quarta-feira, 25 de março de 2015

Pescadores preparados para os desafios

O diretor regional das Pescas afirmou que os pescadores florentinos estão devidamente preparados para enfrentar os desafios que se colocam ao setor, bem como para as “novas exigências que se impõem”.

Luís Costa frisou que os armadores florentinos “entendem que tem de ser alterada a forma de gestão das espécies com quota”, acrescentando que “o desafio que se coloca não é o de pescar mais, mas sim o de valorizar o produto da captura”.

Esta visita [realizada na semana passada] à ilha das Flores insere-se na “relação de proximidade” que o Governo Regional quer manter com as associações representativas dos vários operadores do setor das pescas, sendo que neste caso concreto a visita teve como objetivo inteirar-se das “questões que preocupam os pescadores, de forma a agilizar procedimentos e a melhorar o trabalho da frota de pesca na ilha das Flores”.

Luís Costa e a Associação dos Pescadores Florentinos analisaram as infraestruturas de apoio ao serviço da comunidade piscatória e fizeram um levantamento sobre a necessidade de realizar pequenas reparações em alguns equipamentos localizados em portos de pesca: “De um modo geral, todos os equipamentos ao serviço dos pescadores florentinos encontram-se em boas condições”, acrescentando que apenas “será necessário instalar iluminação de apoio no porto de Ponta Delgada, de modo a garantir melhores condições de segurança para a alagem das embarcações” neste porto da ilha das Flores. Segundo Luís Costa, esta “é uma obra que será realizada brevemente”.

Durante a visita à ilha das Flores, o diretor regional das Pescas procedeu ainda ao encerramento do curso de pescador que decorreu na ilha das Flores e que permitiu que mais 22 pessoas ficassem habilitadas a exercer a sua profissão de pescador.

Luís Costa salientou ainda que o Governo Regional vai colocar uma grua nova no Porto das Poças, com o objetivo de “melhorar as condições de segurança e de operacionalidade dos pescadores florentinos”.


Notícia: «Jornal Diário», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

16 comentários:

Anónimo disse...

vou deixar aqui o meu comentário . se a muito tempo vinha a dizer que os pesticidas e herbicidas eram compeletamente projudiçiais a saúde agora vem um estudo confirmar o que dizia . mas digo mais os adubos químicos e fertilizantes de que se uza e abusa são igualmente prejudiciais a nossa saúde , deviam ser totalmete proibidos , e mesmo assim para que os terrenos ficassem ( limpos ) levaria entre 5 a 10 anos , porque não se usa adubos orgânicos ? eles exitem no mercado

Anónimo disse...

Pelo que vejo o melhoramento do porto das poças passa por substituir a grua.
E então as promessas do governo das obras do porto das poças.

Anónimo disse...

Diz-se por ai que "o navio da Atlânticoline só toca as Flores seis vezes este ano: uma em junho, uma em julho e quatro em agosto".
Diz-se ou é verdade?

Quem é que decide estas coisas? Que critérios presidem a decisões destas?
Alguém consultou quem tem interesses turísticos nas Flores?
Alguém consultou o poder municipal que nos representa e que livremente escolhemos?
Sim ou não?
Percebe-se que aos Senhores deputados não valha a pena perguntar. Adivinha-se à légua que lado estão.
Agora os interessados tem de ter palavra nestas decisões.

Os passageiros são poucos dizem. E com atitudes destas, vão ser cada vez menos.

Porque é que se paga uma fortuna para ter estes barcos no verão? Não é para estimular o turismo, sobretudo para as ilhas mais periféricas?

O que é que os florentinos tem feito para potenciar turisticamente estes barcos?
Onde é que estão os privados, que falam, falam para receberem apoios, e no que toca a ter ideias empreender e aproveitar oportunidades, nada?

Com esta moldura humana, de dirigentes ineptos que não defendem os nossos interesses, e um empreendedorismo que não abre asas, não vamos ser sequer mil almas daqui a 20 anos.

Anónimo disse...

Novamente a pouca vergonha dos Transportes Marítimos de Passageiros para as Flores.
Acabei de ler no Diário Insular da Ilha Terceira onde fala nos Transportes Marítimos de passageiros este ano para as Flores onde diz que há só 6 viagens a começar 1 no mês de Junho e outra no mês de Julho e 4 em Agosto. Hora já o ano passado não fui às Flores porque os transportes no mês de Julho não dava certo com as férias e levar o carro este ano continua a mesma pouca vergonha uma viagem no mês de Julho. Mais à frente diz o Presidente da Camara de Santa Cruz que não há pessoal para viajar e que o barco toca em todas as Ilhas o que nunca aconteceu nas minhas viagens e que leva dez horas do Faial às Flores, já levei oito mais de que uma vez e é uma bela viagem melhor do que no Ponta Delgada. Finalizo por agora perguntando quando termina esta pouca vergonha de o barco só ir no mês de Julho às Flores Só uma Vez.Assina o sempre atento para o Melhor na Vila das Lajes.

Anónimo disse...

Infelizmente é esses políticos que temos não tem vergonha de dizer tantas barbaridades.
É assim que querem desenvolver as Flores. Tenham vergonha na cara.

Anónimo disse...

Basta pedir com jeitinho ao presidente da câmara municipal das lajes que ele irá tratar devidamente do assunto em sede de gabinete! Ele e mais alguém!
Grande açorda vai nesta terra!

Anónimo disse...

e é uma açorda feita sem ovos. o que as Flores havia de chegar com estes politicos, em vez de andar para a frente anda para trás.

Anónimo disse...

Politicos nas Flores: quem é que os escolheu? Não foram os Florentinos?

Anónimo disse...

os florentinos estavam todos tolos quando escolheram estes politicos.

Anónimo disse...

Acho que as pescas é o único setor que não se devem queixar. A frota foi toda renovada, toda a gente tem barco, mesmo aqueles que não querem trabalhar (ir à pesca). Quando está bom tempo ficam em terra a descançar, e a beber umas bjecas (a Maioria) quando está mau, recebem um subsidio.E ainda falam mal dos politicos.

Anónimo disse...

O porto das poças se não for feito vai correr sangue ? o P S seus deputados prometeram publicamente o melhoramento ,operacionalidade e segurança para as nossas embarcações fico a espera que isto se cumpra.

Anónimo disse...

espero que haja alterações nestes horarios que eu quero ir ás flores nas minhas ferias de julho e levar o meu carro com saida a 1 de julho e regresso para o trabalho a 30 de julho.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11.17 só lhe digo para desistir da ideia do carro. Vá de bicicleta.

Anónimo disse...

não desisto do carro sou um cidadão como os de são miguel pago os meus impostos como eles portanto tenho direito a levar o meu carro para qualquer lugar e ter viagens regulares para a ilha das flores.

Anónimo disse...

espero que o presidente da camara das lajes aperte com o governo para o barco vir às flores pelo menos 4 vezes por mês.

Anónimo disse...

O problema deste país é que se acham todos com direitos. Direito a tudo e a mais alguma coisa. Se queres o carro nas flores paga como eu já paguei, mete-o num contentor e tens o carro. Por causa de ti e do teu carrinho, querias barco todas as semanas??? Não querias mais nada anónimo das 12.17???