quinta-feira, 3 de março de 2016

Doença de Machado-Joseph atinge uma pessoa em cada 146 na ilha das Flores

A doença de Machado-Joseph é uma patologia que, a nível mundial, atinge a prevalência mais elevada nos Açores. Trata-se de uma doença neurológica hereditária, crónica e altamente incapacitante.

O diretor regional da Saúde revelou que esta doença atinge uma pessoa em cada 2500 açorianos, sublinhando no entanto que a ilha das Flores é a que regista a maior prevalência da patologia, o que se traduz na grande preocupação da Direção regional da Saúde.

“Na ilha das Flores temos um agravamento desta situação que passa para uma pessoa em cada 146 indivíduos. É uma doença rara, mas em certas partes da Região passa a ser mais prevalente e isso é que nos motiva para recordar essa doença e dar todo o apoio necessário”, afirma João Soares.

Desta forma, o diretor regional da Saúde adianta que, tal como acontece nas ilhas Terceira e São Miguel, onde há maior divulgação desta doença, pretende-se sensibilizar os florentinos sobre toda a informação disponível, bem como alertar para a existência de um teste genético gratuito à disposição de todos os açorianos: “Nós queríamos que na ilha das Flores as pessoas passem a estar informadas e sensibilizadas para poderem movimentar, mesmo em termos associativos, de forma a requererem este teste genético para que possam fazer um planeamento familiar, de modo a evitar que não tenham a possibilidade de transmitir esse traço genético a outras pessoas”, disse João Soares.

O diretor regional da Saúde acrescenta, ainda, que há decretos regulamentares regionais específicos que apoiam estes utentes com material clínico gratuito, como medicação e material, nomeadamente fraldas, que, no seu entender, “são muitas vezes as grandes necessidades que estas pessoas carecem”.


Notícia: rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

pois é!! cada vez há mais!!

Anónimo disse...

o daputado Pareira também me parece que sofre disso

Anónimo disse...

A Magnífica deputação da nossa ilha faz jus à fama que todos os que por lá passaram vieram a adquirir ao longo dos anos!
Um verdadeiro trabalho de continuidade que não abona em nada o bom nome das Mulheres e Homens da nossa Ilha, que faz transparecer que a política não é mais que uma brincadeira de crianças, praticada por adultos incompetentes, sem formação pessoal e académica, cujo único objetivo é manter falsas aparências de superioridade.

Anónimo disse...

O Sr Diretor Regionalda Saude ou é incompetente ou tem maus informadores. Se somos por cima cerca de 4000 pessoas, seriam 28 com a doença de Machado Joseph. É uma anedota. são infelizmente muitos mais que isso. Cambada de incompetentes que vem para a comunicação social dizer asneiras