Livro sobre tubarões e raias dos Açores
O primeiro catálogo ilustrado publicado em Portugal sobre raias e tubarões, da autoria de investigadores das Universidades dos Açores e de São Paulo (Brasil), descreve 52 espécies encontradas no mar dos Açores, incluindo algumas quase desconhecidas.
O «Catálogo Ilustrado dos Tubarões e Raias dos Açores», apresentado [anteontem] em Angra do Heroísmo, é um trabalho dos investigadores João Pedro Barreiros, da Universidade dos Açores, e Otto Gadig, da Universidade Estadual Paulista.
“É uma forma de profissionais e de qualquer pessoa que goste do mar poderem conhecer e visualizar as espécies que ocorrem na Zona Económica Exclusiva dos Açores, na margem das 200 milhas”, afirmou João Pedro Barreiros.
“Há espécies que são praticamente desconhecidas”, frisou o investigador da Universidade dos Açores, acrescentando que este tipo de publicações “aumenta o conhecimento da biologia destas espécies misteriosas, de grande profundidade, que ninguém vê e nem os pescadores conhecem”.
Uma das espécies descritas no livro é o Azores DogFish, um tubarão de profundidade, de que são conhecidos apenas dois exemplares, o primeiro dos quais foi "apanhado nos anos 70 entre as ilhas das Flores e do Corvo" por um navio pesqueiro da frota da União Soviética e está depositado no Museu de História Natural de São Petersburgo, na Rússia. O Azores DogFish só foi descrito para a comunidade científica internacional em 1988, tendo o segundo exemplar sido apanhado mais recentemente, também no mar dos Açores.
Notícia: secção «Ecosfera» do «Público» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!
4 comentários:
Sobre os tubarões?
Quais? os que estão nos governos, nas câmaras, no parlamento, nas empresas, nos partidos?
então para o primeiro comentador é só tubarões?
"Uei home", vê lá se caminhas para outro lado então?!...
Há tubarões na politica como há nos outros lados.
Também há gente séria na politica, que treabalha de forma desinteressada e com sentido de serviço público.
Alguém tem acompanhado a forma como certa oposição ranhosa, maldizenta e rancorosa tem feito a folha a gente séria, com valor e trabalhadora na Camara de Angra?
Nem tudo são tubarões.
Falo com conhecimento de causa porque enquanto estudei na Terceira tive o privilégio de privar com algumas das pessoas envolvidas neste processo e com as quais muito aprendi. Gente com nível, com conhecimentos e com saber estar, como por aí já não se encontra.
A minha homenagem ao Sr. Professor Doutor Francisco Cota Rodrigues.
O anonimo de 18 Dezembro das 13:28, a escrever nao gagueija.
Enviar um comentário