sexta-feira, 1 de julho de 2011

Governo Regional mantém amarelo ocre na cantaria do Convento S. Boaventura

O Governo Regional dos Açores vai manter a cor amarelo ocre na cantaria do Convento de São Boaventura, um imóvel do século XVII situado em Santa Cruz das Flores, apesar da contestação dos habitantes locais.

Numa petição enviada à Assembleia Legislativa dos Açores, um grupo de moradores considerou "absurda" a solução encontrada pelo Governo Regional, que realizou recentemente obras de melhoramento no edifício, composto por uma igreja e por imóvel contíguo.

A petição foi apreciada pela Comissão de Assuntos Sociais do Parlamento [regional] açoriano que decidiu, por maioria, que "não se justifica" alterar a cor da cantaria, sobretudo na actual conjuntura económica que o país atravessa e tendo em conta que as obras no imóvel já terminaram.

Segundo disse à Agência Lusa, Catarina Furtado, presidente da Comissão parlamentar [de Assuntos Sociais] que se deslocou propositadamente à ilha das Flores para ouvir os peticionários, a solução passa por recomendar que, numa próxima intervenção, seja reposta a cor original da cantaria (branco e cinza).

Os deputados [regionais] do CDS/PP chegaram a apresentar um projecto de resolução a exigir a suspensão imediata das obras e a substituição da cor da cantaria, alegando que o amarelo torrado, além de não ser habitual, era uma cor demasiado berrante. A maioria socialista na Comissão de Assuntos Sociais votou, porém, contra a proposta do CDS/PP (os restantes partidos abstiveram-se), alegando não fazer sentido intervir na reparação do imóvel numa altura em que as obras já estão concluídas.

Para Catarina Furtado, os deputados regionais do CDS/PP "assumiram o compromisso" de alterar o seu projecto de resolução, no sentido de recomendar ao Governo Regional que, numa próxima intervenção naquele imóvel, a cantaria seja pintada de acordo com o aspecto anterior. A presidente da Comissão de Assuntos Sociais entende também que esta questão, que gerou grande polémica na ilha das Flores, depende muito do "gosto estético" de cada pessoa.


Notícia: «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

O CDS-PP nas Flores só se mete em trivialidades.
Desde quando é que a cor das barras de um prédio, accrescentam um covado à felicidade dos Florentinos?

E perde-se tempo, dinheiro e paciencia, com discussões destas.

Será que os grandes problemas da nossa ilha são as cores de uma fachada?

Como dizia a tia Balbina da Fajã, isto é coisa de quem anda de barriga cheia e não tem nada que fazer.

Anónimo disse...

Vejo que perdi o meu tempo a assinar mais uma petição, enfim...mas vocês merecem isso e muito pior pois votaram nestes socialistas de merda, cada um tem aquilo que merece! Deveriam era pintar todos os imoveis de rosa choque. O bandido do pereira é que tem razão, farta-se de rir as custas da vossa ignorancia!
Em terra de pretos ignorantes o porco é rei.................

Anónimo disse...

Bem até parece que estamos no Alentejo....

Anónimo disse...

As cores que estão pintadas as cantarias do Convento de Santa Cruz
estão dentro da ordem dos edifícios históricos referentes. Se as originais cantarias perderam a sua cor no decorrer dos anos, para proteger as barras do edifício, as cores mais usadas e aconselháveis são: cinzento ou amarelo. Passeiem pelas velhas cidades do país --e dos Açores--visitem Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, por exemplo...