sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Começou a campanha SOS Cagarro 2015

A campanha SOS Cagarro contribui para a conservação da espécie a nível mundial.

“Cerca de 65% da população mundial desta ave marinha reproduz-se nas nossas ilhas e, portanto, o sucesso do destino Açores também é reconhecido pelos cagarros como destino de lua-de-mel”, salientou Fausto Brito e Abreu.

O secretário regional do Mar sublinhou “a responsabilidade especial da Região para a conservação desta espécie”, acrescentando que o objectivo é tornar esta campanha “mais relevante, fazendo uso cada vez melhor dos dados científicos que são recolhidos”, referindo ainda a necessidade de “sensibilizar os turistas para colaborarem nas brigadas nocturnas, que podem ser encaradas como uma actividade turística diferente”.

A campanha SOS Cagarro realiza-se todos os anos de 15 de Outubro a 15 de Novembro, permitindo salvar milhares de juvenis daquela espécie.

Esta iniciativa apresenta uma vertente de educação ambiental, com exposições, sessões em escolas e acções conjuntas com a PSP, GNR e escuteiros para sensibilização dos condutores, e uma vertente de conservação da natureza, em que são organizadas brigadas nocturnas de salvamento de cagarros em todas as ilhas, bem como iniciativas de anilhagem de aves para facilitar o estudo da espécie.


Notícia: «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: