domingo, 21 de dezembro de 2014

Lajes tem o pior "acesso" a médicos

Lajes das Flores, Oleiros (no distrito de Castelo Branco) e Pampilhosa da Serra (no distrito de Coimbra) são os únicos concelhos de Portugal que não possuem qualquer médico residente, sendo que 72 dos 308 municípios do país (23,3%) apresentam médias inferiores a um clínico por mil habitantes.

Estes dados foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística que divulgou os seus Anuários Estatísticos Regionais relativos a 2013, onde o indicador de médicos por mil habitantes - tendo como referência o local de residência daqueles profissionais - indica uma média nacional de 4,3 clínicos por cada milhar de habitantes.

Notícia: «Correio dos Açores» e jornal «Observador».
Saudações florentinas!!

24 comentários:

Anónimo disse...

O da cana roca vai agora querer matar-se por isto, mas esta informação é enviesada.Não diz que as sedes de concelho estão a menos de 20 km uma da outra. Por exemplo,e sem querer ir mais longe, Ponta Delgada está mais longe de Santa Cruz do que a Lajes. E depois temos uma coisa: o Centro de Saúde de santa Cruz já é o que sabemos, a criar uma infra-estrutura de Saúde nas Lajes, que seria sempre dependenet de santa Cruz, seria uma emenda pior que o soneto atual.
Mais importante era pôr a secção destacada dos Bombeiros Voluntários das Lajes a funcionar em condições, isso é que era importante, para as evacuações por ambulancia serem rápuidas.Médicos, dispensam-se. Para termos um limitado como os que estão em Santa Cruz, melhor é não ter nenehum ...

raposolhao disse...

numa altura em que se fala tanto de medicos de familia diria eu que aqui nesta pequena ilha em que a bem pouco tempo ocupou o cargo de delegado de saude desta pequena ilha, o mesmo faz consultas de delegado de saude de cerca de hora e meia no atendimento de senhoras casadas para consultas digamos nos de (sexologia) quando em qualquer consulta normal o mesmo nem leva uma hora, de tanta simpatia por aqui esta o inferno cheio sera que coisas como esta nao teram fim por aqui pois sabe se que de simpatico o mesmo nao tem nada.

Anónimo disse...

temos que ter bombeiros 24 horas por dia.

Anónimo disse...

raposolhao, o que tem isso a ver com o caso?
Tocou-te um pouco, foi?
Haja paciência para tanta ignorância!

Anónimo disse...

Qualquer criatura medianamente inteligente percebe: as Flores, com menos de 4000 almas, precisam de um Centro de Saúde em condições. Um só!

Anónimo disse...

este palhaço das 12,38 está preocupado se as lajes tiver um centro de saúde, hora as lajes já deveria ter um centro de saúde à muitos anos o governo está-se a demorar em fazelo. o de santa cruz não serve para o pessoal das lajes fica muito longe e umas estradas cheia de curvas se acontecer um enfarte em alguém antes de chegar à fazenda já faleceu. estamos a precisar urgente um centro de saúde nas lajes em condições.

Anónimo disse...

Precisava -mos nas Lajes era de um Médico da Marinha ou do Exército com práctica

Anónimo disse...

Vamos ter descrição.
Uma ilha com menos de 4000 pessoas não necessita de dois centros de saúde.
Mais vale um com as condições mínimas do que dois sem valerem nada.
Agora os locais mais afastados, como os Cedros e a Fajã tem de ter meios de transporte eficientes, devidamente equipados e com funcionalidade garantida.

Anónimo disse...

mas este palhaço continua a não querer aceitar que as lajes tenha um centro de saúde parece que é dono do centro de saúde de santa cruz. àrra com diabo tanta cabecinha choca que só vê a seu favor.

Anónimo disse...

Eu não consigo entender porque é que, no longo mandato do JL,que era tão bom e defendido por todos vós, não se fez o Centro de Saúde das Lajes,não se colocou Médico residente,Enfermeiro permanente,isso tudo e muito mais?!...
Vocês não dizem que ele deixou dívida mas também obra feita?! Sendo assim, podia ter feito ainda mais!...
Isto chega-se a uma altura que, quanto pior,mlhor! Que isso era o ideal,era; estou de acordo!Tem pouca gente,tem!Mas justifica,claro que sim!Mas não há dinheiro... E porque é que não há dinheiro;porque se gastou em outras coisas menos prioritárias?Teria que se terem feito outras opções!...
Será que o valor dos dois museus (sim porque tinham que ser os dois,se não tinhamos uma nova discussão que até já faria esquecer o Centro de Saúde e o Médico ...)não dava para Centro de Saúde, Médico etc.?...
Mas as opções são de quem as toma e quem as toma é quem é eleito, por nós,por acção ou por inércia."Mai" nada!...

Anónimo disse...

eu acardito se o joão lourenço pude-se ter mais um mandato iria fazer um centro de saúde nem que fosse naquela pousada abandonada ali mesmo ao lado da antiga rádio naval, mas voltando ao centro de saúde quem o deve fazer é o governo e como tude é mais fácil temos a cambra da mesma cor é que deve pedir.

Anónimo disse...

Como diz o anónimo das 19.32 que acredita se o João tive-se mais um Mandato que de certeza fazia uma Centro de Saúde nas Lajes, eu também tenho esta mesma ideia, mas a meu ver não compete à Camara fazer mas sim o Governo.Espero que dois mil e quinze traga este gosto aos Lajenses. Bom Natal a todos.

Anónimo disse...

este anónimo das 19:32 é uma espécie de asinino acrescido com orelhas de burro!
"acraditas" no Pai Natal?
Esse dito cujo, a única coisa que fez foi deixar divida e nais divida e mais dívida. Nem para a música tocar há dinheiro!
Mas em casa dele não falta de certeza!

Anónimo disse...

O anónimo das 19:32 "acredita", ou seja, "tem fé", e a fé, lá diz o ditado, "move montanhas"
Os tempos que correm, não obstante prezarem a fé, são mais favoráveis ao pragmatismo das contas centradas na sustentabilidade.
Não é sustentável nem racional termos numa ilha com 4000 pessoas dois centros de saúde.
Ponto.

Anónimo disse...

há sempre o mesmo ranhoso a dizer que 4000 pessoas não justifica dois centros de saude, este ranhoso deve ter grande enterese para estar contra um centro de saude nas lajes.

Anónimo disse...

Sugiro ao ilustríssimo governo dos Açores a contratação de dois veterinários para tratar os lajenses!

Anónimo disse...

Oh servo de Deus, se ele achasse que isso era possível e até necessário? não tinha feito? Talvez até em vez do ginásio...

Anónimo disse...

muita falta faz o joão lourenço na camara é que estes deputados nada fazem em beneficio das lajes é só passearem para o faial e nada lutarem pela ilha e pelo conselho das lajes, eu e familia nunca mais quero votar nestes partidos só querem o seu bem estar e nunca pensam na saude dos seus lajenses.

Anónimo disse...

É verdade anónimo das 14.09 eles deputados se pensa-sem na saúde dos utentes do Conselho das Lajes já tinham pedido ao Governo um Centro de Saúde para as Lajes, e serem da mesma cor é muito mais fácil pelo menos era o lema da campanha, mas em dois anos nada feito nem pedido ao Governo. Vocês olhem bem em frente e não caiam na mesma em votar de novo PS nas eleições do ano que vem que esta Hestoria ser da mesma cor é mais Fácil é só conversa.

Anónimo disse...

já tivemos o melhor enfermeiro dos Açores e talvez de Portugal continental só que alguns não lhe deram o devido valor sabia mais do que estes badamecos destes medicos que temos mas infelizmente mudou a sua residencia para o continente e a culpa de quem foi do Governo

Anónimo disse...

A vossa ilha é tão insignificante que deviam ter apenas um veterinário. Médicos só para funcionários da PT e do Aeroporto!

Anónimo disse...

Fim de ano vamos lá a ver se este presidente da Camara das Lajes pede ao Governo um Centro de saúde para as Lajes das Flores.

Anónimo disse...

ao anónimo do dia 28/12 das 05.43 horas e animais como tu deviam era estar amarrados no rochão do junco há espera que lhe fosse dar uma cordadinha

Anónimo disse...

muito bem dito anonimo das 20,37.