terça-feira, 29 de março de 2016

Quebra de valor do pescado em lota

A Federação das Pescas dos Açores anunciou uma quebra de 13% no valor do pescado nos Açores, em resultado do período de defeso da pesca do goraz e da falta de atum patudo, que em anos normais já estaria a ser pescado nos mares da Região.

O presidente da Federação das Pescas realçou a importância de activar os contratos de trabalho dos armadores com os pescadores, numa primeira fase na pesca costeira.

Apontou como um dos problemas da pesca na Região a falta de um sistema adequado de transporte de peixe. Gualberto Rita revelou a necessidade de haver um avião cargueiro a transportar o peixe da Região para o exterior. Em sua opinião, este avião cargueiro iria beneficiar sobretudo as ilhas dos grupos central e ocidental: “Os compradores querem o peixe a tempo e horas no mercado e qualquer atraso representa uma desvalorização do peixe e, com isso, perdem os Açores. Sabemos que nenhuma empresa concorreu ao concurso para o avião cargueiro mas é importante que se resolva esta questão”, disse o presidente da Federação das Pescas.

Gualberto Rita considerou importante a “venda do peixe à borda do barco” (ou seja, a venda directa de peixe do pescador ao consumidor), uma situação que já vinha ocorrendo em alguns portos de forma ilegal e que, agora, tem enquadramento legal em legislação regional até 50 quilos de peixe: “Precisamos de conhecer qual a legislação que vai regulamentar esta venda directa dos pescadores aos consumidores. Queremos saber como tudo vai funcionar”, afirmou o presidente da Federação das Pescas dos Açores para depois deixar claro que “embora importante, não é só esta medida que vai resolver os problemas dos pescadores”.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

O anos de eleições é de uma produtividade tal que até arrepia!

Anónimo disse...

O meu avô já vendia peixe diretamente ao consumidor, querem agora legalizar o que era ilegal antes como os 50k de peixe resolva o problema dos pescadores.
este governo só tem cabeçudos sem miolos.

Anónimo disse...

Medidas eleitoralistas que visam alcançar mais uma maioria absoluta e tenho a certeza que vão conseguir meter novamente os três que lá estão

Anónimo disse...

porque será que quando é perto de eleições aparecem muitas coisas para fazer.

Anónimo disse...

Por mim esta gente ia toda para o olho da rua. Vem ai o governo passar ferias porque não tem nada de jeito para cortar fita. Por mim ruuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

essa gente nojenta brinca com o povo e com o dinheiro dos contribuintes!
Passem lá para fora todos!!!!!!

Anónimo disse...

vote meu também não apanham vem dizer que para o ano vão fazer obra que não fizeram durante estes 4 anos e os de cá por mim podem ir fazendo as malas i irem dar um passei pelo brasil que da minha parte estão descartados de votos e da minha família ficou tudo farto.

Anónimo disse...

Mas alguém vê os deputados aborrecidos com alguma coisa ? É vê-los passar todos sorridentes, de barriga bem cheia e garantidos que o tacho está no papo!

Anónimo disse...

ás vezes os sorrisos são para disfarçar mas por dentro está a roer.