terça-feira, 8 de setembro de 2009

Três ilhas açorianas em documentário

De nome «GeoPortugal», a película irá realçar as ilhas da Graciosa, Flores e Corvo.

As três reservas da Biosfera existentes nos Açores (Flores, Graciosa e Corvo), assim classificadas pela UNESCO, estarão em destaque no documentário de carácter ecológico «GeoPortugal». A fita será exibida em Novembro, na cidade de Lisboa, no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra da UNESCO.

Para este efeito, deslocar-se-á à Região, uma equipa de filmagens da produtora Farol de Ideias, responsável pelo projecto. Nos locais, a equipa irá ter a oportunidade de conhecer as referidas Reservas da Bioesfera, bem como os contornos do futuro Geoparque dos Açores. Em evidência estarão também as novidades que os Açores poderão trazer à geomedicina, uma área de conhecimento relativamente recente, que visa estudar os efeitos das concentrações de determinados minerais e elementos da natureza, sobre a saúde humana.

Notícia: «Jornal Diário» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Há já muitos anos, comi num restaurante das Flores, onde a cozinheira, para além de servir à mesa e fazer as honras da casa, fumava cigarros triunfo enquanto laboriosamente fritava chicharros.

A cinza, à falta de tempo e mãos limpas para pousar o cigarro, caía na frigideira e condimentava o peixe.

Vem isto a propósito da reserva da biosfera, do turismo que pode gerar e dos serviços que temos de aperfeiçoar.

José Rodrigues Henriques disse...

Ainda bem que as nossas Ilhas entram no mapa, só peço é disfarcem as lixeiras a céu aberto, porque é uma vergonha para nós Corvinos e Florentinos.

Anónimo disse...

esta cosinheira era lá para os lados de santa cruz.

Anónimo disse...

Olha que a coZinheira e nao conSinheira podia ser de de outro lado e nao de Santa Cruz e ja trazer esse vicio do lado do seu Concelho...

Anónimo disse...

chicharros temperados com cinza...so nas lajes...lol

Anónimo disse...

Era das Flores e tinha esterco nas unhas.
Mais não digo.

Anónimo disse...

Que maravilha de natureza! que maravilha! comida ao natural! que maravilha até o blogue já sai das fronteiras da ilha! de onde será este caramelo? Atenção que andamos a ser "vigiados", que maravilha!

Anónimo disse...

A maravilha foi esta: sentei-me à mesa, foi-me dito o que existia, pedi um prato e pus-me a observar.

As unhas da pobre muher, que era cozinheira, ajudante de cozinha e empregada de mesa, estavam sujas.

Enquanto cozinhava fumava cigarros triunfo, sem filtro, e, como as mãos estavam ocupadas, a cinza caia na frigideira.

Escusado será dizer que paguei e acabei em casa a comer bolachas.

Isto aconteceu há pelo menos 20 anos.

Vem isto a propósito da excelência do nosso ambiente, que mereceu da UNESCO esta distinção, e da necessidade de cada vez mais aperfeiçoarmos os serviços que prestamos.

Era de Santa Cruz? Era das Lajes? Era gorda? Era magra?
Obviamente que não digo.

Anónimo disse...

ainda bem que uma das lixeiras ao lado do topo norte da pista em santa cruz ja esta a ser limpa.

porque tenho visto passar aqui nas lajes um camiao cheio de carros vellhos...que mesmo todos ao monte ainda se consegue ler em alguns "Padaria B&B"..!

Enfim..esperemos que nao estejam a tirar esse lixo..para colocar outro !

Anónimo disse...

então tive-ses estado calado que tinhas ganhado mais´que isto não são coisas que existem actualmente.

Anónimo disse...

para variar os comentários aos post colocados vão sempre dar em cantigas de escárnio e maldizer...e quem era...e se é das Lages ou de Santa Cruz...
congratularmo-nos com mias um trabalhos que se deseja excelente para a promoção e divulgação da ilha das flores como um destino de turismo de qualidade, não é necessário??

Anónimo disse...

e viva o grupo ocidental e não liguem a coverssas que se +passaram á vinte anos e que hoje em dia não existe

Anónimo disse...

Ó caramelo, tu não entendeste a questão... Diz lá de onde és?
é que certamente na tua terra, e se calhar hoje em dia, há disso!
Não? Então diz lá de onde és.

Anónimo disse...

realmente só alguém muito parvo vem para aqui falar de uma estória de há 20 anos.

Anónimo disse...

Desculpem entrar neste espaço mas tenho de ser específico.

Quando falei que muitos professores foram leccionar por horror á matemática e falta de alternativas não me referia nem aos professores primários, porque esses seguem logo o magistério primário, ou seja têm de ter essa motivação, nem aos do ensino superior pois por norma estes são sempre os melhores entre pares e se estão lá é porque querem.
Refiro-me aos do 2º e 3º ciclos, esses sim.
Quanto a escamotear deveres, pergunto eu: Porque não se insurgem contra o insucesso escolar que é o dever deles? Como eu aprendi, primeiro as coisas primeiras!
Porque não chamam o ministério e os pais á pedra? Se os males estão identificados porque falar deles em surdina? Há que assumir!
Quanto aos pais quero aqui deixar um pequeno apontamento.

Conceição Queiroz no seu livro “Os meninos da Jamba” falava de um pequeno desabafo de uma mãe Angolana sobre o insucesso escolar dos seus filhos.
Esta mãe ao ver que os filhos de uma vizinha sua tinham bom aproveitamento escolar pediu á sua vizinha para ir visitá-los em família para tentar perceber as diferenças.
Quando chegou a casa da vizinha era hora de jantar e assim que assomou á ombreira da porta percebeu a diferença: Estavam todos reunidos á volta da mesa na hora de jantar! Esta era a diferença, regras cumpridas, e mais que isso, mais que dizer aquilo que deve ser feito, como a diferença entre o bem e o mal, vem o exemplo cumprido e a regra cumprida, o exemplo tem mais força do que tudo aquilo que possa ser dito, senão…

Já agora, não se fala das eleições para a assembleia da republica? Não acham importante? Reparem que muito do que é se faz nestas ilhas é importado do continente!

João Manuel Cordeiro

Anónimo disse...

Espero que as filmagens sejam efectuadas num dia de muita chuva para ficar registado nas filmagens a grande mancha de terra na baía da Alagoa. Assim poderá ser provado que a mancha de terra no mar é proveniente do aterro junto da ribeira bem como da pedreira/britadeira.
A esperança é a ultima a morrer e quem sabe não seja efecutada uma investigação e se chegue a conclusões sobre este atentado ambiental?

Anónimo disse...

há pessoas que aqui falam em problemas ambiatais tem a seu emprego seguro e não pensão nos outros que precisam de um trabalho seguro e não tem. por favor deichem trabalhar quem quer trabalhar.j.a.

Anónimo disse...

Cá estou eu a chatear-vos outra vez. Mais uma vez sobre as eleições para a Assembleia da Republica, estamos no período de campanha por isso vou dizer aquilo que acho que posso e devo dizer. É que desta vez eu vou votar, acho estas eleições tão importantes que aquilo que vou fazer é votar. Para isso terei de ir aí.
E vou com alegria, é sempre uma alegria imensa eu ir aos Açores. Foi aí que eu como pessoa comecei um processo de mudança que não há-de nunca acabar, visto eu ser humano e por vezes estar errado. Foram vocês que me ensinaram a tentar ser melhor.
Sempre que algum continental ou estrangeiro me fala dos Açores eu chamo-o à atenção que o que de melhor têm os açores não é a paisagem mas as pessoas, o Povo, a partilha, esse amor desinteressado tão esquecido pelo egoísmo e egocentrismo das pessoas do chamado 1º mundo.

Como recentemente costumo dizer:

Em Angola sinto-me Angolano,
Nos Açores sinto-me Açoriano
E em Portugal sinto-me mal.

Vamos ver se desta vez eu me deixo de sentir da forma habitual.

Amo-vos

João Manuel Cordeiro

P.S....? BE! E convido desde já o Il Duce e o FDM para uma pequena tertúlia, mas nada de politiquices, em lugar a combinar, se o RAC quiser aparecer até fazemos uma sueca. Mas nada de sítios caros que eu ando meio teso, ouviste ó FDM?

Anónimo disse...

Quanto á minha ida aí á Ilha tambem vou aí para tentar acabar com mais uma moda continental adaptada ás Ilhas pelo Governo Regional e quanto ás modas continentais Sr. Eng.º:
Reparei no comício de abertura de campanha que quando sua excelência falou em pano de fundo estavam 6 negros. Interroguei-me, interroguei e disseram-me que era a sua segurança…
Folgo em saber que sua excelência confia a sua vida nas mãos de gente humilde oriunda de África, seriam Angolanos? De contrario que lá faziam? Pois se os imigrantes não votam para a assembleia? Mistério…
Mas falemos das suas palavras, musica para o povo, como por exemplo os 80€ para os pais carenciados com filhos no ensino. Oitenta euros para famílias com, por exemplo, dois ordenados mínimos? 16 contos moeda antiga? Sabia que os Portugueses são o povo Europeu que mais tem dois empregos? Portanto dois horários? E porquê? Mas quanto ao insucesso e aos pais eu falei no exemplo e qual tem sido o seu exemplo? Sim o caso Freeport por exemplo, não falo da maledicência que tem sido usada contra o vosso partido e que por exemplo apeou o Ferro Rodrigues (que possivelmente governaria á esquerda, deve agradecer-lhe, senão não estaria aí – não se esqueça) mas sim da oportuna alteração da lei para favorecimento de um GRANDE, porque não sugeriu outra localização com algum empenho pessoal?
Eu voto Bloco porque quero políticas sociais verdadeiras e não paliativos, quero real mudança, quero privilegiar os mais desfavorecidos, o povo e não empresas tipo Freeport, entende? Não quero assertividade dos políticos, quero coerência, coerência, verdade e transparência Sr. Eng.º.
Porque o Bloco cresceu tanto ultimamente? Porque o povo viu que certas medidas que antigamente lhe metiam medo, como a regulação da banca, são absolutamente necessárias. Vejamos o que arrastou o planeta para a crise? A libertinagem da banca, claro.
É absolutamente escandaloso que num país que está em crise desde que Guterres humildemente saiu do governo, os bancos tenham lucros desmedidos e as famílias cada vez mais endividadas!
É vampiresco!
E voto Bloco porque quando discordar (eu não sou filiado, como deve saber) não me vão tentar calar, são democratas.
E sabe também aqui não se alicia ninguém, seu maroto.

João Manuel Cordeiro