quarta-feira, 16 de abril de 2014

Despedimentos na Fábrica de laticínios

Na ilha das Flores a Cooperativa Ocidental não paga aos produtores de leite há seis meses. A fábrica de laticínios já dispensou metade dos trabalhadores e actualmente só labora três dias por semana.

Desde Setembro do ano passado que a Cooperativa Ocidental, que detém a fábrica de laticínios nas Flores, não paga aos produtores de leite; já somam seis meses de atraso. A regularização do pagamento do preço do leite está dependente de um empréstimo pedido à banca pela Cooperativa Ocidental, que segundo o presidente da Cooperativa já estará aprovado mas ainda não está disponibilizado; depende das garantias exigidas pelo banco para conceder o empréstimo: uma delas é o imóvel da Cooperativa, a própria fábrica de latícinios; para além de uma carta de conforto que foi pedida ao Governo Regional, como garantia de que não vai deixar de apoiar a Cooperativa, conforme confirmou à reportagem da RTP Açores o presidente da Cooperativa Ocidental. Além disso, e segundo os produtores, há novas regras impostas pelo banco, que exige a assinatura de todos os sócios para conceder o empréstimo. O presidente da Cooperativa prefere não falar sobre o assunto, dizendo apenas que não confirma nem desmente. Vitorino Azevedo também não revela o montante em dívida com os produtores de leite e muito menos o montante do empréstimo pedido à banca, que segundo os produtores é de cerca de 313 mil euros.

Segundo o presidente da Cooperativa Ocidental, a Fábrica de laticínios das Flores já despediu metade dos trabalhadores, neste momento tem seis funcionários e labora apenas três dias por semana. Produz queijo, manteiga e iogurtes para o consumo da ilha e chegou a exportar para o Continente; neste momento não tem produtos para vender. O leite é escasso, em 2013 a fábrica de laticínios das Flores laborou cerca de 700 mil litros de leite e precisava de laborar 2 milhões de litros de leite para ser viável. Nos últimos cinco anos a produção de leite na ilha das Flores tem vindo a cair 300 a 400 mil litros por ano.


Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

os sócios da cooperativa produtores não querem dar o corpo ao manifesto querem só conversas de café deixem-se de tretas e produzem leite em quantidade e qualidade e assim a fábrica vai ser viável , 700 mil litros é um pequeno lavrador em são miguel , mas não é só nas Flores que as cooperativas estão a passar por maus momentos ,no Pico ,Graciosa alinham pelo mesmo diapasão

Anónimo disse...

estes lavradores estão é só à espera de subsidios e trabalhar pelo canudo, eles ainda vão acartar muito feixe de incensos cana roca e feites para as vacas comerem.

Anónimo disse...

Estamos vendidos aos subsídios comunitários.

Anónimo disse...

voe mesmo agora apanhar incensos, cana roca para as minhas, queres vir trabalhar sem receber para mim?????

Anónimo disse...

O Vitorino devia era ordinhar vacas e dar o lugar a outro e para gerir a fabrica era o enginheiro Arnande é um homem sério.

Anónimo disse...

aquele que dizia para pegarem no sacho tinha razão deve ser uma pessoa bastante esperiente e tava a ver as coisas feias e oxalá que aquele que lhe pos o aplido de cana roca não vaia ainda acarretar muito.

Anónimo disse...

Não pode pagar? Não tem condições para laborar?
Feche!
Estou farta de pagar cada vez mais impostos devido a todas estas más gerências que para aí andam!
Vai à falência e fica mesmo assim!

Anónimo disse...

Que tristeza! Tinhamos tão bom queijo. Como é que deixaram esta má gestão continuar por tanto tempo?

Sou Cá Um Valente Merdas disse...

Os dias que correm são cada vez mais de exigência. O amadorismo que por aí campeia, está a sair-nos muito caro.
As facturas, quer queiramos quer não, chegam sempre.
Ao nível da politica as coisas não são melhores.
Há burros que se julgam eminentes estrategas, que confundem velhacaria com politica e má língua com dotes de oratória.
Um deles, militante de destaque de uma jota, aparece de vez em quando por aqui. Rombo por natureza, asneira propaganda panfletária nos jornais, procurando à sombra de trastes já consagrados o protagonismo que a insignificância lhe nega.
É uma tristeza quem não se conhece.

Anónimo disse...

anda muita gente aqui infiltrada ! porque será?

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia do «TeleJornal» da RTP Açores e também da RDP Antena 1 Açores: "Cooperativa de laticínios das Flores começa a pagar leite em atraso".

A Cooperativa Ocidental, da ilha das Flores, acaba de pagar aos produtores as verbas referentes a um mês de entrega de leite. A Direcção da Cooperativa diz que a situação de atraso nos pagamentos deverá ficar regularizada no final do mês.

Pelo menos 11 produtores com conta no BES/Açores já receberam o cheque do leite e os outros seis vão ter que esperar mais alguns dias pela transferência bancária.

A Cooperativa Ocidental pagou [ante]ontem um mês de entrega de leite. Agora por pagar ficam seis meses, confirma Vitorino Azevedo: são os 3 meses acordados com os produtores e outros 3 que estão em atraso.

Aos funcionários da Cooperativa Ocidental foi também pago um mês de salário, ficando ainda dois meses de salários em atraso.

No final do mês, a situação de atrasos nos pagamentos deverá ficar normalizada, já que a Cooperativa deverá obter a totalidade do empréstimo que contratualizou com o BES/Açores, no valor de 313 mil euros.

Vitorino Azevedo, dirigente da Cooperativa, mostra-se esperançado em melhores dias e diz que estão a aparecer novos produtores, o que dá um novo alento ao setor.

A situação dificil da lavoura na ilha das Flores já levou alguns dos maiores produtores a ameaçarem abandonar a atividade, vendendo o gado a outras ilhas. A ameaça acabou por não se concretizar. O presidente da Cooperativa pediu a união de todos os produtores.