terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pagamos um valor $imbólico pela água

Na ilha das Flores os munícipes pagam um valor fixo pelo consumo de água [potável], que não ultrapassa 3,50 euros por trimestre, e não há contadores de consumo nas casas porque a ilha é rica em recursos hídricos.

“Os munícipes [de Santa Cruz] não têm contador em casa, daí que a cobrança é trimestral, sendo 3,50 euros para os particulares e seis euros para o comércio e indústria”, afirmou José Carlos Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, em declarações à Agência Lusa.

O autarca [santacruzense] salientou que esta situação resulta da "abundância de água na ilha, onde existem grandes aquíferos" que garantem o abastecimento à população. "Normalmente, a ilha [das Flores] não tem falta de água nem regista roturas no abastecimento nos períodos de seca", frisou, acrescentando que os cerca de 2.500 munícipes [de Santa Cruz] "consomem a água que precisam".

José Carlos Mendes revelou que a intenção da autarquia [santacruzense] é "manter a situação", assumindo o objectivo de "aliviar os munícipes de taxas e impostos e incentivar a fixação de casais jovens e empresas".

O vice-presidente da autarquia [santacruzense] salientou que o abastecimento de água no concelho "é feito por gravidade", pelo que o município "apenas tem o encargo com o investimento inicial, que consegue suportar". "Há um período de 15 anos em que não é necessário nenhum investimento de grande vulto. A autarquia só suporta 15 por cento do investimento inicial, já que recebe financiamentos comunitários na ordem dos 85 por cento", acrescentou.

No vizinho concelho das Lajes das Flores, a situação é idêntica, pagando os munícipes uma "avença" de 3,12 euros por cada quatro meses, mas o panorama vai alterar-se em breve com a instalação de contadores. “Há muitos anos que os munícipes [lajenses] pagam uma avença, mas estamos a ultimar a colocação de contadores”, revelou o vereador Armando Meireles, em declarações à Agência Lusa, acrescentando que já estão instalados "mais de dois terços" de um total de 1.300 contadores previstos.

Segundo o vereador [lajense], tudo indica que "no segundo semestre deste ano se dê início ao novo tarifário" nas sete freguesias do concelho. Armando Meireles salientou, no entanto, que os preços a praticar não serão elevados, já que "há água todo o ano e a intenção não é penalizar os 800 consumidores do concelho", que são privilegiados por viver numa ilha com "tanta abundância de recursos hídricos de boa qualidade".


Disparidades de preços

A associação ambientalista Quercus defende que a água deveria ser mais cara, para que os consumidores lhe dêem valor, enquanto que a DeCo [Associação para a Defesa do Consumidor] critica as grandes disparidades de preços nas facturas que os diversos municípios apresentam pelos mesmos serviços.

Francisco Ferreira, da associação ambientalista, realça que “o sector da água não tem conseguido um conjunto de encontros entre as receitas que gera e as despesas que tem” e considera que “a água tem, obviamente, de ser paga de forma a traduzir o seu custo”. Para a Quercus, as tarifas estão desequilibradas e é preciso subir os preços da água, “que está, em muitos casos, barata, o que não estimula o seu uso eficiente”.


Notícia: jornal «A União», revista «Visão», Notícias.RTP.pt, «Açoriano Oriental», semanário «Expresso» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Vão dizer que não têm dinheiro para a água, mas todo o santo dia emborcam disse...

É pôr esse pessoal a pagar o precioso líquido.

Se têm dinheiro para a cerveja e para a coca-cola certamente terão uns eurozitos para pagar água.

O tempo de mamar tudo de graça acabou, meus amigos.

Anónimo disse...

Em santa cruz, em alguns casos e em algumas freguesias a agua é canalizada em tubos fibro-cimento, não é tratada como deveria por isso nem deviam pagar! Infelizmente casos de cancro é o que mais existe neste concelho!!!!
A cabeça não existe só para deixar crescer o cabelo, acho que vocês deveriam pensar seriamente nisso!!

Anónimo disse...

A água aqui nas Flores chega pelo seu pé a nossas casas.
Não há canos. Não há bombas. Não há tratamentos. Não há protecções. Não há casinhotas.

Cai tudo dos céus!

No lugar de conversa barata, devia-se era perguntar aos Srs ilustres Presidentes, se fazem análises de água e quais sao os resultados.

Anónimo disse...

O entendido deputado Rosa, que palpite também sobre contadores de água.

Anónimo disse...

a água que Deus dá devia ser grátis para todas as pessoas aqui na ilha que é onde ela abunda mais

Anónimo disse...

houve um certo partido em Santa Cruz que propos na Assembleia Municipal que a agua fosse mais cara!!

Quando chover é só abrir a boca para o céu ,quem tiver sede disse...

Se queres água de graça, no dia que chover põe baldes e bidões a aparar.

Ou pensas que as torneiras, os canos, os contadores, as bombas,etc, caem também do céu?