quinta-feira, 4 de outubro de 2007

E como é nas Câmaras Municipais da ilha das Flores?? Os senhores presidentes e vereadores terão entregue ao TC (em tempo útil) os seus "papelitos"???

Há 43 autarcas à beira de perder o mandato por falta da [obrigatória entrega ao Tribunal Constitucional da sua] declaração de rendimentos

A Procuradoria-Geral da República (PGR) remeteu, este ano, aos Tribunais Administrativos 47 certidões de processos relativos a membros de executivos [camarários] municipais que não entregaram as respectivas declarações de rendimentos e interesses patrimoniais ao Tribunal Constitucional (TC) nos termos e prazos previstos na lei.

Entre estes 47 casos de incumprimento, estão os de dois autarcas - uma vereadora da Câmara [Municipal] de Mira e um vereador da Câmara [Municipal] do Funchal - cuja perda de mandato foi decidida [há duas semanas atrás] pela justiça administrativa. O [jornal] «PÚBLICO» apurou que o TC tem já conhecimento oficial do caso de outro vereador cujo processo foi arquivado. O TC soube ainda esta semana, pela comunicação social, que um vereador da Câmara [Municipal] de Salvaterra de Magos não esperou pela notificação da sentença do Supremo Tribunal Administrativo, que lhe era desfavorável, e renunciou ao mandato.

Em teoria, restam, portanto, 43 autarcas municipais em risco de serem condenados ao pagamento de coimas ou mesmo de perderem o mandato, a mais grave das sanções previstas na Lei 25/95 de 2 de Abril [do controlo público da riqueza dos titulares de cargos políticos]. Mas, em rigor, o número de edis em risco de perderem o mandato pode ser até inferior, uma vez que alguns deles terão tratado de apresentar a declaração mesmo antes, ou 30 dias após terem sido notificados, como a lei também exige. Isto não os livra de serem visados por uma acção administrativa especial para perda de mandato, uma vez que o incumprimento da lei está consumado: não cumpriram, efectivamente, a obrigação de entregar a declaração de rendimentos "no prazo de 60 dias contado da data do início do exercício das respectivas funções", para as quais foram eleitos nas Eleições Autárquicas de 9 de Outubro de 2005.

Mas a entrega das declarações ao TC que entretanto tenha ocorrido pode ser considerada uma atenuante na hora de o Tribunal decidir qual a sanção a aplicar.

O processo também não está isento de dúvidas, como resulta da leitura de alguns acórdãos de Tribunais Centrais Administrativos disponíveis na internet [1, 2, 3]. Há autarcas que contestam a contabilização dos prazos em questão, que levantam a questão do endereço para o qual [as notificações] foram enviadas (autarquia ou domicílio do vereador, no caso de este não exercer funções a tempo inteiro?) e que se desculpam até, se não com o desconhecimento da lei, pelo menos com uma eventual confusão sobre a legislação aplicável, no caso entre a Lei das incompatibilidades dos titulares dos cargos políticos (que só abrange os vereadores com pelouros atribuídos) com a Lei do controlo da riqueza dos políticos, aprovada em 1995, no âmbito do chamado "Pacote da Transparência", e que se aplica também a todos os membros dos executivos municipais.

Após os 12 anos decorridos sobre a aprovação desta última lei é que o TC, por decisão do seu anterior presidente, Artur Maurício, começou a "fiscalizar", como previa a lei, a entrega das declarações de rendimentos [dos autarcas].


Notícia: jornal «Público».

17 comentários:

Anónimo disse...

o joão é o homem mais serio do mundo não roubava nem um parafuso

Anónimo disse...

Nao se pode ter acesso a essa lista???

Será que vamos ser contemplados com a sorte do natal??????

Anónimo disse...

o joão fez foi bem a muitos e espero que ele ganhe as proximas eleiçoes para por os de santa cruz para baixo.

Anónimo disse...

ò joão è o lider das flores

Anónimo disse...

é verdade o joão é o lider consegue mandar no concelho das lajes e na aldeia de santa cruz.

Anónimo disse...

Mudem de assunto. Deixem aquele tarouco louco da mão. Ele nem se importa se falam nele ou não...

Anónimo disse...

agora e qeu falaste 100%

Anónimo disse...

o joao nao manda no negocio dele quanto mais no concelho das lajes e em santa cruz santa paciencia.

Anónimo disse...

o joão gozou foi esses moços que andaram sempre a falar nele e continua a gozar.

Anónimo disse...

Realmente ele já não manda no seu negócio...
Abre a pestana João enquanto é tempo!!!

Anónimo disse...

então quem é que manda .

Anónimo disse...

´`e santa cruz

Anónimo disse...

Melhor dizendo é um cowboy de santa cruz...

Anónimo disse...

só lhe falta as pistolas.

Anónimo disse...

E o fisco sabe disso?

Anónimo disse...

Para quê ?
Só se for para levar um tiro...

Anónimo disse...

Isto parece o far west.