quarta-feira, 9 de março de 2016

Lajes das Flores faz geminação com o santa-catarinense Município de Içara

A lei municipal criando a Rota Cultural Açoriana foi sancionada pelo prefeito de Içara (município do Estado de Santa Catarina - Brasil) na sessão especial que recebeu uma comitiva da cidade de Lajes das Flores, nesta segunda-feira (dia 7).

A Rota Cultural pretende incentivar a produção dos fazeres culturais açorianos, promover eventos e desenvolver o turismo rural. Com uma extensão de 12,9 quilómetros a Rota Cultural tem início na Rodovia Lorisval Nunes de Mello no bairro Sanga Funda, passando pela comunidade de Boa Vista, Coqueiros até Campo Mãe Luzia no limite entre Içara e Araranguá.

A sessão especial fez parte dos eventos programados pelo Município de Içara na recepção aos portugueses. Içara e Lajes das Flores agora possuem um protocolo de geminação, que permite aprofundar os laços afetivos e também o intercâmbio cultural e institucional entre os dois municípios.


Na cerimónia os portugueses apresentaram um pouco da sua cultura com apresentação de músicas instrumentais. “Esta Casa cumpriu o seu objetivo representando a população içarense na acolhida a esta comitiva, temos a certeza que esta geminação entre as duas cidades produzirá bons frutos”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Içara.

Notícia: rádio Difusora 910.
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

Esses laços afetivos servem para quê?

Anónimo disse...

Alguma vez houve emigração das Flores para esta terriola no Brazil?

Anónimo disse...

Anônimo das 23:48, você levanta um tema muito importante, ou seja, a divulgação da história da emigração dos florentinos para o Brasil, detalhando para onde foram, como se encontram, as suas conquistas, seus descendentes, etc. Imagino que muito já foi escrito sobre esse tema, mas não seria demais publicar alguns artigos aqui neste blog.

Observação: com o objetivo de tão somente esclarecer, sem a intenção de ser indelicado, destaca-se que Brasil se escreve com "s" e terriola é uma palavra que não se aplica a uma cidade do porte de Içara, SC.

Anónimo disse...

Içara é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, com uma população de 59 616 habitantes. A maior parte da sua população tem origem portuguesa, mormente açoriana, sendo a restante italiana e polaca.

A grande metrópole Lajense tem por seu lado 627 almas, a maior parte das quais tem mais de 50 anos!

Anónimo disse...

Bom dia Florentinos em geral e Lajenses em particular...
Com informações bem fundamentadas históricamente,não se consta de algum Florentino ter embarcado nesta "leva" de colonos para Santa Catarina no Brazil e muito menos Lajenses.Familias inteiras da Terceira,S.Jorge e Pico sim.Por isso Não vejo qual a finidades desse Estado ou,retorno económico.Querem ligar-se a um Lugar que nos traga dividendos a nível económico liguem as Lajes a uma vila,cidade onde existem afinidade histórica com as pequenas cidades da Costa Oeste e Leste dos Estados Unidos onde a nossa presença remonta a ,pelo menos meados do século Dezanovepara onde os Lajenses se instalaram após a extinção da Gold Rush e foram balear,pescar e cultivar produtos hortícolas.
Os promotores dessa triste ideia,devem pensar que os Lajenses são todos tolos e ignorantes ...Olhe que não..olhe que não !!!
N.F..

Anónimo disse...

em vez de fazer obras na vila das lajes para dar emprego e desenvolver esta vila andam a passear para o brasil a inaugurar o que. está a levar muito tempo para chegar o dia das eleições para ver se isto muda de ritmo. haja paciencia.

Anónimo disse...

Em vez de andarem a exigir ao governo para que cumpre a promessa do Posto de Socorros na Casa do Povo das Lajes andam por terras Brasileiras gastando o nosso dinheiro, só visto contado ninguém acredita. Pergunto quando é que há eleições para a Camara das Lajes.

Anónimo disse...

È para o ano podes matar a sede da vingança

Anónimo disse...

ainda é para o ano tanto que falta e nada feito nas lajes, então já lá vão três anos e o governo nada teve para inaugurar nas lajes mostra que nada foi feito. ó moços vocês abrem os olhos a começar por este ano.

Anónimo disse...

Para quando terminam as obras no Porto das Lajes. Para quando será montada a bomba de combustível no Porto das Lajes já que os tanques já lá estão. Para quando começam as obras na Casa do Povo das Lajes para o Posto de Socorros.

Anónimo disse...

eu ainda gostava de saber qual é o interesse desta geminação já que das flores não há imigrantes nenhuns nesta zona.

Anónimo disse...

Olha anónimo das11:09 eu também não vejo nenhum interesse nesta geminação a não ser para quem foi passear a conta disto porque de resto não nos vai trazer benefícios nenhuns, só e bom para passearem enquanto deviam estar a trabalhar, mas são todos iguais.