão dizer eu falava mal mas fica bonito assim.

Anónimo disse...

A minha homenagem à minha professora Lina Mendes que vai ser substituída na pasta da educação.
Se é que esta mensagem lá irá chegar, eu queria-lhe dizer que todos - professores, alunos e discentes - ficamos a perder.
Queria também dizer aos açorianos que valores como a abnegação, o trabalho e, sobretudo, a seriedade, são cada vez mais incompatíveis com a forma como se faz politica nos Açores.

Anónimo disse...

eu só sei que essa cor não foi só aplicada ai nas Flores ... ainda recentemente na Ribeira Grande vi essa mesma cor num edificio do governo ... mas que fica mal ... lá fica ... demasiado berrante ...

Anónimo disse...

Caro Anónimo de 27 de Janeiro de 2011 00:59

Eu teria ido com muito gosto à reunião pública, mas infelizmente não soube que ia haver, não devo ter visto o cartaz afixado nas ruas por onde passei e tenho a certeza que não sou o único nesta situação!

Compreendo o que diz relativamente à protecção, mas não posso concordar com a cor, um verniz ou mesmo um cinza pelo menos não feriam tanto a visão. Assinei a petição porque nesta altura é o máximo que posso fazer para exercer o direito que me foi dado em 1974 e que infelizmente não o gozei em pleno porque não fui à reunião.

O caro Anónimo terminou o seu comentário com uma frase feita que, neste contexto não concordo, mas gostei da ideia de deixar algo para pensarmos e então termino o meu com uma questão: Será que muitas pessoas viram a convocatória e decidiram não aparecer?

Anónimo disse...

Sinceramente gosto muito desta nova cor. Esta ilha já precisava deste tipo de cor, nos edificios. Acho que o pessoal da Flores precisa é de trabalhar e deixar-se de preocupar com este tipo de situações. Os deputados que se preocupem com o amianto nos edificios das Flores que é mais grave. Os florentinos fazem muitas tempestades em copos de agua.Esta é mais uma.

Anónimo disse...

acabei de ler as opiniões dos anónimos, e encontrei dois assuntos muito pertinentes, o primeiro sobre a cor com que pintaram o convento,s. boaventura, a outra sobre a substituição da secretária da educação, e com ela a directora regional, segundo ouvi nas R.T.P.Açores. este ultimo fica para mais uma openião pessoal minha. primeiro vamos à petição que tanta tinta tem corrido na net.
vou tentar pegar na explicação do anónimo do dia 27, que muito polidamente, vem tentar, se desculpar com os editais afixados, para avisar as pessoas que havia uma reunião para tomarem conhecimento e darem a sua opinião!!onde estavam esses editais que ninguém viu???? cambada de mentirosos!!!! como ninguém viu???? esses editais ou saiém no dia seguinte às reuniões, ou no próprio dia???eu já conheço essa mentira decimulada, há bastantes anos!!!! voces não querem que os editais sejam vistos , porque se quizessem afixavam na farmácia, nas lojas, nas padarias, onde as pessoas vão todos os dias, não eram dentro da porta da camara, como voces costumam fazer quando não querem aturar o povo, voces politicos não estão aí para servir , mas para ser servídos!!! voces são os mesmos que armaram a cilada a olga, por ela saber de mais, e ter dito num jantar em vós pública que as pedras dos observatório estavam na casa do vice presidente da camara???voces pensam que eu me esqueci???ou que alguém se esqueceu, ela disse- o em alta voz num restaurante da vila de santa cruz, e muitas pessoas ouviram. lá as cantarias do observatório não se vão perder com a erosão, elas desapareceram todas do sitio onde tinham sido depositadas, devem estar a conservar. esta gente não está cá para servir o povo, estão- se servindo e gosando com a nossa cara. devem estar a divertir-se com a petição que decorre na net.
quem acredita que eles vão mudar a cor, acredita no pai natal, amigos é uma otúpia, eles só precisam de nós e são simpáticos comnosco nas vésperas das eleições, depois não nos querem ver em nenhuma reunião. e o mais cínico é que quando vem pessoas enviadas pelo governo para esclarecimentos na ilha, os cartazes da publicação nunca aparecem, e então desculpam-se dizendo---esta gente não quer saber nada disso---é o mesmo que dizer eles são burros e tem prazer nisso!!!! eu conheço esta canalha há muitos anos, isto não são os partidos são as pessoas, que quando estão no poder se tornam corruptas, e mentirosas, o objectivo deles é o tacho, e não só , porque o que nós vemos todos os dias na comunicação social, eles não se contentam com o salário, tudo o que podem desviar desviam com a maior cara de pau, com que levaram a Olga a suicidar-se. será que os culpados dormem bem???? espero que não..
boa sorte!

Anónimo disse...

e agora o tema do dia que foi a substituição da secretária da educação, e também falava o anónimo do dia 27. eu não conheço a senhora, só da televisão, embora tenha vouvido dizer que ela era muito fraquinha no seu cargo. o que eu não duvido, porque educadoras e professoras do primeiro ciclo, desculpem-me as que são competentes.
mas dizia-me um meu amigo e eu vasso minhas as palavras dele; é que professoras primárias, no grau de inteligência são um degrau abaixo da galinha, e não conheço nenhuma dos cursos antigos, com gabarito para administrar uma escola, quanto mais ser secretária da educação!!!!como o doutor Álamo Meneses, nunca mais volta a ter alguém com o gabarito dele... ele foi farto de aturar professoras até ficou mais careca e se ficava mais uns tempos nem um cabelo ficava na cabeça dele!!! a boa vida doutros tempos, terminou e o pessoal continua a esperniar.

Mário Pamplona disse...

Ao anónimo do dia 27,às 10h20.
Sabe porque a senhora sua professora foi substituída?
Sabe da história da venda de terrenos do marido dela, directamente à câmara de angra?
Onde ela é vice-presidente e foi intermediaria ?

Ah pois é??!!!tão querida que é essa sua professora!!!'???

Anónimo disse...

É uma pena com tanta tinta não aproveitarem para pintar as "cabines" da EDA em várias freguesias que parece que estão abandonadas....é de admirar....o sr. eng.º da lomba é tão jeitoso

Anónimo disse...

Não conheço os contornos do negócio dos terrenos. O que sei, isso sim é que a Sr. Lina Mendes é gente séria, e que não precisa de negócio nenhum de terras para nada.

Anónimo disse...

A educação é das pastas mais dificeis e complicadas. Esta secretária defrontou-se com coisas de todo o tipo. Até com testes e exames, que dias antes de serem feitos, já andavam na posse de alguns alunos.

Mário Pamplona disse...

A senhora Lina Mendes é séria quando está adormir.É cada inocente que por aqui passa!!!???

Anónimo disse...

tantos comentarios aqui mas vejo que as pinturas do museu continua sempre para a frente e ninguem as trava grande desgraça aquilo ta ficar uma vergonha

Anónimo disse...

Ouvi dezer no café que na semana que vem vão pintar a casa do zeze , a seguir a igreja e a casa da camara. A nossa vila vai ficar linda

Anónimo disse...

no meu ver, o amarelo ou o cinzento
são cores proprias de restauração, ou protecção temporária para cantarias expostas ao rigor do tempo, especialmente brisa de salmoura que desgasta até o próprio cimento.
Daqui a uns 4-5 anos ou menos torna-se a pintar de novo; e porque não? as nossas casas pintam-se

Anónimo disse...

eu ontem passei pelo museu e está a ficar lindo também haviam de pintar as pedras da igreja ficava lindo só fala mal quem não percebe de pedra aqui para as lajes vamos pintar da cor do concelho azul.