domingo, 13 de maio de 2007

"O Homem do Leme"...

Não faço ideia se foi para treino ou simplesmente se foi para a pura diversão de quem participou, mas “arreou-se” a embarcação «São Pedro», o bote baleeiro propriedade do Clube Naval das Lajes, recuperado e mantido em perfeitas condições.
Sinceramente, eu não sou dessa geração de “feitos” gloriosos (embora em terra de baleeiros creio que todos já ouvimos uma ou outra história), porém quem viveu essa época certamente ao ver tal cenário sentirá alguma saudade.
Apesar da jovem tripulação desta “barca” o que mais me saltou à vista foi o homem do leme, um “rapaz” de todos bem conhecido, e que dispensa apresentações... Mestre José mostra que ainda tem “fôlego” para ensinar meia dúzia de truques a estes pequenos.

26 comentários:

Anónimo disse...

Olhem só se não é o nosso colega comentador :)

Anónimo disse...

Isto está a ficar melhor que a R T P Açores´já temos as noticias e a imagens na hora graças ao Forum Ilha das Flores que está a dar alegrias para quem vive fora da Ilha. Saude o meu amigo José Lisandro com a sua paciencia estar a enssinar as raparigas como era antigamente nas idas para a Baleia. Nunca fui a baleia mas vi muitos a correr a toque do foguete e muita rama de batata doce ficou por plentar e vacas por tirar o leite quando o foguete rebentava não havia tempo a perder era andar e deixar para trás o que estavam a fazer .

Anónimo disse...

E os barcos que estavam guardados dentro da fábrica da baleia? alguém sabe por onde param?

Anónimo disse...

Algures entre PDL e Ponta Ruiva...Tens é de procurar bem!

Anónimo disse...

Nos dois próximos fins-de-semana vamos ter(nas Lajes):
- Rally de barcos no pó;
- Treino de carros no mar;
- E por fim...Pó no mar!

Anónimo disse...

estas é a gozar este desgraçado de santa cruz que anda à procura do boto entre ponta ruiva e ponta delgada.

Anónimo disse...

Qual Fábrica da baleia? HOTEL da baleia!!

Anónimo disse...

Lol.Paulo essa foi boa!LOL

Anónimo disse...

Hoje parece que vamos ter arregatas de vela,pelo menos estou a ver um pequeno barco ao pé desta casa ai no porto comercial das Flores. tambem estou a ver que já vem chegando alguns iates ou aventureiros como se dizia antigamente.

Anónimo disse...

o que diabo é uma arregata???

Anónimo disse...

Gata arreganhada ou alguma coisa que se faz de gatas(UI,Ká bom!)?Será?

Anónimo disse...

Amigo José quando é que nova ARREGATA se possivel seja à vela.

Anónimo disse...

O teu amigo não pode ir ARREGATAR porque o mar está tão mau que nem o navio da carga entrou no porto...

Anónimo disse...

É bom que o barco vai-a tendo esses problemas derivado ao mar para o governo Regional ver que hà necessidade de aumento do quebra mar para o barco pssa entrar de proa e dar a volta dento da baia e assim acabar com os problemas que já rolam alguns anos.

Anónimo disse...

Caro amigo, o problema é que o mar se encontra como pode ver aqui http://www.climaat.angra.uac.pt/WebCams/index2.htm... logo não há mar para quebrar... e o barco entra de proa...

Anónimo disse...

Aquele porto é uma porcaria e por muito dinheiro que ali se gaste nunca passará disso!

Anónimo disse...

ó rui machado estou comtigo estes moços de santa cruz tem é inveja do porto ser nas lajes e esles ainda vão ver a marina aqui olha uma coisa hoje chegou mais iates e parão todos nas lajes eles não querem ir para aquela percina que eles tem nas poças manda sempre noticias e não ligues a estes moços de santa cruz eles tem é inveja.

Anónimo disse...

As minhas saudacões a todos os Florentinos e em especial a os meus amigos das Lajes das Flores, estou neste momento a ver atraves do Climaat. de Angra do Heroismo o Porto Comercial da Flores nas Lajes das Flores onde posso ver varios iates e neste momento está a chegar o décimo primeiro e ainda estamos no mes de Maio.

Anónimo disse...

o que é uma percina?Só me lembro da viúva Porcina do Roque Santeiro.

Anónimo disse...

É dialecto de bicho do mato. Só eles nos podem ajudar a compreender...

Anónimo disse...

Gostei do "porto comercial das FLores".....Nas Flores ainda faltam os portos de recreio e o porto de pesca.

Anónimo disse...

Caro amigo Rui Machado, muito chuvinha aí pela Terceira e nós por cá com tanto sol :)

Anónimo disse...

Sim Rui? Chuva e vento forte não tem faltado por ca e ai uns dias de verão, e ainda dizem que só chove na nossa terra. Tive a ver através do Climaat à bocadinho estáva a chuver ai pelos lados das Lajes chuva miudinha como aqui por Angra,parece-me que vamos ter uma Primavera atrapalhada com ventos e chuva.

Anónimo disse...

Mas o que é "vai-a"("É bom que o barco vai-a tendo esses problemas...")?Será do verbo "vaiar"? Fala-se bem português por aqui...

Anónimo disse...

Ricardo na foto! :)

Anónimo disse...

este clube est mal pior.sstf parece ser so de alguns