segunda-feira, 14 de setembro de 2015

100 razões para visitar as ilhas açorianas

Agora que já há voos low cost para o arquipélago, a revista «Visão» oferece mais cem (boas) razões para visitar as nove ilhas dos Açores.

Ilha das Flores

33 - Trilhar as sete lagoas

São sete as crateras vulcânicas existentes na ilha das Flores, onde se formaram outras tantas lagoas. Na zona sul ficam a Caldeira Rasa e a Caldeira Funda, que apesar de muito próximas estão situadas a cotas diferentes. Bem no centro da ilha encontram-se as Caldeiras Branca, Seca, Comprida e a Negra (ou Funda), esta última com 105 metros de profundidade é conhecida pelos tons azulados da sua água. E um pouco mais isolada, a uma altitude de 550 metros, está a Caldeira da Lomba. Melhor forma de as observar: percorrer o trilho, de 7 quilómetros, entre o miradouro das lagoas e o Poço do Bacalhau.

34 - Visitar a Gruta dos Enxaréus

A imensa beleza natural da ilha das Flores é sublinhada por fenómenos geológicos únicos, como a Gruta dos Enxaréus, uma enorme cavidade vulcânica situada à beira-mar, com cerca de 50 metros de comprimento e 25 de largura, que pode ser visitada apenas de barco. Reza a lenda que devido à sua enorme dimensão, esta gruta servia como esconderijo aos navios piratas que em tempos assolavam estes mares.

35 - Iniciação ao canyoning

O relevo bastante acidentado, de vales profundos e picos elevados, associado à grande abundância de água, faz desta ilha o local perfeito para a prática de canyoning. Existem quase quatro dezenas de percursos, devidamente sinalizados e equipados, aconselhados a todo o tipo de praticantes, desde os mais experientes aos iniciados. Um dos maiores atrativos da ilha das Flores são mesmo as cascatas. A mais imponente é a da Ribeira Grande, com uma queda de água de centenas de metros.


Notícia: revista «Visão».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: