terça-feira, 17 de abril de 2012

Processo da TDT foi conduzido para confundir pessoas e não para esclarecer

casos como os concelhos açorianos de Santa Cruz das Flores, Lajes das Flores e Corvo, onde não há qualquer sinal da TDT - televisão digital terrestre.

Para Sérgio Denicoli, investigador da Universidade do Minho e especialista nesta matéria, “é impressionante como todo o trabalho de divulgação [propaganda] por parte da ANaCom tem funcionado. Tem-se tentado sempre dourar a pílula, mas desde o início que há assimetria de informação”, acusa o perito. “Não percebo como é possível que digam que ‘já 70% da população aderiu à TDT’. Já? Então e os outros 30%? O apagão [analógico] vai ser um caos”, preconiza o investigador universitário, “pelos meus cálculos, cerca de 1 milhão e 600 mil pessoas poderão ficar sem ver televisão em Portugal”.
Relativamente aos quase 8% de pessoas que não tencionam preparar-se para receber o sinal digital [de televisão], número este precedido de um “apenas” no comunicado da ANACOM, o perito ainda é mais cáustico: “8% da população corresponde quase às cidades de Lisboa e Braga juntas e acham que é pouco?”, questiona.

Por outro lado, Sérgio Denicoli chama a atenção para a não divulgação dos valores dos subsídios atribuídos pela PT. “Se há um monopólio esses dados têm que ser públicos, é um absurdo que não o sejam”, referindo ainda que grande parte das pessoas não usufruiu destes apoios, sobretudo pela excessiva burocracia associada. O perito prevê que a partir de dia 26 [de Abril, data do apagão analógico em todo o país] “os mais carenciados vão mesmo ficar sem televisão” e “que a PT vai oferecer cada vez mais pacotes promocionais para que adiram à televisão por cabo. Está a tentar incutir-se na cabeça das pessoas que é preciso pagar para ter boa televisão e lamento muito todo este absurdo, mas não foi por falta de aviso”, aponta Sérgio Denicoli que não tem conhecimento de qualquer outro país em que situações análogas tenham sucedido: “Portugal é o único em que existe uma ligação entre a TDT e a televisão paga”, frisa o investigador.


Notícia: revista «Meios & Publicidade».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Alguem viu na R.T.P.Açores o Passos Coelho a dar esclarecimento enquanto teve em São Miguel porque ainda não chegou o cabo de fibra óptica às Flores e ao Corvo, eu tenho acompanhado os telejornais e ainda não vi nada.

Anónimo disse...

Está tudo dito, e muito bem. Parabéns a este Sr Sérgio Denicoli.