sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Fazer "canyoning" na ilha das Flores...

A ilha das Flores é a que apresenta maior potencialidade para a prática de canyoning nos Açores, devido à abundância e diversidade de itinerários, a uma paisagem impar e a ambientes de grande imponência.

A Ribeira do Ferreiro foi o primeiro itinerário de canyoning explorado na ilha das Flores, em 2004 [foto abaixo], por Francisco Silva, Paulo Alves, Maria do Céu Almeida, Pedro Simão e Pedro Vieira, durante a 1ª Expedição de Canyoning nas Flores, organizada pela Associação Desnível.

Em finais de 2006, após três Expedições e um estágio organizados pela Desnível, na ilha das Flores existem cerca de duas dezenas de itinerários equipados [marcados a cor-de-rosa no mapa acima], sendo em suficiente abundância e diversidade para justificarem a deslocação à ilha das Flores para praticar esta modalidade desportiva.

Na sua generalidade, os itinerários abertos na ilha das Flores, são de grande beleza e apresentam níveis de dificuldade muito diversos. Por um lado, existem percursos caracterizados por grandes verticais, destinados a técnicos experientes e muito apelativos aos praticantes regulares desta modalidade. Existem ainda itinerários de dificuldade média, com algumas piscinas naturais e verticais relativamente elevadas e, finalmente, alguns itinerários bastante acessíveis e por isso com grande interesse para a animação turística.

A melhor época para praticar canyoning na ilha das Flores é entre Junho e Setembro, contudo algumas ribeiras apresentam uma bacia hidrográfica muito pequena, pelo que a variação do caudal é muito rápida. As ribeiras viradas a este apresentam menor variação do caudal, enquanto algumas a este, como a Ribeira Grande e em particular a Ribeira do Ferreiro podem apresentar escorrências diminutas em caso de um período longo sem chuva.

Em geral existe abundância de água, já que a ilha das Flores apresenta um clima muito chuvoso.

Texto da autoria de Francisco Silva (originalmente publicado no "sítio" da Associação de Desportos de Aventura DESNÍVEL, onde também se encontra informação [na secção da Agenda de Actividades para 2007] de que em Agosto haveria mais uma Expedição de Canyoning – Açores [provavelmente a IV Expedição a ser realizada na ilha das Flores]).
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Excellente trabalho !A informação que se pode encontrar no link e de grande qualidade.Parabens.

Anónimo disse...

Uau :)))
Very nice!!!