sexta-feira, 25 de abril de 2014

Exposição Testemunhos de Fé

A Câmara Municipal das Lajes, em colaboração com a Ouvidoria das Flores, organiza uma exposição de arte sacra, intitulada "Testemunhos de Fé", que foi inaugurada com toda a pompa e circunstância no passado domingo (dia 20) no Museu municipal das Lajes. Foram dezenas as pessoas que ocorreram a esta cerimónia, bem como para visitarem a exposição.

Não é fácil de calcular o valor das peças de arte sacra expostas em "Testemunhos de Fé", até porque existem peças datadas dos séculos XV a XX, mas sem sombra de dúvida que estes são testemunhos de uma vivência, religião, devoção e arte que ainda hoje, com mais ou menos preservação, transporta consigo memórias e histórias, que por falta de registo a História apagou. Uma coisa que ninguém põe em causa é que estamos na presença de um património material colectivo, e dada a sua natureza diria mesmo que este é também um património cultural imaterial dos florentinos, dos açorianos, dos portugueses, diria mesmo da Humanidade.

Perante as peças/material exposto, era notória, nas expressões faciais e mesmo por palavras, a admiração e surpresa na contemplação desta exposição, aliás a primeira do género na ilha das Flores. O local escolhido foi o Museu municipal das Lajes, obra recente e que tem vindo a ser palco de vários eventos e, segundo as palavras dos responsáveis, mais já estão agendados e muitos outros virão.

A exposição "Testemunhos de Fé" ficará patente ao público no Museu municipal das Lajes todos os dias da semana até finais de Setembro (sendo o sábado dia de encerramento/descanso). Neste acto ficou claro, segundo as palavras dos oradores, a importância e o valor incalculável dos objectos aqui expostos.

Obrigado à Ouvidoria das Flores, à Câmara Municipal das Lajes, a todos que tornaram possível estas imagens e à Luísa Silveira pela ajuda na produção e fotografia.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente a camara municipal das Lajes esta a dar alguma utilização ao museu municipal,o que deve ser saudado, mas o crédito tem que ser dado a pessoa que orientou e organizou o que la esta, que foi o A.M.G.a conhecida figura do PSD claro esta.Quem não se deve sentir muito confortado e aquele PS das Lajes na pessoa do presidente, há tantos anos que queria ser presidente e nem conseguiu uma equipa com alguém capaz de fazer uma exposição.A riqueza de um partido são as pessoas que dele fazem parte.

Anónimo disse...

Ainda bem que estão a dar uso ao museu municipal,so e pena a camara não ter ninguém na sua equipa que seja capaz de organizar uma exposição,e terem de ir buscar um PSD para o fazer.A riqueza de um partido são as pessoas que dele fazem parte.

Anónimo disse...

e tudo muito bonito,mas sera que era preciso ir buscar uma pessoa do PSD para organizar e orientar esta exposiçao,o sr.PS das Lages como presidente nao foi capaz de arranjar uma equipa com alguem capaz de organizar uma exposiçao,ha tantos anos que ele queria ser presidente,pensava que ele tinha escolhido uma equipa com gente que soubesse trabalhar,mas enganei-me e bem,e pena.

Anónimo disse...

Esta exposição do museu municipal das Lajes teve o condão de por a nu a miséria intelectual que reina naquela camara.Ao mesmo tempo que me da algum regozijo acho lamentável a forma como foi preciso socorreram-se dos seus adversários políticos para fazerem aquela exposição mas como neste caso ou para outros o PS pode dispor porque do outro lado esta gente com capacidade e saber.ao contrario de pessoas de quem o senhor presidente se rodeou, algumas perfeitas nulidades, que no entanto o senhor não se coibir de brindar com um vergonhoso gamelao a custa dos impostos dos munícipes das Lajes, estes cargos senhor presidente, são para pessoas com formação, capacidade e categoria, que em qualquer momento e na ausência do presidente da camara este o possa representar ou substituir.Senhor presidente está-se a ver representado em qualquer circunstância por essa pessoa? Eu como munícipe deste Concelho iria me sentir envergonhado.Para um lugar desses deveria ser preciso mais do que um cacique simplório intriguista de terceira categoria.Por causa de gente com um nível deste m.l.c.espreita ladrões para uns, preto para outros ave de arribaçao para mim,o Pais ajoelhou vergonhosamente aos estrangeiros, o senhor já se ajoelhou aos seus adversários políticos e mais vezes certamente se ira ajoelhar no futuro, tudo porque não teve a serenidade suficiente ao escolher para cada cargo a pessoa melhor qualificada.

Anónimo disse...

ta só começando ...esperam pela festa do emigrante.....quer dizer esperam bem sentados........porque pode demorar muito.

Insulas Ocidentaes disse...

Qual será o problema de se aproveitarem as qualidades e as pessoas?
Os comentários anteriores dizem muito sobre a mesquinhez e adjectivação possível que uns poucos gostariam ver possível; NADA, ZERO.
Assim seria BOM, olha os xuchas não fazem mais do que os outros!
Inveja é o que se deduz,até porque dada a dimensão do nosso universo/ilha, da convergência de vontades só podem resultar vantagens para todos.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "A Câmara Municipal das Lajes e a Ouvidoria das Flores inauguraram a exposição de arte sacra "Testemunhos de Fé". Cerca de cento e vinte peças podem ser apreciadas até ao mês de Setembro no Museu municipal das Lajes".

Anónimo disse...

Como já uma vez disse aqui que não sou do P.S. nem do P.S.D., mas spu deste Concelho Lajense e sinto-me muito satisfeito com os inventos que se estão a fazer no Museu das Lajes.Há aqui alguem que critica por convidarem o Antonio Maria para ajudar organizar o invento o que acho muito bem já que somos poucos e para termos alguma coisa teremos de ter a colaboração de todos e não olhando a partidos, só lamento foi o P.S. ter convidado o Zé da música homem que andou a destruir as Lajes votando contra o ensino Obrigatório.

Anónimo disse...

O que é que uma exposição de arte sacra, interessante aliás, tem a ver com lutas entre partidos?
Ainda por cima por partidos que, como toda a gente constata, tem os seus créditos na amargura.
Alguém de algum partido destes que nos tem governado nas ultimas décadas, tem boca para falar de quem quer que seja ou do que quer que seja, depois do desastre em que nos meteram?
O que é que esta exposição tem a ver com ódios pessoais e as indisfarçáveis invejas manifestamente implícitas no comentário das 17:35?
Há criatura nesta terra, que só vê à frente dos olhos politicas, politiquices, mexericos e enredeios.
Ora esses casos de frustração, que felizmente são poucos, resolvem-se no psiquiatra.

Anónimo disse...

Os partidos servem na medida em que contribuem para o interesse de todos.
Só por isso.
Não deviam servir para engordar clientelas, promover as suas cliques, favorecer quem os financia e, como toda a gente vê por aí, traficar influencias e arranjar "empregos".
Uma vergonheira que ao escorraçar os melhores e os mais competentes, porque não tem influencias, compromete o nosso futuro.
Há gente por aí pomposamente a mandar que nem para criado de mesa devia servir.
O mérito desta exposição, como facilmente se vê, não foi dos partidos. Foi do empenho de pessoas, da instituição camarária e do clero da ilha.
Este acervo, com peças muito valiosas, é dos católicos das Flores.
Foi oferecido com um propósito claro.
A não ser para exposições não devia sair do seu espaço natural, a igreja. É aí que deve procurar local para lhe dar visibilidade.

Anónimo disse...

Li e apreciei a maneira descaldeada e o avontade como o anónimo 17:35 do dia 27 se expressou acerca da exposição do museu municipal das Lajes, e do que a ela se tem associado.Também vou dizer o que penso a esse respeito,o senhor João Lourenço esteve todos aqueles anos na camara e que se soubesse, pelo menos nunca foi tornado publico, que para fazer qualquer evento fosse do género que fosse ir procurar apoio em alguém ligado ao PS, pelo menos a alguém do nível de ligação que A.M.G. tem ao PSD.Daí se conclui que a equipa da atual camara tem muitas fragilidades, isto é que e um facto indesmentível, goste ou não a anónima das 23:36 do dia 27 berre o que berrar, diga la as banalidades que disser,escreva as palavras feitas que quiser, tantos anos na oposição esperava-se mais.Conhecemo-nos todos e sei que tem naquela equipa gente com qualidade e vontade de fazer coisas, mas tem la gente que Deus nos acuda, aquilo a que normalmente se chama massa cinzenta nalguns casos contou pouco, contou muito foi a lealdade canina partidária.Por estas e muitas outras como estas o Pais esta como esta.

Anónimo disse...

A criatura das 21:05:00 não é capaz de ver cores. Só vê o partido branco, o dele, que presume feito "dos bons" e o partido preto, o do outro lado, feito de "gentes más".
Esta dicotomia oftálmica resulta naturalmente duma imensa frustração, que foi indisfarçavelmente agravada nas últimas eleições.
Até uma simples exposição de arte sacra, feita com objetos que pertencem aos católicos florentinos, dá polémica politica, alimenta contenda e ressuscita raivas.
Uma tristeza própria de certos camafeus ressabiados que contra as suas expectativas, não conseguiram tacho.
A politica para esta gente arrasta-se pelo mais baixo.
Não é um serviço público feito em prol dos outros. Pelo contrário, é uma espécie de guerra onde os da sua cor - os tais bons - não devem trabalhar com os do outro lado - as repugnantes "gentes más".
Triste visão da vida esta!
A colaboração - e somos todos menos de 4 000 almas - é espantosamente encarada como "fragilidade".
"Os bons", os tais da sua cor, faziam como queriam, diz a criatura, sendo ofensa pedir colaboração.
Pois é.
Presume-se que essa superior indiferença tenha ocorrido também no que respeita ao controle de contas e na contração de empréstimos.