terça-feira, 2 de junho de 2009

Das Flores até São Miguel: Espírito Santo reuniu centenas de pessoas

O centro gravitacional das ilhas do grupo ocidental transferiu-se, no passado dia 24 de Maio, para a ilha de São Miguel, com as celebrações da VII edição das “Festas do Espírito Santo” promovidas em Ponta Delgada pela Associação dos Amigos da ilha das Flores.

As cerimónias públicas iniciaram-se com missa solene na Igreja Paroquial de São José, depois seguiram em cortejo processional desde a Igreja até ao Salão Paroquial, onde decorreu o convívio que reuniu mais de trezentas pessoas, entre florentinos e corvinos, alguns vindos directamente das suas ilhas para participarem neste encontro festivo, aos quais se juntaram muitos amigos e sócios da Associação, oriundos de várias origens mas residentes na ilha de São Miguel.

Uma presença habitual nesta festa é a dos foliões da ilha das Flores. Este ano vieram animar o cortejo e o convívio os foliões da Fajã Grande, graças ao apoio da respectiva autarquia e da Câmara Municipal das Lajes, entidades que igualmente viabilizaram a viagem dos cozinheiros que confeccionaram o repasto, vindos de propósito da Fajãzinha, concretamente Serafina e António Eduardo, que apresentaram as sopas do Espírito Santo à moda da sua freguesia, as quais reúnem as particularidades de não terem o aroma da canela como tempero e de as carnes não serem acompanhadas de verduras, embora tendo sido com elas cozidas, mas só para dar a textura e o paladar.

A próxima actividade programada pela Associação dos Amigos da ilha das Flores para a sua sede é o convívio dos santos populares, provavelmente no dia 20 do presente mês, altura em que será feita a inauguração das últimas obras, agora em derradeira fase de conclusão.


Notícia: «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

farto de mamões... disse...

As festividades do Divino Espírito Santo são o nosso traço de união como açorianos.

De Santa Maria ao Corvo; do Porto ao Algarve, passando por Lisboa; de Santa Catarina a São Paulo; da Califórnia às Bermudas; da Nova Inglaterra ao Quebec; de Toronto a Vancouver; ou em qualquer lugar onde há um açoriano ou Herança Açoriana, a Festa do Divino consubstancia a nossa Identidade Cultural e o nosso Património Espiritual.

Acima dos Açores só DEUS!

Anónimo disse...

Será que aqui não prevalecem os complexos de "superioridade" de uma parte dos interveniente e teremos de facto os amigos das Flores ou amigos das lajes das Flores?

Anónimo disse...

Os de Santa Cruz nunca souberam organizar uma festa, não querem trabalhar.

Anónimo disse...

Provávelmente estão todos de dieta. Ou então de barriga cheia. Bem espertos não estão para trabalhar para encher a barriga aos que gostam de comida apanhada. Olhe que muito quem gosta de comida apanhada.

Anónimo disse...

e tu és um deles!!!

Anónimo disse...

Vocês são mesmmo mesquinhos.A vossa ilha(ilha que adoro e não é minha)merecia que todos se unissem em torno de objectivos conjuntos e estruturantes que tanta falta fazem.

Anónimo disse...

Desde que a politica, correcção a camara de santa cruz meteu-se nas sopas e festas do divino espirito santo as sopas acabaram em santa cruz! Até compreendo porquê!? As panelas e tachos acabaram-se, a mama que era grande também!! Trabalham vocês porque nas outras Freguesias nós também trabalhamos!

Anónimo disse...

Então eu não tinha razão no meu comentário! Leiam agora os comentário relativos à noticia da inauguração das obras da sede, por sinal nenhum da minha autoria, e vejam o que por lá já se passa. Ainda mais vai haver.

Anónimo disse...

Olhem para a forma de escrever do
"farto de mamões" Vocês, quase todos deveriam ser submetidos a textos de escrita; ou, talvez como se faz na escola: uma redação, antes de virem largar (bosta) neste Blog.

Acho, abuso de confiança, e atrevimento, borrar opiniões neste blog que, além da escrita ser péssima, ainda por cima, gramaticalmente exposta é um horror ler.

Quando se começa em qualquer parágrafo, começa-se sempre com letra maiúscula e divide-se os parágrafos seja lá no assunto que for.

Menos do que isso; é ser bruto e inculto.
Lê-se, mas a credibilidade da pessoa fica sem validade.

Anónimo disse...

Nem todos tem os conhecimentos de V.Exa no entanto todos tem direito a dar a sua opinião! Vivemos em democracia apesar de não parecer (com esta ditadura socialista). Tente entender porque também o faço!!