sábado, 1 de setembro de 2012

Missão para alargamento da nossa ZEE

Durante cinquenta dias, uma missão científica do robô submarino ROV Luso vai recolher novos dados a 500 milhas dos Açores. O objectivo é enriquecer a candidatura portuguesa junto das Nações Unidas para o alargamento da nossa plataforma continental.

Em 2009, Portugal formalizou junto da Comissão de Limites de Plataformas Continentais, a proposta para alargamento da área marítima sob jurisdição nacional, através da extensão da plataforma continental das 200 milhas (cerca de 321 quilómetros, correspondente aos limites da actual Zona Económica Exclusiva) para 350 milhas (ou 563 quilómetros), assim alargando a jurisdição nacional dos 1,8 para 3,6 milhões de quilómetros quadrados.

O ROV ('Remote Operated Vehicle') Luso, parado há dois anos, voltou às profundezas do mar e [no passado dia 24 de Agosto] partiu para os Açores, onde durante 48 dias vai cumprir a sua missão: recolher amostras geológicas e novos dados para melhor sustentar a candidatura de Portugal para a extensão da plataforma continental, explicou o coordenador da missão.


Notícia: Antena 1 Açores, «Açoriano Oriental» e semanário «Sol».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não se pode ter dominio efectivo do que quer que seja sem meios para controle.
Portugal não controla o que tem, quanto mais aquilo que que queria ter.

Anónimo disse...

espero que o pereira ajude o crescimento dos mares do nosso pais!