terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Os (novos) comentários no «Fórum ilha das Flores» [pequeno "regulamento"]

Terá (certamente) sido um dos seus maiores e mais populares chamarizes mas também (possivelmente) foi a maior fragilidade do «Rocha dos Bordões»: o seu sistema de comentários em acesso totalmente aberto e absolutamente irrestrito, assim possibilitando que tod@s @s leitor@s/visitantes tivessem voz e opinião mas (de forma simultânea) isso também possibilitou que quem de forma anónima e cobarde quisesse injuriar, insultar ou desrespeitar outrém, o pudesse fazer. Não foi este mal a causa única do fim do «Rocha dos Bordões» mas (de certeza!) foi das razões principais para que o colectivo que (com muito gosto e gozo) o "fez" durante mais de 3 anos e meio, lhe desse o seu digno final.

O «Fórum ilha das Flores» aqui continua, imensamente orgulhoso do seu passado no «Rocha dos Bordões» mas querendo fazer mais, melhor e diferente.

Diferente, pelo endereço que tod@s @s leitor@s e visitantes já se deram conta que mudou. Diferente, por várias alterações efectuadas ao nível gráfico e estético do blogue, e outras mais que irão surgindo com o tempo [dependendo da nossa disponibilidade]. Diferente, por utilizar um outro sistema de comentários bastante mais ágil e funcional que o anterior.
Este nosso novo sistema de comentários que passamos a utilizar merece que façamos algumas breves e devidas explicações a tod@s @s noss@s leitor@s/visitantes:

- os comentários aos textos publicados no «Fórum ilha das Flores» passam a ter extensão ilimitada (ou seja, sem qualquer limite de caracteres), podendo conter ligações e negritos ou itálicos;

- ao publicar um texto no blogue, qualquer membro do Fórum ilha das Flores pode [a qualquer altura] escolher se permite (ou não) que esse seu texto específico seja comentado pel@s leitor@s do «Fórum ilha das Flores» [ou seja, fica ao arbítrio d@ autor@ do texto];

- todos os níveis de moderação de comentários do «Fórum ilha das Flores» incluem a possibilidade/capacidade d@s administrador@s do blogue [a qualquer altura] apagarem comentários cujo conteúdo considerem fora dos critérios deste espaço.

Quanto aos níveis de moderação de comentários do «Fórum ilha das Flores», estes são os seguintes:

Nível 1: pode escrever comentários quem quiser, ou seja, absolutamente toda a gente [quer usando a identificação da sua "conta" do Google/Gmail/Blogger, quer através de nome/pseudónimo ou mesmo como anónimo];

Nível 2: apenas pode escrever comentários quem tenha "conta" no Google/Gmail/Blogger [quem quiser pode criar a sua aqui];

Nível 3: apenas @s membros/colaborador@s do blogue podem fazer comentários;

Nível 4: no «Fórum ilha das Flores» não são permitidos comentários a absolutamente ninguém.

Começamos a nossa actividade (desde o passado dia 9) no Nível 1 de moderação dos comentários do blogue (ao género do que já acontecia no «Rocha dos Bordões»: absoluta e irrestritamente aberto à opinião de tod@s) mas reservamo-nos o direito de alterar o nível de moderação se os conteúdos dos comentários no «Fórum ilha das Flores» assim o exigirem. Apelamos a que impere o civismo, o respeito e o espírito de cidadania que se expressa no nosso cabeçalho, para, assim, este espaço servir os seus singelos propósitos fundacionais: "debater, discutir e trocar ideias, argumentos e opiniões sobre a ilha das Flores, com maior ou menor controvérsia (...) pelo melhor futuro da ilha das Flores!!!"

Mais e melhor «Fórum ilha das Flores»... queremos mais gente a participar com textos seus no blogue [ou com fotografias ou indicando-nos notícias relevantes para a nossa ilha ou... (qualquer outra coisa!!)]; contactem-nos por email!
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens.
Estão criadas as condições para um grande fórum.

Anónimo disse...

sem duvida!