segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Comité Nacional das Reservas da Biosfera reuniu-se na ilha das Flores

A reunião semestral do Comité Nacional para o programa Man & Biosphere (MaB) realizou-se na passada sexta-feira (dia 15) nas Lajes das Flores, tendo sido precedida por visitas de campo às Reservas da Biosfera das Flores e do Corvo, onde foram apreciadas as propostas de relatório de reavaliação das Reservas da Biosfera do Corvo e da Graciosa, pelo facto de completarem 10 anos desde a sua distinção pela UNESCO.

‘Man & Biosphere’ é um programa científico da UNESCO, criado em 1971, para promover o equilíbrio entre as sociedades humanas e os ecossistemas, que devem sempre ter como objetivo último a conservação da biodiversidade, sem esquecer a importância da qualidade de vida das populações, integradas numa verdadeira estratégia de sustentabilidade.

Entre as onze Reservas da Biosfera existentes em Portugal, há quatro nos Açores, nomeadamente as ilhas Graciosa e do Corvo, classificadas em 2007, a ilha das Flores, que foi classificada em 2009, e as Fajãs de São Jorge, cuja classificação ocorreu em 2016.

Os Planos de Gestão dos Parques Naturais de Ilha e os Planos de Ação das Reservas da Biosfera estarão concluídos até ao início do próximo ano, garantiu a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo. Marta Guerreiro salientou, por outro lado, a realização de cursos de Guias dos Parques Naturais dos Açores, que se vão realizar a partir do início de Outubro em São Jorge, na Graciosa e na Terceira, e que chegarão às Flores, Corvo e Santa Maria no início de 2018.

A visita do Comité Nacional para o programa Man & Biosphere decorreu de 12 a 16 de Setembro nas ilhas das Flores e do Corvo.


Notícia: revista «NO».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Porque não se convidou esse comité das Reservas da Biosfera para uma voltinha de motocross na Fajã Grande ?

Anónimo disse...

Pois há pouco ouvi falar desta grande iniciativa da câmara das lajes...que booommm!

Anónimo disse...

Pensando eu que iam recuperar aquele espaço para voltar a ter uma bela paisagem como era antes dos castanheiras terem iniciado a degradação que o João Lourenço continuou. Mas não, deve ser para pagar alguma promessa eleitoral feita a algum jagunço...

Anónimo disse...

E o Ambiente onde anda nesse processo?

Anónimo disse...

o ambiente das Flores não anda! está praticamente parado e é para estar durante muito tempo!