segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Encontro das Rondas de Reis 2014

Como é do conhecimento de todos, em especial os florentinos, cantar os Anos Bons e os Reis é uma tradição secular desta ilha. É costume que na noite de passagem de ano, pelos reis e/ou pelo rei preto sejam organizadas rondas para celebrar a efeméride. Assim as rondas vão percorrendo as portas de amigos, vizinhos, familiares e todos aqueles que aceitem aquela visita desejando boas festas/bom ano novo e/ou cantar os reis.

Este ano não foi excepção e quase todas as freguesias organizaram a sua ronda. Para que todas as pessoas da ilha das Flores pudessem usufruir desta cultura popular, a Câmara Municipal de Santa Cruz realizou, com devida e antecipada publicidade e conhecimento das populações, um Encontro de Rondas de Reis. Desta feita o local escolhido foi o salão d' Os Minhocas, em Santa Cruz, sendo que este espaço foi pequeno para acolher todos aqueles que ali se deslocaram para ver e degustar as cinco rondas que aceitaram o desafio e assim marcaram presença no evento.

Pelo ambiente ali vivido, pelas palavras dos respetivos representantes das rondas, bem como as declarações por parte da organização, o encontro excedeu as espectativas, havendo o desejo comum que este evento se repita todos os anos, bem como outros do género que sirvam para a divulgação e preservação da nossa cultura, usos e costumes.

Resta-me agradecer à Câmara Municipal de Santa Cruz por ter convidado a “Costa Ocidental” para a recolha de imagens e respetiva divulgação, a todas as Rondas e seus representantes, todos os intervenientes e ainda a todos os que tornaram possíveis estas imagens. Especial agradecimento à Luísa Silveira pela recolha da fotografia e ajuda na produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a todos os que participaram neste evento,estão todos de parabéns e um agradecimento especial ao autor da filmagem que nos trás tantas imagens lindas.
Felíz 2014 para todos.

Anónimo disse...

Estes acontecimentos são muito bons para, não se perderem as nossas tradicões. Por essa razão é que a Associacão Cultural Lajence o tem vindo a fazer ao longo de alguns anos.