quinta-feira, 31 de março de 2016

Naufrágios vão ser apreciados em terra

Mil naufrágios documentados tornam o mar dos Açores num "museu subaquático", com "cápsulas do tempo" já visitáveis através de mergulho mas que devem ser potenciados turisticamente em terra com a criação de Centros Interpretativos.

Em 2017 os Açores vão ter Centros Interpretativos do património subaquático das ilhas. Estes espaços vão permitir que quem não mergulha possa também conhecer a história dos mil naufrágios documentados nos mares do arquipélago.

“Aqui chegavam os navios de todas a rotas de todo o mundo antes de chegarem à Europa e, por isso mesmo, nós temos aqui pedaços, fragmentos, cápsulas do tempo de toda essa riqueza”, destacou José Luís Neto, acrescentando que nos Açores há navios naufragados que “fizeram a rota do chá, travaram guerras da independência americana e que representam a industrialização agrícola”.

O Roteiro do património cultural subaquático nos Açores é atualmente constituído por 25 parques arqueológicos subaquáticos visitáveis através do mergulho. Presentemente, as visitas a esses parques arqueológicos subaquáticos são acompanhadas pelos mergulhadores dos clubes navais ou operadores marítimo-turísticos das diferentes ilhas do arquipélago, que funcionam como guias, existindo também como auxílio pequenos documentários em vídeo sobre o que é possível encontrar dentro de água.

Entre os parques subaquáticos açorianos devidamente regulamentados está o 'Dori', próximo da cidade de Ponta Delgada, o 'Caroline', na ilha do Pico, o 'Slavonia', na ilha das Flores, o 'Canarias', em Santa Maria, entre muitos outros.

Segundo José Luís Neto, “os tesouros” trazidos a bordo dos navios naufragados estão expostos nos museus da Região ou na posse de cidadãos: “Por exemplo, na ilha das Flores quando as pessoas queriam receber muito bem alguém de fora, utilizavam as loiças do transatlântico Slavonia. O mesmo se passou no Pico com o Caroline e o mesmo se verificou em Santa Maria com as peças do Canarias”, sustentou o arqueólogo.


Notícia: «Público», «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

estamos em ano de eleições fala-se muito e depois esquece, volta a ser lembrado daqui a quatro anos.

Anónimo disse...

sempre mais do mesmo Blablá-blá e não saímos da cepa torta.

Anónimo disse...

Já vi o projeto da Construção da Marina da Barra na Ilha da Graciosa que ultrapassa os 50 lugares numa Ilha que não passa Iates, nas Lajes das Flores que é o Centro de Chegadas de Centenas o Governo Socialista fez um Porto de Recreio. Assina o sempre atento para o melhor no Concelho das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

Com este governo as obras nas Flores estão feitas.

Anónimo disse...

anda por ai umas cartas a dizer que o presidente do governo vem no dai 6 à casa do povo das lajes não sei fazer o que não há nada para inaugurar será para mais uns votos, meu não apanha nenhum nem apareço lá para ser enganado basta uma vez.

Anónimo disse...

Na minha opinião o Concelho das Lajes precisa de mudar de Governo, eu bem avisei alguns anos atrás que os dois da mesma cor não faziam nada mas quiseram assim e agora vejam onde as Lajes está não sai da cepa torta como diz o anónimo das 23.19.

Anónimo disse...

espero com estas eleições já aja uma grande mudança nas lajes já que estes nada fazem para o bem do povo, mas nos açores vai haver uma grande reviravolta que eles já não vão ganhar maioria.