segunda-feira, 23 de março de 2015

Médicos analisam doentes por telefone?

A Ordem dos Enfermeiros denunciou que há médicos nos Açores que estão a prescrever receitas por telefone sem observarem os pacientes, indo contra todas as regras.

É a segunda denúncia no espaço de quase dois anos, já que os enfermeiros tinham exortado a Ordem dos Médicos para estes factos em Agosto de 2013. Naquela altura, a Ordem dos Enfermeiros aconselhava os seus membros a reportarem, “sempre atendendo ao dever de sigilo”, sobre “situações em que o médico de prevenção, e que decorrente desta situação não se encontre em presença física, forneça indicações telefónicas relativamente à administração de terapêutica - sem prescrição formal - sem que se desloque à Unidade de Saúde para proceder a um exame físico/objectivo do cliente e da sua condição de saúde/doença”.

A Ordem dos Médicos terá compreendido a denúncia dos enfermeiros realizada em 2013, mas passado este tempo parece continuar tudo na mesma. Neste sentido, a Ordem dos Enfermeiros exorta a Ordem dos Médicos que “assuma e cumpra” a sua própria posição contra a prescrição terapêutica via telefone e pede medidas antes que alguém sofra com isso.

Na carta que voltaram a enviar aos médicos, os enfermeiros falam “na salvaguarda dos interesses da população açoriana no que diz respeito ao rigor e à devida segurança e qualidade que se exige ao Serviço Regional de Saúde dos Açores”.


Notícia: «Diário dos Açores» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Os enfermeiros que se remetam ás suas funções , que actualmente já não são muitas , mas antes quero uma boa consulta pelo telefone com prescrição do que uma muito má consulta presencialmente , e infelizmente está a aconteçer muitas más consultas presenciais

Anónimo disse...

a ilha das flores está mal servida com um médico que vamos às urgências ele manda pra médico de família mas ele não sabe dizer que esta ganhar dez mil euros por mês pra não fazer nada...

Anónimo disse...

O médico não fazer nada não é bem assim caro anónimo 27/03/2015, 18:33:00, o homem tem sempre dois computadores à sua frente um julgo ser para trabalhar e o outro para ver as reportagens da tvi da filha.

Anónimo disse...

O problema é que têm mais técnicos que Drs. Só nas analises são 4 e no Rx não são, porque um deu há sola.

Anónimo disse...

Exmos Administradores deste Blog,
Quando se fazem comentários em que a vida pessoal de cada um é visada, ´como foi o meu caso,só deviam ser publicados caso não fossem anónimos, pois a cobardia trata-se nos devidos lugares.E além de cobardes, são mentirosos e fazem afirmações sem saber do que estão a falar. Felizmente são uma minoria que tende a acabar, tal como acabaram os vícios em vigor durante muitos anos. Andavam mal habituados e agora estão desesperados. Em breve virá um Psiquiatra para os tratar.
Os meus cumprimentos
Rogério Ascensão

Anónimo disse...

Boa Dr Rogério...nem eu diria melhor.