quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Televisão analógica termina em 2012

A Autoridade Nacional de Comunicações [ANaCom] anunciou [anteontem] que o sinal analógico de televisão começará a ser desligado no dia 12 de Janeiro do próximo ano, sendo completamente substituído pelo sinal digital a 26 de Abril de 2012.

De acordo com a ANaCom, a primeira fase da cessação das emissões analógicas terrestres de televisão - o chamado "switch off" - começa a 12 de Janeiro de 2012 para os emissores e retransmissores "que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental". A segunda fase acontecerá a partir de 22 de Março do próximo ano e dirige-se às Regiões autónomas da Madeira e Açores. A terceira fase, a 26 de Abril, será a final e abrigará os emissores e transmissores restantes.

Antes do início destas datas, o "switch off" será feito em três zonas-piloto [Alenquer, Cacém e Nazaré] para "afinar os procedimentos de preparação da cessação das emissões analógicas terrestres em todo o território, minimizando os riscos associados a tal operação", explica a ANaCom em comunicado.

A ANaCom adianta ainda que vai avançar com uma campanha de sensibilização da população sobre o desligamento da televisão analógica, apesar do sinal digital já cobrir cerca de 87 por cento da população.

Nove em cada dez portugueses desconhecem quando vai ser desligado o sinal analógico de televisão e que passará a ser transmitido em sinal digital. Segundo um estudo da Universidade Lusófona [divulgado anteontem], apenas 7,8% dos inquiridos identificaram correctamente 2012 como o ano do desligamento do sinal analógico de televisão terrestre.


Notícia: jornal económico [gratuito] «OjE» e «Correio da Manhã».
Anteriormente, já havíamos publicado outras notícias sobre esta temática: "Televisão Digital terrestre... nos Açores" e "Televisão Digital Terrestre vai chegar às ilhas [a todas??]... até ao final de 2010".

Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

alguem sabeme dizer quem são os mordomos da festa do imigrante para o ano. ou é sempre os mesmos.

Anónimo disse...

Face ao apropriadissimo comentário, informo o comentador de cima que este ano vamos ter violas, uma tourada, clarinetes e tambores.

Anónimo disse...

Sim, também é muito provável o Sol irá participar, pelo menos durante o dia.

Anónimo disse...

As badaladas «festas do emigrante» são mundialmente conhecidas. Da Sibéria ao Alaska, da Patagónia ao Burundi e da Lapónia ao Cazaquistão.
Todos, aos milhões, passam o ano a formar gosto para passarem aqueles dias indiscritiveis nas cosmopolitas avenidas de Santa Cruz.

Anónimo disse...

"Todos, aos milhões, passam o ano a formar gosto para passarem aqueles dias indiscritiveis nas cosmopolitas avenidas de Santa Cruz."
é a festa do imigrante em santa cruz e os comboios nas Flores.
paciência.

Anónimo disse...

viva ja nao ha mais festa de s. joao e quando sera que que deixarz de existir a festa do imigrante pois as musicas ja sao fracas e os restaurantes uma tristesa pois a festa de 2010 o melhor foi o fogo muitas pessoas foram casa pra comer nao havia lugar nas barracas eram pequenas e a comida uma desgraça

Anónimo disse...

gente nova para mordomos.